Como fazer meu cachorro dormir na caminha dele sozinho?

Como fazer meu cachorro dormir na caminha dele sozinho?

Afinal, como fazer o cachorro dormir em sua própria cama? Dá muito trabalho? Veja a seguir todas as dicas essenciais para que seu cãozinho durma sozinho.


Fazer meu cachorro dormir na caminha dele dá trabalho?

cachorro dormindo na caminha

Este artigo é especialmente voltado para todos os donos de cães que já tentaram ensinar seu companheiro a dormir em sua própria cama. Não se preocupe, estamos aqui para oferecer dicas e técnicas que farão com que seu cãozinho sinta-se seguro em dormir sozinho.

Não basta apenas comprar uma caminha, colocá-la em um canto da casa e esperar que seu cão entenda que ele deve dormir lá, há alguns pontos a serem considerados. Por exemplo: como o cão dorme, como ele se deita e se ele está acostumado a dormir perto de você. Caso o cachorro já esteja acostumado a dormir na cama do dono, o processo de adaptá-lo para dormir sozinho será um pouco mais complicado.

Apesar disso, encare o objetivo de ensinar seu cachorro a dormir em sua própria cama como uma aventura educacional, a qual vai criar ainda mais conexões e laços entre dono e animal. E então, está pronto para ensinar seu pet a ser um pouco mais independente? Vamos lá!

Como preparar a caminha para o cão dormir sozinho

cachorro na caminha

É necessário um conjunto de cuidados e preparos para criar o local ideal para que seu cãozinho possa dormir tranquilo. A aprendizagem do animal exige dedicação, mas é uma conquista que vale todo o empenho. Aqui estão algumas dicas para ajudar nesse processo, acompanhe:

Escolha a cama adequada

Todos precisam de uma boa cama para ter uma boa noite de sono e, para os cães, não é diferente. Tudo dependerá da maneira como ele costuma dormir. Basta o dono prestar atenção no cãozinho: se ele prefere dormir enrolado, como uma bola, camas redondas com laterais macias são as mais indicadas.

Caso ele prefira dormir esticado e bem à vontade, uma cama plana e longa é a opção mais adequada. Ou seja, conhecendo as prioridades do seu cão, ficará bem mais fácil ensiná-lo a dormir sozinho em sua caminha.

Escolha um local adequado

Cães são animais extremamente sociáveis com humanos e, mesmo pertencendo a uma família grande, eles tendem a se afeiçoar a um membro em especial. Logo, na hora de dormir, ele vai querer estar perto dessa pessoa, mas isso não significa que ele precisa dormir em uma cama com os humanos.

A dica é: tente deixar o cachorro dormir no quarto ou no corredor de sua casa, sempre por perto de você, pois isso o deixará mais calmo e tranquilo. Algo muito diferente disso pode ser difícil de ensinar, uma vez que dificultará a adaptação do pet.

Deixe cobertores e brinquedos

A tarefa de ensinar o cãozinho a dormir em sua própria cama exige repetição. Os cães aprendem por associação, portanto, para tornar a sua nova caminha mais atraente, é interessante deixar os brinquedinhos dele por perto. Além disso, em regiões onde a temperatura é fria, ou em noites de friagem, deixar cobertores sobre a cama também a tornará mais atraente e aconchegante.

Como fazer meu cachorro dormir na caminha dele?

cachorro na caminha

Para instaurar e manter comportamentos, é interessante que abordemos alguns pilares do processo de treinamento para cães. Assim sendo, as dicas para fazer seu cachorro dormir na caminha valem para diversas outras situações onde a alteração comportamental é desejada. Acompanhe:

Estabeleça palavras de comando

O estabelecimento de qualquer palavra de comando requer paciência e prática, além de ter sempre uma recompensa em mãos. O tom de voz também essencial e, como você quer criar uma situação de calma e relaxamento, utilize um sussurro tranquilo.

Quando o cão ficar sobre a cama, diga "sossegue"; se ele parar, dê uma guloseima; quando ele se deitar, diga "bom, descanse"; e, se ele permanecer deitado, dê outra guloseima para ele.

Apresente a caminha ao seu cão

Apenas comprar uma cama e deixá-la em um canto não fará o cachorro deitar nela, é necessário apresentá-la ao cão e incentivar que ele reconheça o local como sendo apropriado para seu descanso. Se a caminha for deixada próxima a você, é provável que ele se sinta seguro.

Pode ser que, no momento de dormir, você tenha que ficar alguns minutos com ele na cama para que o ele relaxe e se sinta confortável. Desse modo, é possível que ele entenda que aquele espaço foi feito para seu descanso.

