Como saber se o Pug é puro? Mostramos aqui com dicas simples

Como saber se o Pug é puro? Mostramos aqui com dicas simples

Quer saber se o seu Pug apresenta linhagem pura? Aqui nós te contamos todas as características dele para você descobrir!


É possível saber se o Pug é puro?

pug deitado

O surgimento do Pug não foi arbitrário, de modo que esse cachorro foi criado por pessoas que analisaram diversas qualidades de cães e que realizaram cruzamentos específicos para chegarem ao padrão atual da raça. O Pug possui pontos bastante marcantes e característicos, como a sua cabeça redonda ou suas dobrinhas no corpo.

Ele foi criado em meados de 1930 e, tempos depois, foi reconhecido como uma raça original. Sua personalidade é bastante amigável e animada, de forma que ele também consegue ser um cão de guarda que faz de tudo para proteger a casa e seus donos quando é preciso.

Diante de tantas virtudes e características, fica a dúvida: como descobrir se um Pug é puro? Para desvendar essa dúvida solucionável, neste artigo você conhecerá, em detalhes, as principais e marcantes características do Pug, capazes de afirmar se o cão é ou não de raça pura. Vamos lá?

Como saber se o Pug é puro pela aparência?

pug de lado

Você descobrirá a seguir todas as características de um Pug legítimo para entender, da próxima vez que encontrar um, se ele é de raça pura ou não. Além do tamanho, vamos entender traços de sua pelagem, cor, estatura, tipo de corpo e características gerais que caracterizam um pet autêntico da raça. Acompanhe.

Tamanho e peso

Os Pugs puros geralmente são cães de pequeno porte. Eles tendem a pesar de 5,8 kg a 6,5 kg, com o macho atingindo o maior peso, já que possui o corpo mais robusto e musculoso, enquanto as fêmeas são mais miúdas. Em relação ao tamanho, eles são cães baixos, medindo entre 25 cm e 37 cm.

Quaisquer outras discrepâncias em relação à estatura podem mostrar que o seu Pug não possui Pedigree e pode, portanto, estar vindo de uma linhagem não pura. Quanto ao peso, é importante entender que ele pode ser influenciado pela alimentação, então, se for muito divergente do mencionado, pode ser que o animal não necessariamente seja ilegítimo.

Cabeça e olhos

Para atender ao padrão, o formato da cabeça de um Pug deve ser redondo quando observado de lado e quadrado quando visto frente a frente. Seus olhos grandes, redondos e escuros têm uma expressão suave. Ademais, embora pareça doce, o Pug também deve parecer animado e brincalhão.

Assim, a cabeça se torna o maior indicativo de cruzamentos puros ou não. Quando o Pug é formado por linhagens diferentes, sua cabeça torna-se menos redonda e seu focinho menos achatado, então, repare bem nisso.

Orelhas

As orelhas de um Pug de linhagem pura devem ser sempre fininhas, pequenas e caídas, e não para cima. A parte inferior de suas orelhas deve cair até o nível de seus olhos, de modo que o pavimento auditivo esteja sempre coberto.

Caso perceba que essa característica se encontra fora dos padrões estipulados, você pode duvidar acerca da pureza da linhagem do cão, já que cruzamentos de raças com orelhas em pé resultam em alterações na textura e no caimento.

Rosto, dentes e boca

O focinho do Pug é muito largo. Quando sua boca está fechada, você não deve ver seus dentes ou sua língua. Todas aquelas rugas, que são sua característica mais marcante ao redor do rosto, dobram-se sobre o nariz preto, adicionando caráter à sua expressão.

Em relação aos seus dentes e à boca, a mordida de um Pug de raça pura é ligeiramente desconexa, de modo que a mandíbula inferior é mais longa que a superior.

Pelagem e cores

A pelagem do Pug deve ser fina, lisa, curta e brilhante, nunca dura ou áspera. Tanto os Pugs fulvos quanto os pretos têm o mesmo tipo de pelagem, macia ao toque. Em relação às colorações e marcações, os Pugs possuem duas cores básicas, preto e fulvo (ruivo), embora o padrão mencione uma cor acinzentada também. Assim, ele não possui marcações em seu pelo, que deve ser uniforme por todo o corpo, exceto no focinho e nas orelhas.

Pescoço, traseira e cauda

Para dar sustentação à sua cabeça redonda e pesada, o pescoço do Pug deve ser forte e grosso. A linha superior, que vai desde o topo dos ombros até as costas até onde começa a cauda, deve ser reta e nivelada.

Assim, sua postura até a sua cauda deve ser alinhada, sem "mergulhar" no meio, e não deve se inclinar para baixo ou para cima. O peito do Pug deve ser largo e cheio, e sua traseira, bastante musculosa.

Pernas

Se você ficar na frente de um Pug, verá perninhas retas, robustas e curtas, conectadas aos ombros largos e ao tórax. Assim, o peito do Pug deve se estender sobre as patas dianteiras. Suas patas traseiras devem ser fortes e paralelas na parte de trás. O seu comprimento é médio, de forma que, na vista lateral, você deve ver os cotovelos diretamente abaixo. No mais, o cão possui ombros inclinados para trás e metacarpos fortes.

Como saber se o Pug é puro pela personalidade

pug na grama

Além das características físicas, vamos descobrir sobre o temperamento, gostos, instintos e personalidade de um Pug puro, visto que suas atitudes falam muito a respeito da sua legitimidade. Descubra agora quais são elas!

Teimoso

Os Pugs nem sempre têm facilidade em ouvir e fazer o que você está mandando pela primeira vez, por mais que já estejam treinados. Se o cachorro gosta de fazer o que quer em vez de obedecer, entenda que essa raça é teimosa por natureza.

