Rouxinol: origem, habitat, canto e outras características!

Rouxinol: origem, habitat, canto e outras características!

O rouxinol é famoso por ter um belo canto, mas você sabia que ele canta mesmo durante a noite? Confira essas e outras curiosidades do pássaro neste artigo!


O belíssimo pássaro Rouxinol!

rouxinol cantando

Se existe uma ave famosa pelo seu lindo canto e por ser rica em curiosidades, essa ave é o rouxinol! Neste artigo, você vai conhecer esse belo pássaro, começando por uma ficha técnica contendo os seus aspectos mais importantes, como aparência, reprodução, alimentação e hábitos.

Além de aprender tudo isso, você vai ver o porquê da tamanha fama do seu canto e vai ficar surpreso ao descobrir que ele protagoniza diversas obras, é homenageado em moeda nacional e foi o primeiro pássaro que teve o seu canto transmitido ao vivo por uma emissora de rádio. Acompanhe tudo com bastante atenção e boa leitura!

Ficha técnica do Rouxinol

rouxinol cantando

O rouxinol é uma ave cheia de peculiaridades interessantes. Vamos começar a primeira parte deste artigo abordando seus aspectos, como origem, aparência, habitat, distribuição geográfica, comportamento, reprodução e alimentação. Confira!

Origem e nome científico

O rouxinol é uma pequena ave da ordem dos Passeriformes. Pertence à família Muscicapidae, ao gênero Luscinia flaba e possui o nome científico Luscinia megarhyncha, mas é conhecido também como rouxinol comum.

Existem três subespécies reconhecidas do rouxinol comum: o rouxinol ocidental, o rouxinol caucasiano e o rouxinol oriental. Todas elas têm em comum migrar de suas regiões para fugir do inverno.

Características visuais

O rouxinol possui plumagem marrom, exceto na parte inferior, onde as penas são mais claras. Essa ave tem cauda larga e castanha, e olhos grandes e pretos, possuindo um contorno branco ao redor de cada olho.

Os machos e as fêmeas têm aparência semelhante, pesando entre 15 gramas e 22 gramas, e têm comprimento entre 14 cm e 16,5 cm. Os machos tendem a ser ligeiramente maiores, com envergadura maior também, no entanto, as fêmeas podem pesar mais, porque os machos têm taxas metabólicas mais altas devido à tendência que eles têm para cantar.

Habitat natural e distribuição geográfica

O rouxinol geralmente prefere habitats que tenham climas amenos a quentes e pode ser encontrado em áreas com vegetação baixa e densa ou em bosques com árvores jovens.

Sua distribuição geográfica é extensa. Essa ave é nativa e amplamente distribuída pela Europa Central, Europa Meridional e Ásia Central. O rouxinol é bem distribuído pelas ilhas britânicas, mas é mais comum ele ser visto na França, Itália e Espanha durante o verão. No inverno, ele migra para os trópicos do norte e do centro da África.

Comportamento

Os rouxinóis comuns vivem solitários quando não estão na época de reprodução e costumam migrar para os trópicos africanos no inverno europeu. Eles são territoriais, e os machos se tornam ainda mais durante a época de acasalamento, quando competem entre si para atrair as fêmeas, e respondem com mais agressividade a outros machos que entram em seu território.

Outro hábito que essas aves possuem é o de cantar mesmo à noite, o que não acontece com a maioria dos outros pássaros. No período noturno, os rouxinóis cantam tanto para atrair as fêmeas quanto para defender o seu território.

Reprodução do pássaro

A época de reprodução do rouxinol geralmente ocorre entre maio e junho. O macho atrai uma fêmea produzindo um som como um assobio, bem perceptível à noite, enquanto a fêmea escolhe um companheiro que tenha o melhor canto. Após encontrar uma parceira, o macho reduz o número de “assobios” e de canto durante à noite, até chegar a época da fêmea pôr os ovos.

Uma vez postos os ovos, ambos protegem-nos contra predadores, mas apenas a fêmea constrói o ninho e incuba os ovos, em um período de incubação que dura de 13 a 14 dias.

Alimentação e expectativa de vida

O rouxinol come de tudo e busca seu alimento durante o dia, mas geralmente come besouros, formigas, minhocas, vermes, aranhas e larvas dos insetos. No outono, às vezes come bagas e frutas.

