Como conquistar um papagaio? Veja dicas para treinar seu pet

Como conquistar um papagaio? Veja dicas para treinar seu pet

Você deseja adestrar o seu papagaio? Descubra aqui como conquistar a confiança desta ave para iniciar o treinamento, e os cuidados necessários.


Você sabe como conquistar e treinar um papagaio?

Papagaio em cima do tronco de madeira

Você sabia que papagaios são uma boa opção para aqueles que buscam um companheiro para se ter em casa? Eles são divertidos, bonitos, afáveis, recreativos e comunicativos, pois conseguem reproduzir a fala humana. Além disso, estas aves são conhecidas por sua penugem verde, bico curvo e também por serem provenientes das Américas do Sul e Central. Estes adoráveis animais estão sempre nas listas de pets mais queridos.

Neste artigo vamos aprender como ganhar a confiança do papagaio, quais alimentos oferecer, como treinar e entender ainda mais sobre este animado pássaro. Veremos ainda que adestrar essa ave não é uma tarefa muito difícil, porém necessita persistência e dedicação por parte do treinador.

Primeiros contatos para conquistar um papagaio

Dois papagaios no galho de árvore

Papagaios são aves donas de uma grande personalidade. Muito ativo e desenvolto, esses pássaros são bem interativos e até bons de conversa, quando bem treinados. Para ganhar a confiança destes animais é necessário primeiro ter muita paciência e persistência por vários dias.

Como colocar o papagaio na gaiola pela primeira vez?

Ao levar um papagaio para casa, é preciso leva-lo para sua nova gaiola. Para colocar o pet em seu viveiro pela primeira vez é preciso fechar todas as portas e janelas da casa para evitar que ele fuja.

Com cuidado, coloque a caixa transportadora em frente a porta da gaiola e abra a caixa para ave voar até seu novo lar. O pássaro pode estar muito assustado para ser colocado no criatório com as mãos, uma boa dica é unir porta a porta e deixar que ele saia por conta própria, evitando problemas na realocação do animal.

Como se aproximar da gaiola?

Um dos melhores jeitos de se aproximar da gaiola de um papagaio é de forma cuidadosa. Assim, a ave perceberá seu tratamento e aos poucos irá se sentir confortável e relaxada. Com cuidado, coloque sua mão na gaiola e observe.

Se o papagaio der um passo para você, é provável que ele seja manso. Com essa atitude, percebemos que será fácil de cuidar dele e adestra-lo mais rápido. Caso sinta que está próximo demais e que o pássaro está muito nervoso, recue devagar. O papagaio pode se sentir intimidado. Aos poucos, o pet entenderá a relação que você está tentando formar com ele.

Quais alimentos oferecer?

Entre os alimentos que podem ser oferecidos a um papagaio estão frutas como maçã, banana, pera, mamão e melão. Verduras como folhas de espinafres, brócolis e escarola também podem ser incluídas no cardápio do pet. Com relação aos legumes que podem ser ofertados a esta ave estão a cenoura, abobrinha e batata.

Entretanto, é necessário que estas comidas estejam bem cozidas e sem tempero. Além disso, sementes são um componente fundamental da refeição dos papagaios, que podem ser oferecidas como um petisco durante treinamentos e brincadeiras.

Como tirar o papagaio da gaiola pela primeira vez?

Deixar o papagaio fora da gaiola, por alguns momentos, faz bem para a sua saúde mental dele. Para fazer isso, feche todas as portas e janelas, e retire-o cuidadosamente ou deixe que o mesmo saia por conta própria. Aproveite o momento para fazer a limpeza do viveiro por dentro.

Ao deixá-lo sair, é importante ficar atento e saber onde o animal está. Quando estiver acostumado, coloque petiscos dentro da gaiola, isso o influenciara a retornar rapidamente para dentro do espaço.

Para evitar sua fuga, instale telas em janelas e portas. Ademais, abra uma janela e observe o comportamento do animal. Treine-o mostrando os limites e para assim evitar sua debandada.

Como estimular a sua atenção para começar o treinamento?

Papagaios em si são animais que demandam muita atenção, por isso é recomendado que as pessoas tenham bastante tempo livre, como aposentados. Por terem as suas peculiaridades, uma boa dica para estimular sua atenção é por meio de brincadeiras e recompensas por meio de petiscos.


Durante as lições, a cada etapa cumprida ou qualquer mínimo avanço, ofereça um alimento como sementes ou frutas. Assim, o animal associará o treino à comida.

