Cachorro pode comer amendoim cozido, torrado ou em pasta?

Cachorro pode comer amendoim cozido, torrado ou em pasta?

Será que amendoim realmente faz mal aos cães? Venha entender sobre seus nutrientes e como ele pode ser um ótimo suplemento na dieta do seu pet.


Cachorro pode comer amendoim, ou faz mal?

amendoim

Os amendoins são ricos em nutrientes saudáveis e benéficos para o seu cão. Eles são abundantes em minerais, ácidos graxos, vitaminas e muitas outras propriedades importantes, além de gorduras boas para o organismo. Porém, só devem ser ingeridos com moderação.

Apesar de não serem tóxicos, existem algumas precauções necessárias para a adição desse alimento na dieta do seu pet. É importante se atentar aos temperos e utilizar apenas amendoim sem sal e com as cascas removidas, por exemplo.

Assim, para fazer um lanche saudável é preciso se atentar quanto às dicas que serão oferecidas neste artigo. Vamos detalhar todas as propriedades constituintes do amendoim, quais são os benefícios e as preocupações de dá-lo ao seu pet e quais cuidados devem ser tomados ao ministrar o amendoim cru, torrado ou em pasta. Vamos lá?

Benefícios de dar amendoim para cachorro

cachorro ganhando amendoim petisco

O amendoim é um alimento muito apreciado por diversas famílias, inclusive pelos caninos. Vamos descobrir quais são os benefícios de oferecer esse alimento ao seu pet, algumas propriedades nutricionais e dicas! Acompanhe.

Fortalece o sistema imunológico

O amendoim é um alimento rico em várias vitaminas, incluindo as vitaminas E, B, ácido fólico e minerais, como o manganês. Esses e outros nutrientes essenciais são necessários para ajudar a fortalecer o sistema imunológico e para estimular o desenvolvimento muscular dos cães.

É por isso que os cães podem comer amendoim sem sofrerem danos (com moderação), o que pode ser particularmente útil durante a fase de filhote, pois eles ainda estão se desenvolvendo. No mais, reforçar o sistema imunológico também protege cães idosos, sendo que o amendoim pode ajudar a prevenir o desgaste muscular e outros problemas de desenvolvimento.

Evita problemas cardiovasculares

Além de todos os nutrientes citados, o amendoim também contém arginina, um aminoácido importante na produção de óxido nítrico, que ajuda na circulação sanguínea. Devido a isso, esse alimento pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e hipertensão do seu cão, auxiliando no equilíbrio do seu corpo, ainda mais se o cão for sedentário.

É fonte de proteína para os cães

O amendoim é uma boa fonte de proteína, um nutriente essencial para os cães. Principalmente em cães de guarda, cães com porte musculoso ou atleta, isso é essencial para uma boa evolução do seu corpo.

A proteína é a substância mais importante para reconstrução do músculo. Ela auxilia em grande parte os cães ativos, que brincam e correm muito, além de ser ótima para a saúde.

Tem efeito antioxidante

Também existem muitos antioxidantes nos amendoins, e isso é ótimo, pois essas substâncias auxiliam a retardar o envelhecimento precoce, equilibrando o funcionamento do corpo e se ligando aos radicais livres, que fazem o cão envelhecer.

O amendoim contem mais antioxidantes do que algumas frutas que são comumente oferecidas aos pets, como maçãs, cenouras, beterrabas e amoras! Os antioxidantes presentes nele diminuem o risco de certas doenças, incluindo câncer, artrite, diabetes e doenças cardíacas. No mais, a quantidade de fibras é perfeita para diminuir o risco de câncer de cólon também.

Possui gorduras saudáveis

Os amendoins são ricos em proteínas e contêm gorduras saudáveis, além de niacina, vitamina B e vitamina E, já mencionadas. Sendo assim, o amendoim é uma boa fonte de nutrientes e de gorduras boas de que seu cão precisa, como potássio, fósforo e magnésio. Os amendoins têm cerca de 50% de gordura e 9% de fibra alimentar por peso.

Isso significa que eles têm um grande impacto quando se trata de energia e das calorias provenientes da gordura. Além disso, eles contêm algumas fibras para manter seu cão regular e ativo, querendo brincar e correr. Apenas tome cuidado com as medidas oferecidas, para não prejudicar e gerar sobrepeso em seu cão.

Como dar amendoim para cachorro

amendoim cozido

A seguir, vamos descobrir quais são as recomendações quanto ao oferecimento dos amendoins aos cães. Existem diversas formas, como amendoim torrado, cru, pasta de amendoim e outras. Vamos entender como oferecê-lo e se são recomendados todos os tipos.

Cachorro pode comer amendoim cru

Amendoins crus e sem sal são os únicos amendoins que são realmente seguros para os cães comerem. De modo geral, algumas pessoas pensam que amendoins são escolhas alimentares imprudentes para cães, mesmo se forem dadas com moderação, como guloseimas.

Uma preocupação é avaliar se o amendoim cru não está velho ou com bolor, pois, nesse caso, ele apresenta uma série de outros problemas e deve ser mantido longe dos cães.

Caso tenha certeza da procedência, é uma ótima opção oferecer amendoim cru ao seu pet, pois ele não passou por outros processos e basicamente não possui sal ou temperos que gerariam problemas futuros. Além disso, não possui aditivos em seu cozimento, sendo uma opção sensacional!

Amendoim torrado para cães

Os amendoins torrados também são opções viáveis ao seu cão. Apenas se atente ao processo de torragem. Avalie se ele não possui aditivos, como sal ou outros temperos, e se a casca foi retirada.

Algumas famílias também possuem o hábito de torrar o amendoim com açúcar ou com mel, para ficar crocante e mais saboroso. Entretanto, essa não deve ser uma opção alimentar, visto que o teor de glicose ficaria muito alto.

