Gato tricolor: é sempre fêmea? É uma raça? Saiba isso e mais

Gato tricolor: é sempre fêmea? É uma raça? Saiba isso e mais

Você já se admirou com a beleza de um gato tricolor? Já se perguntou se felinos de três cores são sempre fêmeas? Descubra tudo acerca desses pets aqui!


O que é um gato tricolor?

gato tricolor deitado

O gato tricolor, que também é conhecido como calicó, é uma rara variação de cores dos felinos domésticos que faz os animais possuírem três cores.

Dissemina-se, no senso comum, que gatos tricolores são sempre fêmeas, de modo que muitas pessoas desconhecem o fato de existirem, sim, felinos de três cores machos! Ainda que sejam raros, correspondendo a 1% da população de tricolores, os machos também são frutos de mutações cromossômicas, assim como as fêmeas.

Além de detalhes acerca da personalidade, aqui você vai descobrir todas as características e curiosidades sobre o gato tricolor. Confira informações sobre a formação da pelagem, características e fatos dos gatos tricolores muito interessantes! Boa leitura!

Características de um gato tricolor

gato tricolor

Descubra como é formado um gato tricolor e quais são as cores que podem aparecer em sua pelagem. Além disso, saiba quais raças podem apresentar esses pelos tão diferentes e muito mais. Confira!

Como um gato tricolor é formado

A coloração da pelagem de um gato é uma característica ligada ao sexo do animal. Isso ocorre devido aos genes dominantes e recessivos estarem integrados ao cromossomo X. Para compreender melhor, é preciso saber que as fêmeas possuem dois cromossomos X, enquanto os machos possuem um cromossomo X e um cromossomo Y.

O código genético que origina as cores preta e laranja na coloração dos gatos é encontrado apenas no cromossomo X, de modo que, para um gato ser tricolor, é preciso que um X possua as cores preta e laranja dominantes, e que outro possua dominância da cor branca. Ou seja, uma gata XX com tais características será tricolor, fato que impossibilita um gato XY (macho) possuir tais cores. No caso, machos tricolores são frutos da mutação trissômica sexual XXY!

Cores frequentes

Os gatos de três cores, também chamados de calicós, geralmente apresentam as cores preta, laranja e branca. Exitem três variações para eles: a primeira é a pelagem padrão, onde há predominância do branco com manchas laranja e preta.

A segunda origina o calicó diluído, onde há a base branca, mas suas manchas são suaves tons de cinza, laranja-claro e creme. A terceira variação é a mistura de um calicó com um malhado. Esse último é conhecido como calhado, o qual possui variações que obedecem às duas anteriores, mas que também possui listras espalhadas pelo corpo.

Raças que podem gerar o gato tricolor

Desde gatos sem raça definida, até felinos com Pedigree, como o persa, podem possuir a pelagem de três cores. Existem, entretanto, algumas organizações de raças que não aceitam gatos tricolores, apenas gatos de cores sólidas, como é o caso do Blues Russo, do British Shorthairs e do Siamês.

Isso ocorre devido à coloração única e específica que os gatos dessas raças têm. Embora alguns criadores não reconheçam que um gato tricolor é muito bonito, muitos outros apreciam e disseminam tal variação, como é o caso dos que criam Persas e Maine Coons.

Influência na personalidade

Os gatos de três cores possuem uma personalidade marcada por atitudes atrevidas e destemidas. Isso parte de um consenso de que todo o gato de três cores possui uma personalidade mais forte que o normal.

No entanto, essa premissa é questionável por alguns estudiosos, afirmando que a personalidade do gato é oriunda de sua raça, e não da cor de sua pelagem. Ainda assim, os tricolores são reconhecidos pelo seu orgulho, independência e teimosia, apesar de apreciarem carinho e afeto.

Influência no tempo de vida

A pelagem de três cores influencia na qualidade de vida e no tempo de vida, mas isso não se aplica a todos os animais da espécie, apenas aos gatos de três cores com anomalias genéticas. Por exemplo, a maioria dos gatos tricolores machos XXY, que possuem uma trissomia sexual, podem apresentar alguns problemas de saúde, como deformidade genital ou dano cerebral.

No entanto, é preciso ressaltar que a maioria dos gatos tricolores não possui essas deformidades. Caso o gato venha a ter algum desses problemas, a sua expectativa de vida pode diminuir consideravelmente, sendo necessário um acompanhamento veterinário mais regular.

Fatos sobre o gato tricolor

gato tricolor deitado

Confira alguns fatos curiosos que envolvem o gato tricolor. Entenda, a seguir, que esse pet não possui raça específica, que nem sempre é fêmea, que geralmente é estéril, além de outros fatos interessantes. Acompanhe.