O rouxinol vive, na natureza, de um a cinco anos, embora o maior tempo registrado seja de oito anos e quatro meses. Já em cativeiro, não se tem registros. Pouco se sabe sobre o que normalmente limita a vida dessa ave, mas não há dúvida de que a predação e a redução do habitat contribuem para a vida relativamente curta que ela tem.

Curiosidades sobre o Rouxinol

rouxinol cantando

Esse pássaro é repleto de fatos curiosos. Ele tem um canto extraordinário e um nome com significado interessante, além de marcar presença forte em diversos trabalhos artísticos e até mesmo na moeda nacional da Croácia. Vamos ver tudo isso?

O canto do Rouxinol

É impossível falar de rouxinol e não falar do seu canto. Para se ter uma ideia, o canto dessa ave adulta tem mais de 250 variações. Além disso, o macho adulto tem um repertório 53% maior do que o rouxinol mais jovem, mas ainda não se sabe por que isso acontece.

Outro fato curioso é que as melodias do canto do rouxinol são passadas de geração em geração. Cada rouxinol ensina aos seus filhotes o que aprendeu com os pais quando ainda estava aprendendo a cantar.

"Rouxinol" significa “cantora da noite”

O nome “rouxinol” é usado há mais de 1.000 anos e foi dado ao pássaro por ele ter um canto considerado belo. O significado literal desse nome é “cantora da noite”, já que ele canta também no período noturno, ao contrário da maioria dos outros pássaros, que cantam apenas de dia. O canto dessa ave, além de alto, possui uma variedade ampla de gorgolejos, trinados e assobios.

Somente os machos à procura de fêmeas para acasalamento cantam à noite. Na madrugada, antes do amanhecer, o macho canta para defender o seu território.

É famoso em peças e poesias

Essa ave é tema de muitos trabalhos artísticos, como no poema “Ode ao Rouxinol”, do poeta John Keats, na música “O Rouxinol”, de Pyotr Tchaikovsky, e na ópera “O Rouxinol”, de Igor Stravinsky.

No livro VI, de Metamorfoses, poema narrativo em 15 livros, do poeta romano Ovídio, há uma personagem que se transforma em um rouxinol. Oscar Wilde, em “O Rouxinol e a Rosa”, e o poeta e escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, em “O Rouxinol e o Imperador da China”, protagonizam essa ave em suas obras. No Brasil, ela é tema da canção “O Rouxinol”, do cantor Milton Nascimento.

Está representado em uma moeda na Croácia

Os croatas homenageiam o rouxinol no anverso da moeda de 1 kuna, desde que o dinheiro local, o kuna, foi lançado e posto em circulação na Croácia, nos anos 90. Na imagem, o rouxinol aparece no centro da moeda, virado para o lado esquerdo, em pé e com o bico aberto, sugerindo que ele está cantando.

A moeda em que ele é retratado é composta de cobre, zinco e níquel; tem borda estriada e formato redondo, com diâmetro de 22,5 milímetros, espessura de 1,7 milímetro e peso de 5 gramas. Na cotação de agosto de 2021, 1 kuna vale R$ 0,83.

A 1ª transmissão de rádio do canto de um pássaro

A primeira transmissão de rádio ao vivo que registrou o canto de pássaros foi feita pela BBC, em 19 de maio de 1924, na cidade de Oxted, no distrito de Surrey, Inglaterra, contando com rouxinóis e com a violoncelista britânica Beatrice Harrison. Beatrice havia sentado e tocado violoncelo no jardim de sua casa, e os rouxinóis que frequentavam o lugar cantavam enquanto ela tocava.

As constantes apresentações, na mesma data nos anos seguintes, fizeram tanto sucesso que Beatrice chegou a receber 50.000 cartas de fãs.

O rouxinol é famoso pelo seu canto

rouxinol

Após ler este artigo, podemos constatar o quanto o canto do rouxinol tem rendido fama a esse pássaro através do tempo.

Provas não faltam: o significado de rouxinol deixa claro que o canto dele influencia no nome dessa espécie; nenhuma ave cantou ao vivo em uma transmissão de rádio antes do rouxinol; a presença dele em peças, poesias e músicas é expressiva; e até mesmo um país inteiro, no caso a Croácia, rende-lhe homenagem em sua moeda local.

Com tantas evidências, é um erro dizer o contrário. E, devido à beleza do seu canto, sua fama é mais do que justa!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.