Olho de gato: guia completo com curiosidades e cuidados

Olho de gato: guia completo com curiosidades e cuidados

Os olhos felinos são lindos, mas carregam muito mais significados do que aparentam. Quer saber mais sobre eles? Então confira a seguir sua importância e função.


Olhos de gato não são só beleza!

Olhos de gato com pupila dilatada

Os olhos dos gatos são características fortes desses animais peludos. Além de carregar muito mistério e simbolismo, o olhar felino não traz apenas beleza, eles podem dizer muitas coisas sobre o animal. Além das diversas cores, os gatos ainda possuem pupilas interessantes, que podem ficar finas, grossas e até em meia-lua.

Cada mudança no olhar dos gatos passam uma mensagem diferente. Até mesmo o brilho do olhar pode indicar o estado da saúdo do bichano. Por serem tão importes para essas bolinhas de pelo, eles precisam de cuidados especiais para não sofrerem com nenhum tipo de doença.

Quer saber mais sobre os significados do olhar dos gatos? Então continue lendo e saiba também todos os cuidados que você deve ter para proteger esse incrível e importante órgão.

O que os olhos de gato indicam

Gato assustado

Além de encantadores, os olhos dos gatos carregam muitas mensagens. Cada formato que a pupila adquire, ou qualquer tipo de mudança, traz uma nova indicação. Quer saber quais são? Então confira a seguir.

Pupila alongada e olho grande

Se você olhou para o seu gato e observou que sua pupila está alongada dentro de um olhar grande, preste atenção. Esse olhar específico indica uma certa tensão do gato, ou até agressividade. Não se pode esquecer que os gatos são caçadores. Logo, se ele está expressando esse olhar, provavelmente alguma presa está próxima. É um momento de muita atenção do gato.

Pupila dilatada

Pupilas dilatas tem um significado totalmente oposto da citada anteriormente. Se você percebeu que seu gato está com aquela pupila grande e redondinha fique feliz, pois significa que seu peludo está muito animado.

Provavelmente você vai percebê-la quando estiver se divertindo com o seu felino, pois além de indicar animação, ela também mostra que o gato quer brincar. Um outro significa que a pupila dilatada carrega é de surpresa. Caso seu gato leve um susto, com certeza você perceberá pelos olhos.

Olhos lacrimejando

Se os olhos do seu gato estão lacrimejando com frequência, tenha muita atenção pois a saúde dele pode estar comprometida. A lubrificação é algo normal e saudável, mas se seu gato lacrimejou, sentiu incômodo e tentou coçar, é hora de ir ao veterinário.

Juntos, esses sintomas podem indicar duas doenças: micoplasmose e rinotraqueite. Se a lágrima for transparente, pode ser a primeira. Caso ela seja amarelada ou escura podem significar alguma infecção. Seja qual for, é essencial procurar rapidamente um acompanhamento profissional.

Fechando lentamente

Os olhos de um gato se fechando lentamente indicam realmente o que parece, a tranquilidade está tomando conta dele e uma sonolência está por vir. É o momento de total relaxamento do seu gatinho, que demonstra a própria paz fechando os olhinhos lentamente. Isso também significa que o gato confia em você o suficiente para estar tranquilo e calmo ao seu lado. Portanto, curta esse momento, que também pode ser de carinho.

Como cuidar dos olhos de gato

Gato sendo cuidado colocando colírio no olho

Os olhos do gato, apesar de carregar simbolismo e mensagem, precisam de muitos cuidados pois são sensíveis. Quer saber como cuidar dessa parte preciosa do seu gatinho? Então descubra a seguir o que você pode fazer.

Faça limpeza quando necessário

Os gatos costumam fazer sua própria higienização, mas, se necessário, você pode auxiliá-lo. Use apenas uma gaze com soro fisiológico. Limpe a região levemente, garantindo que seu gato não se estresse no processo.

Ao fazer a limpeza é importante enrolar o gato em uma toalha para que ele não tente coçar os olhos com a patinha. No entanto, caso ele fique muito agitado ou irritado, não insista. O gato deve estar minimamente confortável para que não acabe ficando com medo do dono.

Proteja-os na hora do banho

Caso você tenha o costume de dar banho em seu gato, é muito importante garantir a proteção dos olhos felinos. Por serem muito sensíveis, qualquer sabão, shampoo, ou produto de limpeza que caia neles, pode causar um grande estrago.

Portanto, o cuidado deve ser redobrado, até mesmo com a água, pois um jato também pode machucar. Lave o rostinho e a cabeça do seu gato calmamente, se possível, passando apenas um lenço umedecido.

Evite contato com o cabelo ou pelo

Assim como a água e os produtos químicos podem fazer mal aos olhos do gatinho, pelo ou cabelo também podem ser muito prejudiciais. Se o seu gato tiver uma pelagem mais comprida, é muito importante apará-los na região dos olhos, para que não entrem e machuquem o gatinho.

Os olhos dos gatos são muito sensíveis, logo, até mesmo um fio de cabelo pode machucar. Portanto, tenha cuidado com a pelagem longa e também com o seu próprio cabelo na hora de brincar e acariciar o seu animalzinho.

