Golfinho é mamífero? Entenda e veja outras informações!

Golfinho é mamífero? Entenda e veja outras informações!

Você sabia que o golfinho é um mamífero? Neste artigo você entenderá e conhecerá muitas informações sobre esse incrível animal! Confira!


Afinal, golfinho é mamífero ou peixe?

golfinhos nadando

Devido à sua aparência física, muitas pessoas pensam que golfinhos são peixes. Mas, a realidade é que eles são mamíferos, ou seja, pertencentes à classe Mammalia. Essas criaturas incríveis são animais aquáticos muito inteligentes, ágeis, alegres, sociáveis e lúdicos!

Além disso, existe uma grande variedade de espécies de golfinhos, sendo que cada uma delas tem suas próprias características e sua própria identidade. Esses animais, que podem ser encontrados em água doce ou salgada, são mesmo fascinantes! Você ficou interessado em saber mais sobre eles? Então, continue lendo esse artigo para saber tudo a respeito dessas criaturas incríveis!

Como funciona a reprodução dos golfinhos

golfinhos nadando

A reprodução dos golfinhos é um ato muito interessante e curioso! Por isso, se você quer saber mais sobre ela, leia com atenção os tópicos abaixo para desvendar o acasalamento desses mamíferos.

São polígamos

Um fato curioso sobre os golfinhos é que eles são polígamos. Isso quer dizer que esses animais têm relações sexuais com mais de um parceiro. Além disso, eles não acasalam somente para se reproduzir, mas como uma forma de sentir prazer e afeto. É comum observar, na natureza, o acasalamento das fêmeas com vários parceiros para a satisfação sexual.

Os incestos, ou seja, as relações sexuais entre a própria família também são muito comuns entre os golfinhos. Essa situação tem iniciativa de seus próprios filhos. Tudo isso, para se satisfazerem!

Órgãos reprodutores

Os órgãos reprodutores dos golfinhos estão presentes no interior do corpo, dentro das cavidades genitais. Os machos possuem duas cavidades. Uma delas é para o próprio órgão genital e outra é para o ânus. Quando estimulado, os clitóris dos machos se enchem de sangue, como uma pequena ereção.

Já as fêmeas possuem diferentes formatos de vagina que evitam o acasalamento forçado. No mais, elas possuem apenas uma cavidade que inclui o seu órgão reprodutor e o ânus, de modo que, nas laterais deste, há duas glândulas mamárias.

Tempo de vida e idade da maturidade sexual

Os golfinhos podem viver de 20 a 35 anos de idade, de modo que a fêmea pode ter um filhote a cada três anos.

Quanto à maturidade sexual, ela depende da espécie e do gênero do golfinho. As fêmeas, por exemplo, são muitas vezes forçadas ao acasalamento e, por isso, é difícil perceber quando a sua idade de maturidade sexual chega. Entretanto, segundo estudiosos, elas atingem-na entre os 5 e 13 anos de idade. Por outro lado, os machos atingem a maturidade sexual entre os 8 e 14 anos de idade.

Época de acasalamento

Outro fato quanto à reprodução dos golfinhos é que não existe uma época certa para o acasalamento. Isso pode acontecer em qualquer época do ano. Entretanto, 90% da atividade sexual entre os golfinhos é apenas preliminar, enquanto a cópula propriamente dita dura apenas alguns segundos.

Entretanto, sabe-se que, em algumas regiões do planeta, o acasalamento com fins reprodutivos acontece entre março e abril. Nesse momento, um macho demonstra preferência por uma fêmea, mas a conquista dela acontece de forma violenta por parte dele. A fecundação ocorre após a fricção do macho com a fêmea, em que ocorre a união dos órgãos sexuais.

Período de gestação

O período de gestação depende da espécie do golfinho. Esse período pode durar entre 11 a 17 meses. Outro fato curioso é que é possível estimar a idade de um golfinho recém-nascido com base no tamanho de sua barbatana dorsal.

