Cachorro pode comer castanha? Veja dicas importantes sobre alimentação!

Cachorro pode comer castanha? Veja dicas importantes sobre alimentação!

Já pensou em dar castanha como alimento para seu cão? Confira neste artigo se é possível e qual é a melhor maneira de oferecê-la para seu pet!


Será que o cachorro pode comer castanha?

vários tipos de castanha

Se você tem um cãozinho como companhia, sabe o quanto é importante cuidar da alimentação dele. Alguns alimentos são proibidos na dieta canina, enquanto outros são permitidos e até mesmo benéficos para a saúde do animal. Por exemplo, as castanhas: será que elas são recomendadas ou não para os cães?

No caso das castanhas, depende! Devemos levar em consideração o tipo, o estado da oleaginosa e a quantidade! Algumas oleaginosas, popularmente conhecidas como castanhas, como o amendoim, a castanha de caju e o pistache, podem sim ser benéficas para os cachorros quando consumidas com moderação e alguns cuidados. Já outras, é melhor que os pets fiquem longe deles!

Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber em relação aos benefícios e malefícios ao inserir esse petisco alternativo na dieta dos cães! Vamos lá?

Benefícios do seu cachorro comer castanha

cachorro comendo castanha

Para compreender melhor o papel da castanha na alimentação canina, vamos começar a entender um pouco melhor quais são os benefícios de oferecer para o seu cachorro uma dieta que contém os nutrientes presentes nessa oleaginosa. Confira, então, o porquê de castanhas serem boas para seu pet:

A castanha é rica em vitaminas

De forma geral, as castanhas ou oleaginosas são ricas em vitamina E, e também em vitaminas do complexo B. A vitamina E tem uma importante função antioxidante, ou seja, auxilia na redução de inflamações do organismo na totalidade. Além disso, fortalece o sistema imunológico, e combate o envelhecimento celular e alguns problemas de saúde que aparecem com o envelhecimento do cachorro.

Já as vitaminas do complexo B agem principalmente no metabolismo e fortalecimento do organismo, de modo que são importantes para o crescimento saudável de pelos e unhas dos cachorros, bem como para o fortalecimento do sistema muscular. Uma dieta rica em vitaminas do complexo B garantem que seu cão seja mais disposto, sem fadiga muscular e cansaço excessivo.

A castanha é rica em fibras e proteínas

Todas as castanhas têm proteínas e fibras em maior ou menor quantidade. No entanto, o campeão em quantidade de proteínas é o amendoim, que chega a ter 25 g de proteínas a cada 100 g. As proteínas são a base de todo o organismo do seu cachorro, sendo determinantes tanto para a formação das células quanto para a manutenção das atividades do dia a dia.

Em relação às fibras, elas não são digeridas pelo organismo dos cachorros, animais que são naturalmente carnívoros. Ainda assim, as castanhas são muito importantes para o bom funcionamento do intestino e seu fortalecimento.

O alimento possui ferro e cálcio

Comer castanhas também garante ao seu cachorro o fornecimento de minerais, como ferro e cálcio, presente em abundância nesses frutos secos. O ferro combate a anemia e é essencial para o transporte de oxigênio pelas células do sangue. Além disso, esse mineral também atua no metabolismo, posto que algumas enzimas só conseguem funcionar na presença de ferro.

O cálcio, por sua vez, tem papel fundamental na formação e no crescimento dos ossos e dentes, bem como na contração dos músculos e também na coagulação do sangue. Fornecer quantidades adequadas de cálcio ao seu cão, por meio das castanhas, é um cuidado para ele tenha sempre ossos fortes!

É um alimento rico em ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos são os lipídios, ou seja, a gordura constituinte das castanhas. Ao contrário do que pode parecer, os ácidos graxos são, sim, importantes na alimentação dos cachorros, desde que consumidos em quantidades adequadas.

Essas moléculas são importantes para regular substâncias do sangue e também para proteger o coração, além de fornecer muita energia. O ômega 3 também é um ácido graxo essencial, que não pode ser produzido pelo organismo do cão. Assim, é necessário incluir esse lipídio em sua dieta, já quem são constituintes das células do corpo e também ajudam no controle de formação de outras gorduras.

É rica em fósforo e magnésio

As castanhas também contêm quantidades significativas de fósforo e magnésio, importantes para o desenvolvimento saudável do seu cachorro. O fósforo é um elemento assimilado pelos cães por meio da alimentação e está relacionado ao desempenho do organismo na totalidade. Assim como o cálcio, ele é constituinte dos ossos e dentes, mas também atua como regulador da absorção de gordura.

O magnésio também é importante para os ossos, pois regula a entrada e a saída de cálcio desses tecidos e permite a absorção de vitamina D. Além disso, age para o bom funcionamento dos músculos, do sistema nervoso e do coração. Como um bônus, ainda reduz o estresse dos cães!

Malefícios do cachorro comer castanha

castanhas de caju

Agora que já conhecemos os benefícios das castanhas, vamos falar um pouco acerca dos malefícios que podem ser ocasionados se o seu cachorro comer, principalmente em grande quantidade, esse tipo de alimento. Confira:

A castanha contém amido

Todas as castanhas são ricas em amido, e o seu excesso, assim como em humanos, pode ser prejudicial à saúde do seu cachorro. Os cães digerem muito bem o amido, que é uma fonte imediata de energia, como todo tipo de açúcar. No entanto, quando consumido e absorvido em excesso, o amido pode se converter em gordura armazenada, e muitas vezes é considerado uma gordura não saudável.

Se o cão ingerir muito amido e se ele não for um animal ativo ou tiver tendência ao acúmulo de gordura, pode desenvolver problemas de saúde, principalmente no coração. Portanto, é preciso racionar o oferecimento de castanhas para esses pets.

