Cachorro comendo grama? Saiba o porquê, riscos e como parar

Cachorro comendo grama? Saiba o porquê, riscos e como parar

Seu cachorro está comendo grama e você não sabe o que fazer? Neste artigo te contaremos tudo que você precisa fazer para acabar com esse comportamento.


Cachorro comendo grama é normal?

Cachorro na grama

Seu cão come grama? Você verá que os motivos que levam um cão a ter essa atitude são muitos, desde problemas de digestão até mesmo para apelar por algo. Mas fique tranquilo, porque existe solução. Ao longo deste artigo, você vai ver quais são os riscos que seu cachorro corre ao ingerir grama.

Essa planta, muito comum em jardins e parques, pode conter agrotóxicos que podem ser fatais para seu amigo peludo. Além disso, você descobrirá cinco itens que vão te ajudar a acabar com esse comportamento, sendo alguns deles: dieta rica em nutrientes, atividade física e adestramento. Veja a seguir.

Porque meu cachorro está comendo grama ou mato?

Cachorro comendo grama

O motivo pode ser desde problemas digestivos até mesmo para chamar sua atenção. Essas são possíveis causas, mas não há comprovação clara a respeito. Então, confira a seguir, com mais detalhes, sobre cada uma das causas.

Busca por melhora na digestão

Se você ver o seu cão comendo grama fique atento, pois pode ser que ele esteja com problemas de digestão. Logo, para saber se é realmente isso, observe se logo após comer a grama ele vomitará. Caso isso aconteça, você precisa levá-lo imediatamente ao veterinário.

Os cães comem grama ou mato para induzir o próprio vômito. Os distúrbios estomacais podem ser de vários tipos e ocasionados por vários motivos. Mas fique atento, pois não é sempre que o vômito trará resultados.

Combate aos vermes

Outro motivo que pode estar levando seu pet a comer grama pode ser para combater vermes em seu organismo. Desse modo, mais uma vez, por instinto, seu cão procura algo para comer que alivie o desconforto intestinal. Por vez, a grama tem o efeito de fazer com que o cão sinta dor de barriga e defeque.

Ao sentir dor de barriga involuntariamente, o cão pode defecar os vermes que estejam em seu intestino. Por isso, é muito importante que você dê vermífugos anualmente para seu cachorro. E claro, leve-o ao veterinário para descobrir qual é o problema real.

Necessidade de ingerir fibras

A alimentação de um cachorro precisa ser rica em nutrientes necessários para uma vida saudável. Neste caso, quando o cão está tendo uma dieta pobre em fibras, ele pode começar a comer grama. Isso ocorrerá, pois, seu corpo estará dando sinais através de fraquezas, por exemplo.

Dessa forma, o recomendado é que você comece a agir imediatamente. Comece a oferecer uma alimentação natural e que seja rica em fibras para seu peludo. Assim, ele não sentirá necessidade desse nutriente a ponto de comer grama.

Grama ou capim com sabor atraente

Seu pet também pode comer grama porque gosta do sabor. Os cachorros são animais muito curiosos e que amam experimentar coisas novas. Sendo assim, a grama é um ótimo aperitivo para seu animal de estimação.

Nesses casos, a grama pode estar desempenhando a função de um petisco. Se esse for o motivo, ofereça para ele tipos de mato que não vão fazer mal para a sua saúde. O milho de pipoca é uma opção, assim como melissa, hortelã e salsinha.

Cachorro comendo grama pode ser apelo

Que os cachorros são animais inteligentes, disso você já sabe. Mas não se surpreenda, caso seu peludo comece a comer grama para lhe dizer algo. Então, quando o dono o chama para voltar do passeio, por exemplo, ele pode comer grama como forma de protesto, para não voltar a sua casa.

Nesses casos, é importante começar um processo de adestramento do cão, ou seja, não satisfazer suas vontades. Em vez de deixá-lo comendo a grama, puxe ele e ofereça um petisco, com o tempo ele perderá esse costume.

Estado de saúde do cão

Além de todos os motivos citados acima que podem influenciar seu cão a comer grama ou capim, ele pode estar com problemas sérios de saúde. Seu cachorro pode estar com cólicas, desidratação, ter engolido algum objeto ou um desconforto abdominal, por exemplo.

Mas, existem algumas indicações que são muito comuns nessas situações. Vômitos, apatia, perda de apetite, intestino desregulado e diarreia são um dos principais sinais. Além disso, se você observar que o seu cachorro está comendo com muita frequência, pode ser um sinal também.

Alguns riscos do cão comer grama

Cachorro comendo grama

A grama pode fazer bem para o cão, ajudando-o a melhorar do mal estar que sente. Porém, existem gramas que podem ser tóxicas para o seu cachorro. Confira a seguir.

Pode conter agrotóxicos

Quando você sair para passear com seu cão, não deixe ele comer grama ou capim no caminho. Pode ser que alguém tenha passado veneno nessa grama para matar parasitas, por exemplo. Então, caso seu cachorro chegue a ingeri-la, ele pode ter problemas de saúde em curto prazo.

