Animais mais inteligentes do mundo: aves, mamíferos e mais!

Animais mais inteligentes do mundo: aves, mamíferos e mais!

Diversos animais conseguem ser mais inteligentes do que pensamos. Quer saber quem são eles? Venha descobrir e se surpreender com a esperteza de cada um.


Você sabe quais são os animais mais inteligentes do mundo?

Dois golfinhos

Todos os animais - incluindo os humanos - desenvolveram suas habilidades cognitivas para ter sucesso em seu habitat natural. Para os seres humanos, usamos muitos indicadores de inteligência - autoconsciência, criatividade e pensamento abstrato.

Dessa forma, essas habilidades são encontradas em animais, além de cooperação, altruísmo, resolução de problemas, aprendizagem social, habilidades de linguagem e comunicação e muito mais.

Compreender as mentes dos animais nos permite lançar luz sobre as origens de tais habilidades cognitivas. Por isso, vamos descobrir quais são os animais mais inteligentes do mundo e quais são suas habilidades.

Aves mais inteligentes do mundo

Todos sabemos que as aves são seres muito evoluídos, e elas conseguem se desenvolver muito bem no ambiente que estão inseridos, devido à sua alta esperteza. Vamos conhecer quais são as aves consideradas mais inteligentes no mundo.

Papagaios

Papagaio no ombro do humano

Os papagaios são bem conhecidos por resolver quebra-cabeças e reproduzir palavras humanas, mas testes mostraram que, em alguns casos, os papagaios realmente entendem o significado das palavras que falam. Também é bastante comum eles falarem por repetição, o que mostra que seu cérebro consegue se adaptar e entender os sons.

Com isso, descobriu-se que eles conseguem reconhecer cores, formas e mais de 100 palavras não somente em português, mas em inglês também (a localidade do animal influencia nesse reconhecimento). Assim, pode-se dizer que eles conseguem ser literalmente ensinados por você e são muito evoluídos.

Corvos

Corvo voando

Quanto a inteligência dos corvos, pode-se dizer que eles estão nos observando, a todo tempo. Esses animais evoluíram sua esperteza baseado na observação. Uma pesquisa sobre a inteligência deles há algumas décadas atrás mostrou que eles podem descobrir como completar uma série complicada de eventos, desenhos ou quebra-cabeças.

Assim, recentemente, aprendemos que eles podem ser tão inteligentes quanto uma criança de sete anos. Além disso, demonstraram em estudos a habilidade de selecionar um tubo com alto nível de água em vez de um com baixo nível de água (ambos com alimento), mostrando uma preferência pelo tubo que lhes daria a comida com o mínimo de trabalho.

Cacatuas

Duas cacatuas

As Cacatuas são reconhecíveis por serem muito sociais, têm personalidades cativantes e grandes habilidades de fala. Como parte de sua extrema inteligência, está sua capacidade de imitar uma ampla variedade de sons e palavras. Ademais, possuem muita inteligência emocional, reagindo a situações alegres ou tristes.

Porém, mais do que isso, quando submetidas a testes, mesmo as criadas em cativeiro, puderam comprovar que as cacatuas são capazes de trocar alimentos por uma recompensa melhor. Essa reação mostrou que elas conseguem raciocinar sem grandes problemas, analisando qual seria o melhor benefício, e demonstraram ter paciência com a situação.

Pombos

Pombo de penas pretas e brancas

Os pombos estão entre as aves mais inteligentes e fisicamente aptas do reino animal. Eles têm a capacidade de reconhecer todas as 26 letras do alfabeto e conseguem aprender ações relativamente complexas. Além disso, os pombos aprendem a dar respostas em sequências diferentes.

Sendo assim, descobriu-se que essas aves são capazes de diferenciar figuras e até mesmo dois seres humanos diferentes em uma mesma foto. A inteligência do pombo se estende além da percepção de imagens, ele tem como base várias pistas de recursos, como cor, padrão e comportamento, que o auxiliam em seu desenvolvimento intelectual.

Corujas

Coruja marrom

As corujas, por serem noturnas e solitárias, em vez de seus cérebros, fazem uso de seus sentidos para sobreviver. Assim, as corujas utilizam grande parte de sua inteligência, na caça de alimentos e constroem estratégias para pegar a sua presa e também, fugir delas.

Elas sabem economizar comida para os dias chuvosos ou quando o clima está muito frio. Também possuem uma memória forte e vão lembrar da pessoa caso tentem prejudicá-la, ou se passarem perto de seu ninho. Por isso, é sempre bom respeitar as aves, elas são seres muito evoluídos.

Mamíferos mais inteligentes do mundo

Além das aves, vamos descobrir quais são os mamíferos mais inteligentes do mundo. Com certeza você já pensou nos Chipanzés, e eles realmente estão entre os principais, mas existem outros que são fascinantes e você vais e surpreender.

Orangotangos e Chipanzés

Orangotango marrom

Os Chimpanzés e Orangotangos diferem dos humanos em apenas 1,3% nos genes, então não é muito surpreendente que seus níveis de inteligência sejam excelentes. Os chimpanzés são particularmente habilidosos em jogos, como xadrez ou pôquer. Eles até conseguem prever os seus movimentos quando acostumados com você.

