Tudo sobre pombos: tipos, alimentação, curiosidades e mais!

Tudo sobre pombos: tipos, alimentação, curiosidades e mais!

Nesse artigo você conhecerá um pouco mais sobre a natureza dos pombos. Veremos que ele é muito mais impressionante do que imaginávamos!


O que você conhece sobre os pombos?

Dois pombos

Os pombos são animais muito conhecidos mundialmente. A coisa mais comum no dia a dia é encontrá-los sobrevoando ou andando em bandos pelo chão das cidades. Entretanto, as pessoas são tão acostumadas com a presença desses animais que, por vezes, eles acabam passando despercebidos. Você já parou para se perguntar o que você conhece sobre os pombos?

Os pombos são aves da família Columbidae que se dividem em diferentes espécies. A mais conhecida por nós humanos é a espécie Columba Lívia, sendo esse, o tipo de pombo que mais encontramos nas cidades. Nesse artigo, iremos nos aprofundar na natureza desses animais, assim como falaremos das suas principais características e curiosidades. Vamos lá?!

Ficha técnica do pombo

Pombo á beira mar

Para conhecer mais sobre os pombos, a primeira coisa que você precisa, é saber suas informações básicas. Em seguida, descobriremos quais são as principais características desse animal. Confira agora!

Origem e nome científico

Os pombos vêm da família Columbidae, uma família de aves que, pelo que datam os historiadores, existe desde a antiguidade, antes de cristo. Esses animais surgiram na antiga Mesopotâmia, no início do terceiro milênio a.C. Nessa época, os pombos eram considerados um símbolo que representava Inanna-Ishtar, a deusa do amor, da sexualidade e da guerra.

As pessoas acreditavam que essa deusa assumia a forma de uma pomba. Sendo assim, diversas oferendas e cultos a Inanna eram feitos com a figura de pombos. De lá para cá, os pombos começaram a ser cultivados também, por asiáticos e trazidos para o Brasil pelos Europeus.

Características visuais

Os columbídeos são aves de pequeno e médio porte que possuem um pescoço curto, além de bicos e pequenas patas. Por ser uma família de aves com mais de 300 espécies espalhadas pelo mundo, algumas características visuais mais específicas, podem variar de acordo com cada espécie.

Uma dessas características variantes é o padrão de cores na cauda e no pescoço. Existem espécies como a Columba Livia Gmelin que possuem uma cauda preta e o pescoço esverdeado. Assim como a Treron Vernans, que possui uma cauda cinza e o pescoço com uma mistura de verde e laranja.

Habitat e distribuição geográfica

O habitat dos columbídeos compreende as áreas rochosas, geralmente em costas ou lugares montanhosos. No entanto, os pombos que conhecemos e que tanto vemos nas cidades são formas domesticadas de pombos selvagens. Esses animais são adaptados à civilização e tem o seu habitat encontrado em lugares altos e cobertos, que os ajudam a se proteger da chuva e do vento da cidade.


Alimentação da ave

No que diz respeito a alimentação dos pombos, a dieta deles se constitui de grãos ou de pequenos insetos. Entretanto, com a migração para o meio urbano, essas aves acabam mudando alguns hábitos alimentares. Sendo assim, é algo bastante comum ver pombos se alimentando de restos de comidas deixados no chão das cidades. De toda forma, os pombos não costumam precisar de muito alimento durante o dia, visto que são animais de pequeno porte.

Comportamentos

Os pombos, geralmente, voam em grupos e trocam diversas informações entre si. Eles têm o costume de sempre voltar para os seus ninhos, ou lugares de origem. Por isso, estão sempre muito atentos às coordenadas geográficas dos lugares para onde voam, para que seja possível voltar para casa depois.

Além disso, os pombos são animais monogâmicos. Isso quer dizer que eles ficam com apenas um parceiro durante a vida toda, reproduzindo e cuidando dos filhotes em conjunto. Um comportamento dos pombos, que é muito conhecido pelos humanos, é o seu barulho. Esses animais fazem sonorizações com a voz. Um fato interessante é que esses sons, permitem a diferenciação de uma espécie para outra.

Expectativa de vida e reprodução

O acasalamento dos pombos pode acontecer em qualquer época do ano, mas principalmente na primavera e no verão. Após isso a fêmea coloca e incuba cerca de dois ovos no ninho. Nesse momento, tanto o macho quanto a fêmea ficam responsáveis por chocar os ovos, por uma média de 19 dias.

Então os filhotes nascem e são cuidados e alimentados pela mãe por cerca de 30 dias. Com relação à expectativa de vida, os pombos criados em cativeiro podem viver até os 15 anos. Já os pombos que vivem em meio à civilização, vivem em média por 6 anos.

