Frutas para canário belga: você sabe quais podem ser dadas?
O canarinho amarelo é um dos animais domésticos mais populares do Brasil. No entanto, nem todos os donos conhecem quais frutas o canário belga pode comer. A variedade de opções é grande, mas alguns tipos prejudicam a saúde do pássaro.
Cuidar de uma ave como essa não exige muita experiência, portanto, até mesmo quem nunca teve um pet pode aprender com facilidade. Por isso, o canário belga é o preferido de crianças e também adultos. Além disso, o canto do passarinho sempre deixa a casa mais alegre.
Está pensando em comprar uma ave como bicho de estimação? Leia aqui neste artigo um guia com o que pode e o que não pode dar de alimento para o seu canário belga!
Benefícios das frutas para canário belga: o que pode ser oferecido
Você sabia que o canário belga adora comer frutas? Em cativeiro, sua alimentação principal tem como base alpiste e leguminosas, mas acrescentar frutas na dieta irá deixar o pássaro mais feliz e saudável. A seguir, confira algumas opções que são boas para a saúde desses pets.
■O canário belga adora banana
A banana é uma boa opção de fruta para os canarinhos. Por ser um alimento rico em potássio, ela complementa a dieta do pet como nenhum outro. A recomendação é misturar pedaços pequenos de banana em grãos que o pássaro já esteja acostumado a comer ou até mesmo inteira e descascada.
■Goiaba: uma das frutas para canário belga favoritas
Você também irá perceber que o canário belga gosta de comer goiaba. Essa fruta é a preferida de muitos pássaros na natureza, e no ambiente doméstico não seria diferente. Corte uma unidade ao meio e deixe exposta na gaiola do pet para que ele consiga comer mais facilmente.
■Fruta para canário belga que não pode faltar: Maçã
A maçã está presente em muitas casas brasileiras, portanto, pode ser servida pois é uma fruta prática e acessível para os canarinhos. Assim como a goiaba, basta cortá-la ao meio e deixar ao alcance do animal.
■Experimente dar amora para o seu canário belga
A amora é uma das frutas mais indicadas por criadores de canário belga. Esse tipo de alimento é mais caro do que os citados anteriormente, mas, por ser rico em minerais, pode enriquecer a alimentação do seu pássaro doméstico de vez em quando.
Frutas para canário belga: o que não pode dar e por quê
Alimentar os animais domésticos é uma das tarefas que mais exigem atenção. Muitas vezes, os responsáveis não sabem que certos tipos de comida fazem mal aos pets. Abaixo, confira quais frutas você nunca deve oferecer aos canários belga.
■Abacate
O abacate é um dos alimentos mais prejudiciais ao organismo do canarinho. Tenha cuidado e não deixe essa fruta exposta à ave, já que um animal mais curioso poderá tentar experimentá-lo. Acredita-se que a casca e a polpa do abacate sejam responsáveis por problemas cardíacos e hepáticos quando ingeridos pelo canário belga.
■Frutas cítricas
Laranja, tangerina, acerola, entre outras frutas cítricas devem ser evitadas na alimentação dos canários. Geralmente, o excesso desses nutrientes pode prejudicar o organismo e até mesmo o canto dos pássaros. Dessa forma, priorize as opções que são comprovadamente saudáveis.
■Frutas ácidas
Limão e abacaxi também são frutas cítricas, mas a característica ácida predomina. Então, se está em dúvida sobre dar ou não uma fruta à sua ave, basta evitar todas aquelas que têm o sabor evidentemente ácido.
Outros alimentos que não podem faltar na alimentação do canário belga
É verdade que as frutas são boas para seres humanos e animais, mas não se esqueça de incluir outros tipos de alimentos para sua ave doméstica. Veja o que mais é recomendado oferecer na sua dieta.
■Sementes que eles adoram
A semente de alpiste é o alimento mais popular na criação de canário belga. Além disso, aveia descascada, linhaça, painço, nabão e colza também contribuem para melhorar a saúde dos passarinhos. Uma mistura ideal é facilmente encontrada em lojas de artigos para pássaros domésticos.
■Verduras e legumes são fundamentais
Nesta categoria, há muitas variedades que o canário belga está habituado a comer desde o início de sua criação. Para citar alguns exemplos, temos almeirão, jiló, escarola, chicória, couve, rúcula, milho verde e talo de agrião. Fora isso, a proteína do ovo cozido é indicada por criadores experientes.
■Ração extrusada: principais benefícios
A ração extrusada é um tipo de alimento muito comum para animais domésticos. Em seu processo de fabricação, diversos nutrientes essenciais são misturados e, posteriormente, separados em pequenos pedaços que se solidificam. Assim, as porções são divididas em grãos adequados para a mastigação dos animais. Neste caso, os canários belga.
■Cuidados essenciais ao oferecer frutas para o canário belga
Tenha sempre atenção para a quantidade de frutas que o seu canarinho está comendo. Isto é, alimentar em excesso poderá causar sérios danos ao animal. O controle das porções é definido de acordo com as indicações de especialistas para cada espécie.
Além do mais, ao deixar pedaços inteiros dentro da gaiola, lembre-se de retirar as partes que foram deixadas de lado e apodreceram com o tempo.
Frutas para canário belga garantem uma ótima alimentação
É normal ter dúvidas sobre quais frutas são permitidas para os canários belgas. No entanto, esclarecemos aqui neste artigo as principais opções saudáveis, assim como aquelas que não são recomendadas.
O canário doméstico é um excelente companheiro de seus donos, alegrando a casa com os cantos e sua delicadeza. Por isso, garanta ainda mais saúde para eles com uma boa diversidade de frutas nutritivas na dieta!