Raças de cachorro que não soltam pelo: confira as principais

Raças de cachorro que não soltam pelo: confira as principais

Você tem alergia a pelos de cachorros? Neste artigo, trouxemos as principais raças de cães que não soltam a pelagem com frequência. Confira a seguir todas elas!


Quais são as raças de cachorro que não soltam pelo?

cachorro sendo penteado

Você sabe quais são as raças de cachorros que não soltam pelo? Se sua resposta foi não, fique tranquilo, porque ao longo deste artigo você descobrirá quais são as principais raças e como cuidar da pelagem de cada uma delas.

Pensando nessa dúvida que as pessoas têm, que pode fazê-las desistir de adotar um pet, escrevemos este texto. Nele, você descobrirá que existem cachorros de pequeno, médio e grande porte os quais a pelagem não cai com frequência. Assim, caso você tenha alergia a pelos de cachorro, dificilmente será afetado, além disso, sua casa também não ficará cheia de bolas de pelo.

Ao todo, são mais de 20 raças que não soltam pelo. Entre elas, estão o pequeno Maltês, o médio Poodle e o grande Galgos. Continue lendo e conheça cada uma delas. Boa leitura!

Raças de cachorro de pequeno porte que não soltam pelo

A seguir, você verá nove raças de cachorro que não soltam pelo e que são de porte pequeno, sendo ideais para quem tem alergia à pelagem ou mora em apartamento.

Maltês

Maltês

Tendo surgido há aproximadamente 4.000 anos, na ilha Malta, na Itália, esse cãozinho foi muito querido entre as damas da realeza. Podendo ser encontrado na cor branca, ele parece um ursinho de pelúcia, devido à sua abundante pelagem. Vivendo entre 10 a 16 anos, essa raça é uma ótima opção para quem tem alergia.

O pelo desse cão não cai com facilidade, porém, precisa ser escovado com frequência para que não embole ou crie nós. Além disso, ele precisa ser banhado apenas a cada 15 dias, de modo que banhos frequentes podem deixar o pelo com a raiz fraca, fazendo com que a pelagem caia.

Boston Terrier

Boston Terrier

Esse pequeno cachorro, que chega a medir cerca de 43 cm de altura e pesar 11 kg, é o resultado do cruzamento entre um Buldogue e um Terrier Inglês. O Boston Terrier é uma raça muito forte, brincalhona e amigável. Desse modo, esse cão é um ótimo companheiro e pode chegar a viver cerca de 13 anos.

Além disso, essa é uma raça de pelo curto, liso e fino. Essas características fazem com que o cão não solte pelos. Ele necessita ser escovado apenas uma vez na semana, devendo ser banhado a cada 15 dias para manter-se saudável.

Bichon Frisé

Bichon frisé

Medindo em torno de 29 cm e pesando cerca de 5 kg, sendo muito dócil e apegado à família, o Bichon Frisé é muito inteligente e aprende rápido comandos ensinados pelo seu dono. Essas características fazem dele um cachorro muito obediente.

O Bichon Frisé possui pelagem muito macia, densa e ondulada, a qual dificilmente solta pelos. Porém, é necessário que ele seja escovado diariamente com um pente ou uma escova própria para cães.

Dachshund

Dachshund

Os Dachshunds são animais muito antigos. Há registros de que eles foram introduzidos na corte Inglesa no século XIX, e nos Estados Unidos chegaram por volta de 1880. Já no Brasil, essa raça foi trazida pelos colonizadores europeus.

Por ser uma raça que pode ser encontrada na pelagem curta, esse cão se torna uma ótima opção para quem tem alergia a pelos de cachorro. Ele precisa apenas ser escovado a cada 2 ou 3 dias, com uma escova própria para cães. Bem como, pode ser banhado semanal ou quinzenalmente para manter o pelo sempre saudável.

