Conheça 8 tipos de Shih Tzu: europeu, americano e outros

Conheça 8 tipos de Shih Tzu: europeu, americano e outros

Você também é apaixonado por Shih Tzus? Sabia que existem vários tipos? Confira neste artigo todos os principais, suas características e inúmeras curiosidades!


Quantos tipos de Shih Tzu existem?

Shih Tzu

O Shih Tzu é uma raça muito antiga que remonta à China Antiga, sendo que, historicamente, esse cão era considerado o cachorro favorito dos monges e dos imperadores, fato que fez com que os primeiros exemplares da raça fossem descobertos no Tibete.

Hoje em dia, a raça se popularizou em todos os lugares do mundo e se tornou uma das queridinhas dos brasileiros. Mas, e você, tem noção da variedade de Shih Tzus que podem ser encontrados no mercado?

Continue a leitura e conheça, neste artigo, as principais características da origem, traços físicos e comportamentais de oito diferentes tipos de Shih Tzu que irão chamar a sua atenção. Boa leitura!

Tipo de Shih Tzu Americano

Shih Tzu americano

Considerado puro-sangue, o Shih Tzu Americano é um dos mais encontrados no Brasil. Confira, a seguir, as principais características que fazem parte da história e do dia a dia do Shih Tzu Americano.

Origem do Shih Tzu Americano

Na Segunda Guerra Mundial, soldados americanos encontraram cães da raça Shih Tzu no oriente e logo se apaixonaram pela raça. Com isso, quando retornaram para os Estados Unidos, os soldados trouxeram junto alguns exemplares da raça.

A partir daí, o Shih Tzu Americano tornou-se cada vez mais popular no país. No ano de 1969, o American Kennel Club reconheceu a raça Shih Tzu e denominou os cães pertencentes a ela como Shih Tzus Americanos, os quais também são considerados puros-sangues. No mais, para que o cão seja reconhecido como americano, é fundamental que os criadores sejam filiados ao AKC.

Características físicas

O Shih Tzu Americano apresenta pernas mais altas do que os demais Shih Tzus, sendo que as pernas da frente são muito mais alinhadas com o peito. O peito desse cão apresenta um diâmetro pequeno, enquanto a cabeça é mais quadrada e menor.

O pescoço do Shih Tzu Americano é mais fino e alongado, os olhos são pequenos e os ombros apresentam um caimento para frente. O focinho do Shih Tzu Americano costuma ser mais reto e um pouco mais longo. Quanto ao tamanho, o pet pode ter até 28 cm de altura.

Personalidade deste tipo de Shih Tzu

Por ser um cão considerado de companhia, o Shih Tzu Americano apresenta uma personalidade mais calma, tranquila, inteligente e amigável. Isso faz com que ele seja excelente para a convivência diária com adultos e crianças. Logo, se você procura por um Shih Tzu amigável, o padrão americano é o indicado.

Além disso, o Shih Tzu Americano é considerado muito inteligente, característica excelente para tornar a convivência e as técnicas de adestramento mais fáceis.

Tipo de Shih Tzu Europeu

shih tzu europeu

O Shih Tzu Europeu é um tipo de cão facilmente encontrado na Europa. Com características físicas diferentes do padrão americano, esse cão se destaca pela forte personalidade e também por uma leve diferença de altura. Quer saber mais? Confira mais detalhes a seguir!

Origem do Shih Tzu Europeu

Antigamente, o Shih Tzu era uma raça criada apenas por monges budistas e pela realeza chinesa. A criação europeia iniciou somente na década de 1930, na Inglaterra. No início, a raça era categorizada como Lhasa Apso, porém, após um tempo, foi reconhecida oficialmente pelo Kennel Club Inglês.

Assim como o padrão americano, o Shih Tzu Europeu é considerado de pura raça. Caso você tenha interesse nesse pet, escolha comprá-lo em um canil que seja autorizado pelo Kannel Club Inglês.

Características físicas

Quando adulto, o Shih Tzu Europeu pode ter até 25 centímetros de altura na cernelha. Quanto às características físicas, o padrão europeu apresenta uma cabeça mais larga e arredondada, e os olhos são grandes e com um considerável espaço entre eles.

