Gato roncando ao respirar? Veja as causas e como parar

Gato roncando ao respirar? Veja as causas e como parar

Seu gatinho está roncando demais enquanto dorme? Saiba se isso é um problema, porque acontece e como ajudá-lo.


Gato roncando ao respirar é mau sinal?

gato roncando

O ronco do seu gato não é necessariamente um sinal de que há algum problema. Assim como ocorre com os humanos, o ronco dos gatos acontece quando a vibração das vias aéreas superiores, como o nariz, por exemplo, é audível.

E, a princípio, não se preocupe, porque isso pode acontecer por diversos motivos, desde as condições físicas, estrutura óssea do animal até seu modo de dormir. No entanto, o ronco também pode ser causado pela obstrução das vias aéreas, podendo ser, nesses casos, sinal de um problema mais sério.

Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre a razão dos gatos roncarem, as raças mais propensas, outras condições e situações que podem ser a causa do ronco do seu gato. Além disso, explicaremos também o que pode ser feito para ajudar o seu gato a parar de roncar. Vamos lá?

Por que o gato fica roncando?

gato roncando dormindo

Como já foi dito anteriormente, o ronco do gato pode ocorrer por uma série de razões e não, necessariamente, indica algum problema com o animal. A seguir, listamos as principais causas do ronco, que abrangem desde a raça do animal, seu peso e posição de dormir. Confira:

Raças braquicefálicas são mais propensas

Os gatos das raças braquicefálicas têm os ossos do crânio mais curtos que os demais. Isso além de lhes conferir um rosto e nariz mais empinado, também faz com que suas passagens nasais sejam mais curtas. Desse modo, essas raças são mais propensas a apresentarem problemas respiratórios, incluindo o ronco.

Os gatos braquicefálicos são geralmente resultados de mutações genéticas, da mistura de raças e da interferência humana na reprodução. As raças Persa e Birmanês são exemplos famosos de gatos com essa condição.

Posição de dormir

A maneira como seu gato está dormindo também pode causar o ronco do animal. Os gatos são conhecidos por dormirem bastante e, devido à sua flexibilidade, podem dormir nas posições mais inusitadas, podendo obstruir momentaneamente o fluxo de ar. Nesses casos, é fácil identificar o problema, já que o som do ronco será breve e será interrompido quando o gato mudar de posição.

Apesar de dormirem bastante, os gatos terão um sono ainda melhor dormindo em um ambiente limpo, aquecido e onde se sintam seguros e confortáveis.

Peso elevado

Assim como ocorre com os humanos e outros animais, os gatos que estão acima do peso ideal também são mais propensos a roncar. Isso ocorre devido ao excesso de gordura presente nos tecidos das vias áreas superiores, que acaba obstruindo em parte a respiração do felino.

O ronco é só um dos problemas que podem ser causados pela obesidade felina. Nesses casos, o animal precisará de acompanhamento profissional para ministrar a dieta e os cuidados necessários.

Objetos na boca causam ronco ao respirar

A presença de objetos estranhos na boca ou nariz do gato também podem levar o animal a roncar enquanto respira. Esses objetos podem ser desde pequenas folhas de gramas, até restos de alimentos que não foram devidamente ingeridos.

Lembrando que qualquer objeto estranho ingerido pelo animal é considerado um corpo estranho, sendo que alguns serão digeridos e podem não causar problemas. No entanto, é bom estar sempre atento ao seu bichano e ao que ele põe na boca. Enquanto alguns desses objetos são inofensivos e podem ser retidos em casa (com cuidado), outros são mais nocivos e irão demandar a ajuda de um profissional.

Estado de saúde do gato

Algumas doenças respiratórias podem causar o ronco do gato. Alguns exemplos comuns são: bronquite, asma e infecção bacteriana. As infecções respiratórias, como a inflamação nasal crônica e a rinite, também tornam o gato mais propenso ao ronco. Além do ronco, alguns sintomas dessas infecções são a secreção nos olhos e no nariz.

