Por que os cachorros cavam? Veja o que pode ser e como parar

Por que os cachorros cavam? Veja o que pode ser e como parar

Você sabe por qual motivo cachorros cavam? Entenda aqui porque eles fazem isso e saiba o que pode ser feito para evitar ou lidar com esse comportamento!


Você sabe por que os cachorros cavam?

dois cachorros cavando

Muitos tutores não gostam desse hábito, já que ele quase sempre implica em plantas, jardins ou quintais destruídos. Assim, o tutor acaba não entendendo o porquê de os cachorros cavarem, e alguns pensam até que é uma forma de o pet atingir o tutor, tentando fazer algo por birra. Porém, esse não é o motivo!

Na verdade, cavar é um instinto natural dos cães. Mesmo assim, muitas vezes o ato pode significar que o cão está enfrentando algum problema. No geral, é ideal que o tutor sempre fique atento à rotina do cão e avalie o motivo pelo qual o cão está cavando para, assim, evitar destruições.

Neste artigo, você entenderá todas as principais razões por trás do hábito de cavar dos cachorros, além de descobrir como fazer seu melhor amigo parar de cavar em excesso. Acompanhe!

Por que os cachorros costumam ficar cavando?

cachorro cavando

Existem alguns motivos para os cães cavarem, e é necessário identificar a razão para conseguir reduzir as escavações e ajudar o cachorro a ficar mais tranquilo. A seguir, você entenderá as principais motivações desse hábito. Veja!

Podem cavar por hábito ou instinto

Os cães podem cavar por diferentes motivos, e sim, pode ser por hábito ou por instinto. Cavar pode ter se tornado parte da rotina do seu melhor amigo, tornando-se, assim, um ato habitual.

No mais, cães podem cavar devido ao instinto selvagem de enterrar alimentos e semelhantes. Eles também podem mexer na terra ou na areia por sentirem algum cheiro específico no local, ou para guardar algo no subsolo.

Por ansiedade ou tédio

Ansiedade e tédio também são razões para os cães cavarem, de modo que esse é um comportamento que pode ser visto como um passatempo pelo cachorro.

Se ele passa muito tempo sozinho, não tem uma rotina e não realiza as atividades físicas corretas para o seu nível de energia, ele desenvolve outras formas de se entreter. Ou seja, alguns cães correm pela casa sozinhos, outros latem para a rua e outros cavam.

Por falta de brinquedos ou distração

Ademais, a falta de brinquedos adequados, de distração e de ocupação na rotina do cachorro também pode fazer com o que o pet desenvolva hábitos para se distrair.

Se ele não tem brinquedos suficientes para se divertir, ele pode começar a se distrair roendo objetos da casa ou, ainda, cavando. Portanto, lembre-se de oferecer bolinhas, discos, mordedores e outras opções para seu cão se manter distraído.

Podem cavar para fugir do calor

Cavar também ajuda a refrescar o chão, e esse é um ato instintivo, de modo que na natureza é normal o animal cavar a terra para deixá-la mais fria durante dias muito quentes. No geral, o cão não distingue chão de cerâmica, caminha ou terra. Se o dia estiver muito quente ele pode, sim, ficar cavando o chão ou mesmo a caminha dele.

Podem cavar para caçar animais invasores

Pode acontecer de, simplesmente, o cheiro de um animal invasor na terra despertar esse instinto de caça no cachorro, levando-o a cavar incessantemente procurando o bicho.

Muitas vezes, pequenos animais entram no nosso terreno, seja no quintal ou, ainda, dentro de casa. Baratas e lagartixas são muito comuns mesmo na zona urbana e podem despertar o instinto de caça nos cães. Quando isso acontece, é muito comum o cachorro caçar e até mesmo cavar espaços para tentar encontrar o animal.

Significado dos cachorros cavando

cachorro cavando na terra

Veja o que significa o cachorro cavar determinados locais e entenda melhor esse comportamento canino para saber como reduzir essa atividade do seu cachorro. Acompanhe!

Cachorro cavando parede

Cães cavando a parede podem estar entediados e tentando chamar a atenção do tutor. Quando cães querem chamar a atenção do dono, podem estar tentando indicar que desejam sair ou entrar em um cômodo, ou podem estar tentando ganhar alguma atenção caso o tutor não esteja dedicando muito tempo para brincar com ele.

Assim, tente brincar e acariciar seu cão sempre que possível, para que ele não se sinta negligenciado, começando a cavar a parede.

Cachorro cavando piso da casa

Como você viu alguns tópicos acima, os cães não diferenciam o tipo de piso, ou seja, eles não sabem que o chão de cerâmica ou de outro material, dentro de casa, não refresca como a terra, quando é cavada.

Então, é muito provável que o pet esteja tentando deixar o local mais frio ou, ainda, mais confortável, posto que mexer na terra também a deixa mais fofinha e macia. Avalie qual motivo faz mais sentido: se o dia está muito quente, provavelmente o problema é o calor.

