O que o camarão come? Veja sobre camarões canibais, onívoros e mais!

O que o camarão come? Veja sobre camarões canibais, onívoros e mais!

Sabemos que o camarão é um alimento para as pessoas, mas o que os camarões comem em seu habitat natural? Descubra agora neste artigo!


Você sabe o que um camarão come?

Camarão nadando em fundo de aquário

Camarões do mar ou de água doce estão se tornando muito populares como animais de estimação de aquário. Logo, esses animais são fascinantes pelo fato de eles mesmos fazerem a limpeza do tanque. Mas você sabe o que um camarão come?

Pensando nisso, escrevemos este artigo para lhe explicar tudo sobre a alimentação desse pequeno animal. Ao longo do texto você vai aprender que os camarões de aquário podem comer algas, rações e até vegetais preparados por você. Além de que, os camarões que vivem em seu habitat natural têm uma alimentação diferenciada dos criados em aquário.

Na sequência, você verá sobre a alimentação dos camarões de um modo geral. Vera os tipos de alimento que eles necessitam em cada fase de sua vida, como ainda, descobrirá a maneira curiosa como esses crustáceos capturam sua comida.

O que o camarão come em aquário?

Camarão nadando em fundo de aquário

Está se tornando muito popular a criação de camarões de água doce e salgada em aquários, mas a dúvida que fica é: o que eles comem? O camarão de aquário pode se alimentar de muitas maneiras. Confira a seguir quais são os alimentos!

Algas

O alimento principal da dieta de um camarão são as algas. Nela, esses crustáceos conseguem encontrar a fonte de energia, carboidratos e fibras que necessitam para sobreviver. Caso você não queira oferecer outro tipo de comida, as algas são suficientes para suprir suas necessidades fisiológicas.

A maneira como você deve disponibilizar esse alimento para o camarão é colocando-o em um aquário já com algas. Além disso, é importante que sempre faça a reposição. Afinal, eles ficam comendo ao longo de todo o dia esse alimento.

Vegetais frescos

Outro alimento que você pode oferecer para o seu camarão de aquário para complementar a sua alimentação, é vegetais frescos. Experimente dar couve, batata doce, espinafre, abobrinha, brócolis e cenoura, cortados. Mas, atenção ao modo de preparo, pois caso for dado da maneira errada pode fazer mal ao camarão.

É importante que os alimentos que possuem casca sejam descascados e bem lavados. Em seguida, você precisa cortar em fatias finas e escaldá-los em água fervendo para matar qualquer tipo de bactéria.

Proteína animal

O camarão pode ser alimentado com proteína animal também. Em média, um camarão precisa ingerir por dia cerca de 30% a 40% de proteínas de origem animal. Mas o que é essa proteína de origem animal? Ela pode ser encontrada em casas de produtos rurais em sua forma de farinha de peixe, de carne ou de farinha de ossos.

Rações

Além disso, os camarões de aquário também podem comer rações. Mas fique atento: embora esse alimento comercial para camarão seja apropriado e fácil de usar, tenha cuidado ao comprar. Pois, precisa ser uma ração de qualidade que contenha os nutrientes suficientes para esse animal.

Algumas marcas de alimentos que são mais baratas, logo, são feitas principalmente de proteína animal, em vez de algas. Sendo assim, preste atenção quando for comprar.

Tipos de camarões e o que eles comem

Camarão nadando em meio a algas

Você viu nos tópicos anteriores o que um camarão de aquário pode comer, sendo desde rações até vegetais frescos. Agora, você verá o que esse invertebrado come em seu habitat natural.

Camarões detritívoros

Como o nome diz, os camarões detritívoros são aqueles camarões que se alimentam de restos de animais e plantas em estado de decomposição. Carcaças de peixes, folhas e caules de plantas mortas são sua principal fonte de energia. Dessa forma, os camarões ajudam na degradação de matéria orgânica.

Folhas e troncos caídos em rios e afluentes são locais fáceis de encontrar camarões. Logo, à medida que esses destroços vão se decompondo e desenvolvendo fungos, os camarões vão comendo. O mesmo acontece se colocar folhas de árvores no aquário.

Camarões necrófagos

Este tipo de alimentação é muito confundido com o canibalismo, já que se vê o camarão comendo outro, mas existe diferença. Neste tipo de alimentação esse animal se alimenta de carcaças de animais em decomposição, mudando apenas o facto de que não comem vegetais em decomposição. Além disso, é parecida com o tipo de dieta dos detritívoros.

Mas não confunda, um animal detritívoro pode ser necrófago, mas um necrófago não pode ser um detritívoro, visto que não consome vegetais em decomposição. Bem como, não existe um ato predatório nessa espécie.

Camarões algívoros

Os camarões que são algívoros se alimentam basicamente de algas, com isso, sendo também um alimento muito usado para camarões que são criados em aquários. Um exemplo de espécie de camarão que é algívoros é a Caridina Multidentata, conhecida também como camarão Amano.

Esse invertebrado é frequentemente procurado pela sua eficiência na remoção de algas. O tipo de algas consumido pelos camarões pode variar de acordo com os seus habitats naturais, com a sua anatomia, e ainda como a sua preferência por certos tipos de algas.

Camarões filtradores

Como o nome sugere, os camarões filtradores são os que possuem uma membrana desenvolvida na ponta das suas patas que se assemelha a uma “rede”. Essa membrana é usada para filtrar a água do aquário, apanhando resíduos que estão a circular na água. Entre esses resíduos pode-se encontrar restos de comida, algas, esporos de algas e microrganismos, por exemplo.

