Cachorro mais inteligente do mundo: veja 25 raças incríveis

Cachorro mais inteligente do mundo: veja 25 raças incríveis

Que os cães são inteligentes você já sabe, mas quais são os mais inteligentes do mundo? Descubra aqui as 25 raças mais inteligentes de todas!


Estas raças de cachorro são incrivelmente inteligentes!

cachorro realizando truque

Os cães possuem uma inteligência singular, isso é fato. No entanto, há aqueles que se destacam, o que pode inclusive fazê-los adquirir determinadas profissões! Por exemplo, há cachorros considerados os mais inteligentes do mundo que atuam como cães de pastoreio, policiais, de guarda, de resgate, entre muitas outras funções.

Neste artigo, você descobrirá quais cães se destacam no quesito inteligência. Vale ressaltar que eles se diferenciam em muitos aspectos. Alguns são de grande porte, outros de pequeno, uns são mais estressados, enquanto outro são muito calmos. Quer sabe mais sobre eles? Então, acompanhe o texto abaixo e conheça os 25 cães mais inteligentes do mundo.

As 25 raças de cachorro mais inteligentes do mundo

Descubra agora quais são as 25 raças de cachorros mais inteligentes do mundo e suas características que destacam ainda mais sua inteligência. Saiba também como nós, humanos, podemos ensiná-los e adestrá-los para ter o auxílio desses pets em diversas profissões nas quais a inteligência é imprescindível.

Border Collie

border collie

Iniciando a lista, temos o incrível Border Collie. Ele possui entre 45 cm e 55 cm de comprimento e pesa por volta dos 20 kg. Originário da Europa, esse cãozinho de orelhas eretas sempre auxiliou os humanos. Amante de atividades físicas e de uma boa companhia, o Border Collie tem características incríveis, como fidelidade, obediência e, claro, inteligência. Juntas, elas fazem dos cachorros dessa raça excelentes cães de pastoreio e cuidadores.

Poodle

poodle

Com, em média, 60 cm de altura e 23 kg, o Poodle ficou famoso pelos seus pelos, que podem ser encaracolados ou crespos. Através de pequenos comandos, essa raça é capaz de aprender truques rapidamente. Alinhando a sua incrível docilidade e afeição por humanos, os Poodles tornam-se ótimos cães de terapia e de competições.

Pastor alemão

Pastor alemão

Com a altura variando entre 57 cm e 62 cm e pesando cerca de 40 kg, o Pastor alemão foi criado para ser um dos melhores cães pastores de todos. Além disso, sua obediência, unida à sua devoção ao dono, torna-o um cão fácil de ser treinado. Por isso, são um dos melhores cães policiais do mundo, usados na apreensão de drogas.

Golden Retriever

Golden Retriever

Com cerca de 60 cm de altura e 35 kg, o Golden Retriever foi criado para caçar presas e levá-las ao dono. No entanto, com suas incríveis habilidades, acabaram recebendo outras funções. Além da inteligência, o Golden também é carinhoso, sociável, adaptável e de fácil treinamento. Devido a isso, atualmente é muito utilizado como cão-guia para cegos e para terapias.

Doberman Pinscher

Doberman Pinscher

O Dorberman Pinscher é mais uma das raças muito utilizadas pelos militares. Com uma incrível altura de 70 cm e 40 kg, essa raça é muito dócil, obediente e dedicada ao seu tutor. Inicialmente, esses cães eram muito utilizados como cães de guarda, pois são dóceis com a família e ariscos com forasteiros que invadam seu território. Mas, suas habilidades são tantas, que atualmente são mais usados como cães militares.

Pastor de Shetland

Pastor de Shetland

O Pastor de Shetland possui 40 cm e pesa cerca de 10 kg. Ficou muito conhecido pela sua pelagem sedosa, longa e lisa, que impressiona a qualquer um. São verdadeiros cães de trabalho, portanto, possuem disposição de sobra. Unindo isso ao fato deles serem obedientes, calmos e devotos aos seus donos, o Pastor de Shetland é um ótimo cão de pastoreio e de família.

Labrador Retriever

Labrador Retriever

O Labrador Retriever é muito simpático, carinhoso e alegre. Com seus 57 cm de altura e pesando, em média, 30 kg, o Labrador é muito versátil e atua em diversas funções. Inicialmente, esses cães eram usados como cães de pesca, e, até hoje, o Labrador não hesita em pular logo na água. Atualmente, ele é mais utilizado como cão-guia devido à sua facilidade em aprender truques, à sua paciência e, obviamente, à sua inteligência.

