Cachorro pode comer soja? Descubra os benefícios e malefícios!

Cachorro pode comer soja? Descubra os benefícios e malefícios!

Já pensou em incluir a soja na alimentação do seu cachorro? Entre e saiba tudo sobre o alimento e qual a melhor maneira de servi-lo ao seu cão!


Será que o cachorro pode comer soja? 

A resposta é sim! O cachorro pode comer soja, mas há algumas ressalvas. Neste artigo você verá todos os benefícios que a soja traz para o seu pet e as ocasiões em que ela não é considerada um alimento seguro.

Será abordado, também, algumas formas de preparo da soja, assim como, a quantidade que a mesma pode ser servida, os nutrientes essenciais que ela possui, os cuidados a serem observados antes de oferecê-la para seu amiguinho, e quando ela traz efeitos negativos a saúde dele. Descubra quando a soja é recomendada pelo médico veterinário para o seu cãozinho.

Benefícios da soja para o cachorro

Punhado de soja

Confira a seguir os benefícios que o consumo de soja proporciona para o seu cachorro. Veja também os nutrientes, as propriedades nutricionais presentes nesse vegetal e quando ele é recomendado na dieta para os pets.

A soja é fonte de proteína vegetal

A soja está presente em alguns alimentos feitos para o seu cãozinho por ser um vegetal rico em proteínas, logo, é a principal fonte do nutriente. Ela é fonte da proteína vegetal, também conhecida como proteína digestível. Esta proteína é digerida com facilidade pelos cães. Por este motivo, pode ajudar a diagnosticar alergias decorrentes de outras proteínas e alimentos.

Os fabricantes de alimentos para cachorros optaram por adicionar a soja na produção, a fim de ter uma fórmula que pudesse conter todos os nutrientes necessários para uma boa dieta canina. Visando também o custo/benefício, a soja também se tornou uma opção viável para esta produção. O grão existe em grande quantidade tornando seu custo mais barato para a indústria.

Rica em vitaminas e de fácil digestão

A soja é fonte rica em vitaminas necessárias para boa saúde do seu cachorro. Ela contém vitaminas do complexo B e vitamina E, que são importantes para o seu cãozinho estar sempre saudável. Além disso, a soja é um alimento de fácil digestão.

Entretanto, se preparada da forma correta, a digestão da soja será ainda mais fácil, tornando a absorção dos nutrientes mais eficiente. Os produtos feitos de soja que podem ser consumidos pelos cachorros e de fácil digestão são: broto de soja crocante; soja torrada; tofu (falaremos mais a seguir); tempeh (produto fermentado de soja).

Rica em fibras e potássio

Por ser um animal carnívoro, implementar vegetais na refeição dos cachorros já foi algo muito questionado, pois se acreditava que as fibras presentes nestes alimentos, ajudariam somente para uma boa formação do bolo fecal. Mas vai muito além disto! A soja é rica em fibras, o que ajuda muito no trabalho do intestino do seu cãozinho.

Estas fibras previnem o câncer, melhoram a saúde intestinal e regula a glicemia. Já o potássio é o segundo macronutriente extraído da soja. Ele ajuda na formação muscular e nos vasos sanguíneos, a falta dele pode causar arritmia, ou seja, batimentos irregulares do coração do seu pet.

A soja possui antioxidantes e ácido fólico

O corpo do seu cãozinho, assim como o nosso, produz moléculas de radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento e a perda muscular. Estes radicais também causam o surgimento de câncer, problemas do coração, cataratas, entre outras doenças. É aqui que a soja entra na história!

Ela possui os antioxidantes, que são moléculas que neutralizam a ação desses vilões, reduzindo a perda muscular, o aparecimento de doenças e retardando o envelhecimento do nosso pet. A soja também possui o ácido fólico, conhecido como vitamina B9, que desempenha um papel importante no sistema nervoso, principalmente em cadelas gestantes, diminuindo a incidência de fetos com má formação.

Alta concentração de ácidos graxos

A soja possui alta concentração de ácidos graxos, chamados de ômega 3 e ômega 6. É um tipo de “gordura boa” também presente nos cachorros. Os ácidos graxos ajudam a fornecer energia, combater inflamações, processar hormônios e promover uma boa saúde cardíaca e cerebral.

Além disso, ajudam o cãozinho a ter uma pele mais saudável, sem coceiras, pelos mais brilhosos e sedosos, melhora a função renal, e combate inflamações nas articulações, prevenindo problemas graves no futuro, diminuindo os riscos de ter câncer e problemas cardíacos. Em cães idosos melhora a função cognitiva; e nas gestantes ajuda na formação dos filhotes.