A mãe, ao estar quase prestes a dar à luz, tende a nadar mais devagar, tornando-se uma presa fácil. No entanto, existe uma união entre as fêmeas do bando, que ao perceberem que uma integrante do grupo irá dar à luz, protegem-na dos ataques de predadores. Além disso, as fêmeas não se reproduzem todos os anos, mas sim, a cada três anos.

Cuidados com filhotes

O filhote de golfinho nada junto de um dos lados do dorso da mãe. Dessa forma, seu acompanhamento pela mãe ocorre sem muito esforço, sendo facilitado. Além disso, quando a mãe percebe que o filhote está angustiado ou tenso, ela emite um som a fim de tranquilizá-lo, o que constata o forte instinto maternal dos golfinhos.

Os bebês golfinhos são amamentados de um a dois anos, mas já se observou crias de quatro anos e meio sendo amamentadas. Essa alimentação ocorre diariamente e, para isso, os filhotes se posicionam ao lado da mãe e esfregam ou dão pequenas batidas nos órgãos mamários para que ocorra a liberação do leite.

Outras informações sobre o golfinho

golfinhos nadando

Além de conhecer fatos acerca da reprodução dos golfinhos, é fundamental informar-se acerca das suas características físicas, alimentação, comportamento e importância ecológica. Então, continue lendo esse artigo para descobrir mais!

Características físicas dos Golfinhos

Os golfinhos possuem barbatanas simplificadas e precisam sempre entrar em contato com a superfície para respirar ar, caso contrário, podem se afogar. Além disso, eles possuem caudas que se movem para baixo e para cima enquanto nadam. Esses animais são de sangue quente e possuem gordura, que os mantêm aquecidos.

Esses animais possuem corpo delgado e bico fino, sendo que os golfinhos fêmeas são menores que os machos. Já o tamanho e o peso podem variar bastante dependendo da espécie. Por exemplo, o Golfinho-rotador mede de 1,3 m a 2,4 m e pesa de 30 kg a 80 kg, enquanto o Golfinho-roaz mede de 2 m a 4 m e pesa de 200 kg a 600 kg. No geral, os golfinhos possuem de 80 a 120 pares de dentes afiados e têm a parte do dorso escura e o ventre claro.

Alimentação

Basicamente, a alimentação dos golfinhos é composta por peixes, mas eles podem também se alimentar de lulas e de camarões. Eles podem nadar por quilômetros para ter alimentos. Para se alimentar, eles fecham cardumes de peixes com o seu próprio corpo para comê-los. Os golfinhos se alimentam bastante e costumam comer cerca de 3% a 5% do seu peso corporal. Além disso, eles guardam parte da alimentação como uma reserva energética.

Comportamentos

Os golfinhos são espertos, amigáveis, dóceis, interativos e muito divertidos! Além disso, eles são muito sociáveis e interagem muito bem com outras espécies, incluindo o ser humano. Outra característica de seu comportamento é que eles são ótimos nadadores e gostam de saltar na água, realizando muitas acrobacias.

Eles gostam de viver em águas tropicais oceânicas e temperadas, mas também podem ser encontrados em água doces. Os golfinhos gostam de viver em bandos, com grupos de 10 a 500 indivíduos. Devido a isso, costumam caçar em equipe. Outro fato é que eles sempre ajudam uns aos outros quando algum outro golfinho se machuca, adoece ou está em perigo.

Predadores e importância ecológica

Esses animais possuem uma grande importância ecológica, pois são indicadores naturais da degradação ambiental e também da variabilidade. Por isso, os golfinhos são usados como alertas de impactos negativos nos ecossistemas. Além disso, eles fazem parte da cadeia alimentar e são muito importantes para a manutenção da vida na terra.

Os predadores naturais dos golfinhos são os grandes tubarões e as orcas. Os tubarões configuram o grupo de predadores mais perigosos e atacam-nos por baixo e por trás. Mas, atualmente, o principal predador dos golfinhos é o homem. Muitos pescadores costumam procurar e pescar golfinhos com o objetivo de utilizar sua carne para a alimentação. Eles também são capturados para se tornarem "atrações" em parques aquáticos.

