Cachorro uivando à noite? Confira os motivos e como resolver!

Cachorro uivando à noite? Confira os motivos e como resolver!

Seu cachorro uiva muito à noite e você não sabe o motivo e o que fazer? Continue lendo este artigo, e descubra tudo sobre esse comportamento dos cães.


Seu cachorro fica uivando à noite?

Cachorro branco uivando

Você já foi acordado no meio da noite por cachorros uivando? Se sim, você entende perfeitamente o quanto é ruim essa experiência. Pensando nisso, escrevemos este artigo, onde falaremos os motivos que levam um cachorro a uivar durante a noite e o que fazer.

Ao longo do texto, você entenderá que existem dez razões para os cães terem esse comportamento. Podendo ser pelo fato de o cão ser idoso ou filhote, estar com frio, fome, querer urinar ou estar em um ambiente inadequado. Além disso, você vai aprender quatro maneiras para evitar que seu cãozinho fique uivando à noite. Descobrirá também se é verdade que os cachorros uivam para a lua.

Cachorro uivando à noite, o que pode ser?

Cachorro uivando a beira da cama

Os motivos pelos quais seu cão uiva de noite podem ser vários. Pensando nisso, a seguir você descobrirá que existem 10 motivos para que seu cachorro fique fazendo esse ruído todas as noites.

Cão idoso ou filhote pode ficar uivando à noite

A idade do seu cãozinho também pode influenciar os motivos que os levam a uivar de noite. Assim como os humanos, com o envelhecimento, os cães também podem ter problemas em suas articulações. Caso esse seja o motivo, provavelmente ele vai apresentar esse comportamento durante o dia.

Já os cães filhotes, ele pode emitir esse ruído por várias razões. Sendo que, os principais são: vontade de urinar, ansiedade de separação, ou seja, por ter sido separado de sua mãe ainda muito novo.

Ambiente inadequado

Os cães podem uivar quando passam a noite em um ambiente frio. Bem como, outro motivo que pode estar motivando-o a ter este comportamento, é o fato de estar em um ambiente inadequado. Se ele dorme em seu quarto ou em outro cômodo da casa, fique ligado nos seguintes sinais.

Pode ser que o lugar em que ele durma seja muito quente, claro ou barulhento. Como ainda, pode ser que a sua caminha esteja muito alta ou pequena, de modo que ele não consiga ficar confortável e necessite uivar para chamar sua atenção ou apenas pelo desconforto.

Tédio ou solidão

Os cachorros, algumas raças foram criados para caçar. Sendo assim, é necessário que se exercitem diariamente. Então, se você não brinca com seu cachorro, não leva ele para passear e o local em que ele fica é pequeno, não sendo o suficiente para que possa correr, ele uivará à noite.

Além disso, ele pode estar sentindo-se solitário. Esse uivo pode ser por não ter ninguém por perto, no caso, o seu dono, por estar há muito tempo sozinho. Como por não ter a companhia de outro cachorro.

Querendo fazer xixi

Os cachorros também precisam fazer suas necessidades fisiológicas regularmente. Dessa maneira, durante a noite, pode ser que sintam vontade urinar. Ademais, esse comportamento é mais comum em cães idosos, já que eles podem apresentar problemas urinários.

Para descobrir se o cão tem problemas urinários, observe durante o dia se o pet não apresenta dificuldades para fazer xixi. Caso essa seja a razão dos uivos, leve-o a um veterinário.

Barulhos externos

Os cães também podem uivar quando escutam algum barulho externo, algo que pareça uma ameaça para sua segurança e de seu dono. Por serem animais territorialistas, quando notam que tem algo de estranho em seu território eles irão uivar para afastar o invasor. Essa característica faz com que os cachorros sejam ótimos cães de guarda.

Além disso, esse comportamento está ligado aos seus ancestrais, os lobos. Por vez, os lobos em uma matilha uivavam para espantar animais da mesma espécie, mas que não pertenciam ao seu bando. Por isso, fique atento.

