Meu cachorro pode comer cenoura?
Seu cachorro pode sim comer cenouras e apreciam muito o sabor desses vegetais. Muitas pessoas pensam que a alimentação canina é baseada apenas em proteína animal, ou seja, carnes. Porém, enganam-se. Os cachorros são animais onívoros, como os humanos, se alimentam de carnes, frutas, legumes e vegetais. Sendo assim, a cenoura é uma ótima fonte de benefícios para os nossos companheiros.
Mesmo sendo um alimento muito saudável é preciso ter alguns cuidados ao oferecê-lo para seu cachorro. Veja a seguir os principais benefícios de dar cenouras para os cães, como prepará-las de forma adequada e dicas de receitas que eles vão adorar.
Benefícios de dar cenoura para cachorro
A cenoura não é um simples complemento para a ração do seu cachorro. Ela possui benefícios muito importantes para a saúde do animal. Citamos aqui alguns dos principais benefícios que ela proporciona junto com uma alimentação equilibrada. Confira a seguir!
■Cenoura faz bem para digestão
A cenoura contém minerais essências, vitaminas e enzimas que facilitam na digestão e devido a quantidade de fibras alimentares presentes, tornam esse processo muito mais fácil, levando a boa movimentação intestinal do seu cão e prevenindo prisão de ventre.
Além disso, assim como para os humanos, ao consumir cenoura o animal produz mais saliva que também auxilia a digestão dos demais alimentos, prevenindo assim, distúrbios digestivos e úlceras gástricas, se consumida regularmente.
■Melhora a saúde da pele e das mucosas
Os melhores componentes naturais para a pele e mucosas são os antioxidantes, betacaroteno e algumas vitaminas, e todos eles podem ser encontrados nas cenouras. Uma das vitaminas presente em quantidade é a vitamina A, que ajuda a deixar a pele e o pelo do seu cão mais brilhoso e saudável.
Mas não para por aí. A vitamina A, aliada ao betacaroteno contribuem não só para a saúde da pele do cão, mas também em sua visão, osso e mucosas. Eles são naturalmente antissépticos, evitando bactérias e possíveis infecções. Sendo ótimas aliadas na alimentação de cachorros que ficam mais em ambientes externos, se expondo mais à riscos biológicos.
■Tem ação antioxidante
O betacaroteno, em especial, quando convertido em vitamina A, tem efeito antioxidante, proporcionando a regeneração celular e retarda o envelhecimento. Além disso, proporciona a manutenção da integridade física e do organismo do animal.
Essa substância presente na cenoura também é associada à melhora da imunidade, que é o mecanismo de defesa do organismo, diminuindo os riscos de outras doenças.
■Melhora a visão
Como vimos anteriormente, a cenoura possui vitaminas que melhoram a visão dos nosso amado pet. Claro que a cenoura de forma isolada não ajuda diretamente na saúde ocular, mas quando administrada junto com uma refeição balanceada pode sim auxiliar, e muito, a manter uma boa visão.
A vitamina, presente na cenoura, que é a responsável por essa parte também é a vitamina A. Ela protege a superfície dos olhos e previne doenças, como a cegueira e a catarata.
■Beneficia a saúde bucal
A mastigação das cenouras ajuda na saúde bucal dos cachorros, pois as fibras contidas nelas eliminam as massas formadas por restos de alimentos que ficam presos nos dentes dos cães, essas massas chamadas de biofilme oral, podem conter bactérias, muitas vezes prejudiciais.
Se tratando dos filhotes, os veterinários recomendam cenouras geladas e congeladas para aliviar os desconfortos gerados no processo de dentição, quando os dentinhos começam a nascer ou durante a troca de dentes de leite pelos permanentes.
Como preparar cenoura para cachorro
Podemos oferecer para os cachorros cenouras cruas e cozidas, no entanto, mesmo sendo uma opção segura, é importante cuidar do formato que você dá as cenouras ao seu pet. Trouxemos aqui algumas formas de ofertar cenoura para seu cachorro.
■Cenoura cozida
Uma boa forma de servir as cenouras para seu cachorro é cozinhando elas, tente não ferver muito a água ou deixar cozinhando por muito tempo, o cozimento em excesso pode ocasionar a perda de algumas vitaminas e nutrientes. Continua sendo um alimento seguro, no entanto menos nutritivo do que poderia ser.
Cuide na hora do preparo para que isso não ocorra, pois a parte boa de dar cenouras cozidas é que os cachorros comem com mais facilidade e mastigam melhor, auxiliando na absorção das propriedades pelo organismo. A dica é cortar em cubinhos, rodelas ou palitos.
■Purê de cenoura
O purê de cenoura, é uma ótima ideia para acrescentar às rações, trazendo mais sabor e umidade para a refeição. Além de facilitar muito na hora da digestão e absorção dos nutrientes.
Nas opções de alimentação natural pode ser feito igualmente o purê. Nos dois casos, cuide para não passar de 10% da quantidade total de comida oferecida ao seu cão, outras vitaminas e nutrientes que não tem nas cenouras são necessários também, como as proteínas.
Fique atento na hora do preparo do purê, como mencionamos anteriormente se você cozinhar em altas temperaturas pode perder grande parte do seu valor nutricional.
■Suco de cenoura
Bata em um liquidificador a cenoura com um pouco de água, mantendo bem concentrado, porém não de forma pastosa como o purê. Pode ser armazenado em geladeira por no máximo 48 horas, como é natural estraga mais facilmente.
