Metamorfose das borboletas: veja as fases do ciclo de vida

Metamorfose das borboletas: veja as fases do ciclo de vida

Você já sabe que borboletas sofrem metamorfose, mas sabe como o processo ocorre em detalhes? Neste artigo você conhecerá tudo sobre o ciclo de vida do inseto!


Afinal, você sabe como funciona a metamorfose da borboleta?

Borboleta nascendo

Você já ficou encantado com uma borboleta em um jardim? O inseto, que possui cores variadas e que encanta muitas pessoas, possui cerca de 3.500 espécies catalogadas apenas no Brasil, e mais de 17.500 espalhadas por todo o mundo.

Quem vê uma borboleta, por hora, não imagina o quão complexo é o processo de metamorfose do animal. A transformação acontece em diferentes fases, de forma que o processo, até que a lagarta se transforme em uma borboleta, é intenso. Você quer conhecer esse belo ciclo da natureza? Então, continue lendo este artigo para descobrir sobre a fascinante metamorfose das borboletas!

Fases da metamorfose das borboletas

A metamorfose das borboletas acontece em quatro etapas: fase do ovo, larva, pupa e estágio adulto. A seguir, você conhecerá em detalhes cada uma dessas etapas. Acompanhe!

Ovo

ovos de borboleta

Na primeira fase, os ovos são colocados em plantas pela borboleta fêmea adulta. Essa fase pode durar de um dia até um mês. As plantas em que os ovos ficam depositados servem como fonte de alimentação para as lagartas incubadas.

O período de depósito dos ovos depende da espécie de borboleta. Eles podem ser colocados no outono, na primavera ou no verão. Esses ovos costumam ser muito pequenos, de forma que as borboletas depositam muitos deles simultâneamente, mas apenas alguns sobrevivem.

Larva – Lagarta

larva de borboleta

Depois da fase inicial, o embrião se transforma em uma lagarta. A função da lagarta é apenas comer para acumular energia, sendo que o alimento ingerido é armazenado para ser utilizado mais tarde quando a lagarta estiver na fase adulta. É realmente um processo complexo!

À medida que ela cresce, vai confeccionando fios de seda que servem como abrigo para predadores. Alguns meses depois, após muitas trocas de pele, quando a lagarta possui pele e seda suficiente, ela está pronta para confeccionar seu casulo. É importante reforçar que a segunda fase da metamorfose pode durar até mais de um ano, dependendo da espécie de borboleta.

Pupa – Crisálida

casulo de borboleta

A terceira fase é o processo de transição. Agora, a lagarta está cheia e para de comer. Ela, então, transforma-se em uma pupa e utiliza os fios de seda e os fragmentos de pele de suas trocas, anteriormente armazenados, para construir o verdadeiro casulo. A lagarta fica em total repouso nessa fase.

Essa etapa pode durar algumas semanas ou meses, sendo que algumas espécies ficam nesse estágio durante dois anos. Muitas mudanças acontecem nessa fase. As células especiais presentes na lagarta crescem rapidamente e transformam-se em pernas, olhos, asas e outras partes da borboleta adulta.

Adulto – Imago

borboleta

O último estágio é a fase adulta e reprodutiva, quando a borboleta rompe o casulo e coloca as asas para fora, que estavam abrigadas no tórax. A principal função desse estágio é a reprodução. A borboleta adulta acasala e deposita os ovos sobre as plantas, sendo que voar nessa situação é muito útil, pois facilita o encontro da planta certa para colocar os ovos.

Muitas espécies de borboletas adultas não se alimentam, enquanto outras ingerem néctar das flores. No geral, o processo todo da metamorfose pode durar até dois anos e meio, dependendo da espécie. É um desenvolvimento muito intenso!

Outras informações sobre a metamorfose das borboletas

borboletas casulos

É realmente incrível o processo de metamorfose das borboletas. Você quer descobrir ainda mais detalhes desse desenvolvimento? Então, acompanhe os tópicos adiante, eles elucidarão muitas dúvidas acerca da metamorfose!

O que é metamorfose

"Metamorfose" é uma palavra oriunda do grego "metamórphōsis", que significa transformação ou mudança de forma, um processo de transformação que o animal sofre até se tornar adulto. Visto que a borboleta passa por estágios completamente distintos entre si, conclui-se que ela possui uma metamorfose biologicamente completa, de modo que esses insetos são considerados holometábolos.

