Animais estranhos do mar: conheça os grandes e pequenos

Animais estranhos do mar: conheça os grandes e pequenos

Os oceanos ocupam a maioria do espaço da Terra, logo, são inúmeros os animais comuns e exóticos nele! Conheça a seguir os animais mais estranhos dos mares.


O fundo do mar abriga animais estranhos!

animal estranho do mar

O mar ocupar muito mais da metade do espaço do planeta Terra. Logicamente, um ambiente tão vasto e distinto, deve que abrigar diversos animais. Alguns são mais comuns, como peixes, tubarões, baleias e golfinhos. Outros são apenas encontrados em determinados lugares, como estrelas-do-mar e cavalos-marinhos.

No entanto, ainda há mais um grupo de animais que são bem estranhos e que moram no fundo do mar. Vale lembrar que, dessa área, o ser humano explorou menos de 5%, e isso já foi o suficiente para encontrar seres vivos, no mínimo, muito peculiares. Conheça alguns deles a seguir e comprove como o fundo do oceano pode ser diverso e plural. Vamos lá?

Pequenos animais estranhos do mar

Com uma abundância de espaço no oceano, existem estranhos animais marinhos grandes e pequenos. Agora, vamos conferir aqueles que são pequenos, mas, simultaneamente, bastante peculiares. Confira!

Pepino-do-mar rosa (Enypniastes eximia)

Iniciando a lista de seres marinhos estranhos, temos um bem difícil de ser achado. O Pepino-do-mar rosa só pode ser encontrado a mais de mil metros de profundidade. Devido a isso, todo o seu corpo é adaptado para viver nesse ambiente tão extremo.

Também conhecido como Galinha-monstro-sem-cabeça, pelo seu formato, esse pepino-do-mar possui entre 11 e 25 cm. Suas principais características são a cor rosa e o corpo levemente translúcido, que permite visualizar até mesmo o seu intestino. Ele pode ser encontrado em todos os locais do mundo e passa a maior parte do tempo parado.

Verme-lula (Teuthidodrilus samae)

O Verme-lula é um pequeno animal marinho com uma forma estranha que mede cerca de 9 cm e que possui uma estrutura corporal complexa e interessante. Descoberto em 2007, esse animal da Família dos Anelídeos vive a cerca de 2.000 a 3.000 m de profundidade.

Seus 25 pares de pequenas cerdas são responsáveis pela sua locomoção. Seu corpo transparente é composto de anéis denominados metâmeros. Internamente, cada anel possui uma repetição exata de muito órgãos. Além disso, o Verme-lula se alimenta principalmente de plânctons marinhos.

Comedor de língua (Cymothoa exígua)

Comedor de língua (Cymothoa exígua)

Esse é um crustáceo minúsculo que passa despercebido, mas que pode ser bem inconveniente. O Comedor de língua fêmea tem cerca de 25 mm, enquanto o macho possui aproximadamente 15 mm. Ele é, na verdade, um parasita, e seu nome diz muito sobre o que ele faz.

Os machos se agarram às guelras, enquanto as fêmeas se agarram à língua dos peixes. O crustáceo recebe esse nome, pois, assim que se gruda, ele destrói a língua do animal, liga-se à base do órgão e a substitui. Apesar de perder uma parte do corpo, o peixe não sofre nenhum outro mal e consegue usar o parasita, de fato, como uma língua.

Quando seu hospedeiro morre, o Comedor de língua se desprende a tempo, mas não se sabe o que de fato acontece com ele em seguida.

Esponja-harpa (Chondrocladia lyra)

Fazendo jus ao seu nome, a Esponja-harpa tem, de fato, o formato do instrumento musical. Essa esponja carnívora vive em uma profundidade assustadora de 3,5 mil metros e possui “palhetas” formadas por ramos horizontais, que os fixam nas profundezas.

São poucas as informações existentes sobre esse estranho animal. O que se sabe é que, além da profundidade em que vive, ele se alimenta de crustáceos, camarões e peixes levados pela correnteza.

Dragão do mar (Phycodurus eques)

Dragão do mar (Phycodurus eques)

O Dragão do mar é um animal com aparência muito distinta. Ele consegue se parecer com uma alga, mas, em simultâneo, lembra um cavalo-marinho. Ele chega a medir 35 cm de comprimento e vive nas águas meridionais e orientais da Austrália.

Com lóbulos, similares a folhas, que saem do seu corpo, o Dragão do mar é carnívoro e podem apresentar uma coloração corporal amarela ou marrom. Apesar de conseguir se locomover, prefere ser levado pelas correntes marinhas.

Peixe-bolha (Psychrolutes marcidus)

Esse é um curioso peixe que apresenta duas aparências distintas, uma dentro da água, onde ele parece mais comum, e uma fora, em que ele fica muito gelatinoso e bem estranho. O Peixe-bolha possui cerca de 40 cm de comprimento, não tem músculos e seus ossos são moles.

Eles são encontrados em uma profundidade entre 400 e 1,7 mil metros. Nesse ambiente, a pressão é 100 vezes maior do que a encontrada na superfície. Por isso, ao ser tirado da água, o Peixe-bolha acaba mudando de forma. Além disso, esse peixe se alimenta de qualquer coisa comestível, incluindo outros peixes e moluscos.