É muito interessante observar o comportamento dos camarões filtradores. Esses animais escolhem um local com uma circulação adequada e com pouca iluminação. Estendem as suas patas e logo em seguida abri suas membranas. Depois, eles começam então a coleta de seu alimento, levando as patas, uma a uma, à boca.

Camarões canibais

Para que um camarão seja considerado canibal, ele precisa se alimentar de outro camarão da mesma espécie. Então, independentemente de o seu alimento ter morrido por outras causas ou ter sido morto por um de sua própria espécie, eles são considerados canibais.

Além disso, se um camarão é comensalista ou até mesmo filtrador e estiver com falta de proteínas ou vitaminas em sua dieta, eles podem tentar comer outros camarões. Logo, eles precisam suprir essa deficiência de nutrientes o quanto antes para garantir a sua sobrevivência.

Camarões comensalistas

O comensalismo no mundo da ecologia, é uma relação entre animais de espécies diferentes. Nessa relação uma das espécies obtém benefícios para si, enquanto a outra não possui ganhos nem prejuízos. A espécie que obtém os ganhos é chamada de comensal, já que ela que consegue a aquisição do alimento.

Dessa maneira, no mundo dos camarões da espécie Caridina Spongicola, eles possuem uma relação de comensalismo com as esponjas. Sendo que as esponjas oferecem tanto protecção como uma alimentação baseada em diatomáceas, microorganismos que ficam acumulados nas cavidades das esponjas.

Mais sobre a alimentação dos camarões

Camarão nadando em fundo de aquário

Até agora você já viu que os camarões podem ser desde detritívoros até canibalistas. Mas existem algumas características desse animal que podem influenciar na maneira como ele se alimenta. Confira a seguir.

Os camarões são considerados “baratas do mar”

Os camarões recebem esse nome popular devido comerem os restos de alimento do mar, ou seja, assim como as baratas, que comem os restos de resíduos que encontram na terra. Em contrapartida, eles não comem lixo e tão pouco as baratas, já que o seu alimento é provido de seu habitat e não desenvolvido pelo ser humano. Essa comparação acontece também por causa de os camarões serem animais onívoros.

Camarões são onívoros

Como você leu no tópico anterior, os camarões são onívoros, logo, consomem uma grande variedade de alimentos que encontram no oceano. Sua principal fonte de alimento são algas, plâncton e partículas de plantas. Porém, o camarão adora comer peixes pequenos ou outros camarões de sua espécie, isto quando são canibalistas ou necrófagos.

Além disso, estudos recentes acharam ao analisar seus estômagos a predominância de restos de pequenos moluscos, poliquetas e anfípodas. Desse modo, ficou comprovado que os camarões da espécie peneídeos são carnívoros. Assim sendo, não são todos os camarões que são onívoros, que se alimentam de todo tipo de resíduos encontrados no mar.

Influências do habitat na alimentação do camarão

Os camarões são animais que vivem na água tanto doce quanto salgada. Dependendo de onde é o seu habitat, a sua alimentação será diferente das demais espécies de camarões. Vale ressaltar que camarão é um nome popular que deram para estes crustáceos, portanto, eles possuem várias subordens, como a Caridea, Penaeoidea, Sergestoideae Stenopodidea.

Camarões que vivem mais na superfície do mar ou de rios se alimentam mais de restos de plantas, sendo restos de árvores e folhas. Já os que vivem no fundo do mar têm tendência a ser animais canibais, comensalistas e detritívoros.

Influência da idade na alimentação do camarão

Assim como outros animais, a idade do camarão influencia na sua alimentação. Quando jovens, eles voltam para o fundo do oceano, onde se tornam necrófagos, comendo assim qualquer matéria orgânica que encontre, incluindo algas e plânctons. Bem como, os camarões de aquário quando jovens podem se alimentar desta maneira também.

Quando adultos, são menos seletivos, podendo comer tudo que encontram na água. Os camarões oceânicos, por exemplo, se alimentam de peixes mortos, matéria vegetal, mariscos, caranguejos, caracóis e qualquer outra matéria orgânica que esteja em estado de decomposição. Quando adultos, podem se tornar canibais, atacando qualquer camarão menor e mais fraco que eles.

Como os camarões capturam seus alimentos

A maneira como os camarões capturam seu alimento não varia muito entre as subespécies. Porém, é muito interessante observar o comportamento dos camarões filtradores. Esses animais escolhem um local com uma circulação adequada e com pouca iluminação para capturar sua comida.

Após ter escolhido o local eles estendem as suas patas. Logo em seguida abrem suas membranas e depois começam então a coleta de seu alimento, levando as patas com os resíduos de comida, uma a uma, à boca. Já os outros camarões, comem com o auxílio de suas patas, ou seja, eles grudam o alimento nas patas.

A alimentação do camarão é diversificada

Camarão nadando em fundo de aquário

Ao longo deste artigo você viu que a alimentação do camarão é bastante diversificada. Que a comida dos que vivem em aquário é diferente da dieta dos que vivem no mar ou em água doce. Sendo assim, os que vivem em aquários comem principalmente algas e rações próprias para essa espécie de crustáceo.

Além disso, você aprendeu que os camarões que vivem em seu habitat natural, ou seja, no mar ou em rios, possuem um comportamento alimentar diferente. Logo, eles podem ser detritívoros, necrófagos, algívoros, filtradores, canibais e comensalistas. Como também, você viu que a idade e o habitat em que o camarão vive, pode influenciar na sua alimentação.

Após ler este artigo, você está preparado para ter seu aquário com camarões de estimação. Você só precisará adotar o seu em casas que comercializam esse animal com legalidade e alimentá-lo.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.