Pode dar amendoim cozido

O amendoim cozido também é uma ótima preferência de alimentos aos cachorros. Entretanto, somente se ele for cozido com água. Muitas pessoas cozinham o amendoim com sal e outros temperos, para que ele fique com um sabor mais gostoso.

Como foi mencionado, esses temperos não fazem bem aos pets. Claro, que se forem oferecidas quantidades bem pequenas, de forma circunstancial, não irão gerar problemas de saúde. Mas, o amendoim em si, oferecido semanalmente aos cães, deve ser cozido somente com água.

Pasta de amendoim caseira

Outra ideia bem interessante é oferecer o amendoim como pasta. Seria bom você fazer sua própria pasta de amendoim em casa para ser mais segura, não contendo industrializados. Se não puder, sempre verifique os rótulos dos alimentos para evitar quaisquer ingredientes que você não esteja familiarizado.

De qualquer forma, para fazê-la é bem simples: basta bater o amendoim em um liquidificador ou processador por mais de 5 minutos. Você pode usar a pasta como recompensa por seu pet fazer truques ou colocá-la em algum outro alimento para ele ir lambendo gradualmente.

Para manter os cães ocupados por um tempo, você pode espalhar pasta de amendoim em um brinquedo como um Kong e congelá-lo para eles terem uma guloseima refrescante e demorada.

Amendoim como acompanhamento

Além de oferecer o amendoim normal ao seu cão, algumas pessoas optam por fazer algumas receitas para diversificar a dieta do pet. Uma delas é para dias quentes. Congelar frutas como banana com água de coco e alguns amendoins, ou oferecer a pasta de amendoim em formato de sorvete também fica uma delícia. Outra opção é misturar o amendoim com pequenos pedaços de frango. A mistura ficará bem mais crocante e saborosa.

Cuidados ao dar amendoim para cachorro

cachorro ganhando amendoim petisco

Como já sabemos, o amendoim é um alimento forte, e, como qualquer outra comida, é necessário ter alguns cuidados ao administrá-lo. Vamos entender sobre suas quantidades e processamento ideais a seguir.

Não exagere na quantidade

Quando se trata de oferecer o amendoim para o seu cão, a moderação é fundamental. Limite a ingestão do alimento para apenas alguns amendoins (em torno de 5 a 8) e não dê amendoim como uma guloseima todos os dias. Opte por oferecer esporadicamente ou, no máximo, 2 vezes na semana.

Cães que consomem muita gordura, abundante nos amendoins, podem desenvolver uma condição muito dolorosa, chamada pancreatite. Isso acontece quando o pâncreas do cão fica inflamado devido ao consumo de gordura. Embora seu cão possa receber tratamento para pancreatite, as formas graves podem ser fatais, por isso, é preciso ter cuidado com o exagero do amendoim.

A casca pode fazer mal

Os amendoins podem ser perigosos para os cães de várias maneiras. Quanto às cascas, elas são difíceis de digerir e podem causar obstrução intestinal ou até asfixia. Com isso, alguns cães podem ter dificuldade em mastigar e, se ingeridas, podem acabar causando obstrução intestinal no seu amigo.

Mesmo os cães que mastigam bem as cascas e não as comem de forma rápida e desesperada podem ter problemas com a casca, pois elas não são realmente difíceis serem digeridas. Sendo assim, evite ao máximo dar amendoins com casca para o seu cãozinho.

Não use temperos no amendoim

Amendoins salgados são muito ricos em sódio, e isso não faz bem ao seu canino. Aqueles que possuem sabor variado, como queijo, salsa e outros, podem conter substâncias artificiais e outros produtos que não podem ser consumidos por cães. Muito sódio pode levar à intoxicação por íon sódio.

Se o seu cachorro pegar 1 ou 2 amendoins salgados que caíram no chão, isso não vai gerar um grande problema de saúde e provavelmente que ele não sinta nada. Mas, em abundância, pode causar problemas médicos graves. Por isso, sempre fique atento, e se esse alimento for constante em sua casa, tome cuidado para não deixar cair no chão.

Evite amendoim processado

Alimentos processados possuem muitos aditivos artificiais, o que não faz bem aos cães. É importante observar que o amendoim é um alérgeno comum, mesmo entre os cães. Os cachorros podem desenvolver algumas reações ao alimento, que varia do grau leve ao grave. Em algumas situações, os cães podem sofrer de anafilaxia, uma reação alérgica que pode até ser fatal.

Se você observar sintomas de alergias em seu cão, como tosse, espirro, urticária, inchaço em seu corpo, dificuldade para respirar ou outros sintomas, marque uma consulta veterinária imediatamente e pare de oferecer amendoim a seu cão. Dessa forma, isso seria bem menos frequente em amendoins crus ou cozidos sem tempero.

Os amendoins podem ser ótimos ao seu cão em quantidades adequadas!

amendoim

O amendoim não é considerado tóxico para os cães! No entanto, é importante entender que, embora os amendoins sejam seguros para uso em biscoitos ou petiscos para cães e outras guloseimas, eles são ricos em gordura.

Os cães têm mais dificuldade em digerir a gordura, e concentrações elevadas podem causar dores de estômago, incluindo diarreia e vômitos. Além disso, atente-se às cascas e temperos. Elas podem fazer muito mal, gerar obstrução intestinal, aumento de peso ou alergias e problemas nos rins. Por isso, a quantidade oferecida deve ser na medida. Nunca ultrapasse para não prejudicar a saúde do seu pet.

Fora isso, vale lembrar que os amendoins possuem várias vitaminas importantes para um bom desenvolvimento do seu animal, além de proteínas e antioxidantes, e podem ajudar a prevenir várias doenças.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Alimentação Cuidados Dicas

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.