Em casos de condições médicas preexistentes, os felinos devem ter acompanhamento veterinário periodicamente. Dessa forma, qualquer problema mais grave na saúde do animal será identificado e, consequentemente, tratado mais rapidamente.

Como ajudar um gato que ronca

gato persa roncando

A seguir, vamos trazer algumas dicas de como ajudar a controlar o ronco do seu gato. É importante lembrar que essas medidas são válidas apenas em casos onde não existem doenças preexistentes. Em todo o caso, ao notar sons incomuns na respiração do seu gato, a principal recomendação é procurar por ajuda profissional. Acompanhe:

Saiba a diferença entre roncar e ronronar

Assim como o ronco, o ronronar do gato também é resultado da vibração da laringe e do diafragma do gato, afetando as cordas vocais.

O ronronar dos gatos é muitas vezes, associado à forma como os gatos demonstram satisfação ao receberem um carinho. No entanto, o ronronar não significa só isso. Além de comunicar a satisfação do gato, ele pode servir também como calmante, forma de pedir comida ou até mesmo de regenerar e fortalecer tecidos, devido à baixa frequência da vibração.

Incentive a prática de exercícios

Como o peso elevado e as condições de saúde do seu gato podem contribuir com o ronco excessivo, incentivar a prática de exercícios físicos no animal pode ser de grande ajuda para lidar com o problema.

Além de brincadeiras interativas, aquelas que vão estimular tanto o desenvolvimento físico quanto intelectual do seu gato, recomenda-se fornecer ao animal brinquedos e brincadeiras que ele poderá realizar sozinho. Nesses casos, vale de tudo, desde bolinhas a brinquedos motorizados.

Use umidificador

O uso de umidificadores de ar também pode ajudar a reduzir o ronco do gato. Isso porque eles mantêm o nível da umidade de ar do ambiente em que estão inseridos dentro dos padrões recomendados, o que hidrata o sistema respiratório do gato e facilita a sua respiração.

Os umidificadores são indicados para ambientes secos e abafados. Além disso, espaços onde existe o uso constante de ar condicionado também devem possuir aparelhos como esses. Uma recomendação é de que os umidificadores de ar não fiquem ligados por longos períodos de tempo para evitar o mofo e produzir efeito contrário ao seu objetivo.

Crie espaços para o gato escalar

Promover espaços onde o gato possa se locomover para além do mundo horizontal é uma forma de ajudá-lo a se livrar do tédio e estresse e de promover melhores condições de vida para o seu animal de estimação. Além disso, criar espaços onde o gato possa escalar também ajudará na questão do exercício físico, já mencionado anteriormente, e no fortalecimento muscular.

Algumas opções de espaços para o gato escalar são: assentos nas janelas, rampas e prateleiras, cadeiras e outros tipos de espaços na horizontal que possuam arranhador.

Alimente seu felino com quebra-cabeças

Você já ouviu falar em quebra-cabeças alimentares? Calma, não é tão estranho assim. Existem vários tipos de brinquedos que funcionam como quebra-cabeças alimentares no mercado, no entanto, é possível também fazer o seu próprio e personalizado para melhor atender as necessidades do seu gato.

De maneira geral, os quebra-cabeças alimentares ajudam a retardar a alimentação, evitam o tédio e a obesidade felina. Além disso, permitem que os gatos comam mais instintivamente, permitindo-lhes procurar alimentos e “caçar”.

Gato roncando é normal, mas fique atento!

gato birmanês roncando

Assim como acontece com os humanos, roncar ao dormir é normal para os gatos. O seu gato provavelmente sempre roncou e isso não é necessariamente um sinal de que algo está errado.

Apesar de ocorrer devido à vibração das vias aéreas superiores, o ronco não implica nenhum problema na respiração do seu animal. No entanto, se o ronco vier acompanhado de quaisquer outras mudanças físicas ou comportamentais no animal, ele deve ser encaminhado ao veterinário assim que possível.

Portanto, fique atento aos sinais. Da mesma forma, ao menor sinal de falta de ar ou dificuldade para respirar, o seu gato deve ser levado a um especialista imediatamente.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Causas Dicas Filhotes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.