A castanha crua possui ácido tânico

As castanhas cruas apresentam elevados índices de ácido tânico. Essa substância geralmente ocasiona desconforto intestinal e digestivo, pois é capaz de inibir várias enzimas que atuam no corpo do seu cão. Também podem diminuir a absorção de nutrientes importantes para a saúde do cachorro e aumentar a absorção de substâncias nocivas.

Dependendo da quantidade ingerida e do estado de saúde do seu cão, as castanhas podem causar danos diretos às células, principalmente do intestino e dos órgãos digestivos, como necrose. Portanto, é melhor deixar as castanhas cruas de fora da alimentação do seu cachorro, oferecendo apenas as cozidas ou assadas!

O sódio é um vilão para o cachorro

O sódio tem sua função no organismo dos cães, mas seu consumo deve ser feito em baixa quantidade. Sódio em excesso compromete a pressão sanguínea e a saúde dos rins e do coração.

Algumas castanhas apresentam altos teores de sódio, como é o caso da castanha do Pará e da castanha de caju. Então, mais uma vez, é necessário cuidado quanto à quantidade de castanhas oferecidas. No mais, é importante que as castanhas não contenham sal adicionado. Muitas vezes, encontramos esses frutos já salgados para comprar, mas essa é a pior opção e não deve ser oferecida ao seu cão!

Cuidados na hora de dar castanha ao cachorro

cachorro com fome de castanha

Levando em consideração todos os benefícios e malefícios das castanhas para o cachorro, vamos discutir, agora, alguns cuidados que devem ser tomados antes de oferecer castanhas para o seu cão. Acompanhe:

Retire a casca da castanha antes de dar ao cachorro

É muito importante que as castanhas, incluindo os amendoins, sejam oferecidos sem casca para os cachorros! Além de provocar indigestão, algumas cascas contêm toxinas que podem colocar a saúde de seu cão em risco.

As cascas de algumas oleaginosas, como nozes e pistache, podem causar problemas intestinais e obstrução, além de alergia. Mas, de forma geral, as cascas das castanhas contém substâncias que servem para proteger o fruto e a semente, e essas substâncias têm um alto potencial para causar irritações e danos celulares. Melhor não arriscar!

Evite oferecer a castanha em excesso

Devido à grande quantidade de lipídios e de amido presentes nas castanhas, não é recomendado que esses frutos sejam oferecidos em grande quantidades para os cachorros, podendo afetar a saúde desses animais.

Se for oferecer oleaginosas para seu cachorro, faça isso de forma moderada e esporádica. Algumas unidades de castanhas já fornecem bons nutrientes para o seu cão e, além disso, se ele não comer sempre, vai evitar que ele faça disso um hábito e fique pedindo o petisco todos os dias.

É recomendável oferecer a castanha cozida

Para evitar intoxicação ou a má digestão no intestino do seu cachorro, jamais ofereça castanhas cruas a ele! O correto é oferecer castanhas cozidas ou torradas, de modo a eliminar o ácido tânico, outras substâncias e contaminantes que podem ser nocivos para seu animal. Além disso, cozinhando antes a castanha, você mata possíveis micro-organismos que possam ter se alojado nela.

É importante ressaltar que, mesmo com o cozimento, algumas substâncias ainda podem permanecer em menor quantidade nas oleaginosas. Então, muito cuidado com a quantidade oferecida!

Tipos de castanhas mais recomendadas para o cachorro

Entre as melhores oleaginosas e castanhas para se oferecer aos cães, estão o amendoim, a castanha de caju, o pistache e o pinhão. O amendoim é bom, porque não oferece riscos à saúde do cachorro, desde que oferecido em pequenas quantidades, sem casca e sem sal. É rico em ômega 3 e vitamina E, sendo a oleaginosa mais segura para cachorros.

Ademais, a castanha de caju também deve ser oferecida cozida ou torrada e sem sal. É uma fonte importante de potássio. O único ponto negativo é que contém muita gordura. O pistache, por sua vez, é geralmente seguro para cachorros, mas é importante observar se ele não apresenta mofo, que é tóxico. Enfim, o pinhão também não oferece perigo para os cães. Ele contém muitas fibras, mas também muito amido, então, não deve ser oferecido a cães com tendência à obesidade.


Consulte um veterinário especialista em nutrição

Caso permaneça alguma dúvida quanto ao fornecimento de castanhas para os cães, é sempre possível buscar por ajuda profissional. Portanto, um médico veterinário especializado em nutrição canina é um ótimo consultor para determinar as quantidades e se o pet pode ou não comer castanhas.

Lembre-se: as informações principais que passamos neste artigo consideram cães saudáveis e com uma alimentação balanceada, e não substituem uma consulta veterinária. O profissional saberá recomendar o melhor tipo de petisco para seu cão!

Cachorro pode comer castanha, mas há ressalvas

castanhas

As castanhas são importantes fontes de nutrientes essenciais para o crescimento e fortalecimento de seu cachorro, e podem ser utilizadas como uma alternativa de petiscos. No entanto, é necessário ter alguns cuidados!

Castanhas cruas e com cascas não são recomendadas, assim como castanhas velhas (mofadas), com adição de sal e outro temperos, ou em grandes quantidades.

Então, se seu cachorro possui algum problema de saúde, antes de decidir se oferecerá castanhas, o ideal é levá-lo a um veterinário especialista em nutrição para fazer os exames adequados. No mais, o profissional recomendará as melhores oleaginosas e as quantidades corretas para oferecer os nutrientes que seu amigo precisa, sem deixá-lo doente!

Autor deste artigo

Bióloga e escritora

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.