Carocha: confira ficha técnica e curiosidades sobre este besouro!

Carocha: confira ficha técnica e curiosidades sobre este besouro!

A Carocha é um besouro muito comum no Brasil, que traz benefícios para a agricultura e para a ecologia. Quer saber mais? Clique aqui e conheça-a melhor!


Você conhece o inseto chamado Carocha?

inseto carocha

Com certeza, você já ouviu falar da expressão “história da carochinha”, não é mesmo? Ao contrário da carochinha dos contos, uma barata, a Carocha que iremos falar a respeito hoje é a Carocha besouro.

Ela é um inseto que apresenta características visuais diferenciadas dos demais tipos de besouros. Inclusive, algumas espécies da família apresentam cor esverdeada, tamanho médio, e também trazem benefícios para a agricultura, mantendo a cadeia alimentar e a ecologia equilibradas!

Quer saber mais a respeito dela? Continue a leitura e descubra tudo sobre a Carocha, um inseto da família dos besouros que está presente nos mais diferentes lugares do mundo!

Ficha técnica do inseto Carocha

inseto carocha

A Carocha é um inseto que apresenta características específicas que as diferenciam de outros besouros. A seguir você confere informações detalhadas sobre a origem, nome científico, características visuais, habitat, distribuição geográfica e muito mais desse besouro. Confira!

Origem e nome científico

Pertencente à ordem Coleoptera, dos besouros, e à família Carabidae, dos besouros "com cabeça grande", a Carocha é um inseto que está presente nos mais diferentes lugares do mundo, ou seja, ela não é específica de uma única região. Inclusive, quanto à sua história, é válido ressaltar que o primeiro fóssil deste inseto está datado em aproximadamente 37,2 milhões de anos!

Cientistas afirmam que existem pelo menos 167 espécies de Carochas no mundo todo. Destas, cinco já foram encontradas no Brasil. O Nordeste é o estado que apresenta maiores índices de aparição da Carocha do tipo Calosoma granulatum.

Características visuais

O inseto do tipo Carocha possui características visuais um pouco curiosas. Na parte dorsal da cabeça e do tórax, conforme a espécie, o bicho pode apresentar uma coloração verde do tipo metálica, e asas que mais se assemelham a carapaças. A barriga da Carocha, no geral, tem coloração escura e as suas antenas são longas. Mas, atenção: é comum encontrarmos espécies de Carocha na cor preta e marrom, por exemplo.

No que se refere à movimentação desse inseto, ela se dá a partir das pernas ambulatórias, as quais são adaptadas para a Carocha andar e correr. Além disso, o corpo das Carochas é revestido por uma carapaça rígida de quitina que funciona como um escudo protetor contra a invasão de micro-organismos que podem causar diferentes doenças ou perda da água, que gera uma forte desidratação.

Habitat e distribuição geográfica

De maneira geral, as Carochas possuem como habitat o solo. Esse tipo de besouro tem preferência por solos utilizados para a agricultura, principalmente aqueles em que é cultivada soja.

Também é comum encontrar as Carochas escondidas embaixo das fezes do gado, em pedras, nas rachaduras de paredes, em amontados de lixos e até mesmo nos jardins de praças. No Brasil, elas costumam infestar regiões do Nordeste, principalmente no período da chegada das chuvas nas regiões nordestinas.

Ciclo de vida e reprodução

Quanto ao ciclo de vida da Carocha, ele é classificado como holometabólico, ou seja, apresenta uma metamorfose completa que vai desde o ovo, até o casulo e a fase adulta. Quando a Carocha chega na fase adulta, é possível fazer a classificação dos sexos entre macho e fêmea. Este inseto, quando adulto, pode medir cerca de 23 mm de comprimento, enquanto as larvas medem em torno de 17 mm.

A cópula das Carochas dura em torno de 2 minutos e 25 segundos. Em todo o seu ciclo de vida, a fêmea pode colocar até 377 ovos, os quais são colocados de 8 a 9 vezes durante um período de 43 dias. Essa espécie de inseto tem o costume de pôr os ovos no período noturno, a fim de evitar que os predadores ataquem seus ovinhos.