Dessa maneira, evite passar veneno na grama do seu quintal também, principalmente se for o local em que o cachorro costuma ficar. Esses agrotóxicos podem causar problemas intestinais, estomacais e, em casos graves, levar à morte do animal.

Alguns tipos de grama e capim são tóxicos

Além disso, você precisa saber que existem alguns tipos de grama e capim que são tóxicos. Sendo assim, os tipos de grama que fazem mal e costumam ser mais plantados em parques e jardim são veludo e carpete. Não deixe seu peludo comer esses tipos de grama, pois elas são altamente tóxicas.

Além disso, evite deixar que seu cachorro coma qualquer tipo de capim, principalmente o capim-limão. Esse tipo de planta é muito comum nos lares e também é tóxica. Assim sendo, deixe essa planta longe do alcance do seu cachorro caso você a tenha.

O cão pode ficar engasgado

A grama e o capim, por serem plantas secas, ou seja, que não possuem muita água em suas folhas, podem fazer com que seu cachorro engasgue. Como também, por gostarem do sabor da planta, podem se afobar e acabar comendo uma grande quantidade de uma só vez.

Além disso, os cães podem acabar engolindo algum objeto que esteja caído na grama ou no capim. Então, tenha cuidado com objetos que possam cair e ficar escondidos debaixo da grama.

Cachorro comendo grama: como parar?

Cachorro comendo grama

O seu cachorro tem comido muita grama ou capim e você não sabe o que fazer para ele parar com esse comportamento? Continue lendo este texto, pois, nos próximos tópicos você descobrirá o que fazer.

Ofereça uma dieta rica em nutrientes

Você leu em tópicos anteriores deste artigo, que seu cachorro pode comer grama por falta de fibras em sua alimentação. Fazendo com que o cão tenha o instinto de comer grama ou capim na busca de saciar sua fome. Então, para que isso não ocorra, ofereça para seu peludo uma dieta rica em nutrientes.

Primeiramente, mantenha a refeição principal do seu cachorro à base de ração e poucos petiscos. A ração que você for dar para o pet deve conter fibras, vitaminas de A a Z e minerais. Além disso, o espaço de tempo em que você oferece o alimento para seu cão pode influenciar também.

Mantenha vacinas e vermífugos em dia

Manter as vacinas em dia é muito importante. As vacinas V10, antirrábica e contra gripe canina, podem ajudar seu peludo a ter menos problemas de saúde. Assim, estando mais saudável, ele não sentirá vontade de comer grama.

Além disso, os vermífugos precisam estar em dia. Um dos remédios de verme mais comuns para cachorro é, na verdade, uma vacina contra giárdia, um verme comum nos cães. Elas custam em média R$150,00. Há também outros vermífugos que são mais em conta e custam cerca de R$ 10.

Estimule a prática de exercícios

A prática de exercícios pode ajudar o cachorro a se sentir menos ansioso e com tédio. Quando um cachorro sente-se ansioso, ficando muito tempo preso dentro de casa, ele pode acabar comendo grama. É como se essa atitude substituísse uma atividade ou exercício.

Por isso, leve seu peludo todos os dias para correr ou caminhar durante 30 minutos, pelo menos. Não se esqueça de levá-lo sempre na parte da manhã ou no final da tarde. A alta temperatura do solo pode machucar suas patas ou ficar desidratado com a intensidade do sol.

Pratique o adestramento

Após realizar todas as dicas citadas acima e o cachorro continuar comendo grama, tente adestrá-lo. Ao contrário do que se pensa, é possível acabar com esse comportamento através de um bom adestramento. Você apenas terá que ter paciência, pois pode ser que leve um certo tempo para que o animal perca esse hábito, principalmente se for adulto.

O que você precisará fazer é passar a observar seu cão. Sempre que levá-lo para passear vigie para ver o exato momento em que ele for comer grama. Então, antes que ele coma, vá até ele e diga que “não pode” e em seguida ofereça um petisco.

Conte com um profissional

No processo de adestramento, por exemplo, você pode contar com a ajuda de um profissional também. Como se pôde ver, esse processo leva um certo tempo e pode ser que você não tenha um momento disponível para realizar essa tarefa. Como ainda, pode ser que tenha dificuldades e não alcance resultados.

Para isso, é muito importante que você busque um profissional que tenha experiência em adestramento. Ademais, levar seu cachorro, pelo menos uma vez ao ano, no veterinário, vai ajudar a prevenir esse comportamento de comer grama ou capim, isto é, de ter problemas de saúde.

Não deixe seu cachorro comer grama

Cachorro na grama

Vimos aqui que os cachorros não podem comer grama e quais são os motivos para ele começar a ter tal atitude. Caso você note que esse comportamento está acontecendo com frequência, é um sinal de que seu peludo não está bem.

Além do fato do cachorro provavelmente já não estar bem, este hábito costuma vir acompanhado de alguns riscos, como vimos durante o artigo. Então vale ressaltar a importância de manter a atenção redobrada caso note estas ações no seu cãozinho.

Agora você já sabe que pode fazer várias coisas para parar com esse comportamento, como oferecer uma dieta rica em nutrientes e até mesmo buscar ajuda de um profissional. Sinta-se preparado para lidar com seu cachorro quando ele comer grama ou capim.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.