Fique atento ao estado dos olhos

Essa é uma dica muito importante, pois os olhos podem revelar possíveis doenças que o seu gato possa ter ou estar desenvolvendo. Se seu pet lacrimeja muito, como dito anteriormente, isso pode ser sinal de algumas doenças.

A cor da secreção que sai dos olhos do gato, também pode indicar alguns problemas. Secreções amareladas e densas, podem ser um sinal de conjuntivite bacteriana. Já a transparente, de forma excessiva, pode ser um sinal de úlceras de córnea. Por via das dúvidas, qualquer alteração busque um veterinário.

Algumas curiosidades sobre olho de gato

Gato branco com olhos de cores diferentes

Agora que você já sabe alguns significados dos olhares felinos e a importância do cuidado com essa região tão sensível, vamos descobrir algumas curiosidades bem interessantes. Os olhos dos gatos não carregam apenas mistérios, descubra a seguir esses fatos curiosos.

Eles brilham no escuro

Com certeza, ao olhar para o seu gatinho a noite, você pode levar um susto, pois vai se deparar com olhos brilhantes no meio do escuro. Apesar de inusitado, esse brilho é uma característica felina marcante. O brilho no olhar do gato ocorre devido a uma membrana presente em seus olhos, chamada tapetum lucidum. Ela fica localizada na parte traseira dos olhos e tem como função refletir a luz da imagem recebida na retina.

Para conseguirem enxergar a noite, os gatos captam a maior quantidade de luz possível e, no momento de refletir essa luz, é que ocorre o brilho tão característico. A membrana é capaz de multiplicar essa luz, que já é muita, em até 50 vezes. É um processo científico muito interessante, que parece mágica. Mas que, na verdade, é um show de reflexão de luz.

Grandes detectores de movimento

Por mais que os gatos tenham olhos incríveis, eles não enxergam muito bem durante o dia, principalmente com relação as cores. Mas, isso acaba dando outra vantagem ao felino. Essa visão precária na claridade, se deve a grande quantidade de bastonetes que possuem, e poucos cones, bem diferente dos humanos.

No entanto, essa grande quantidade de bastonetes permite que eles tenham uma boa visão noturna e uma ótima visão periférica. Esse tipo de visão dos humanos é de 180.º, enquanto o gato possui 200.º. Isso permite que ele detecte movimentos com muito mais facilidade, principalmente quando está paradinho.

Enxergam menos durante o dia

Como dito anteriormente, os gatos enxergam bem menos durante o dia. Isso por causa da pouca quantidade de cones em sua visão, mas também pela contração da sua pupila. Os gatos enxergam melhor a noite, pois expandem sua pupila o máximo que conseguem, melhorando muito a sua visão.

Entretanto, durante o dia claro, as pupilas dos gatinhos se contraem muito, ficando bem fininha, o que atrapalha em sua visão. Gatos são animais noturnos, ou seja, a claridade mais o atrapalha que o ajuda. Portanto, durante o dia, os gatos enxergam embaçado, utilizando outros sentidos para se nortearem.

Olhos de cores diferentes

Diferente de nós humanos, é muito comum encontrar gatos com olhos de cores diferentes, o que os tornam ainda mais exóticos e interessantes. Isso acontece pois é uma característica da heterocromia, uma doença genética que faz com que a íris de um olho tenha a cor diferente do outro.

Isso não acontece apenas com os gatos, cães e humanos também podem ter, mas é menos comum. Existem dois tipos de heterocromia, a completa, na qual cada olho tem uma cor distinta, por exemplo, um olho castanho e o outro azul. E a parcial, na qual apenas uma íris apresenta duas cores. A primeira é mais comum nos gatos e a segunda nos humanos.

Eles mudam de cor quando crescem

Se você criou o seu gatinho desde filhote, pôde perceber que seus olhos acabaram mudando de cor. Isso acontece, pois, esses felinos nascem com os olhos azuis, que é, na verdade, uma consequência da falta de melanina nas primeiras semanas de vida. Conforme o gatinho for crescendo, os olhos vão assumindo outra cor.

Por volta de 7 a 12 semanas de vida, os gatinhos vão começar a adquirir pigmento na sua íris, ou seja, o olho vai assumindo a cor que ele, de fato, tem que ter. Isso pode acontecer também por algum problema, o que pode gerar uma heterocromia adquirida, mas isso é bem raro nos gatinhos.

Os olhos do gato dizem mais do que podemos ver

Gato de olhos verdes

Cheio de mistério e simbolismo, os olhos dos gatos são verdadeiras obras de arte que dizem muito sobre esse felino. Por isso, eles precisam de uma atenção especial, para que seu gato tenha uma boa qualidade de vida.

Por mais que sejam cheios de surpresas, que fazem o olho até brilhar, essa região felina é muito sensível e precisa de muitos cuidados. O tutor deve ter atenção não em apenas não machucar a região, como garantir que ela sempre esteja limpa.

Os olhos do gato também podem revelar algum problema de saúde. Portanto, os donos devem sempre estar atentos as secreções excessivas ou que apresentem cores diferentes. Cuidar do olho do seu gato é garantir que ele viva bem e saudável!

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.