Pinscher

pinscher

Sendo uma versão diminuta do Pinscher alemão, ele chega a medir cerca de 30 cm de altura e pesar 6 kg, quando adulto. Sua pelagem é curta e lisa, e a queda dos seus pelos ocorre apenas em pequenas quantidades durante o ano.

Dessa forma, por ele possuir todas essas características estéticas, se enquadra nas raças de pequeno porte que não soltam pelo. Sendo assim, esse cachorro necessita apenas de 2 a 3 escovações por semana e de 1 banho por mês, não demandando muito tempo do seu dono.

Shih Tzu

Shih Tzu

O Shih Tzu é outra raça que não tem queda de pelos com frequência. Sendo o animal de estimação preferido da antiga e chinesa Dinastia Tang, ele pode ser encontrado em uma variedade de cores, desde o branco até o marrom-claro.

A queda de seus pelos quase não é perceptível, já que, quando caem, eles se enroscam nos demais, o que pode ser notado apenas durante a escovação. Além disso, em algumas épocas do ano, esses cães trocam sua pelagem. Dessa maneira, esse cachorro precisa ser escovado diariamente.

Coton de Tulear

Coton de Tulear

O cachorro da raça Coton de Tulear é considerado um cão hipoalergênico, devido ao seu pelo não cair em abundância. Como possuí uma pelagem longa, os poucos pelos que caem ficam grudados em seu corpo. Dessa forma, evitando que bolas de pelo fiquem espalhadas pela casa.

Essa raça de cachorro necessita que seu pelo seja escovado diariamente e precisa de um banho por semana. Por ter pelos longos, eles se embaraçam com facilidade, então, se não forem penteados, podem ficar com a aparência feia.

West Terrier

West Terrier

Tendo surgido na Escócia, o cachorro West Terrier foi domesticado como um cão de caça, fato que faz com que ele seja bastante corajoso. Sendo uma raça muito amigável, ele é um dos melhores cães de estimação para fazer companhia para crianças e idosos.

Esse peludo pode ser encontrado apenas na cor branca, de modo que pode ser preciso banhá-lo com frequência para evitar o escurecimento dos pelos. Sua pelagem é curta e dura, precisando ser escovada semanalmente.

Griffon de Bruxelas

Griffon de Bruxelas

Infelizmente, a origem deste cãozinho é incerta. No mais, o Griffon Bruxelas pode ser encontrado com pelo liso e grosso. Embora seja um cão que a pelagem não caia muito, antes de adquiri-lo, você precisa estar ciente que esse cachorro necessita de cuidados redobrados.

Seus pelos são de tamanho médio, precisando ser escovados no mínimo duas vezes na semana. Devido ao fato de possuírem muitos pelos no rosto, eles precisam ser escovados com cuidado e regularmente. Bem como, os fios dos cantos dos olhos necessitam ser removidos para prevenir alguma irritação no olho do peludo.

Raças de cachorro de porte médio que não soltam pelo

Assim como existem cachorros de porte pequeno que não soltam pelo, existem também os de porte médio. A seguir, você verá as principais raças, suas características e saberá, principalmente, quando e com que frequência deve penteá-los.

Poodle

Poodles

O Poodle é uma raça que pode ser encontrada em diversos tamanhos, sendo assim. O Poodle médio, por exemplo, chega a medir cerca de 45 cm e a pesar até 12 kg. Essa é uma das raças que não soltam muito pelo, embora sua pelagem seja abundante. Seu pelo chama a atenção das pessoas por ser cacheado.

Ele precisa ser escovado diariamente para que seus pelos não se emaranhem, já que possuem uma textura ondulada. Ainda, a escovação deve ser feita com uma escova própria para essa raça.

Basenji

Basenji

Embora o Basenji seja uma raça que não late muito, esse cão é um ótimo pet de companhia por mostrar-se protetor. Podendo chegar a medir até 43 cm e pesar em torno de 11 kg, esse cão é pertence a uma raça bem antiga que foi descoberta no Congo.