Polvo-dumbo (Grimpoteuthis)

A aparência do Polvo-dumbo é uma mistura graciosa e estranha. O polvo possui esse nome devido às barbatanas na cabeça, que parecem verdadeiras orelhas gigantes. Eles vivem em uma profundidade de cerca de 4 mil metros, o que dificulta o estudo da espécie.

O pouco que se sabe, é que seus braços ajudam na locomoção, na postura de ovos, na captura de presas, entre outros. Eles se alimentam de crustáceos e pequenos animais, engolidos inteiros no momento da captura.

Lagosta-boxeadora (Odontodactylus scyllarus)

Odontodactylus scyllarus ou Lagosta-boxeadora

A Lagosta-boxeadora é um animal muito colorido, e também é conhecida como esquila e tamarutaca. Apesar dos seus apenas 18 cm, esse animal não leva esse nome à toa, já que ele possui um dos mais rápidos e violentos golpes do reino aquático. Seu soco tem a velocidade de 80 km/h e a força de 60 kg/cm², similar a uma arma de calibre 22!

Essa lagosta é encontrada a cerca de 40 m de profundidade. Por não ser tão difícil de alcançá-la, vários estudos estão sendo realizados, inclusive por militares. Eles buscam descobrir mais sobre a resistência do animal e talvez usá-lo em equipamentos militares.

Peixe-morcego-de-lábios-vermelhos (Ogcocephalus darwini)

O Peixe-morcego-de-lábios-vermelhos é um curioso animal aquático que não sabe nadar. Podendo ser encontrado em uma profundidade de 10 até 75 metros, esse peixe se move pela areia, se arrastando.

Encontrado no Oceano Pacífico, mais comum na costa do Peru, esse peixe mede entre 20 e 40 cm. Seu corpo triangular e sua cabeça grande realmente fazem-no parecer um morcego. Ele também é um peixe carnívoro, que come peixes pequenos crustáceos e moluscos.

Peixe-ogro (Anoplogaster cornuta)

Essa é uma daquelas criaturas que assusta já no primeiro olhar, principalmente pelo seu corpo muito desproporcional. O Peixe-ogro é encontrado em águas tropicais e subtropicais de todo o mundo e a cerca de 500 a 5 mil metros de profundidade.

Conhecido também com peixe dentes de sabre e de nariz comprido, o Peixe-ogro chega a medir 18 cm de comprimento. Sua cabeça é pequena, no entanto, sua mandíbula é enorme, o que o deixa desfigurado. Além disso, ele é o peixe com o maior dente de todos.

Grandes animais estranhos do mar

Os oceanos são enormes e, consequentemente, há muitos animais grandes que se escondem nas profundezas. Alguns deles são mais comuns, mas outros são bem mais estranhos. Descubra a seguir mais alguns seres estranhos do mar, mas, dessa vez, bem grandes.

Tubarão-tapete (Eucrossorhinus dasypogon)

Tubarão-tapete (Eucrossorhinus dasypogon)

Pouco conhecido no mundo, o tubarão-tapete é encontrado nas águas da Austrália, Japão e China. Esse tubarão leva esse nome, pois tem a aparência muito similar à de um tapete, que serve como camuflagem no fundo do oceano.

Os tubarões-tapete são, na verdade, um grupo de diversos tubarões com essa aparência característica e com tamanhos diferentes. Outras especificidades deles são suas duas barbatanas, boca transversal e um espiráculo abaixo dos olhos, que auxilia na respiração.

Peixe-lua (Mola mola)

peixe lua bonito

O Peixe-lua é considerado o maior peixe ósseo do mundo, de modo que é tão tóxico quanto os baiacus, liberando substâncias urticantes quando se sente ameaçado. A espécie foi oficialmente reconhecida em 1758 e já foi vista a 480 m de profundidade no oceano, apesar de preferir viver entre 30 e 80 metros.

O maior exemplar já visto deste animal tinha incríveis 3,3 m de altura e pesava aproximadamente 2,3 toneladas. Comumente, ele se alimenta de zooplânctons, crustáceos, moluscos e peixes ósseos.

Tubarão-duende (Mitsukurina owstoni)

Esse é um dos animais que assusta pela aparência, mas que, na verdade, é totalmente inofensivo. Com o focinho em forma de V, esse tubarão possui outras características similares a muitos animais já extintos.

O tubarão-duende costuma ser encontrado no Japão, mas também já foi visto nas águas australianas, indianas, francesas, norte-americanas e africanas. Vivendo em uma profundidade de cerca de 1.300 m, esse tubarão possui 4 m, mas as fêmeas podem chegar a 6 m.

Lula-gigante (Architeuthis)

Esse cefalópode é um animal muito curioso, presente em muitas lendas e histórias. São poucas as informações existentes sobre esse animal devido à sua facilidade de se esquivar e da profundidade em que se encontra, cerca de 3 mil metros.