Tipos de pombos no Brasil e no mundo

Atualmente existem mais de 300 espécies de columbídeos espalhados em todos os continentes. Algumas, dessas espécies são: pombo-doméstico, pombo asa-branca, pombo-galega, pomba-amargosa, pomba-de-bando, rola-asas-de-bronze e o Treron Vernans. Veja agora alguns fatos sobre essas espécies.

Pombo-doméstico (Columba livia Gmelin)

Pombo-doméstico no telhado

A Columba livia Gmelin é a espécie mais conhecida pelos humanos. Esse tipo de pombo é presente em grandes cidades e civilizações. A cor desse animal tem uma variação bem grande, podendo haver exemplares brancos, marrons, manchados ou acinzentados.

Além disso, não existem muitas características marcantes que possibilitem que o macho e a fêmea sejam diferenciados. No entanto, uma característica específica desses pombos, em geral, são os reflexos metálicos presentes em sua pelagem.

Pombo asa-branca (Patagioenas picazuro)

Pombo asa-branca em cima do tronco

Também conhecido como pomba-carijó, pomba-trocaz, jacaçu ou pombão, esta é uma ave originária da América do Sul encontrada no Brasil, no Paraguai, no Uruguai, Bolívia e Argentina. A Pomba asa-branca vive em campos, cerrados, bordas de florestas ou até mesmo centros urbanos. Elas alimentam-se de grãos e sementes.

O nome dessa ave se dá por conta da parte superior de suas asas, que possuem uma faixa branca que fica visível durante o voo. Outras características marcantes dessa espécie, são os anéis avermelhados ao redor dos olhos, o colar escamoso e a pelagem cinza e azul na área do pescoço.

Pomba-galega (Patagioenas cayennensis)

Pomba-galega em galho seco de árvore

Presente em todo o Brasil, no México, Argentina e Uruguai, a Pomba-galega mede cerca de 32 cm e possui uma plumagem de cor vinho no alto da cabeça, no pescoço e manto. O restante do seu corpo é cinza-azulado, com as penas da cauda pardo-claras.

Essa pomba vive na orla da mata, e só vive em bandos na época de reprodução. Fora desse momento, a Pomba-galega é bastante solitária e possui um canto alto e acelerado. Essa espécie é predominantemente frugívora e granívora. As aves costumam procurar folhas mortas para descobrir sementes ou frutos caídos das árvores, para se alimentarem deles.

Pomba-amargosa (Patagioenas plúmbea)

Pomba-amargosa em galho de árvore

Conhecida também como caçaroba, guaçuroba ou pomba-verdadeira, essa ave pode ser encontrada em muitos lugares da América do Sul. Comum na copa de florestas úmidas, bordas de florestas e capoeiras altas, a pomba-amargosa é uma ave bastante discreta e difícil de ser notada, a não ser que cante.

Sua plumagem é quase que completamente cor de chumbo, apenas com algumas manchas mais claras no pescoço e na base da cauda. Sua alimentação se baseia em alimentos granívoros e frugívoros. A pomba-amargosa tem o hábito de comer erva-de-passarinho, o que torna a sua carne amargosa, daí vem o seu nome popular.

Pomba-de-bando (Zenaida auriculata)

Pomba-de-bando em cima do ferro

Também chamada de avoante, essa é uma ave campestre encontrada nas Antilhas, terra de fogo e isoladamente na região nordeste do Brasil. Ela vive em bandos, podendo juntar milhares da sua espécie durante a migração ou nos momentos de repouso. A pomba-de-bando possui cerca de 21 cm de comprimento, com uma pelagem acinzentada e manchas negras na cabeça e nas asas.

Em algumas regiões do nordeste, essa ave serve como fonte de alimentação. No entanto, a caça da Pomba-de-bando é considerada crime ambiental, rendendo multas de R$ 500,00 reais por unidade apreendida ou até mesmo pena de prisão.

Rola-asas-de-bronze (Phaps chalcoptera)

Rola-asas-de-bronze no chão de terra

A Rola-asas-de-bronze é uma das aves mais comuns de se encontrar na Austrália. Ela é conhecida, por conseguir se adaptar a quase todos os tipos de habitat, com exceção de áreas muito áridas ou florestas densas. Os machos dessa espécie possuem uma testa branca e amarela, e um peito rosado.

Ambos os sexos, têm uma linha branca clara em volta do olho e remendos de verde, azul e vermelho na asa. A rola-asas-de-bronze é muito cautelosa, e raramente permite a aproximação de humanos. Elas costumam procurar alimentos em pequenos grupos e se alimentam principalmente de sementes e vegetais.

Treron vernans

Treron vernans em galho de árvore

A Treron vernans é uma ave que pode ser encontrada em países como o Camboja, Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã. Ela é muito conhecida por possuir um pescoço com uma pelagem cor de rosa, e o peito na cor verde. O resto de seu corpo é acinzentado.

