Conheça 8 tipos de Rottweiler: alemão, americano e outros

Conheça 8 tipos de Rottweiler: alemão, americano e outros

Você gosta da raça rottweiler? Sabia que existem vários tipos? Leia esse artigo e conheça as principais características dos 8 tipos de cães dessa raça.


Quantos tipos de Rottweiler existem?

Rottweiller americano

O rottweiler é uma raça muito querida entre os brasileiros que gostam de cães de grande porte e de guarda. Fortes, imponentes e sérios, o cão da raça rottweiler demonstra seriedade e braveza. E você já parou para pensar nos tipos de rottweilers que existem no mundo?

Para os estudiosos da área, o rottweiler é um cão que pode ser classificado em dois tipos considerados oficiais que são eles: alemão e o americano.

Porém, há alguns casos de cruzamento que fazem com que os cães nasçam um pouco diferentes dos padrões estabelecidos pela cinologia. Ficou com vontade de saber um pouco mais dos tipos de rottweiler? Continue a leitura e saiba mais!

Tipo de Rottweiler alemão

O rottweiler alemão é considerado o principal tipo da espécie. Isso se deve muito a história da sua origem. Quer saber mais sobre o rottweiler alemão? Continue a leitura e confira mais detalhes sobre a origem, as características físicas e personalidade do rottweiler alemão.

Origem do Rottweiler alemão

O rottweiler alemão é uma raça de cães molossos, ou seja, de físico forte, originária da Alemanha. Esta raça foi criada por açougueiros da região de Rottweiler para o trabalho com o gado.

Logo em seguida esse cão se mostrou eficiente como um cão de guarda-boiadeiro e um cão de tração. Devido ele ter muita utilidade, no decorrer do século XX, se tornou popular em vários países do mundo. Na Alemanha existe uma associação que atesta a pureza do rottweiler, é o chamado Allgemeiner Deutscher Rottweiler Klub (ADRK), em português, Clube Alemão Geral do Rottweiler.

Características físicas

Conforme a ADRK, um verdadeiro rottweiler alemão deve apresentar características únicas da raça. Por isso, o controle tão rigoroso da reprodução destes cães. De maneira geral, a altura de um rottweiler alemão varia de 61 a 68 centímetros para os cães machos, e de 52 a 62 para as fêmeas. Quanto ao peso, o ideal é que as fêmeas tenham 43 quilos e os machos 50 quilos.

No que se refere ao corpo do rottweiler alemão, ele é compacto, porém musculoso e robusto. Uma característica física muito importante da espécie alemã é o fato dos cães terem a cauda longa e o focinho mais curto.

Personalidade deste tipo de Rottweiler

O rottweiler alemão foi criado para auxiliar no pastoreio de gado na Alemanha. A característica de zelo e cuidado, fazem com que este cão tenha uma personalidade muito pacífica, brincalhona e carinhosa.

Quando adestrado desde filhote, o cão rottweiler alemão pode conviver de maneira conjunta com a família, inclusive com crianças. Pelo seu tamanho e inocência, eles acabam parecendo grandes bobões, por serem brincalhões e adorarem estar perto da sua família.

Tipo de Rottweiler americano

Rottweiller apoiado em tronco de árvore

Apesar de ser muito parecido com o rottweiler alemão, o cão rottweiler americano apresenta características peculiares. Para você entender um pouco mais sobre o rottweiler americano, separamos a seguir as principais informações sobre as características física, personalidade e origem desse tipo de rottweiler. Confira!

Origem do Rottweiler americano

O padrão americano nasceu anos após o padrão alemão. Alguns estudiosos da área, definem o rottweiler americano como uma cópia do padrão alemão, porém sem cauda.

O responsável pela criação americana foi o American Kennel Club (AKC), que adaptou os cães da raça alemã e criou um outro padrão para os rottweilers, sendo a principal diferença entre eles a mutilação da cauda. O reconhecimento da espécie americana se deu no ano de 1931, nos Estados Unidos.

Características físicas

O rottweiler americano é considerado um cão de grande porte, visto que ele pode chegar a medir 70 centímetros de altura e pesar, aproximadamente, 80 quilos, peso considerado extremamente alto para um cachorro.

Uma característica muito marcante do rottweiler americano é a sua alta velocidade, mesmo ele tendo um corpo mais robusto e pesado. O focinho do cão dessa raça apresenta um formato quadriculado e bem menos desenvolvido. Quanto a cauda do rottweiler americano, ela é cortada ainda quando o cão é filhotinho.

Personalidade deste tipo de Rottweiler

Apesar de ter uma imagem associada a agressividade, braveza e fúria, o rottweiler americano apresenta características comportamentais muito diferentes do que imaginam. O cão rottweiler americano é conhecido por ser corajoso e confiante. Características estas que fazem ele ser um excelente cão de guarda.