Além disso, esses animais também têm ótima memória a curto prazo. Experimentos antigos mostram que eles foram capazes de lembrar da sequência exata e a localização dos números em uma tela, depois de serem mostrados por menos de um segundo. Assim, sua memória é melhor do que a nossa e sua inteligência não pode ser subestimada!

Elefantes

Elefante frente ao por do sol

Os elefantes são frequentemente lembrados por sua longa e intensa memória, mas também são um dos animais mais inteligentes do mundo. Eles possuem uma inteligência emocional muito boa. É comum você perceber elefantes te agradecendo quando tentam ajudá-lo, ou até tentam interagir com você, se não se sentirem ameaçados.

Além disso, os elefantes também conseguem usar ferramentas e se auto medicar, caso julguem necessário. Eles comem algumas folhas específicas de certas plantas para curar doenças e até mesmo induzir o parto. Assim, são animais com atos muito altruístas, que com certeza se sacrificarão caso acreditem que isso permitirá, que o resto do rebanho ou seus filhotes escapem em segurança de alguma ameaça.

Cachorros

Cachorro com a pata levantada

Claro que os cachorros não poderiam faltar nessa lista. Esses animais podem ser mais parecidos com os humanos do que qualquer outra espécie. Especialistas em cognição canina, mostraram que os cães podem seguir e responder aos gestos humanos, como apontar e mover os olhos, sem treinamento. Quando treinados, isso fica ainda melhor.

Além disso, conseguem entender o significado de diversas palavras e aprender por repetição. A sua inteligência emocional é fascinante. Estudos mostram que, ao observar repetidamente os donos, eles desenvolvem a habilidade de mexer a região das sobrancelhas, para mudar a sua feição e parecer “dramático”, podendo ganhar mais comida ou recompensas.

Porcos

Porquinho branco deitado

Os porcos são realmente muito espertos. Eles possuem a capacidade cognitiva de serem mais sofisticados do que uma crianças de três anos. Como sempre, é impossível comparar os níveis de inteligência entre os animais porque o número de fatores conflitantes é muito alto. No entanto, fica claro que os porcos são animais muito inteligentes, pois apresentam também inteligência emocional.

Aqueles que são treinados aprendem com seus donos a antecipar os próximos eventos, como receber uma recompensa ou punição, dependendo do tom de voz usado. Dessa forma, podem entender facilmente o comportamento de outros porcos e provavelmente imitarão suas reações, como abanar o rabo, ou manter as orelhas para trás quando está em grupo.

Gatos

Gato de pelos avermelhados deitado

Alguns gatos foram treinados para seguir instruções de “sentar”, “rolar” ou realizar outros truques quando solicitados. Além de serem mais difíceis de treinar, os gatos são mais difíceis de estudar, pois sua famosa indiferença às coisas, significa que eles têm menos probabilidade de participar de experimentos.

Dessa forma, esse desinteresse é o que pode realmente ser um sinal de sua inteligência. Alguns sociólogos acreditam que a combinação de curiosidade e comportamento cauteloso dos gatos, junto com sua completa independência, são evidências de alta inteligência e adaptabilidade.

Bichos aquáticos mais inteligentes do mundo

Animais marinhos também estão entre os bichos mais inteligentes em nosso planeta. Vamos conhecer alguns deles, e entender o porquê e como conseguem ser tão evoluídos!

Polvos

Polvo avermelhado

Muitas vezes, o polvo é mal compreendido, mas estudiosos estão constantemente descobrindo novas e impressionantes habilidades desse animal. Os polvos brincam, resolvem problemas, navegam e têm memórias de curto prazo respeitáveis. O seu cérebro é proporcionalmente tão grande quanto o cérebro de alguns mamíferos, mas exibe um alto nível de organização, o que o ajuda a capturar suas presas e evitar predadores.

No entanto, suas habilidades de mudança de forma e camuflagem revelam apenas uma fração da capacidade cerebral desta criatura. Eles possuem em torno de 60% dos neurônios distribuídos em seus oito braços, que funcionam como uma espécie de oito mini cérebros. Por isso, é considerado tão inteligente!

Golfinhos

Golfinho no fundo do mar

Golfinhos são seres muito sociais. Podem ser observados nos oceanos do mundo todo surfando, saltando, girando, assobiando e se divertindo. Eles usam ferramentas em seu ambiente natural e podem aprender uma variedade impressionante de comandos comportamentais, através de treinadores.

Adestradores conseguem treinar esses animais para encontrar explosivos debaixo d'água, produtos ou objetos. O cérebro de um golfinho é de 4 a 5 vezes maior do que o esperado para o tamanho de seu corpo. Assim, eles podem se reconhecer em um espelho, compreender e seguir instruções. Eles também têm um sonar embutido em seu DNA. Por isso, são seres fascinantes e muito espertos.

Baleias

Baleia em alto mar

Não é surpresa que as baleias são seres de cérebros grandes, complexos e muito efetivos. Elas possuem uma área inteira dedicada à eco localização. O som viaja muito melhor na água do que a luz e, por isso, faz mais sentido para as baleias, sentirem o que está à sua volta través do som. Essas suas habilidades são fenomenais.