Reduz os níveis de colesterol

O seu cachorro pode ter níveis altos de colesterol (aumento de gordura no sangue) assim como humanos, você sabia? Alguns possuem o problema por causas hereditárias, outros (a maioria) por terem uma alimentação rica em “gorduras ruins”. Como mencionado anteriormente, a soja é um alimento rico em “gordura boa” (ômega 3 e 6). Por isso, ela tem um importante papel no combate da doença.

Ela ajuda a equilibrar o nível do colesterol. Se você notar que seu pet está com dores abdominais, sem apetite, olhos nublados, excesso de peso, vômitos e diarreias contínuas, e até ataques epiléticos é importante levá-lo ao médico veterinário e fazer o tratamento adequado com uma dieta rigorosa.

Possui menos alergênicos

A soja é uma boa substituta dos alimentos que causam alergia no seu pet, sendo assim, a mais utilizada no diagnóstico e tratamento. A soja hidrolisada, ou seja, triturada em pequenos pedaços, é a mais utilizada, pois ela permite que as proteínas escapem do sistema digestivo antes que o organismo do cachorro as detecte, fornecendo a proteína necessária sem causar reações.

Isso a torna eficaz no tratamento de alergias a outros tipos de alimentos como: carne (suína, bovina, frango, peixe), ovos, milho, arroz, cenoura e derivados de leite, entre outros.

Malefícios da soja para o cachorro

Mão alimentando cão

A soja também tem os seus pontos negativos. Nem todos os especialistas concordam que ela é um alimento totalmente seguro para cachorros. Ela pode causar alguns problemas. Veja a seguir.

Problemas intestinais

Quando consumida em excesso, a soja pode prejudicar a digestão e a absorção de outros nutrientes. Se após consumir a soja o seu pet apresentar diarreias, desconfortos intestinais e deficiência nutricional, e não passar ou nem diminuir os sintomas com 24 horas, procure um médico veterinário.

Seu cachorro irá precisar de um tratamento adicional. Por isso, é importante ter uma dieta equilibrada no consumo dos grãos e ter cuidado no modo de preparo deste alimento. Confira mais adiante nos próximos tópicos!

Perda de pelos ou infecções

A perda de pelos é outra complicação que pode ser causada pela soja. Se você está alimentando seu cãozinho e percebe que ele está perdendo pelos, pare de alimentá-lo com soja e confirme se realmente é uma alergia. Observe se a relação entre a queda do cabelo e a soja não é só uma coincidência, pois pode indicar outros problemas.

Seu cachorro também pode ficar mais propenso a ter infecções. A mais comum é a infecção na orelha e você precisará tratar o problema e talvez até eliminar a soja das refeições do seu pet. Procure um médico veterinário, ele deve indicar uma pomada para colocar no ouvido do seu cãozinho, pois uma infecção de ouvido não tratada pode causar problemas adicionais.

Possíveis alergias

O sistema imunológico do seu cachorro é um sistema de defesa contra doenças e enfermidades. Entretanto, há alguns casos em que esse mecanismo de proteção enxerga alguns elementos que são “bons” como sendo “ruins” para seu cãozinho e produz reações contra ele. A alergia à soja é um exemplo disso.

Quando seu pet possui alergia à soja ele apresenta alguns sintomas como: lambidas obsessivas, infecções no ouvido, seborreia, queda de cabelo, inflamação das pálpebras, vômitos e diarreias. Ao diagnosticar a alergia, e fazer o tratamento com uma dieta rigorosa é provável que os sintomas desapareçam. Procure um médico veterinário para examinar o seu cachorro.

Pode causar gases e inchaço no cão

Por ter uma natureza carnívora, o estômago do cachorro não é muito eficiente para digerir soja completamente. Isto pode causar alguns problemas. O mais comum é o inchaço. Em situações mais críticas, o seu estômago se distende e gira (a qualquer sinal de inchaço é importante levar seu pet ao veterinário imediatamente).

A má digestão gera, em consequência, os gases. Por tanto, atente-se aos sintomas do seu cãozinho. Qualquer sinal de inchaços e gases excessivos procure um médico veterinário. Ele saberá te orientar os cuidados a serem tomados e até o salvar seu pet, caso a situação do inchaço esteja avançada.

Pode causar pedras nos rins e danos à tireoide

A soja é rica em proteínas e minerais que em excesso, podem causar calcificação da urina, e em consequência, as pedras nos rins. Essas pedras, geralmente, são removidas cirurgicamente. Portanto, é importante incentivar o seu pet a ingerir bastante água, pois a maior ocorrência deste problema é em cães que bebem pouca quantidade deste líquido tão essencial.