O focinho do padrão europeu é mais curto e os dentes do cãozinho são voltados para a frente, com uma mordedura em torques, ou seja, o topo dos dentes inferiores e superiores se tocam.

Personalidade deste tipo de Shih Tzu

De maneira geral, o Shih Tzu é um cãozinho muito tranquilo. Porém, o Shih Tzu Europeu pode apresentar comportamentos inadequados. Um exemplo do mau comportamento ocorre quando o pet não recebe carinho, sendo que, para chamar a atenção, ele pode vir a desobedecer regras e também latir muito, ou seja, ele possui uma personalidade muito dependente do seu tutor.

Além da dependência, o Shih Tzu Europeu apresenta traços de carência. Por isso, o ideal é que você dê o máximo de atenção e carinho para o cãozinho padrão europeu. Outras características presentes na personalidade do Shih Tzu Europeu são a alegria e a disposição, já que ele está sempre pronto para brincar muito com a sua família.

Tipo de Shih Tzu Tigrado

shih tzu tigrado

O Shih Tzu Tigrado apresenta características bem peculiares no que diz respeito aos seus pelos. Ficou curioso? Confira mais informações abaixo!

Origem do Shih Tzu Tigrado

O Shih Tzu Tigrado reconhecido oficialmente é o Shih Tzu com padrão americano, apesar de a origem da pelagem tigrada nesses pets não possuir dados históricos oficiais. Essa ausência de dados mais relevantes sobre a origem do Shih Tzu Tigrado se dá pelo fato do termo "tigrado" se referir apenas à cor da pelagem, e não às suas características físicas.

Pelo fato de ser considerada a cor da pelagem do cão, muitos tutores acabam tendo dificuldades em classificar se o seu cão é Tigrado ou não.

Características físicas

O Shih Tzu tigrado é considerado um dos padrões mais bonitos do mundo. Isso, porque ele tem a pelagem com uma cor de base que apresenta faixas com tons variados e que percorre toda a pelagem do cão, o que faz com que se tenha bonitos nuances multicoloridos.

Um ponto que é importante pontuar é o fato de o tigrado não ser uma cor, mas sim, um padrão de pelos. Esse efeito tigrado pode variar: em alguns Shih Tzus ele tende a ser mais pesado, e em outros, mais leve.

Personalidade deste tipo de Shih Tzu

O Shih Tzu Tigrado é uma variação de pelagem do padrão americano, assim, esse tipo de Shih Tzu apresenta uma personalidade afetuosa, atenciosa e muito companheira. Ou seja, se você procura por um cão de companhia, o Shih Tzu Tigrado é uma excelente opção.

Outro ponto importante em relação à personalidade do Shih Tzu Tigrado é o fato de ele ser um pouco teimoso. Mas, tenha calma, essa teimosia é até ele se acostumar às suas ordens.

Tipo de Shih Tzu Imperial

Shih Tzu imperial

O Shih Tzu Imperial não é um tipo de cão muito fácil de ser encontrado, pelo fato de não ser reconhecido oficialmente pelas associações dos cães dessa raça. Com características físicas diferenciadas, o grande destaque desse cão fica no seu tamanho. Continue a leitura e fique por dentro.

Origem do Shih Tzu Imperial

O Shih Tzu Imperial é um tipo de Shih Tzu que não é reconhecido pelo American Kennel Club (AKC), associação oficial e que estabelece os padrões da raça. Essa categoria de Shih Tzu não apresenta uma história a respeito da sua criação.

O que se sabe é que ele é um padrão reconhecido pelo American Shih Tzu Club. Apesar de criadores dessa raça informarem que o cão é verdadeiro, as associações oficiais não o reconhecem.

Características físicas

Criadores da raça Shih Tzu Imperial informam que o padrão dessa raça é diferenciado pelo fato de os cães apresentarem um tamanho bem inferior. Para se ter uma ideia, o Shih Tzu Imperial é um cão que pode apresentar, no máximo, 3 kg, sendo que um padrão americano ou europeu apresenta peso na faixa de 8 kg.

Além do pequeno peso, o Shih Tzu Imperial não apresenta uma grande altura na cernelha, que fica em torno de 25 centímetros.