O Basenji pode ser encontrado nas cores castanho ou preto, com branco. Seu pelo quase não cai, sendo necessário penteá-lo apenas uma vez na semana. No mais, é uma raça que não precisa de muitos banhos já que não libera odor.

Cão D’água Português

Cão D’água Português

Como o nome sugere, esse cão foi criado para nadar. Durante o século VIII, foi usado como um cão mensageiro. Então, seu objetivo era levar recados entre os navios que trafegavam entre a Ásia Central e a Península Ibérica.

Sendo um cão de médio porte, ele pode chegar a medir até 57 cm e a pesar 23 kg. Sua pelagem possui um aspecto encaracolado ou ondulado quando grande. Seu pelo precisa ser escovado uma vez na semana e os banhos devem ocorrer entre 1 e 2 vezes por mês.

Schnauzer

Schnauzer

O Schnauzer ficou popularmente conhecido em 1879, em Hanover, na Alemanha, quando teve sua primeira aparição. Essa raça foi muito usada na Alemanha como um cão de cocheira, ou seja, um cão que acompanhava os cavalos. Devido a isso, ela se tornou muito resistente, aguentando correr grandes percursos.

Sua pelagem curta e ondulada não cai muito e pode ser encontrada nas cores preto e prata. Porém, seus pelos, que são longos na região da cabeça, precisam ser escovados com frequência, para evitar que se formem nós.

Border Terrier

Border Terrier

O Border Terrier é uma raça de cachorro muito inteligente e independente. Chegando a viver cerca de 15 anos, esse é um ótimo animal de estimação, já que não é agressivo. Podendo pesar cerca de 7 kg e medir até 41 cm, esse cachorro é um fiel cão de guarda.

Seu pelo não cai muito, de modo que esse pet é indicado para pessoas que têm alergia a cachorros. Sua pelagem curta precisa ser escovada semanalmente e deve ser aparada pelo menos duas vezes no ano.

Labradoodle

Labradoodle

A raça Labradoodle é a mistura de um Poodle com um Labrador. Esse cruzamento resultou em um cão de médio porte, que pode medir até 55 cm e pesar 25 kg. O Labradoodle herdou a pelagem do Poodle, encaracolado e a cor tradicional do Labrador, creme.

Os Labradoodles são cães hipoalergênicos e que quase não soltam pelos. Sua pelagem não necessita de muita escovação, sendo que apenas uma vez na semana é o suficiente, além disso, os banhos podem ocorrer a cada 15 dias para manter a saúde dos pelos.

Havanês

Havanês

O cachorro da raça Havanês é o único cão da lista com origem cubana. Ele é o resultado do cruzamento selecionado de cães da raça Barbet, já extinta. Conforme a Federação Internacional de Cinologia (FCI), são aceitos Havaneses nas cores branco puro, castanho, preto e marrom-avermelhado.

Essa raça tem pelos longos que tende a se emaranhar com muita facilidade. Por isso, precisa ser escovada a cada dois dias. Além disso, você deve banhar o pet apenas quando ele estiver sujo, para manter a pelagem e a pele sempre saudável.

Cão de Crista Chinês

Cão de Crista Chinês

Como o nome sugere, essa raça tem origem chinesa. Não existem muitos dados que comprovem sua origem, mas, acredita-se que ela é uma raça muito antiga. Pesquisadores acreditam que eles são descendentes de raças antigas que datam de 206 a.C. a 220 d.C.

Dentro de alguns rankings de competições que avaliam a beleza das raças caninas, muitas vezes eles já foram considerados os menos desprovidos de beleza, fato que contradiz a opinião de muitas pessoas, que admiram a raça. Sua pelagem é abundante apenas na região da cabeça, patas e rabo, sendo que essa característica faz com que esse seja um cão que não perde o pelo.