Suco de cenoura é uma forma bem segura de proporcionar esse alimento para os cães, sem contar seu sabor adocicado que eles adoram. O suco é de boa digestão e fácil absorção, assim como as cenouras cozidas e o purê.
■Cenoura em palitos
As cenouras cruas cortadas em palitos são as mais utilizadas como petiscos. Os cães adoram roer sem contar que contribui para uma boa saúde bucal deles. Porém, tenha cuidado quanto ao tamanho desses palitos, corte de forma que não fique muito grande.
Faça palitinhos do mesmo tamanho que a mandíbula do cachorro. Os tamanhos podem variar dependendo do porte do seu animal. Esses cuidados evitam a asfixia, principalmente em cachorros de pequeno porte. Nunca ofereça inteira ou em tamanhos grandes.
É recomendado dar as cenouras cruas somente quando puder estar por perto do seu animalzinho. Sempre atentando para que não obstrua a garganta com os petiscos. Não há relatos de muitos casos assim, no entanto devemos zelar pela segurança deles.
■Rolinho de primavera com rabanete e cenoura
Aqui vai uma receita prática e deliciosa para seu cachorro, por ser feita apenas de vegetais tem poucas calorias, mas muito nutritiva, além de uma opção diferente. Já imaginou você fazendo essa receita para seu cachorro?
Para os rolinhos de primavera você vai precisar de um rabanete e uma cenoura cortados em tiras de aproximadamente 7 cm, e folhas de alface para enrolar. Aqueça levemente as cenouras e os rabanetes, deixando em uma consistência macia.
Separe 2 pedaços de cada, pegue uma folha de alface, corte com as mãos pedaços que fiquem do tamanho certo e enrole as tiras dos vegetais nela e pronto. Mantenha armazenados na geladeira para não estragar, faça uma quantidade que possa ser consumida em no máximo dois dias.
■Cenoura desidratada como petiscos
Cenouras desidratadas é um alimento saudável, acessível e muito saboroso. Hoje é cada vez mais fácil de encontrar. Para seu preparo você pode usar um desidratador, mas caso não tenha um, poderá utilizar o forno.
Lave bem as cenouras, seque elas e corte tudo em fatias. O tamanho do seu cão deve ser levado em conta na hora de escolher a espessura adequada. Após isso, cozinhe levemente as cenouras em uma panela de pressão, sendo 3 minutos o suficiente.
Seque-as e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 1 hora. Lembre-se de deixar a porta aberta para que a humidade escape. Quando totalmente desidratadas deixe-as esfriar e guarde em um recipiente de vidro.
Cuidados ao dar cenoura para cachorro
Como qualquer alimento as cenouras também podem ser prejudiciais dependendo da forma como são dadas. Há quantidades certas e formas de preparo ideais. A seguir, você verá alguns dos principais cuidados ao dar cenoura para seu cachorro.
■Atenção à quantidade
Devido a cenoura ser rica em nutrientes, principalmente a vitamina A, pode ocorrer um excesso e o organismo do seu cão não conseguir processá-la adequadamente. Nestes casos, ocorre o que chamamos de hipervitaminose A, contribuindo para a queda de pelos e doenças de pele.
Os açúcares também estão presentes neste vegetal e, as doses recomendadas podem variar de acordo com o tamanho e peso do seu peludinho. De forma geral não tem contraindicação, sendo recomendado 5 a 10g diárias. Se o seu cachorro está acima do peso, tem uma idade avançada ou sofre com diabetes, modere as quantidades e em casos de dúvidas procure um médico veterinário.
■Não adicione temperos
Ao preparar as cenouras lembre-se de não adicionar temperos. Eles podem ser bons para humanos, mas para os cães, não são. Na verdade, isso vale para qualquer alimento, não apenas com cenouras. Nunca tempere com sal, açúcar, mel ou outros. O paladar dos cães é bastante apurado, devido a isso não é necessário temperar seu alimento.
Evite dar para os cachorros qualquer alimento cozido junto com o dos humanos. Se você pretende alimentar seu pet apenas com comida natural, faça separadamente o alimento dele e busque auxílio de um profissional especialista em alimentação e nutrição dos cães.
■Cenoura processada pode fazer mal
Hoje em dia, existem muitas opções industrializadas no mercado, rações e petiscos processados que podem conter grande quantidade de conservantes, mas se temos a possibilidade de trazer algo mais natural e saudável para nossos pets, por que não o fazer?
Todos os alimentos processados têm malefícios não só para os humanos, mas para os animais também. Consumir cenouras industrializadas traz ao cachorro energia calórica acima do necessário e pouca nutrição para o organismo. Se consumidos em grandes quantidades aumenta os riscos de inflamação e obesidade.
Inclua cenoura na alimentação do seu cachorro
Agora você já sabe que os cachorros podem comer cenouras e que elas não só podem fazer parte da alimentação dos animais, como faz muito bem para eles. Proporcionando uma dieta mais saudável com uma variedade de vitaminas e nutrientes.
As cenouras também garantem um bom processo de desenvolvimento dos cães na fase inicial (filhotes), e para uma melhor qualidade de vida e bem-estar dos cães adultos e idosos. Seu cachorro não só merece, mas necessita de um cardápio balanceado, junto à alimentos naturais e saudáveis para crescer saudável.