Essa lula leva o nome de gigante pelo seu tamanho assustador. Os machos atingem cerca de 10 m, enquanto as fêmeas chegam até 14 m. No entanto, existem alguns exemplares que atingiram 20 m. Elas também possuem oito braços, que saem de sua cabeça e tem olhos iguais aos dos humanos, além de viverem até 15 anos.

Caranguejo-aranha gigante (Macrocheira kaempferi)

Caranguejo-aranha gigante (Macrocheira kaempferi)

Encontrados no Japão, eles são encontrados a uma profundidade de 300 m. Seu tamanho é impressionante, alcançando até 4 m de altura, devido às suas longas patas, e 40 cm de comprimento. Além disso, ele pesa cerca de 20 kg.

O Caranguejo-aranha gigante é, de fato, um limpador, se alimentando de restos de vegetais e animais mortos do mar. Ou seja, ele come, literalmente, o que vê pela frente, incluindo águas-vivas e pequenos animais.

Gulper Eel (Eurypharynx pelecanoides)

Esse é um dos seres marinhos mais estranhos da profundeza, principalmente pela sua estrutura corporal. O Gulper Eel não possui escamas, bexiga de natação e barbatanas pélvicas. Sua boca é sua principal característica que, inclusive, deixa sua cabeça com aparência desproporcional.

O Gulpeer Eel é encontrado a cerda de 1.800 m de profundidade e pode passar de um pouco mais de 1 m. Ele atrai suas presas com uma luz que possui na cauda e as captura utilizando a boca como rede. Suas presas são camarões, peixes, plânctons e copépodos.

Tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus)

Esse é um dos seres marinhos mais antigos do mundo, tendo fósseis com cerca de 80 milhões de anos. Apesar de todo esse tempo na Terra, são poucas as informações sobre ele devido à profundidade em que vivem, por volta de 11 mil metros.

Considerado um fóssil vivo, o Tubarão-cobra se parece com uma enguia, mas com uma cabeça bem diferente. Eles alcançam até 2 m e possuem 300 dentes, divididos em 25 fileiras. Além disso, se alimentam de peixes ósseos, tubarões menores e lulas.

Peixe-porco (Triggerfish)

Peixe-porco (Triggerfish)

O Peixe-porco mede entre 40 e 60 cm e possui uma carne muito admirada pela culinária, tanto assado quanto grelhado e frito. Além disso, muitas pessoas utilizam a pele desse peixe para fazer chá, que ajuda no tratamento contra a asma.

Também atendendo por acarapicu e peroá, o peixe-porco possui boca e olhos pequenos, mas seus dentes são fortes o suficiente para perfurar carapaças de alguns animais. Esse peixe, inclusive, é bem agressivo e morde tudo o que encontra pela frente, como ouriço-do-mar, camarões, caranguejos, pepinos-do-mar e etc.

Lobo-marinho do Atlântico (Anarhichas lúpus)

Lobo-marinho do Atlântico (Anarhichas lúpus)

Encontrados em muitos locais, como Islândia, Groelândia, Canadá e até nos Estados Unidos, o Lobo-marinho do Atlântico possui uma coloração entre verde-acinzentado e marrom-avermelhado.

Esse ser marinho é encontrado a cerca de 1.500 m de profundidade, e mede, no máximo, 1,5 m de comprimento. Sabe-se que ele se alimenta de caranguejos, moluscos, ouriços-do-mar, lagostas e peixes, e sua carne também é muito apreciada pela culinária, sendo usada em pratos fritos, cozidos e grelhados.

Água-viva-cabeluda (Cyanea capillata)

Água-viva-cabeluda (Cyanea capillata)

Também conhecida como Água-viva-juba-de-leão, esse animal é um verdadeiro gigante dos mares. Habitando os mares do Pacífico, do Ártico e do Atlântico Norte, essa água-viva chega a medir 2 m de diâmetro e incríveis 40 m de comprimento, similar a um prédio de mais de 8 andares!

Com centenas de tentáculos, esses gigantes se alimentam de plânctons, pequenos peixes e até outras espécies de água-viva. A captura desses animais ocorre através de seus tentáculos venenosos, os quais deixam pequenos animais incapacitados. Além disso, com todo esse tamanho, a Água-viva-cabeluda é a maior das águas-vivas.

Os oceanos possuem muitas criaturas estranhas!

animal estranho do mar

Neste artigo, você pôde perceber como os oceanos escondem inúmeros animais estranhos com características únicas. Muitos são conhecidos e até admirados pelos humanos, mas outros são temidos, aterrorizando a todos ao redor do mundo.

Desde 15 mm, com o Comedor de língua, até aqueles de 40 m, com a Água-viva-cabeluda, esses animais são misteriosos, mas são essenciais para o equilíbrio da vida marinha, principalmente aqueles que limpam os oceanos ao se alimentar. Por viverem em profundidades grandes, muitos não são conhecidos e também são difíceis de serem estudados.

Agora vocês já conhecem alguns dos misteriosos animais que habitam nossos oceanos, o que nos possibilita perceber como não desbravamos totalmente nossos mares e como ainda temos muito o que explorar. Mares e animais exóticos são o que não faltam.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.