Papillon

Papillon

O Papillon mede cerca de 25 cm e pesa apenas 4,5 kg. Apesar de pequenino, esse cão, também conhecido como Spaniel Anão Continental, era usado como caçador anos atrás. Essa raça é muito rápida e ativa, algo que tornou esse cão um ótimo caçador de ratos e de coelhos. Atualmente, ele é mais usado como cão de família, no entanto, também pode ser um cão de guarda.

Rottweiler

Rottweiler

O Rottweiler, que carrega uma fama de agressivo e antissocial, pode atingir até 70 cm e pesar 45 kg. Essa raça foi desenvolvida para ser um cão muito forte e obediente. Foi criada para controlar e pastorear o rebanho, e para proteger o território de possíveis invasores. Nos dias de hoje, o Rottweiler ainda é usado como cão de guarda, além de prestar serviço aos militares com maestria.

Boiadeiro Australiano

Boiadeiro Australiano

Esse é um dos cães que não podem, de jeito nenhum, morar em apartamento. Os Boiadeiros Australianos também são uma raça de trabalho, com uma energia quase incontrolável. Medindo cerca de 48 cm e pesando 20 kg, o Boiadeiro é excelente tanto para pastoreio como para guarda. Esses cães foram feitos para serem desafiados e para receberem muitas tarefas, de modo que são ótimos em tudo que fazem.

Welsh Corgi

Welsh Corgi

O Welsh Corgi é um cão muito fofo e famoso pelas suas patas curtinhas. Esses pets podem parecer apenas cães de colo, mas, na verdade, são cães muito obedientes e fortes. Apesar da pequena estatura, com 30 cm e 10 kg, o Welsh surgiu com objetivo de ser um cão de pastoreio. Os fatos de aprenderem, de obedecerem com muita facilidade e de terem um excelente senso de direção fizeram com que essa raça fosse classificada como uma das mais inteligentes.

Schnauzer miniatura

Schnauzer miniatura

O Schnauzer miniatura é originário da Alemanha e possui entre 30 e 35 cm, pesando até 8 kg. Leva esse nome devido à sua pelagem da boca, que parece uma barba, significado da palavra “schnauzer”. Esse inteligente, dócil e adaptável cão, foi criado com o intuito de caçar ratos nas fazendas. Atualmente, ele é mais usado como cão de família e de guarda, pois é muito devoto aos seus tutores.

Springer Spaniel inglês

Springer Spaniel inglês

Com orelhas baixas e uma pelagem média e lisa, o Springer Spaniel inglês é uma raça muito fofa, leal e trabalhadora. Com seus 50 cm de altura e 24 kg, ele impressiona qualquer um, principalmente pela sua energia quase sem fim.

Inicialmente, esse cão foi desenvolvido para ser um cão de caça. Mas, por ser muito dócil e fácil de ser adestrado, tornou-se mais comum encontrá-lo como cão de família.

Pastor Belga Tervuren

Pastor Belga Tervuren

A principal característica desse cão do grupo pastor é a sua incrível juba! Atingindo até 70 cm de altura e pesando cerca de 30 kg, o Pastor Belga Tervuren tem as características de todos os pastores.

Originários do leste de Bruxelas, eles foram desenvolvidos, como o próprio nome sugere, para pastoreio. Com o passar dos anos, os cães da raça passaram a ser vistos como cães de guarda de famílias, por serem territorialistas, carinhosos e fiéis.

Schipperke

Schipperke

Com a pelagem preta e brilhante como a noite, o Schipperke é um pequeno cão que possui muitas utilidades. Seu tamanho varia entre 25 cm e 30 cm e o cão é bem leve, chegando a pesar, no máximo, 8 kg.

Originalmente, o Schipperke recebeu a função de cão de guarda de barcaças fluviais, nas quais também caçava ratos. Essa é uma verdadeira raça de trabalho disposta a aprender tudo aquilo que o dono tem a ensinar.

Rough collie

Rough collie

Originário da Escócia, o Rough collie possui uma pelagem longa, volumosa e lisa. Pela aparência, você deve pensar que ele é um cão de "madame", mas não é bem assim. Apesar da beleza estonteante, o Rough collie é um cão de pastoreio e de guarda. Sua lealdade, força e extinto protetor os tornam ótimos cuidadores. Curiosamente, eles ainda mordiscam o calcanhar como herança dos tempos de pastor.