Assim, o treinamento precisa ser consistente. Não é raro ouvir sobre famílias que tentaram adestrar seu Pug e que não tiveram sucesso. Isso acontece, ora porque o treinamento é muito espaçado, a ponto de o cão esquecer os comandos, ora porque o tutor não é firme o suficiente para merecer o respeito do pet. Por isso, seja determinado na hora de adestrá-lo.

Alegre e agitado

O Pug é um cão muito alto astral! Por mais que ele possua "genes vigilantes", estando sempre alerta para barulhos ou movimentações estranhas, ele gosta de se distrair com várias coisas durante o dia: brincando, pegando a bolinha, mordendo objetos, entre outros.

Assim, caso perceba que o seu Pug anda muito quieto sem nenhum motivo aparente, pode ser que ele não possua linhagem pura. Por isso, lembre-se sempre de perceber suas ações para averiguar acerca da legitimidade da raça.

Gosta de atenção e é curioso

Além de serem alegres, os Pugs são cães espertos e curiosos, principalmente quando são filhotes, visto que adoram sair explorando a casa, farejando e entendendo o ambiente. Isso acontece, porque eles gostam de demarcar território, vigiando e protegendo seus donos.

Além disso, o Pug se apresenta como um cão que gosta de atenção e que fará qualquer coisa para ganhar seu coração se você não estiver dando carinho suficiente a ele. Com certeza, ele irá te provocar para brincar, passear, e vai querer estar no mesmo cômodo que você durante muitas horas. Portanto, se precisar deixá-lo sozinho, dê-lhe bastante amor quando voltar!

Pug puro é um cão de guarda

Além de todas as outras qualidades excepcionais desse cãozinho, os Pugs também são ótimos cães de guarda. Eles estão atentos e farão o que puderem, apesar de seu pequeno tamanho, para se manterem leais, protegendo seus donos.

Essa é uma característica desejável encontrada em um Pug de linhagem pura. Por isso, se quiser testá-lo, fique atento em como ele reage perto de estranhos, principalmente se aquela situação oferecer algum risco à família ou se o visitante não for uma pessoa amigável. Com certeza, ele irá latir e demonstrar resistência de alguma forma.

O Pug se dá bem com crianças

Procure provocar o seu Pug com crianças por perto, chamando-o para jogos e brincadeiras com bolinha. Ele possui uma personalidade brincalhona que busca a atenção de todos, especialmente de cães mais jovens e de crianças. Inclusive, sempre que elas chegam perto, ele vai estar disposto para brincar, podendo até mesmo ficar quieto ao lado, desde que possa fazer companhia.

Os Pugs adoram estar no meio das atividades. No entanto, à medida que envelhecem, sua energia pode diminuir lentamente. Mesmo assim, eles são curiosos com crianças e adoram expressar sua energia com elas. Além disso, estão muito ansiosos para agradar.

Mais formas de saber se o Pug é puro

dois pugs filhotes

Existem outras formas de descobrir se o seu Pug é legítimo ou se ele foi resultado de cruzamentos com outras raças. Vamos descobrir quais são elas e como você pode fazer isso se não conseguiu analisar o pet até agora.

Pedigree

O Pedigree nada mais é do que um certificado da genealogia do animal. Por meio dele, você consegue saber quem são todos os seus ancestrais, passando pelos pais, avós, bisavós, entre outros.

Geralmente, você faz o requerimento do Pedigree antes de comprar o animal. Criadores de canis especializados sempre possuem esse documento. Entretanto, caso você queira ter certeza, entre em contato com a pessoa que lhe vendeu o Pug e peça a análise da origem.

Teste de DNA

Caso precise realmente saber se o seu cão é de linhagem pura ou não, você pode optar pela realização de um teste de DNA. O processo é bem simples. De início, é colhido material salivar da boca do seu Pug.

Você mesmo pode colher esse material e armazená-lo em um local limpo antes de levar ao laboratório, assim, o seu Pug não precisa ir junto até o local. Caso isso não lhe incomode, o próprio laboratório colhe a amostra e em alguns dias você terá o resultado. O preço fica por volta de R$300,00.

Análise por um veterinário

O veterinário, por ser uma pessoa especializada em animais, conseguiria te dar um melhor direcionamento sobre a possibilidade de o seu Pug ser de linhagem pura ou não. Assim, caso você queira, marque uma consulta para ele analisar detalhadamente o corpo do seu animal e as características já mencionadas. Pode ser que, assim, tendo um segundo feedback, suas dúvidas sejam solucionadas.

Conseguiu identificar se o seu Pug é de raça pura?

pug legítimo deitado

Os Pugs se diferenciam de outras raças de cães não apenas por sua aparência única, mas por sua animação e por seu temperamento. Geralmente, esses pets encantam seus donos com sua energia e gostam muito de estar perto de crianças. Ainda assim, o Pug possui inteligência suficiente para ser um cão de guarda!

No mais, para você ter certeza que seu Pug é de linhagem pura, analise seu corpo. Ele precisa ter estatura bastante robusta e seu pescoço largo é característico e perceptível. Suas pernas são musculosas e, além disso, o seu focinho é bem achato com várias dobrinhas pelo corpo.

Por fim, você pode analisar também a sua coloração e suas atitudes gerais. Além de serem cães muito felizes e que adoram ter a atenção do dono, eles vão estar sempre alerta para possíveis perigos no ambiente, latindo e ficando inquietos. E então, já sabe como analisar um Pug legítimo?

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Dicas Características

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.