Como adestrar o seu cachorro? Confira dicas simples que irão ajudar!

Como adestrar o seu cachorro? Confira dicas simples que irão ajudar!

Se você deseja adestrar seu cachorro, saiba que isso pode ser feito em casa. Leia neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como adestrar seu cãozinho.


Sabia que você mesmo pode adestrar o seu cachorro?

Cão branco dando a pata ao adestrador

Adestrar seu bichinho de estimação vai muito além de apenas ensinar truques, o adestramento é a melhor maneira de educar seu cachorro e ensiná-lo a ter bons modos e respeito.

Entretanto, adestrar um cão não é uma tarefa tão simples, cada animal tem sua própria personalidade, isso varia de acordo com a raça, idade e temperamento. Mas não desanime! Por mais que não seja tão fácil, é totalmente possível adestrar seu cachorro em casa.

Sim, você mesmo pode adestrar seu cãozinho. Aliás, todos os cachorros podem ser adestrados. E nesse artigo você irá aprender dicas fundamentais de como adestrar seu cachorro que irão facilitar o processo de educação e relação entre o tutor e seu cão.

Como adestrar o seu cachorro?

Cachorro ganhando recompensa de sua dona

Para adestrar o seu cachorro é muito importante que você tenha bastante paciência e seja persistente, pois cada cachorro tem sua própria personalidade e um temperamento que pode variar bastante. Vejamos agora todas as dicas que você precisa para adestrar seu pet em casa.

Idade ideal para começar o adestramento

A melhor época para adestrar seu cãozinho é na fase em que ele ainda é filhote, nesta fase deve- se ensinar os lugares certos para fazer suas necessidades, os espaços onde pode brincar e ensinar a estar perto de outras pessoas e animais.

Mas saiba que nunca é tarde para educar seu cachorro, em qualquer idade ele terá facilidade de aprender coisas novas. Se o seu cão já é adulto não se preocupe, você pode começar agora mesmo a ensinar o seu bichinho e corrigir comportamentos inadequados.

Comece com comando simples

Comece aos poucos com o seu cachorro, inicie com comandos simples para estabelecer uma linguagem entre vocês. Conforme o aprendizado for progredindo, você pode começar a aumentar a dificuldade dos comandos.

Dependendo do cachorro isso pode demorar um pouco, mas não desista e não pule nenhuma etapa nesse processo de ensino. Pois, assim como nós, cada cãozinho tem seu próprio tempo e não podemos ignorar isso. Comando como “senta”, “dá a pata”, “fica”, “deita”, são essenciais e fornecem uma ótima comunicação.

Mantenha uma rotina de treinamentos

Adestrar um cachorro não é apenas reservar uma hora do seu dia para ensinar alguns comandos e pronto. Dá muito mais trabalho que isso. É importante criar uma rotina de atividades e treinamentos com seu pet.

Leve seu cachorro todos os dias para passear, principalmente em lugares com outros animais para ele se adaptar e socializar. Defina um horário diário para suas refeições. Separe lugares específicos para seu cão exercer cada atividade, como fazer suas necessidades fisiológicas, dormir e brincar.

Mantenha uma postura positiva

Seja sempre positivo com o seu cachorro. Motive seu pet e o incentive ao máximo a realizar todos os treinamentos, pois em alguns dias ele não estará muito disposto, ou estará mais estressado. Jamais force seu cachorro, respeite o tempo dele para não gerar irritação.

Por isso, é importante que você sempre recompense seu cão quando ele realizar alguma tarefa, sempre parabenize de forma que ele vá ficar animado e motivado a querer continuar fazendo. Não demonstre estresse e nem faça punições.

Utilize recompensas durante o adestramento

Uma das melhores dicas para adestrar um cachorro é utilizar recompensas. Sempre dê muito carinho ao seu cão e faça pausas quando necessário.

Sempre que seu cão realizar uma atividade e obedecer a um comando, além de carinho, dê algum petisco que ele goste, solte vários elogios e utilize brinquedos também para descontrair e não tornar nada exaustivo. É importante que seu cão sinta prazer e motivação, e quanto mais você demonstrar carinho e der recompensas mais aberto ao aprendizado ele vai ficar.

Saiba lidar com comportamentos inadequados

Em muitos momentos o seu cão vai ter maus comportamentos, por isso você precisa ter bastante paciência e compreensão para saber agir da forma correta com seu cachorro. O primeiro a se fazer é descobrir a causa desse comportamento e buscar soluções diante disso.

Latir demais, morder, fazer necessidades no lugar errado, são alguns dos comportamentos mais comuns entre os cães. E muitas são as causas para isso, pode ser ansiedade, forma de chamar atenção, estresse, falta de disciplina, etc. E para cada uma dessas causas há uma forma de lidar. Ensine desde já ao seu cachorro, comandos para cada um desses problemas, mantenha uma postura de ordem e determine o comportamento certo a ser seguido.

Ensinando comandos simples ao seu cachorro

Criança adestrando cãozinho

Os comandos simples é o passo inicial na fase de adestramento e eles são fundamentais para que seu pet aprenda coisas básicas. Além disso, melhora a saúde mental do seu amiguinho, já que estimula o raciocínio e a memória, melhora a saúde física e a comunicação entre vocês.

Como ensinar seu cachorro a sentar?

Um dos truques mais conhecidos é o “sentar”, é um dos primeiros que muitos tutores ensinam aos seus cães, pois este é a base para os demais comandos. Esse truque serve para acalmar o cão quando ele estiver agitado e é bastante útil no dia a dia.