Estudos mostram, também, que alimentar cães com soja em longo prazo pode causar danos à tireoide alterando suas funções endócrinas. A tireoide é responsável pela liberação de hormônios, e quando em desequilíbrio pode causar mal-estar e doenças autoimunes no seu pet. Mais estudos estão sendo realizados sobre os efeitos da soja na glândula tireoide.

Cuidados antes de oferecer a soja para o cachorro

Saco contendo soja

Veja a seguir alguns cuidados que se deve ter ao servir soja ao seu cachorro. Falaremos sobre a quantidade ideal, recomendações e dicas de preparo. Vamos lá!

Ofereça a soja em pequenas quantidades

A soja deve ser servida em pequenas quantidades para seu amiguinho. Pois, o consumo exagerado deste vegetal pode trazer danos à saúde dele. O recomendado é que o consumo de soja não ultrapasse 10% das calorias diárias na dieta do seu cãozinho. A dose ideal evitará que o organismo do seu cachorro estranhe o alimento.

Pode-se servi-lo como uma sobremesa diária e muito saborosa para seu pet, por exemplo: cortando pequenos pedaços de frutas e vegetais (banana, maçã, ervilha ou abobrinha) misturando produtos de soja. Mas fique atento, para oferecer o produto de forma segura é importante falar com seu veterinário para melhores orientações.

Não é recomendado oferecer o tofu

O tofu é feito com leite de soja prensado e temperado que faz muito bem para nós humanos. Ele não é tóxico para cachorros, porém, se consumido em excesso pode causar alguns problemas no seu cãozinho, entre eles: diarreias que podem sinalizar alergia, infecções de ouvido, inflamação nos olhos, coceira na pele e lambidas constantes.

Além disso, pode causar alterações hormonais (tireoide) e problemas na pele. O organismo do cachorro não digere bem o tofu, portanto, evite-o ou dê em pequenas quantidades.

Cuidado com alimentos processados

Os alimentos processados de soja contêm, em sua maior parte, grãos triturados e na maioria das vezes, cozidos. Usar soja e outros grãos na produção, torna o alimento mais barato. Além disso, acrescentam fibras em forma bruta e pouca quantidade de carne. Seu organismo foi feito para comer carne fresca e não aceita tão bem os vegetais.

Para ter uma dieta diferente do seu natural é muito importante o acompanhamento do veterinário especialista em nutrição. Os alimentos processados também possuem sal, açúcares, conservantes, corantes, ativos químicos, emulsificantes, entre outras fórmulas, podendo causar obesidade, diabete, alergias, câncer, doenças autoimunes e outros.

Evite temperos nocivos para o cachorro

Os cachorros não precisam de temperos em sua comida, eles sobrevivem muito bem sem a presença deles, afinal, são “parentes” dos lobos, super carnívoros. Mas, se você optar em temperar o preparo da soja para seu cãozinho, é importante escolher qual tipo de tempero será utilizado. Algumas especiarias podem ser usadas em pequenas quantidades como a canela e o açafrão.

Porém, existem alguns temperos que são extremamente tóxicos para o pet, entre eles: folha-de-louro, pimenta, cravo, alho, cebola, noz-moscada, páprica, baunilha, entre outros. Podem causar diarreias, vômitos, anemia, degradação dos glóbulos vermelhos, aumento na pressão arterial, alucinações, problemas no estômago, letargia, problemas do fígado, alergias.

Consulte um veterinário especialista em nutrição

Ainda com todas estas informações sobre o consumo da soja, é importante que você leve seu cãozinho a um médico veterinário especialista em nutrição. Ele saberá te orientar como preparar o alimento do seu pet de forma correta e qual a quantidade que ele pode comer.

Existem pessoas que adotaram o modo de vida vegano e que passam uma dieta vegetariana para o seu cãozinho, antes disso busque orientações do veterinário para fazer de forma a não prejudicar a saúde do cachorro. O médico veterinário trabalhará com você para formular um menu com os ingredientes preferidos do seu pet, garantindo que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas.

Comer soja pode ser muito benéfico para seu cão!

Cachorro sentado frente a vasilha de ração

Vimos até aqui que a soja possui vários nutrientes que são importantes benéficas para a saúde dos pets, assim como também possui alguns elementos que podem não ser tão bons. Entretanto, os pontos positivos são maiores que os pontos negativos.

Tendo os devidos cuidados ao oferecer a soja, tanto na quantidade servida, quanto no modo de preparo, evitando alimentos processados de soja, o grão é considerado sim muito seguro para o seu cachorro. Então, solte a imaginação no preparo da soja para ele e lembre-se sempre de seguir orientações de um médico veterinário especialista em nutrição.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.