Personalidade deste tipo de Shih Tzu

Criadores da raça os identificam como cães calmos, tranquilos e inteligentes, ideais para quem quer um pequeno cão para fazer companhia. Pelo fato de ele ser muito pequeno em relação aos demais tipos de Shih Tzus, o Shih Tzu Imperial não é recomendado para lares com crianças pequenas, já que é um pet extremamente frágil. Atente-se a isso.

Tipo de Shih Tzu Xícara de Chá

shih tzu xícara de chá

O nome "xícara de chá" não é apenas decorativo para o Shih Tzu deste tipo. Realmente, o Shih Tzu Xícara de Chá ou "Teacup" existe e é um cão com tamanho muito pequeno quando comparado aos demais exemplares da raça. A seguir, você conhecerá mais detalhes sobre ele.

Origem do Shih Tzu Xícara de Chá

O Shih Tzu Xícara de Chá não tem uma origem pré-estabelecida, e isso se deve ao fato de ele ser um cão com variação genética. Inclusive, as associações que certificam o padrão da raça não reconhecem o Shih Tzu Xícara de Chá por ele ser extremamente pequeno e frágil, características que não fazem parte da genética de um cão Shih Tzu oficialmente reconhecido.

Características físicas

O Shih Tzu Xícara de Chá com certeza é um cão que chama a atenção pelo seu pequeno tamanho, considerando que ele é menor que o Shih Tzu Imperial. De maneira geral, o Shih Tzu Xícara de Chá apresenta apenas 15 centímetros de altura na cernelha.

Quanto ao seu peso, o máximo que esse cão pode chegar é aos 3 kg, sendo que um Shih Tzu Xícara de Chá que tiver mais de 4 kg não é considerado verdadeiro. No que se refere à cor do Shih Tzu Xícara de Chá, é comum encontrar esse cão em misturas de cores como preto, branco, castanho escuro e avermelhado.

Personalidade deste tipo de Shih Tzu

Por ser um cão muito frágil, o Shih Tzu Xícara de Chá não é um cão ativo, isso porque, além de ele apresentar um curto tamanho, o seu peso é muito baixo. Com isso, ele acaba sendo um cão ideal para quem não dispõe de muito tempo para brincadeiras, o que o padrão da raça exige.

Sendo assim, a personalidade do Shih Tzu Xícara é ideal para aqueles tutores que procuram por um cão mais sossegado, calmo, tranquilo e também de companhia. Por ser de porte mini, o Shih Tzu Xícara de Chá não é indicado para conviver com crianças muito pequenas e agitadas.

Tipo de Shih Tzu de olhos azuis

Shih Tzu de olhos azuis

Sem dúvidas, um exemplar que chama a atenção pela cor dos seus belos olhos e também por ser mais difícil de ser encontrado, o Shih Tzu de olhos azuis é um cão que apresenta algumas particularidades no que se refere à sua genética. A seguir, você conferirá mais informações.

Origem do Shih Tzu de olhos azuis

O Shih Tzu de olhos azuis, ao contrário do que muitos possam imaginar, é um cão que não apresenta padrão de raça, mas sim, uma falha genética. Com isso, não se tem o reconhecimento de um padrão de Shih Tzu de olhos azuis para as associações responsáveis por classificar os padrões de Shih Tzu.

Sendo assim, qualquer padrão de Shih Tzu, por exemplo, europeu ou americano, pode ter exemplares com olhos azuis ao considerar que essa característica é apenas uma falha genética do cão.

Características físicas

A principal característica desse cão é o fato de ele ter os olhos azuis, sendo que os demais tipos de Shih Tzus apresentam olhos escuros na tonalidade preta. Além dos olhos azuis, os cães que apresentam essa falha genética possuem lábios, nariz, contorno dos olhos e a planta dos pés em tons de marrom-escuro ou cinza.

Em relação ao tom do pelo do Shih Tzu olhos azuis, ele pode ser de qualquer cor, apesar de o cinza ser uma cor predominante nos casos de Shih Tzu com olhos azuis.

Personalidade deste tipo de Shih Tzu

Como a principal característica desse tipo de Shih Tzu está no fato de ele ter os olhos azuis, o temperamento do cão é considerado o mesmo dos cães dos padrões europeu e americano. Com isso, pode-se dizer que a personalidade do Shih Tzu olhos azuis é considerada amigável, alegre, animada e companheira, o que faz com que os cães dessa raça tenham um fácil convívio com todas as pessoas, sejam elas mais velhas ou crianças.