Se o cão sair, redirecione-o!

O cachorro não se habituará à cama logo na primeira vez, ele ainda terá alguns desvios antes de considerar a cama como sendo o local do sono. É comum que, ainda que você o deixe na cama, ele saia logo em seguida. Portanto, firmeza e prontidão são essenciais para dar comando de retorno: aponte para a cama e, quando ele voltar, recompense-o.

Caso, durante a noite, ele queira pular na sua cama, novamente, esteja pronto e firme e o reconduza para a cama dele, liberando mais uma recompensa. Repita até chegar o momento em que ele realmente passará a dormir na cama.

Diminua gradualmente as recompensas

Não é certo e nem viável sempre ter uma recompensa como guloseima ou petisco para o cachorro, posto que ele passará fazer algo sempre na espera de um retorno, e ficará frustrado quando não houver. Portanto, é recomendável que você vá diminuindo a quantidade de guloseimas aos poucos.

Se, antes você dava petiscos todas as vezes que ele ia para a cama, agora, passe a dar uma vez sim e outra não. Na próxima semana, passe a dar ainda menos, até que seu cão não precise mais de recompensa. Quando você menos esperar, ele terá finalmente associado a cama apenas ao descanso.

Dica extra: gaste energia com seu cão

Uma dica extra e simples para fazer seu cão dormir do modo certo é encaminhá-lo para a caminha depois de já ter gastado bastante energia. Portanto, durante o fim da tarde, brinque, passeie deixe-o com as crianças para que ele se exercite.

O modo mais recomendado de ajudá-lo a gastar sua energia é dar um passeio prolongado com ele. Se você faz caminhadas, pode ser uma boa ideia sair com seu companheiro para dar uma volta, fará bem ao cuidador e ao animal.

Cuidados ao fazer o cachorro dormir na caminha dele

cachorro dormindo na caminha

Muito bem, você adquiriu a caminha ideal, escolheu o melhor lugar para ser o ponto de descanso do seu cãozinho, ensinou e instaurou novos comportamentos com ele, mas isso não é tudo. Há alguns cuidados necessários para manter este hábito e a higiene do seu companheiro. Conheça-os a seguir:

Não o repreenda quando estiver na caminha

O cérebro dos animais aprende por associação, ou seja, se você está em um ambiente agitado, dificilmente se sentirá tranquilo para dormir, e o mesmo vale para cães. Quando ele estiver na caminha, evite repreendê-lo ou falar com ele de forma agressiva, posto que isso difere de falar com firmeza.

Caso você o repreenda, ele associará a cama a algo desprazeroso e aversivo, portanto, uma recomendação é: ao coloque seu companheiro na cama, fique alguns instantes com ele, e isso o fará se acalmar até pegar no sono.

Não recompense o mau comportamento

Entenda: consequências selecionam e instauram comportamentos. Essa dica vale para qualquer situação, não recompense seu cão se ele rosna para visitas, se ele fez xixi na cama ou se entra em brigas com animais na rua. Note que você consegue, sim, moldar as atitudes do seu companheiro.

Também não utilize punições! Muitos donos usam um borrifador de água para punir comportamento ruim, de modo que isso é pouco recomendado. Enfoque principalmente em recompensar os comportamentos desejados, que isso já será suficiente para educar o animal.

Mantenha a caminha limpa

Assim como para seres humanos, uma cama limpa é essencial para seu cachorro dormir bem e se manter saudável. Primeiro, separe as peças da cama e lave cada parte separada, isso para uma limpeza completa. Remova periodicamente o excesso de pelos e trate das manchas com vinagre ou água oxigenada. Uma limpeza realizada a cada quinze ou vinte dias irá eliminar o acúmulo de ácaros e sujeiras e, caso a cama esteja no cômodo cuidador, será benéfico para ele também.

Seu cão com certeza aprenderá a dormir na caminha!

três filhotes de cachorro dormindo na caminha

As dicas aqui apresentadas em relação à mudança e à alteração comportamental são úteis para cães de diferentes faixas etárias e diferentes raças. As leis que governam o comportamento, no geral, são universais para os cachorros!

Assim sendo, o processo de ensinar seu cão a dormir em sua própria cama pode parecer trabalhoso e difícil, assim como qualquer coisa tentada pela primeira vez. Mas, você perceberá que, seguindo as dicas, será uma experiência que criará laços mais próximos entre você e seu companheiro de quatro patas.

Portanto, experimente colocar as dicas aqui ensinadas em prática. Com certeza, com paciência e persistência, em breve seu cachorro já estará independente e dormindo na sua própria caminha!

Autor deste artigo

Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.