Cachorro tremendo? Confira motivos e o que fazer!

Cachorro tremendo? Confira motivos e o que fazer!

Você sabe por que seu cachorros treme? Neste artigo explicaremos todos os motivos que podem causar essa reação física e o que fazer.


Cachorro tremendo é algo ruim?

Cachorro triste

"Por que meu cachorro está tremendo mesmo fazendo calor?" "Isso é normal?" Esses são alguns dos questionamentos e preocupações que vêm à mente dos cuidadores de pets assim que veem o cão tremer. Porém, nem sempre que o seu cachorro estiver tremendo, o mesmo estará passando mal. Pode estar apenas com frio ou querendo sua atenção.

Por outro lado, você verá ao longo deste artigo que muitas são as causas desses tremores. Afinal, seu cachorrinho tanto pode tremer devido a problemas de saúde física, como por problemas de saúde psicológica.

Mas fique tranquilo, porque você também aprenderá que existem meios de acabar ou amenizar esses tremores. Então, antes de você ficar preocupado com o tremor do seu cão, leia este artigo. Ao longo dele você encontrará o motivo que pode estar deixando seu cão nesse estado.

Meu cachorro está tremendo, o que pode ser?

Cão coberto por toalha

É normal que o dono, ao ver seu cachorro tremendo, pense que o animal está com frio, mas a verdade é que isso pode acontecer por outros motivos também. Confira a seguir!

Frio

O motivo mais comum que pode deixar seu cão tremendo é por sentir frio. Essa reação fisiológica do corpo do seu cão serve para fazer o sangue bombear pelo corpo. Quando isso acontece a temperatura corporal é elevada, prevenindo-o de uma hipotermia. Cachorros menores, como é o caso da raça chihuahua, sentem mais frio devido possuírem pouca massa muscular. Em geral, cães pequenos com pouca musculatura e pelagem sentem mais frio.

Cachorro idoso pode tremer

Assim como os seres humanos, os cachorros também podem desenvolver tremores. Este tremor é causado pelo enfraquecimento dos músculos das pernas com o passar dos anos. Porém, esses tremores podem ser causados também pela artrite ou dor nas articulações.

Logo, esses tremores vão aparecer nas patas traseiras e, às vezes, também podem acontecer nas pernas dianteiras. A boa notícia é que dificilmente irão afetar a forma como o seu cão se move ou anda.

Excitação

Sim, seu cãozinho de estimação pode chegar a tremer quando muito excitado e feliz. Esse comportamento é muito comum quando o cão fica por muitas horas seguidas sem ver o dono e finalmente o cuidador volta para casa. A verdade é que não se sabe ao certo porque isso acontece.

Há teorias que dizem que é um jeito do cachorro manifestar suas emoções de uma forma intensa. Mas não fique preocupado, não é grave esse tipo de tremor e seu cachorro irá parar assim que se acalmar.

Exercícios em excesso

É fato que os cachorros também precisam fazer exercícios físicos constantes. Porém, os tremores podem ser um sinal de que sua musculatura esteja cansada por estar se exercitando em demasia. Assim como nos humanos - podem ter lesões na musculatura caso se exercitem demais -, nos cães, as consequências irão aparecer em forma de tremores logo após a atividade física. Portanto, a parte afetada da musculatura do cão ficará tremendo.

Busca por atenção

Se toda vez que seu cachorro tremer e você correr para confortá-lo ou dar comida, por exemplo, ele pode ficar mal acostumado. Caso você não estabeleça um limite, ele aprenderá que tremer é uma boa forma de chamar sua atenção. Alguns cães até tremem apenas para ganhar comida. Fique atento a essa tática!

Medo ou dor

Tremer pode ser um sinal de que seu cão está com medo ou dor. Mas como saber diferenciar? É simples, quando o cão está com medo ele fica em um estado de vigilância e em muitos casos chega a se esconder. Esse medo pode ser causado por barulhos de trovão, obras, animais maiores ou até mesmo por pessoas desconhecidas.

Agora, quando o cão está com dor ele não apenas tremerá, mas também irá chorar. Se o seu cão tiver caído, por exemplo, ele terá machucado alguma parte do seu corpo. Então para saber se ele está com dor, apalpe com cuidado o corpo do cão, e observe a reação dele enquanto você toca nas áreas em que mais tremem.

Estado de saúde física

O tremor pode ser um sinal de que a saúde do cachorro não está boa. A hipoglicemia é um dos motivos desses tremores. Logo, cachorros de raças muito pequenas podem ter uma queda no nível de açúcar do sangue devido à sua pouca massa corporal.

Além da hipoglicemia, os tremores podem aparecer por causa da artrite e da cinomose, esta última uma doença que afeta o aparelho digestivo do cão. Quando a doença está em um nível avançado compromete o sistema nervoso também, resultando nos tremores.

Estado de saúde psicológico

O estado de saúde psicológica do cão também pode afetar o seu sistema nervoso. Isso ocorre devido o cachorro estar com ansiedade, medo ou em um estado de estresse excessivo há dias. Sendo assim, é um sinal que a saúde mental do peludo não está boa.