Tipo de Shih Tzu marrom

Shih Tzu marrom

Com certeza, você já viu um Shih Tzu marrom e o associou com a cor chocolate, não é mesmo? A seguir, você conferirá mais informações sobre o Shih Tzu marrom. Não perca!

Origem do Shih Tzu marrom

O Shih Tzu marrom é um cão que não possui uma história da sua criação, pelo fato de ele poder ser do padrão europeu ou americano. Com o branco, o Shih Tzu marrom é um dos tipos mais admirados pelos apaixonados pela raça.

A cor marrom que, muitas vezes, é a única do corpo desse animal, não tem ligação com mutação genética ou com outro problema.

Características físicas

Também conhecido como chocolate, o Shih Tzu marrom é um cão que pode fazer parte da família padrão europeu ou americano. Isso faz com que as características físicas do cãozinho sejam variadas no que se refere à altura e ao peso do animal.

A principal característica física do Shih Tzu marrom, sem dúvidas, é a cor da sua pelagem. Essa cor marrom é chamada "fígado", denominação dada pela pigmentação da pele, e não pela cor dos pelos do cão.

Personalidade deste tipo de Shih Tzu

O cão Shih Tzu marrom é um animalzinho que apresenta comportamento divertido, companheiro e atencioso. Com isso, ele é perfeito para todos aqueles que querem ter um cão sempre ao seu lado.

Porém, assim como os demais padrões da raça, o Shih Tzu marrom pode apresentar alguns comportamentos negativos, como a teimosia. Para evitar que o seu cãozinho cresça teimoso, o recomendado é que, desde filhote, ele seja submetido a técnicas de adestramento e socialização.

Tipo de Shih Tzu negro

Shih Tzu preto

Considerado uma verdadeira joia rara, o Shih Tzu negro é um cão muito difícil de ser encontrado. A seguir, você verá mais informações sobre esse cãozinho que chama a atenção por onde passa.

Origem do Shih Tzu negro

O Shih Tzu negro não tem uma certificação internacional que ateste a sua origem. Porém, o que se sabe é que essa distinção não o faz ser desconhecido pelas associações que certificam o padrão da raça.

O que se sabe é que o Shih Tzu negro é uma verdadeira raridade. Historicamente, o Shih Tzu negro era o único animal que dormia nos aposentos da Imperatriz chinesa Tsé-hi. Esse ShihTzu negro se chamava Hai Ling.

Características físicas

Por ser uma variação do padrão europeu ou americano, o Shih Tzu negro apresenta como característica física principal o fato de a sua coloração ser escura. Os cães que são Shih Tzu negros apresentam nariz, contorno dos lábios, olhos e as almofadas das patinhas no tom de preto.

Conforme vai envelhecendo, o Shih Tzu negro vai ficando com a tonalidade mais desbotada. Além disso, é muito comum que o Shih Tzu negro filhote faça a transição de cor para uma tonalidade mais prateada.

Personalidade deste tipo de Shih Tzu

Com um comportamento igual ao dos Shih Tzus padrão americano e europeu, o Shih Tzu negro costuma se adaptar muito bem a qualquer ambiente. Com a fácil adaptação, uma característica marcante dessa categoria de Shih Tzu é o fato de esse pet ser muito fiel e companheiro do seu dono. Inclusive, isso faz com que, em alguns casos, ele aja com perspicácia, agilidade e coragem para defender o seu dono, se sentir que ele está em uma situação de perigo.

Oito tipos de Shih Tzu para você se apaixonar!

Shih Tzu na grama

A raça Shih Tzu se tornou uma das mais queridas e presentes nos lares brasileiros, de modo que isso fez com que os tutores interessados em cachorros da raça encontrem os mais diferentes tipos de Shih Tzus à venda no mercado.

Neste artigo, você pôde conferir informações sobre a origem, as características físicas e a personalidade de oito tipos de Shih Tzu, além de conhecer a fundo como são os comportamentos e os costumes de cada um deles. Esses pets, independente do tipo, são amáveis e brincalhões e, com certeza, serão ótimos cães caso você opte por adotá-los.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.