Alimentação do besouro

O besouro do tipo Carocha se alimenta basicamente de lagartas, principalmente as que são encontradas nas lavouras de soja. Além das lagartas, também é comum que as Carochas se alimentem de plantas, madeira, frutas e demais insetos. Vale ressaltar que, na maioria das vezes, elas se alimentam no período noturno para evitar que sejam atacadas por outros predadores.

Curiosidades sobre o inseto Carocha

inseto carocha

Você sabia que existem 167 espécies diferentes de Carocha? Isso mesmo. Além disso, esse inseto apresenta um período de hibernação curioso, apesar de ter grande importância para a ecologia e agricultura. Continue a leitura confira essas e outras curiosidades das Carochas.

Importância ecológica e atuação na agricultura

Ao contrário do que muitos acreditam, a Carocha tem um excelente papel no que diz respeito ao controle biológico natural das pragas, e isso acontece pelo fato de ela ser uma predadora natural de lagartas. Com isso, se tem um excelente controle populacional de outros insetos, contribuindo diretamente com a cadeia alimentar.

Já em relação à agricultura, as Carochas são benéficas pelo fato de serem consideradas predadoras naturais de lagartas que invadem as plantações, principalmente as lagartas que comprometem a lavoura de soja.

Existem 167 espécies de Carocha

Estudos comprovam que a Carocha é um inseto que apresenta 167 espécies diferentes registradas no mundo todo. Porém, no Brasil, há registros da existência de 5 tipos de Carocha. A mais popular por aqui é a Calosoma granulatum, muito difundida no Nordeste, principalmente quando a região recebe muita chuva.

Isso acontece, porque a Calosoma granulatum chega à fase adulta durante o período das chuvas, que é quando acaba a seca no sertão nordestino. Sendo assim, os besouros Carochas machos saem dos esconderijos para se reproduzir, além de serem facilmente atraídos pelas luzes das cidades.

A Carocha não é tóxica aos humanos

Em um primeiro momento, tem-se a sensação de que as Carochas podem fazer mal aos humanos, devido ao seu aspecto visual. No entanto, ao contrário do que se imagina, elas não picam, não transmitem nenhum tipo de doença ou vírus e também não ferroam. O único problema das Carochas é em relação ao seu xixi, visto que quando elas urinam o odor que exalam é muito forte.

Além do xixi, é comum que se encontre as carcaças dos corpos das Carochas espalhados pelos mais diferentes lugares. Mas, não se preocupe, os besouros desse tipo não fazem nenhum mal ao ser humano.

Hibernação das Carochas

O mês de maio é o período em que acontece o processo de hibernação das Carochas macho e fêmea. Em maio, elas dormem, e nos meses de fevereiro e março, voltam à ativa. Essa hibernação do besouro geralmente acontece embaixo do solo, em uma profundidade de cerca de 12 cm.

Porém, não se espante se encontrar Carochas hibernando em lugares como pedras, fezes secas do gado, casas de taipa, rachadura de paredes e até mesmo em cemitérios. Elas acabam procurando esses lugares devido à temperatura, proteção do abrigo e umidade, que são adequadas para se manterem vivas e também saudáveis.

Carocha é um inseto importante!

inseto carocha

A Carocha é um inseto pertencente à família dos besouros que está presente nos mais diferentes lugares do mundo. Por ser um bicho que, conforme a espécies, pode apresentar cor esverdeada e brilhante, em um primeiro momento ela acaba causando pavor e espanto nos humanos.

Porém, ao contrário do que se pensa sobre esse inseto, os besouros do tipo Carocha apresentam características excelentes para a biologia a partir do seu papel de reguladora da cadeia alimentar, e também para as plantações, pois se alimenta das lagartas que causam grandes prejuízos para culturas como a soja.

Para conseguir se defender de outros predadores, pelo fato de ser um inseto, a Carocha tem o costume de se alimentar e também de ovular à noite. Gostou de saber um pouco mais a respeito dela? Com certeza, você já se deparou com alguma por aí, não é mesmo? Aproveite e compartilhe este artigo com uma pessoa que também se interessa pelo tema!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.