Problemas na alimentação

Um dos motivos que pode levar seu cachorro a uivar a noite são problemas em sua alimentação. Geralmente, pode acontecer de o cachorro durante o dia ter ingerido coisas que não deveria. Assim, de noite, causando um desconforto ou até mesmo dor.

Pode ser que ele não esteja conseguindo obter os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Portanto, certifique-se de que em sua ração tenha as vitaminas, sais minerais e a quantidade de carboidrato, por exemplo, adequados para sua saúde.

Uivando para a lua

Embora os cães tenham sido domesticados ao longo dos anos, eles herdaram o hábito de uivar à noite de seus ancestrais, os lobos. Os lobos são animais que vivem em matilhas, então, uivar é a maneira que eles têm de marcar seu território.

Portanto, os cães não uivam para a lua. Não existe relação alguma entre o uivo tanto dos cachorros quanto dos lobos com a lua. Logo, se você ouvir cães uivando à noite, provavelmente eles estão avisando aos outros que não são bem-vindos ali.

O que fazer quando o cachorro está uivando à noite?

Cachorro uivando com lua ao fundo

Agora que você já sabe todos os motivos que levam o seu cachorro a uivar de noite, você está preparado para saber o que fazer em cada situação. Confira a seguir!

Evite recompensar o comportamento

Para acabar com este comportamento você não pode recompensá-lo. Logo, pode ser que ele esteja uivando porque quer obter sua atenção. Então, não recompense ele com elogios e petiscos, isso só vai reforçar o comportamento de uiva à noite.

A não ser que, pareça que o cachorro esteja uivando por outro motivo. Como sair para fazer xixi, algum problema com o quarto em que está ou até mesmo, para dormir dentro do seu quarto ou da casa, caso ele durma no quintal.

Alimente e leve ao banheiro antes

Conforme você leu acima, o seu cachorro pode uivar por fome. Para que isso não aconteça e você não seja acordado no meio da noite com o cão uivando, alimente ele no início da noite. O ideal é oferecer para o pet uma ração rica em nutrientes.

Assim como nos humanos, a fome pode fazer com que os cachorros também tenham dificuldade em adormecer. Além disso, é necessário que você leve o cão para o banheiro antes de dormir, de preferência para fazer xixi. Caso contrário, ele pode ficar a uivar durante a noite.

Arrume bem o ambiente do cão

Mesmo que o cão tenha ido ao banheiro, pode ser que o ambiente esteja inadequado. Por isso, note todas as noites, se possível, se o quarto em que o seu cachorro passa a noite não está muito quente, claro e barulhento.

Bem como, se a sua cama está confortável e tem espaço para ele se deitar. Além disso, é importante também, deixar água para o cachorro, caso ele acorde durante a noite. Dessa forma, você evitará que o cão fique uivando à noite.

Faça exercícios e brincadeiras com seu pet

Para melhorar o sono do seu amigão, é recomendável que ele faça exercícios. Então, se o cachorro não está acostumado a exercícios, não force ele fazer atividades intensas logo no início. Leve-o para passear no início da manhã e do final da tarde, pois são horários que estão menos quentes.

E claro, brinque com seu cachorro. Afinal, os cães também podem sentir tédio quando muito tempo parados, sem gastar sua energia. Desse modo, seu cão não ficará uivando à noite.

Não se assuste, seu cachorro não está uivando para a lua

Cachorro branco uivando

Ao longo deste artigo, você leu o que leva um cão a uivar e o que fazer diante dessa situação. Aqui você descobriu que um cachorro também pode ter tédio e que os cães idosos são mais suscetíveis a uivarem durante a noite.

Além disso, barulhos externos, má alimentação e mudanças em sua rotina, por exemplo, podem interferir no sono deles. E que, por serem descendentes dos lobos, herdaram o comportamento de uivar à noite.

Em síntese, sempre que seu cachorro ficar uivando à noite, fique atento, pois ele está querendo dizer algo a você, mesmo que seja apenas chamar a sua atenção. Mas, não se assuste, ele não está uivando para a lua.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Palavras-chave relacionadas


dicas cuidados causas criar

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.