Raças de cachorro de porte grande que soltam pouco pelo

E, para finalizar, se você gosta de cães de grande porte e quer adotar um, mas não sabe qual, existem também algumas belas raças que não soltam pelo. Confira-as seguir!

Galgos

Galgos

Essa raça de cachorro é muito conhecida por representar um dos cães mais velozes e energéticos do mundo. O corpo dos Galgos contribui para eles serem, muito rápidos! Suas patas traseiras são longas e têm músculos bem oxigenados, o que auxilia no momento da corrida.

Os galgos podem chegar a medir até 76 cm de altura e pesar em torno de 31 kg, sendo assim, cães magros, dado seu tamanho. Sua pelagem lisa e curta rente ao corpo não cai com frequência, precisando ser escovada apenas uma vez na semana.

Collie

Collie

Sendo um cão de grande porte, o Collie é um cachorro muito amigável. Estando no topo das raças mais inteligentes e leais, ele é um fiel cão de guarda. Tendo surgido no Reino Unido, esse grande cão pode viver cerca de 14 anos.

Apresentando dois tipos de pelagem, em partes áspera e longa, e em partes curta e lisa, esse cachorro não solta pelo, pois, os poucos que caem ficam grudados em seu corpo. O Collie de pelo longo precisa ser escovado a cada dois dias.

Greyhound

Greyhound

Tendo surgido na Grã-Bretanha, esse cão é conhecido na Inglaterra como “batata de sofá mais rápida do mundo”, pois ele é um dos cães mais velozes do mundo canino. Além disso, essa raça é muito confundida com os Galgos devido à sua aparência física.

Pesando cerca de 30 kg e medindo 70 cm de altura, o Greyhound é um cão de pelagem curta e lisa. Pode ser encontrado nas cores preto, branco e castanho. Seu pelo é muito fácil de ser cuidado, precisando ser escovado apenas uma vez na semana para remover os fios mortos.

Boiadeiro da Flandres

Boiadeiro da Flandres

Por ser um cachorro grande, o Boiadeiro da Flandres é um cão muito forte e musculoso. Vivendo em média 12 anos, pesando cerca de 40 kg e medindo 65 cm de altura, essa raça foi muito usado como um cão de pastoreio durante o século XIX, na Bélgica.

Atualmente, esse cachorro pode ser encontrado nas cores preto, branco e marrom. Por ser um cão que tem muita pelagem, ele precisa ter seus pelos escovados diariamente para que não criem nós. A boa notícia é que ele não solta muito pelo.

Komondor

Komondor

Essa raça é muito antiga, de modo que sua origem seja incerta. Acredita-se que esses cães tenham sido trazidos da Ásia para a Hungria por volta do século XVI, pelos nômades.

Pesando cerca de 60 kg e medindo 76 cm de altura, não é fácil cuidar da sua pelagem. Logo, o Komondor possui muitos pelos que têm a aparência de tranças de rastafári. Essa característica de seu pelo faz com que o pet precise ser escovado com cuidado pelo menos uma vez na semana.

Há diversas raças de cachorro que não soltam pelos para você escolher!

cachorro sendo penteado

Ao longo deste artigo, você descobriu que é possível adotar um cachorro que não solte pelo. De modo que isso não prejudicará sua saúde, caso você seja alérgico, e não deixará a sua casa cheia de bolas de pelos. Sendo assim, no primeiro tópico deste artigo, você conheceu as principais raças de cães de pequeno porte, sendo algumas delas o Maltês, o Boston Terrier e o Bichon Frisé.

Logo em seguida, foram apresentadas para você as raças de médio e de grande porte. Você aprendeu que, dependendo da raça e do tipo de pelagem, você precisará escovar o pet com certa frequência. Bem como, que algumas raças trocam de pelo em algumas épocas do ano. Agora que você leu este artigo, está certamente preparado para escolher o cachorro que não solta pelos ideal para adotar!

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Palavras-chave relacionadas


Características Cuidados Tipos

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.