Cachorro cavando chão do quintal

Se o cão cava o chão do quintal, existem algumas explicações. A primeira é que ele pode estar tentando esconder algo, como um brinquedo. Esse comportamento é muito comum, já que era assim que os seus ancestrais guardavam coisas e comida para encontrar depois.

Outra explicação é que o seu cachorro está procurando algum animal invasor, ou sentiu algum cheiro diferente e está investigando. E a razão que se encaixa, geralmente, é que o pet está entediado, de modo que cavar é um jeito divertido de explorar o ambiente, gastar energia e passar o tempo.

Como fazer o cachorro parar de cavar em excesso

cachorro com rosto sujo de terra

O comportamento de cavar é bem incômodo para a maioria dos tutores, já que causa destruição, muitas vezes, no quintal, jardim ou mesmo em casa. Então, saiba o que você deve fazer para reduzir ou acabar com esse comportamento a seguir.

Identifique o motivo de o cão estar cavando

Antes de tudo, é necessário identificar qual é a causa do problema, entendendo o motivo pelo qual o seu cachorro está cavando. Para isso, basta analisar todas as causas expostas anteriormente e avaliar em qual situação o seu cachorro se encaixa melhor.

Na maioria das vezes, a falta de rotina e a energia em excesso do cãozinho costumam causar o problema da escavação. Muitas pessoas acabam não conseguindo conciliar a rotina de trabalho com hábitos adequados de atividades e de interação com o cão. Por isso, o mais comum é que o pet esteja precisando brincar e se divertir mais para não descontar em outros maus hábitos.

Leve o seu cão para passear diariamente

A primeira forma de evitar que cães cavem é fazendo com que eles gastem sua energia devidamente. Então, o ideal é que, antes de qualquer ação, você tenha uma rotina adequada de passeio diário com o seu cachorro.

Se ele tiver muita energia, inclua corridas e considere fazer mais de um passeio por dia, isso é muito importante. Você pode optar, inclusive, por contratar um passeador de cães, caso não tenha tempo. No mais, sempre escolha períodos mais frescos do dia, pela manhã ou pela noite. Evite passear no período da tarde, posto que o solo fica muito quente, podendo ferir as patinhas do pet.

Realize brincadeiras e jogos

Outra forma de gasto de energia mental que evita o tédio, o estresse e que acaba, ou pelo menos diminui significativamente o hábito de cavar, são as brincadeiras e os jogos que podem ser feitos em casa. Essas brincadeiras podem incluir correr, buscar bolinha, jogar brinquedos inteligentes e dar brinquedos recheáveis para os cães.

Algumas atividades, como jogos de forrageio também são ótimos para o gasto de energia mental e, assim, evitam o tédio, diminuindo hábitos indesejados, como o de cavar.

Não o deixe muito tempo sozinho

O tédio por ficar muito tempo sozinho também é ruim para os cães. Ficar muito tempo sozinho faz o cão buscar por atitudes onde ele possa se divertir e gastar energia. Assim, ele pode começar a cavar ou, ainda, roer objetos. Então, tente não deixar o seu cão muito tempo sozinho.

Uma dica é pagar um passeador de cães ou um amigo para passear com seu cão. Outra opção é uma creche para cães, já que lá eles fazem muitas atividades e gastam a energia física e mental. Caso precise deixar o cão sozinho, ensine-o a lidar com a solidão por aquele período. Deixe brinquedos recheados, mordedores e outras coisas divertidas à disposição.

Busque auxílio de um médico veterinário

Mesmo fazendo tudo o que foi indicado acima, pode ser que seja preciso buscar a ajuda de um veterinário, visto que os cães acabam se expondo a bactérias e a vermes quando cavam na terra. Principalmente em locais desconhecidos ou em quintais onde entram pequenos animais, como insetos, que podem estar contaminados com doenças.

Então, o ideal é levar o animal ao veterinário caso ele tenha o hábito de cavar em terrenos de areia e na terra. Sempre faça um check-up geral anualmente para evitar problemas de saúde.

Cachorros cavam por diversos motivos!

cachorro na grama

Cavar é um comportamento natural que pode ser despertado por diversas razões nos cães. Como vimos ao longo do artigo, cachorros podem cavar por muitos motivos e geralmente esse comportamento em excesso indica algum problema na rotina do animal, sugerindo que provavelmente ele não está recebendo toda a atenção necessária.

Mas, é importante ressaltar que o comportamento de cavar em excesso pode ser controlado quando o tutor está disposto a cuidar melhor do seu cão. Proporcionar ao pet mais atividades físicas, brincadeiras, momentos de relaxamento e também uma rotina adequada que não gere ansiedade e tédio no cachorro são algumas alternativas.

Fazendo tudo isso, é completamente possível que cães que cavam em excesso reduzam bastante esse comportamento ou até parem de fazê-lo.

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.