Gato tricolor não é uma raça

A pelagem tricolor é apenas um padrão de pelo, e não uma raça, tanto é que você encontra gatos de raça com Pedigree que possuem as três cores. Como citamos anteriormente, gatos Persas ou da raça Maine Coon, por exemplo, podem apresentar três cores em sua pelagem.

Ademais, gatos sem raça definida também apresentam uma variação muito grande nas cores de sua pelagem, de modo que é comum encontrá-los com três cores. Hoje em dia, os calicós são bem mais comuns, mas lembre-se que a origem de uma pelagem de três cores acontece apenas por uma alteração genética.

Gato tricolor nem sempre é fêmea

Existem também gatos machos de três cores. É uma raridade, sendo menos de 1% das possibilidades. Geralmente, o gato macho possui apenas um cromossomo X, onde a possibilidade de cores para seu pelo se resume ao preto ou ao laranja. Quando o macho é tricolor, apesar de possuir o gene Y que gera seu órgão sexual, ele também possui o gene X, responsável pelas cores, duplicado. Ou seja, é XXY.

Essa anomalia genética é semelhante à síndrome de Klinefelter que ocorre com os humanos. Além de serem estéreis, os gatos machos XXY que nascem com três cores podem nascer com problemas de saúde que vimos anteriormente.

O macho geralmente é estéril

A esterilidade de gatos tricolores machos está intimamente relacionada à mutação genética dos cromossomos sexuais. Quanto um animal se reproduz, 50% da carga genética é oriunda do pai, e a outa metade, da mãe. No entanto, caso um dos pais possua disfunção nos genes sexuais, como é o caso do macho tricolor, alguma etapa da divisão dos cromossomos sexuais será mal-sucedida. Assim, geralmente os machos são estéreis.

Não podem ser reproduzidos

Se temos uma fêmea XX e um macho XY, naturalmente, será formado um filhote XX ou XY. Nesse caso, o cromossomo X é responsável por uma cor predominante, geralmente o preto ou o laranja, ou pela ausência de cor (branco). Portanto, as possibilidades de gatos sem mutações são: laranja, preto, branco, preto com laranja, laranja com branco e preto com branco, nunca as três cores juntas.

Para acontecer a pelagem tricolor nos filhotes, os dois genes X que formam as cores têm que ser dominantes, o que geralmente não acontece. Ou seja, independente de a mãe ser tricolor, como ela cruzará com um macho XY, pode ser que nasça um gatinho XY, sem a dupla dominância, entendeu?!

O gato de três cores é diferente do tartaruga

Como já vimos até agora, ficou claro que os cromossomos têm um papel importantíssimo na definição da cor do pelo dos filhotes de gato. A genética por trás da coloração do pelos dos gatos pode ser um pouco complicada, de modo que muitos podem pensar que gatos com a pelagem tartaruga são tricolores, o que não é verdade.

Quando o felino possui três cores, é chamado de tricolor ou calicó. Por outro lado, as “escamas de tartaruga” possuem apenas duas cores, isto é, o preto e o laranja. Geralmente, essa variação de cor imitando escamas de tartaruga aparece apenas nas gatinhas.

Mitos e lendas sobre o gato tricolor

Quem possui um gato tricolor em casa pode ficar tranquilo, pois esse gato ou gata de três cores significa sinal de sorte. A energia de três cores possui o poder feminino e representa a divindade da deusa tríplice ou hécate, uma deusa pagã da religião Wicca. Ela representa três fases da lua e atrai sorte e proteção ao lar e à família.

Os gatos calicós são conhecidos por atraírem sorte em várias culturas. Em 1870, os japoneses declararam que a figura do gato de três cores passou a ser símbolo de sorte e fortuna em todo o Japão. No mais, segundo a cultura irlandesa, os calicós podem até curar verrugas.

Tanto macho, quanto fêmea podem ser de três cores

gato tricolor

Aqui você pôde conferir muitos detalhes sobre os gatos de três cores. Vimos que são conhecidos como calicós e que podem ter combinações de cores variando entre o branco, laranja e preto. Essa coloração pode acontecer tanto nas fêmeas quanto nos machos, mas nos machos a probabilidade é raríssima, com menos de 1% de chance.

Você pôde descobrir alguns fatos e informações curiosas durante a leitura. Vimos que um gato macho de três cores, geralmente, é estéril e que os indivíduos de três cores não podem ser reproduzidos, por não serem uma raça específica. Além disso, soubemos que os calicós sempre nascem a partir de uma anomalia genética.

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.