Os seus habitats são as florestas subtropicais ou tropicais úmidas e manguezais. Além disso, essas aves costumam se alimentar de frutas, sementes ou folhas que encontram no chão.

Fatos e curiosidades sobre os pombos

Pombo em cima de cabo de energia

Como pudemos perceber, os pombos podem ser muito mais interessantes do que pensamos. A partir de agora, vamos nos aprofundar um pouco e conhecer algumas curiosidades e outras informações sobre eles.

São animais super inteligentes

Ao contrário do que muita gente pensa, os pombos são animais muito inteligentes e que podem apresentar comportamentos impressionantes. A começar pelo fato de que eles têm uma memória muito boa. Eles conseguem memorizar o rosto de pessoas e lugares, para entender o que ou quem pode apresentar um sinal de risco.

Além disso, na hora de escolher ou procurar comida, eles também têm um instinto e olho ótimo, conseguindo reconhecer que tipo de alimento é o ideal para eles. Outra característica que prova a inteligência deles é que os pombos conseguem detectar a presença de estranhos de longe através da vibração do solo.

Orientam-se pelo campo magnético da Terra

Um dos fatos mais curiosos dos pombos é que eles são ótimos localizadores geográficos. Isso porque, os pombos possuem um desejo nato de sempre voltarem para o seu ninho. Assim, desde o seu nascimento, os pombos aprenderam a se guiarem através do campo magnético da terra e pela orientação do sol.

Após anos de estudos feitos por cientistas da Universidade de Oxford, descobriu-se que os pombos possuem partículas ferrimagnéticas em seu bico e ouvidos. Isso permite que esses órgãos, funcionem como uma bússola biológica para eles, orientando-os para onde precisam ir.

Podem voar a até 80 km/h

A velocidade dos pombos, é outra característica que impressiona muitos pesquisadores. Essas aves, durante a migração, conseguem voar a até 80 km/h, fazendo trajetos super rápidos. Essa velocidade não as ajuda somente na locomoção, como também na proteção de predadores como o falcão. Tendo uma velocidade de voo muito mais rápida do que de seus predadores, caçar um pombo pode ser uma tarefa bastante difícil.

Podem reconhecer humanos

Por conviverem há muitos anos ao redor de humanos, o cérebro dos pombos, se desenvolveu o suficiente para entender o comportamento das pessoas, tornando a convivência mais fácil. Cientistas da Universidade Paris Nanterre fizeram uma pesquisa em 2011, que comprovou que os columbídeos são animais capazes de memorizar os rostos dos humanos.

Essa é a forma que essas aves encontraram de se defender contra pessoas que tenham a intenção de atacá-las. Sendo assim, se um pombo é atacado ou ameaçado por alguém uma vez, ele irá memorizar o rosto da pessoa e saberá quando fugir no próximo momento que a encontrar.

São aves imunes a choques elétricos

Você certamente já viu um pombo parado em cima de um fio de energia elétrica e se perguntou porque eles não morrerem eletrocutados. Isso acontece porque as aves pousam com as duas patas encostadas no fio, fazendo com que não haja diferença de potencial elétrico entre as patas.

Isso é o que impede que exista um fluxo elétrico no corpo. Sendo assim, os pombos não levam choques. Eles só levariam se encostassem uma pata no fio e outra no poste ou no chão, o que é pouco provável.

Predadores e importância ecológica

Os principais predadores dos pombos são os falcões, gaviões, gambás, guaxinins e corujas. Existem ainda, animais como as gaivotas e corvos que gostam de capturar os ovos dos columbídeos diretamente do ninho.

E mesmo que aos olhos da população urbana os pombos pareçam animais indesejados, eles têm uma importância ecológica bem grande. Na natureza, essas aves têm a função de controlar a população de insetos e de disseminar sementes de plantas que utilizam como alimento no solo. Essas sementes são eliminadas nas fezes, germinando no solo.

Os pombos são animais muito interessantes

Pombo pousando no chão

Os pombos são animais que estão sempre muito presentes no nosso dia a dia. Apesar disso, quando passamos por eles, não costumamos reparar ou dar muita atenção aos seus detalhes, por acharmos que não são animais relevantes na natureza. No entanto, nesse artigo pudemos constatar que a história não é bem por aí.

Os pombos são aves da família dos Columbídeos, que possuem uma importância bem grande desde os primórdios da sociedade, ainda na antiga Mesopotâmia. De lá pra cá, eles evoluíram tanto vivendo ao redor de humanos, que acabaram desenvolvendo uma inteligência essencial para sua sobrevivência.

Hoje é possível dizer, que os pombos são muito mais complexos do que as pessoas acham. Além de serem super espertos, eles também contribuem de forma significativa no controle populacional da natureza. E aí, você já conhecia alguma dessas informações sobre o pombo?

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.