Dicas de como conquistar e treinar um papagaio

Papagaio na gaiola

Na hora de ganhar a confiança de um papagaio, para iniciar seu treinamento, é necessário seguir alguns passos para obter sucesso. Os tutores deverão encontrar um equilíbrio entre a técnica, a paciência e a calma na hora de adestrar o animal.

Crie um ambiente propício para o treinamento

Para iniciar o treinamento de um papagaio, é preciso criar um ambiente calmo, tranquilo e confortável para não deixar a ave estressada durante seu adestramento. Além disso, não é recomendado treiná-lo quando o mesmo estiver agitado.

Papagaios tendem ser territorialistas e por isso necessitam de um treinamento mais específico e cuidadoso. O ideal é que ele se acalme para iniciar os exercícios. Uma boa dica é começar a prática no momento em que o pet está com fome ou antes de suas refeições, pois ele se concentrará mais para ganhar seus petiscos.

Separe os materiais e as recompensas

Mesmo com seu jeito carinhoso e afável, os papagaios não tendem a ser tão pacientes assim. Isso ocorre devido ao seu temperamento difícil. Para evitar incômodos para o animal, os tutores devem separar com antecedência os objetos que serão utilizados no treinamento, e evitar erros e atrasos.

Entre os itens necessários para os treinamentos estão: poleiro portátil, toalha, clicker, haste de madeira, coleira – para locais ao ar livre –, spreys com cheiro amargo e seus petiscos favoritos.

Estabeleça sempre uma motivação

Em um adestramento, a motivação é a principal aliada dos tutores. É por ela que se consegue deixar o papagaio tranquilo e confiante para aprender todos os comandos ensinados. Através de pequenas metas, estímulos e alvos semanais, os donos de aves conseguirão atingir o resultado desejado.

É necessário ter muita persistência, disciplina, calma e paciência durante as sessões de treinamento. Criar um hábito com o pet requer uma demanda de grande esforço, visto que depende de você e do pet alcançarem os objetivos propostos no treinamento.

Estabeleça uma palavra de comando

Durante o treinamento de um papagaio, os tutores podem estabelecer uma palavra de comando, para que o pet realize uma determinada ação ou movimento. Essa medida pode ser aplicada, por exemplo, durante a lição sobre o animal subir no dedo ou no punho de seu dono.

Ao dizer a palavra, o nome do animal ou ainda apertar o clicker para ele realizar o comando, recompense-o com um petisco, mesmo que ele não tenha conseguido completar o exercício. Com muitas lições, repetições, aos poucos, ele aprenderá a reconhecer o termo e a seguir o comando sozinho.

Mantenha uma rotina de treinamento

A rotina é o item do sucesso de qualquer projeto, seja ele para humanos ou principalmente para animais. Para adestrar bem um papagaio, é necessário ter um cronograma que atenda tanto as demandas do tutor e cotidiano do animal.

Papagaios são animais que possuem sua própria rotina e acabam se distraindo muito fácil. Para essas aves o ideal são sessões curtas de exercícios, de duas a três vezes ao dia, de 10 a 15 minutos, em horários semelhantes. Caso o animal comece a ficar disperso, o correto é encerrar a sessão e retorna-la em outro momento.

Cuidados para conquistar e treinar um papagaio

Filhotinho de papagaio

Na hora de ganhar a confiança de seu papagaio para iniciar seu treinamento, é necessário seguir algumas regras para ter uma melhor convivência, um bom adestramento e evitar o estresse da ave.

Não use luvas para manuseá-lo

Papagaios são animais sensíveis e podem ter medo de serem agarrados. Durante o adestramento deste pássaro, é indicado não usar luvas, pois o pet pode se assustar e se tornar arisco. Além de associarem o objeto a mão do tutor, eles podem recear os cuidados. Quando precisar pegá-lo, use uma toalha ou um poleiro.

Observe as asas do papagaio

Para evitar sua fuga, é comum que muitos tutores de papagaios cortem as penas de suas asas para que não voem. A medida é necessária para aqueles que desejam treinar sua ave. Entretanto, não é recomendado fazer isso em um pássaro muito jovem, pois pode afetar o seu desenvolvimento.

O ideal é levar o pássaro até um veterinário para que ele seja avaliado, e se faça a poda de forma adequada e segura. E caso ele escape, será muito mais fácil conseguir recuperá-lo.