Para ensinar o comando “sentar”, utilize petiscos para chamar atenção do pet, mantenha a guloseima perto da cabeça dele e repita o comando várias vezes fazendo sinal com a mão que está segurando o petisco, quando ele sentar, entregue a recompensa. Faça isso várias vezes até ele entender o que significa “sentar” com ou sem petisco.

Como ensinar seu cachorro a dar a pata?

Um dos comandos que mais chamam atenção é o “dar a pata”. É uma utilidade prática e simples. O comando também é usado com petiscos para facilitar o aprendizado do cão. Use o petisco para fazer brincadeiras com seu cão e estimulá-lo.

Uma dica é segurar o petisco com uma mão fechada e fazer com que o cão adivinhe em que mão está. Desse modo, use o comando “dá a pata”, assim que ele fizer isso dê o petisco e faça elogios. Repita a atividade várias vezes até ele entender o comando.

Como ensinar seu cachorro a deitar?

Depois que você fizer o seu cão ficar sentado, utilize petiscos para fazê-lo deitar. A atividade é mais simples do que parece, só requer paciência e bastante repetição.

Assim que seu cachorro estiver sentado, use o petisco para chamar sua atenção novamente, coloque o petisco no chão entre as patas dianteiras do cão, junto ao comando “deita”, assim que ele achar o petisco puxe a guloseima para cima. Repita a atividade várias vezes, sempre fazendo com que ele fique deitado, quando finalmente ele obedecer ao comando, você pode dar o petisco e parabenizá-lo.

Como ensinar seu cachorro a ficar?

Alguns dizem que esse é o comando que mais dá trabalho, principalmente se for um cão impulsivo e agitado. Mas mantenha a paciência e não desista, será muito gratificante quando ele conseguir obedecer a todos os comandos.

O primeiro passo é fazer seu cão sentar, após isso utilize petiscos para chamar a atenção. Segure a coleira do seu cão fazendo com que ele fique parado no mesmo lugar e solte devagar. Se ele permanecer sentado dê os petiscos a ele. Faça isso com uma distância maior entre você e o seu pet, repita várias vezes gradativamente.

Como ensinar seu cachorro a se aproximar quando for chamado?

Esse é o truque mais simples, chame seu cachorro pelo nome e busque comandos com esse sentido, como “vem aqui”. Utilize petiscos perto de você e faça o chamado, com certeza ele correrá na sua direção. Faça isso cada vez mais longe sempre repetindo os comandos, depois faça sem os petiscos para saber se ele entendeu.

Importância de adestrar o seu cachorro

Mulher chamando o cão para pegar a bola

Adestrar o seu cachorro traz inúmeros benefícios, como disciplina e educação. Além de bons modos e truques divertidos, o adestramento aumenta o vínculo entre o dono e o pet. O adestramento melhora a qualidade de vida do cãozinho e estabelece uma relação de respeito, melhorando a comunicação e a obediência.

Mudança de comportamentos

A partir do adestramento é possível perceber várias mudanças de comportamento logo no início. Treinar seu cão reduz o estresse e a ansiedade, logo, seu cachorro ficará menos impulsivo e menos agitado. Dessa forma, fica cada vez mais fácil ensinar novas atividades ao seu cachorro, ele irá ouvir com mais atenção e realizar suas tarefas de forma correta. Isso vai evitar maus comportamentos e irritação.

Obediência

Através do adestramento, o seu cão se torna mais obediente, pois ele aprende a ouvir seus comandos e respeitar suas ordens. Pode parecer difícil, mas você só precisa ser persistente e manter firmeza com seu pet. Assim você terá resultados positivos, melhorando a confiança e comunicação. Seu cachorro estará sempre atento aos seus comandos e disposto a cumprir suas atividades.

Controle sobre o cão

Um cachorro adestrado é um cachorro disciplinado. Se seu cão aprendeu a lhe respeitar e obedecer, fica mais fácil manter um controle sobre ele. É uma tarefa simples, porém requer tempo e paciência. Se você tiver uma boa comunicação com seu amiguinho, ele irá ouvir e lhe atender facilmente. Dessa forma, você terá um domínio que permitirá controlar seu cão, dar ordens e moldar seus comportamentos.

Sociabilidade

Muitas raças de cães têm bastante dificuldade em socializar com outras pessoas ou animais, você precisa manter seu pet rodeado de pessoas desde pequeno e sempre levá-lo para passear em lugares que tenha outros cães. Quanto menor ele for, mais fácil é o processo de adaptação. Com o adestramento você consegue tornar o seu pet mais sociável e educado diante de outros seres, sem estranhamento e irritação.

Adestrar seu cachorro: seja persistente!

Cãozinho branco sentado

Você pôde ver neste artigo, que é fundamental ter paciência ao adestrar seu cãozinho. Lembre-se que assim como os seres humanos, os cachorros também possuem a própria personalidade, temperamentos diferentes e humor que pode variar a cada dia.

Não é uma tarefa tão simples, procure saber tudo sobre a raça do seu cão, quais dificuldades ele tem, qual o seu nível de aprendizado e quais suas habilidades, para criar uma rotina de treinamento acessível e agradável para você e seu amiguinho.

É super importante o adestramento, pois isso estabelece uma relação amigável entre o cachorro e a família, melhora o comportamento e até mesmo a saúde do seu pet. Portanto, não pule nenhuma etapa e não desista, pois os resultados serão sempre positivos.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


treinamentos dicas cuidados

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.