Tipos de Rottweiler não oficiais

Apesar do rottweiler alemão e americano serem considerados os principais tipos de rottweiler, é comum encontrar tipos diferentes como o filhote brando, cabeça de touro, romano, com ou sem cauda, além de cães nas cores branca e vermelha. Continue a leitura e saiba mais sobre os tipos de rottweiler não oficiais.

Rottweiler cabeça de touro

O rottweiler cabeça de touro, apresenta características muito semelhantes às do americano e do alemão: corpo musculoso, pelagem preta com dourado e porte grande. No entanto, a principal característica, que o faz ter esse nome, é em relação ao tamanho da sua cabeça que é muito maior do que as dos demais cães da raça. Isso faz com que ele seja conhecido como cabeça de touro.

Vale ressaltar que a característica “cabeça de touro”, atende aos padrões do rottweiler alemão.

Filhote brando

Os rottweiler do tipo filhote brando apresentam porte elegante, são fortes e apresentam pelagem preta com toques de mogno no peito, nas patas e no focinho. Muito inteligentes, os cães desse tipo costumam responder positivamente ao adestramento. Apesar de ter um semblante sério, o cão filhote brando é muito dócil e faz amizade facilmente com os humanos.

Rottweiler romano

Conhecido como cão de guarda natural, o rottweiler romano tem como características a lealdade, a proteção e a coragem. Isso faz com que eles suspeitem com mais facilidade dos estranhos, o que pode ser um problema pois o instinto do rottweiler romano é o de atacar de maneira agressiva sem dar nenhum aviso.

Para quem está interessado em ter o seu primeiro cão, o rottweiler romano não é o mais indicado, devido a sua agressividade. Por ser um animal grande e robusto, o rottweiler romano gosta de grandes espaços. Ter um espaço amplo para um rottweiler romano é importante para que ele gaste energia e se mantenha sempre em constante movimento.

Rottweiler com cauda e sem cauda

Uma dúvida muito comum quando o assunto é rottweiler é sobre o cão ter ou não cauda. Isso porque é muito comum, principalmente no Brasil, encontrar cães dessa raça sem cauda. A cauda é mutilada ainda quando o cão é um filhotinho.

Essa característica é comum nos rottweilers americanos. No Brasil há uma resolução no Conselho Federal de Medicina que proíbe o corte da cauda dos cães de todas as raças, inclusive os da raça rottweiler.

O motivo da proibição do corte da cauda, se dá pelo fato dela ser um mecanismo de representação das emoções do animal. Quando ele tem essa parte do corpo mutilada, ele é privado de agir de maneira natural e emocional.

Rottweiler vermelho, branco ou amarelo

Um rottweiler considerado puro apresenta pelagem preta com algumas partes em mogno, popularmente conhecido como caramelo. Porém, os cruzamentos feitos de maneira errada ou até mesmo falhas genéticas fazem com que os rottweilers tenham a pelagem de outras cores.

Um exemplo de falha genética é o rottweiler vermelho, onde a falha dos genes inibe a manifestação do preto como a cor principal do pelo. Na maioria das vezes, o rottweiler vermelho apresenta olhos mais claros que podem estar ligados a uma série de problemas oculares.

Outro caso de rottweiler com cor diferente são os rottweiler branco, resultado da mistura com outras raças. Casos de rottweiler amarelo são muito raros, e por isso não são reconhecidos pelo American Rottweiler Club, instituição responsável por determinar o padrão da raça.

Rottweiler de pelo longo

Pode parecer estranho, mas é possível sim ter um rottweiler de pelo longo. Essa espécie com pelo longo é muito rara, o que faz com que seus estudos sejam escassos.

Por ser uma raridade, pouquíssimos canis contam com rottweiler de pelo longo. Se alguém lhe oferecer um rottweiler de pelo longo, certifique-se de que o pai e a mãe apresentam a pelagem alongada e que de fato eles são rottweiler puros e não um cruzamento entre raças.

Rottweiler: grande na inteligência e lealdade

O rottweiler apesar de ser um cão robusto, grande e com aparência séria, se adestrado desde filhote pode ser uma excelente companhia, principalmente pelo fato dele ser inteligente, calmo e leal. Por ter diferentes tipos, sendo os principais, o alemão e o americano, o rottweiler acaba apresentando características que os diferencia, sendo a principal delas a ausência de cauda nos cães do tipo americano.

Agora que você sabe mais sobre essa raça que, em um primeiro momento, pode parecer muito brava, compartilhe com os seus amigos este artigo. Com certeza ele irá levar informações sobre os rottweilers que muitas pessoas nem imaginam.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


tipos características

Artigos relacionados


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.