Curiosidades sobre o golfinho

golfinho nadando

Os golfinhos possuem curiosidades impressionantes! Se você, que leu até aqui, ficou interessado e encantado por eles, precisa descobrir mais fatos interessantes. Abaixo, você conhecerá mais a respeito desses mamíferos. Acompanhe!

Existem cerca de 40 espécies de golfinhos

Você sabia que existem cerca de 40 espécies de golfinhos no mundo? A maioria delas vive em regiões costeiras de oceanos temperados e tropicais. Mas, além disso, existem outras cinco espécies que vivem em rios de água doce.

A baleia-assassina, por exemplo, é uma espécie de golfinho e pode medir até 9,14 metros de comprimento. Já o menor golfinho do mundo, conhecido como golfinho de Maui, mede em torno de 1,22 m de comprimento e pesa bem menos que um ser humano adulto. Os golfinhos de água doce são raros, mas em 2014, foi identificada uma nova espécie de golfinho de água doce, na região do Rio Araguaia, no Amazonas.

São animais super inteligentes

O golfinho é um dos animais mais inteligentes do planeta! Isso, porque ele possui uma região cerebral enorme. Além disso, possui 50% mais neurônios que os seres humanos. Por isso, a sua inteligência é comparada à dos primatas.

Eles são capazes de se reconhecerem até mesmo em espelhos. Esses animais também recebem muitos ensinamentos de seus pais. Segundo estudiosos, eles podem até mesmo responder perguntas de seus treinadores, sendo capazes de aprender sistemas de comunicação criados pelo homem.

Comunicam-se por ultrassons

A inteligência dos golfinhos é tão grande, que eles são capazes até mesmo de conversar. Eles realizam isso através de sons diferentes, utilizados para se comunicar. Essa comunicação acontece embaixo da água, de forma precisa.

Além disso, esses animais possuem uma série de vocalizações, como cliques, apitos e guinchos, sendo que todas essas habilidades são utilizadas para a comunicação entre os golfinhos. Eles conseguem produzir sons de alta frequência ou ultrassônicos, que permitem também coletar informações sobre outros animais e sobre o meio em que vivem.

Não dormem mais de 8 minutos

Os golfinhos possuem respiração voluntária e, por isso, não podem dormir por longos períodos, dado que precisam ir à superfície para respirar. Eles também precisam manter uma parte do cérebro em um certo nível de consciência. A duração do sono desses animais não passa de 8 minutos.

Devido a isso, os golfinhos mantêm um estado de repouso e alerta em simultâneo, o que ocorre para permitir o seu descanso e para alertá-los em relação aos seus predadores. Caso um golfinho adormeça como um ser humano, ele simplesmente se afogará.

Gostam de carinho

Os golfinhos são animais muito carinhosos. A mãe golfinho, por exemplo, costuma ser muito carinhosa e protetora. Ela sempre fica junto de sua cria. Além disso, golfinhos são muito sensíveis ao sofrimento de seus companheiros.

Até mesmo com os seres humanos, os golfinhos são muito carinhosos, sendo que eles são praticamente incapazes de fazer mal a uma pessoa. Além disso, eles sempre se mostram fiéis, amigos e dispostos a brincar. Por isso, acabam sendo atração em muitos parques aquáticos ou zoológicos, devido à sua interação com humanos.

Os golfinhos são criaturas incríveis!

golfinhos nadando

Como você viu neste artigo, os golfinhos são criaturas encantadoras! Eles são mamíferos, não sendo, portanto, considerados peixes. Além disso, eles têm a sua reprodução baseada na poligamia e o seu acasalamento não é apenas para se reproduzir, mas também pelo prazer.

Esses animais têm uma grande importância ecológica, visto que são indicadores naturais das condições ambientais do local em que vivem! A sua principal forma de alimentação são os peixes, e eles são, infelizmente, presas de tubarões e até mesmo do homem! Eles são super inteligentes, sociáveis, amigáveis e encantam todas as pessoas próximas a eles!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.