Nesses casos, essa instabilidade psicológica pode acontecer por mudanças de ambientes, um novo membro na família ou até mesmo um novo animal de estimação. Esses sintomas a longo prazo podem prejudicar a vida e a saúde do cachorro.

O que fazer se meu cachorro está tremendo?

Dois cães envoltos por cobertas

Uma das grandes dificuldades dos cuidadores é não saber exatamente o que fazer quando o cão está tremendo. Por isso, a seguir, você aprenderá o que fazer em determinadas situações como esta.

Aqueça o cão

Se o dia estiver frio, e seu cão for de um porte pequeno e com pouco pelo, as chances são grandes de ele estar se tremendo de frio. Sendo esse o caso, você precisa agasalhar o máximo possível seu cachorro para aquecê-lo.

Coloque-o na parte mais quente da casa em uma cama para cães perto de um aquecedor, ou até mesmo envolto de um cobertor. Além disso, existem casacos e suéteres próprios para cachorro. Tudo isso vai ajudá-lo a se manter aquecido e aliviar os tremores.

Proteja o cão de algo que possa assustá-lo

O cachorro de estimação também pode tremer ao sentir medo. Esse medo pode ser causado por diversos motivos. Barulhos como fogos de artifício, trovão, barulho de obras, som alto, pessoas estranhas, um animal maior que ele ou objetos, são coisas que podem assustá-lo, principalmente se for pequeno.

Ao perceber essa situação, o que você deve fazer é pegar o cachorro no colo, retirá-lo de perto desse alvo que gera o gatilho, e fazer carinho nele. Dê também algum petisco ou brinquedo, pois isso vai ajudar o cão a se sentir mais confiante diante de tal cenário.

Mantenha uma rotina correta de exercícios

O exercício físico é muito benéfico para os cachorros, entretanto, se praticado em excesso pode acabar fazendo mal. Por isso, antes de colocar seu peludo para se mexer, entenda qual é a intensidade e o tempo ideal. Bem como, estabeleça uma rotina adequada para o seu cachorro.

É importante mencionar que seu cão não deve ser forçado a fazer atividades físicas. Caso contrário, os tremores pelo corpo e lesões podem aparecer. Sempre que possível, passeie apenas cerca de 30 minutos por dia - de preferência, pela parte da manhã - para evitar o calor. E atenção: o cão nunca deve praticar atividade física após comer.

Monitore os alimentos ingeridos pelo cão

Monitorar o que o seu cão anda comendo também pode influenciar e evitar esses tremores. A intoxicação alimentar é uma das grandes causadoras de tremor nos cães. Existem substâncias e alimentos que são tóxicos para cães e não devem ser oferecidos, como é o caso da uva.

Vale lembrar que o sintoma de intoxicação vem acompanhado não apenas de tremores, mas também vômito, salivação excessiva, fraqueza e diarreia. Se você perceber esses sinais em seu pet, leve-o imediatamente para uma clínica veterinária.

Faça carinho e dê atenção ao cão

Os cachorros são animais muito inteligente. Muitos deles, como é o caso dos chihuahuas, podem aprender com muita facilidade. Por consequência, eles podem associar o ato de se tremer com o de receber carinho e atenção.

Por isso, mesmo com a correria do dia a dia, reserve um tempinho para seu pet. Mesmo que seja apenas aos finais de semana, é importante passear com eles, brincar e mimá-los. Afinal, os cães são animais que não gostam de se sentir sozinhos.

Ajuda médica é importante

É importante buscar ajuda médica, mas apenas em casos onde o cão não esteja com frio ou querendo chamar sua atenção, por exemplo. Como vimos, ele pode estar com problemas psicológicos ou com efeitos de uma intoxicação alimentar.

Sendo assim, em qualquer uma dessas situações apenas um profissional saberá como conduzir a situação. Então, tudo que você pode fazer pelo seu animal de estimação é levá-lo o mais rápido possível para uma clínica veterinária.

Fique atento se o seu cachorro começar a tremer

Cachorro feliz com sua dona

Vimos ao longo da leitura deste artigo tudo sobre o que pode causar tremor em seu cachorro. Além disso, você descobriu que o pet pode ter tremores por cause de problemas fisiológicos ou emocionais.

Você aprendeu o que deve ser feito quando os tremores acontecem. Aquecer, protegê-lo do barulho e do perigo e até mesmo fazer carinho no cão pode ajudar. Embora os tremores nos cachorros pareçam inofensivos, uma boa ideia é procurar um veterinário de confiança para sanar quaisquer dúvidas e desconfianças.

Agora, após ler este artigo, você não precisa mais ficar preocupado caso seu cão comece a tremer, pois você já sabe as causas e o que fazer. No mais, apenas cuide bem do seu companheiro e fique atento ao seu comportamento.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Palavras-chave relacionadas


causas cuidados dicas

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.