Keeshond

Keeshond

Seus pelos longos e muito cheios dão a impressão de que ele é bem maior, mas, na verdade, possui cerca de 18 cm de altura e pesa até 15 kg. Vindos de regiões frias, os Keeshonds surgiram com o objetivo de cuidar de barcas. No entanto, devido às suas características de estar sempre atento a tudo e de latir forte quando um desconhecido surge, ele começou a exercer a função de cão de guarda.

Braco alemão de pelo curto

Braco alemão de pelo curto

Atingindo 60 cm de altura e pesando 30 kg, esse é um verdadeiro caçador, muito admirado pelas suas habilidades. O Braco alemão de pelo curto é um dos poucos cães que podem lutar de igual para igual com animais selvagens. Além de caçar, essa raça é muito boa em rastreio, em corrida e em competições.

Cocker spaniel inglês

Cocker spaniel inglês

Originário da Inglaterra, o Cocker spaniel inglês possui muita energia e alegria contagiantes. Com seus 40 cm de altura e 15 kg, ele conquista amantes no mundo todo. No início, foram usados como cães de caça, mas, atualmente, são mais comuns em competições de obediência e agilidade. Isso se deve pela facilidade que ele possui em ser treinado.

Schnauzer standard

Schnauzer standard

O Schnauzer standard, com 50 cm e 20 kg, pode se tornar um verdadeiro bagunceiro se não receber treinamento e se não se exercitar devidamente. Toda essa energia vem da sua herança como cão que caçava ratos. Hoje ele é mais popular como cão de guarda, mas sua vontade de correr atrás dos membros da sua família continua existindo.

Flat-coated retriever

Flat-coated retriever

O Flat-coated retriever é um cão que atinge até 60 cm de altura e que pesa cerca de 30 kg. Eles são muito conhecidos por sua personalidade amável e carinhosa, além de serem verdadeiros amantes da água. Isso se deve pela função de caçar animais na água que ele tinha. Não é à toa que eles são ótimos nadadores. Atualmente, são mais comuns como cães de família, animando a todos ao seu redor.

Bloodhound

Bloodhound

Popular pelo seu grande tamanho, seus olhos caídos e sua pele enrugada, o Bloodhound é um cão muito dócil e carinhoso. Sua altura varia entre 60 cm e 70 cm, e seu peso pode chegar a incríveis 50 kg. Sua apurada inteligência o faz ser um cão fácil de ser treinado. Juntando isso com seu excelente faro, temos o cão rastreador perfeito, que até hoje é usado para tal fim.

Spaniel bretão

Spaniel bretão

Originário da França, o Spaniel bretão mede cerca de 45 cm de altura e pesa até 18 kg. É uma raça esportiva e rica em energia. Assim que surgiu, ele foi utilizado como auxiliar de caçadores, ajudando na captura de aves. Recentemente, eles têm sido mais usados em competições e como cães de família, pois são alegres e energéticos.

Cocker spaniel americano

Cocker spaniel americano

O Cocker spaniel americano tem muita similaridade com o seu primo inglês. No entanto, o formato da sua cabeça e do seu focinho são distintos, apesar de o tamanho ser o mesmo. No início, o Cocker spaniel americano foi usado como cão de caça, entretanto, ele perseguia especificamente codornas e aves pequenas. Atualmente, esses pets são mais comuns como cães de companhia.

Não podemos esquecer do Vira-lata (SRD)

cachorro sem raça definida

Por serem muito diversos, os Vira-lata não possuem um tamanho certo, mas são extremamente carinhosos e fiéis aos donos. O SRD (sem raça definida) é capaz de seguir comando sem nem ao menos ter recebido treinamento. Por isso, pode ocupar inúmeras funções, dependendo do seu porte e do adestramento.

Agora conhecemos os 25 gênios caninos!

dois cachorros buscando disco

Como você pôde descobrir, os cães são animais sensacionais que nos auxiliam desde o início dos tempos. Aqueles com uma inteligência acima da média se tornaram verdadeiros ajudantes dos humanos, atuando como cães de caça, pastoreio, guarda e muitas outras funções.

Com o passar dos anos, algumas funções foram sumindo ou sendo bem menos utilizadas, mas isso não inutilizou esses cães de maneira nenhuma. Com a incrível inteligência de cada um, eles foram se adaptando e conquistando outras profissões. Tornaram-se cães militares, guias, de companhia e, até mesmo, de terapia. Não importa quantos anos passem ou como a tecnologia avance, eles sempre serão necessários.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.