Mantenha o papagaio abaixo do nível do ombro

Uma forma de treinar o papagaio a ter respeito pelo seu tutor, é ensina-lo a se manter-se sempre abaixo do nível de seu ombro. Caso isso não seja feito, o animal irá se sentir dominante. E devido ao seu temperamento difícil, o pássaro irá se sentir em um posicionamento elevado e não se deixará ser adestrado.

Nunca bata no papagaio

Uma das questões mais importantes durante o adestramento de um papagaio é com relação à correção de seus comportamentos errados. Nunca bata em seu animal. Além de deixá-los tristes, esta situação cria medo nele e faz com que ele passe a bicar para se defender. Para o educar da melhor forma, é necessário ter calma, e através de estímulos e recompensas, corrigir suas más atitudes.

Outras dicas para conquistar um papagaio

Papagaio voando

Confira abaixo mais conselhos para conquistar de forma rápida e com mais segurança, a confiança de seu papagaio. Com essas sugestões o momento de treinamento será divertido e agradável tanto para o animal, quanto para o tutor. Aos poucos, o laço de amizade entre você e o pet será forte.

Mantenha sempre uma conversa com o papagaio

Um dos principais treinamentos que os donos fazem com papagaios é ensina-los a falar. Isso ocorre por meio de diálogos constantes feitos pelo dono com seu pássaro. Palavras como “olá”, “tchau” e o até o nome dele, podem ser um bom caminho para começar.

Quanto mais ênfase nos termos, logo ele tentará repetir. A que ele repetir mais vezes, use como palavra de treinamento. Além de estimular o papagaio a aprender a imitar sons humanos, ter conversas constantes com o pet, criará um elo muito profundo entre animal e tutor, de confiança e cumplicidade.

Seja atencioso e carinhoso

Papagaios são animais carinhosos, divertidos e adoram brincar com o tutor e todos os membros da família. Apesar de serem desconfiados no início, eles adoraram receber carinho, quando acostumados com o ambiente.

Como são muito enérgicos, eles precisam de muita atenção. Uma boa dica é encontrar um ponto onde ele goste de receber carinho. Acaricie-o em diversos lugares, até achar o local certo, a ave mostrará que está gostando, eriçando suas penas. Entretanto, é necessário realizar esta prática com frequência, pois sua interrupção bruta pode deixa-lo estressado e pode vir a arrancar suas penas.

Acostume-se com bicadas do papagaio

Papagaio é uma ave que bica muito. Durante o adestramento, é necessário se acostumar com isso. Geralmente, na maioria das vezes, as bicadas não são agressivas e sim como forma de brincadeira. Entretanto, caso as bicadas fiquem mais frequentes, é sinal que ele está raivoso, está incomodado com algo ou está se sentindo ameaçado.

Um dos principais motivos da impaciência, é pela falta de espaço em sua gaiola. Para isso, é necessário treiná-lo ensinando bons hábitos e recompensando com frutas ou sementes, à cada ato correto bem feito. Além disso, adquirir um aviário maior e deixa-lo um tempo maior fora do viveiro, podem ajudar a deixá-lo mais calmo.

Seja paciente e mantenha-se calmo

A calma e a paciência são a chave para o adestramento de um papagaio. É necessário acatar os limites do animal e compreender seus sinais de cansaço. Brigar ou entrar em desacordo com animal, não ajudará em seu treinamento.

Com carinho, perseverança e respeito, ao passar do tempo o seu papagaio vai começar a confiar em você, e o animal vai ficar mais tranquilo durante a domesticação.

Uma amizade divertida e persistente

Papagaio dando o pé

Como vimos, conquistar e adestrar um papagaio não é uma tarefa fácil. No entanto, para aproveitarmos de seu carinho e fidelidade precisamos cuidar bem de nossos pets e tratá-los da melhor forma. Ensinar um pássaro com uma personalidade forte exige paciência, constância, disciplina e muito amor.

Os tutores devem estar sempre serenos e confiantes para instruir os comandos de forma certa e precisa. Do mesmo jeito que outros animais, o pássaro necessita de cuidados especiais em sua alimentação, onde ele pode ingerir comidas naturais como frutas secas, sementes e legumes cozidos sem tempero.

Além disso, deve-se atentar ao espaço onde ele ficará, pois quanto o maior o tamanho da gaiola, melhor ele ficará instalado e com isso, não estará estressado. Vimos que o deixar solto dentro de casa, pode ajudar no bem-estar do pássaro. No mais, seguindo estes conselhos o adestramento do papagaio pode ser lúdico, tranquilo e um momento prazeroso para animal e tutor.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


aves treinamentos cuidados dicas

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.