Além disso, os cérebros das baleias contêm células especializadas chamadas neurônios fusiformes. Estes neurônios estão associados a habilidades avançadas, como reconhecer, lembrar, raciocinar, comunicar, perceber, adaptar-se à mudança, resolução de problemas e compreensão. E não apenas isso, mas a parte do cérebro da baleia que processa as emoções ,parece ser mais complexa que a dos humanos.

Lulas

Lula no fundo do mar

Muitas pessoas não são familiarizadas com as lulas, mas elas ganham a atenção de muitos pesquisadores por serem bastante inteligentes. Elas são realmente capazes de contar, resolver problemas, reconhecer padrões e se comunicar por meio de vários sinais.

Embora daltônicas, elas também são capazes de mudar instantaneamente de cor, usando colorações diferentes em seu corpo para se misturar em diferentes planos de fundo, e atrair parceiros em potencial. Sendo assim, possuem a capacidade de raciocinar e usar essas habilidades ao seu favor.

Leões marinhos

Leão marinho dentro d'água

Os leões marinhos são uma fofura! Diversos estudiosos da área marinha concluíram que essas criaturas são tão inteligentes que deveriam ter seu próprio programa de mamíferos marinhos. Adestradores treinam esses animais para sua autodefesa, proteção de navios e portos, detecção de minas e recuperação de equipamentos.


Foi observado que os leões marinhos podem entender sintaxe e comandos básicos. Eles são capazes de fazer isso quando os treinadores usam linguagem de sinais artificiais para ensinar truques e outras tarefas. Entretanto, eles não precisam de muito treinamento, e possuem uma inteligência emocional muito forte.

Outros animais entre os mais inteligentes do mundo

Vamos conhecer outros animais que se destacam por sua inteligência e que conseguem se socializar e interagir muito bem entre eles, formando famílias e laços.

Abelhas

Abelha na colmeia

As abelhas são conhecidas principalmente por seu ferrão. Mas elas também são pequenas criaturas altamente inteligentes. Pesquisadores treinaram as abelhas para identificar qual das linhas horizontais estava acima de outra. Quando acertaram na resposta, receberam uma recompensa positiva.

Assim, isso mostra como elas conseguem entender situações e procurar o que é o melhor pra elas. Em outros testes, quando estudiosos mostraram a linhas verticais, elas não tem reação, pois sabem que não terão benefícios. Por isso, é fascinante o quanto elas conseguem ser espertas.

Formigas

Várias formigas

As formigas são lembradas pelo seu instinto de coletivo. Elas possuem uma inteligência e altruísmo essencial para trabalhos em grupo e se ajudam em diversas atividades, principalmente para a busca de comida. Além disso, elas conseguem se comunicar com a colônia, entendendo números, recursos e posições dos membros dela, além de realizar até mesmo operações matemáticas.

Anolis (Lagarto Americano)

Lagarto anolis na pedra

O Anolis é um animal extraordinário e apresenta habilidades únicas. Entre elas está a sua memória, que consegue armazenar informações por um longo período de tempo. Além disso, conseguem ter um aprendizado eficiente e resolver problemas. Dessa forma, quando aprendem algo benéfico à eles, não é fácil de esquecer, pois são aqueles animais “que não erram” e utilizam diversas técnicas para pegar presas e sobreviver em cativeiro.

Aranhas

Aranha pendurada na teia

As aranhas também estão entre os animais mais inteligentes. Quando se trata de calcular caçadores no mundo dos insetos, nada chega ao nível delas. Este minúsculo animal não apenas enfrenta alvos maiores do que ele, mas também planeja como fazê-lo. Assim, a sua inteligência está bastante voltada para estratégias e ataque, recursos, cálculos de comida, e muitas delas já aprenderam momentos e locais para se camuflar e tirar melhor proveito do ambiente.

Camaleões

camaleão em galho

Os camaleões são grandes "pensadores". Esses animais literalmente planejam as coisas antes de se mover, pensam e identificam as melhores situações em que podem tirar melhor proveito de uma presa. Isso também, se deve em parte, à forma como eles montam seu ambiente a partir de situações visuais. Por isso, eles conseguem entender se aquela situação é ameaçadora ou não.

Viu como os animais também são extremamente inteligentes?

Cachorro usando óculos deitado sobre livro

O nosso ambiente está repleto de uma grande variedade de criaturas. Os organismos vivos precisam ouvir, pensar, ver e se adaptar com precisão para evoluir, florescer e sobreviver neste planeta. O reino animal é construído em torno de primatas, mamíferos, roedores, pássaros, répteis, moluscos, entre outros. Como humanos, somos pensadores dominantes e as espécies mais inteligentes.

Entretanto, vimos neste artigo que os animais também desenvolveram sua inteligência, seja nos observando ou evoluindo por si naturalmente. Assim, eles utilizam essa inteligência para se ajudar, sobreviver, criar estratégias, se alimentar, construir relações entre eles e conosco, se adaptando às situações presentes e intensificando essa esperteza para as próximas gerações.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.