A vantagem desse tipo de metamorfose é a redução da competição entre jovens e adultos da mesma espécie. Isso, porque em diferentes fases, o animal possui hábitos também bastante distintos. Outros animais, como os anfíbios, também passam pelo processo de metamorfose, mas de uma maneira menos radical.

Tempo de vida das borboletas

Outro fato curioso sobre as borboletas está relacionado ao tempo de vida. Algumas espécies vivem apenas 24 horas ao atingirem a fase adulta, enquanto a maioria vive em torno de algumas semanas. Entretanto, a Borboleta Monarca é uma espécie que vive durante um longo tempo, sendo que sua existência pode chegar até nove meses.

Além disso, algumas espécies hibernam durante o inverno e podem viver por meses. O que determina o tempo de vida de cada espécie são as suas próprias características e os fatores externos. Por exemplo, o habitat e a ação dos predadores naturais conseguem influenciar a expectativa de vida desses animais.

Reprodução das borboletas

A borboleta macho atrai a fêmea para a cópula. Para isso, ele rastreia uma fêmea e libera um feromônio que a atrai para o acasalamento e que a prepara para a reprodução. Durante o acasalamento, o casal troca gametas, de modo que isso ocorre por meio da introdução do órgão reprodutor do macho no abdômen da fêmea.

Neste momento, o macho e a fêmea se mantêm imóveis ao se acasalarem. Um fato curioso é que, devido a essa imobilidade, esses animais se tornam alvo fácil para predadores e, por isso, muitas espécies acasalam no ar. Dependendo da espécie, são liberados até 10 mil ovos, mas apenas 2% deles se tornam borboletas adultas.

Fragilidades das borboletas

O processo de metamorfose exige muito esforço e enfrenta muitas dificuldades. Dentro do casulo, a lagarta desintegra todos os seus tecidos que são utilizados para alimentar as células. A partir disso, ocorre a formação das asas, antenas, pernas, olhos, genitais e todas as características de uma borboleta.

Com o crescimento das asas, o espaço no casulo fica apertado, sendo que, a sair do recinto, a borboleta precisa fazer muita força. Para facilitar a saída, suas asas saem molhadas e enrugadas. No mais, é liberado um fluido que dissolve os fios de seda, desfazendo o casulo e fortalecendo as asas que, em seguida, se expandem.

Importância da metamorfose para as borboletas

A metamorfose é muito importante para o ciclo de vida e para a manutenção das espécies de borboletas na Terra. A interrupção desse processo resultaria na extinção desses animais e afetaria a biodiversidade terrestre. Por isso, o processo não deve ter interferência humana para que ocorra de forma completa.

Além disso, essa ocorrência da natureza permite que as borboletas se adaptem, em diferentes fases, a distintos meios ecológicos. Isso garante às espécies maiores possibilidades de sobrevivência diante de mudanças no ambiente ou no clima.

Importância ecológica das borboletas

As borboletas devem ser preservadas, pois, possuem grande importância ecológica. Elas são, por exemplo, indicadores naturais das condições ótimas de um ambiente saudável. Além disso, são importantes elementos da cadeia alimentar, pois são presas de alguns animais, como pássaros e morcegos.

Elas também têm um papel fundamental como polinizadoras das flores. Elas capturam o pólen das flores enquanto coletam o néctar e, ao saírem voando, disseminam-no para outras regiões, fazendo com que floresça em diversas localidades, perpetuando espécies de plantas.

A metamorfose das borboletas é incrível

borboleta saindo do casulo

Como você viu neste artigo, a metamorfose é um processo encantador e muito importante para o ciclo de vida e para a manutenção das espécies de borboletas na Terra. Esse processo ocorre em quatro etapas, sendo que o animal eclode de um ovo, torna-se uma lagarta, forma um casulo e, enfim, vira uma borboleta. Esta tem como a principal função a reprodução.

As borboletas possuem um tempo de vida pequeno, sendo que a maioria só vive algumas semanas. Apesar disso, elas enfrentam inúmeras dificuldades dentro do casulo por semanas ou meses até chegarem à fase adulta. Esses animais, que encantam as pessoas devido aos seus diferentes formatos e cores, são incríveis e muito importantes para que o equilíbrio ecológico da Terra seja mantido.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.