Cachorro e gato juntos? Veja dicas de como apresentá-los e acostumá-los

Cachorro e gato juntos? Veja dicas de como apresentá-los e acostumá-los

Não sabe como acostumar seu cão a viver junto com seu gato? Confira neste artigo dicas que vão ajudar na aproximação desses dois animais!


Cachorro e gato podem viver juntos?

cão e gato juntos

Esta é uma dúvida que muitos cuidadores de cachorros têm, posto que existe o senso comum de que cães e gatos vivem brigando. Mas, a verdade é que seu cachorro pode sim conviver com um felino sem brigar com ele o tempo todo.

Ao longo deste artigo, você perceberá que, para seu cão conviva bem com o seu gato no mesmo espaço da casa, o processo não é tão difícil. A princípio, você verá dicas iniciais para quando começar o processo de aproximação, e entenderá como conhecer a raça do seu cachorro e conhecerá as principais diferenças entre esses dois animais.

Então, nos últimos tópicos deste texto, você aprenderá na prática como aproximar e incentivar a convivência entre esses pets de forma gradual e natural. Ficou interessado? Acompanhe o texto e sane todas as suas dúvidas a respeito do bom convívio entre cães e gatos! Vamos lá!

Dicas iniciais para acostumar cachorro com gato

cachorro e gato embaixo da coberta

Existem muitas maneiras de acostumar cachorros e gatos a conviverem. A seguir, você verá quais são os passos iniciais que você deve saber para que ambos vivam em harmonia. Confira!

A convivência leva tempo

A convivência entre cachorros e gatos pode levar um certo tempo quando o cachorro já está em sua fase adulta. Além disso, dependendo da personalidade do cão ou do gato, eles podem se estranhar; afinal, eles são de espécies diferentes. Sendo assim, é importante que você tenha paciência e use várias estratégias. Não desista na primeira tentativa, pois eles vão se acostumar com o passar do tempo.

Conhecer as raças é importante

Como você leu no tópico anterior, gatos e cachorros são de espécies diferentes, de modo que esse é um dos principais motivos que dificulta a convivência dos dois. Por isso, conhecer a raça do seu cachorro antes de colocá-lo para se relacionar com um gato vai ajudar você nesse processo de aproximação.

A verdade é que existem raças de cachorros com mais predisposição a se relacionar com gatos. Logo, são pets que se adaptam com mais facilidade ao ambiente que tem outro animal de estimação. Cães das raças Labrador Retriever, Golden Retriever, Shih Tzu e a maioria das raças Spaniel, por exemplo, são ótimos em se relacionar com gatos.

Cães e gatos são diferentes

É nítido o quanto os cães e gatos diferem em vários aspectos. Os cachorros costumam mastigar o que encontrarem pela frente, enquanto os felinos não têm esse costume. Os gatos são mais independentes, enquanto os caninos gostam de ter um líder e de estar sempre em bando.

Portanto, leve em consideração esses pontos durante a adaptação dos pets, e procure por sinais que demonstram aceitação ou recusa dos animais um pelo outro.

Procure acostumar os dois o quanto antes

Se você já tinha um cão e adotou um gato, mesmo que seja um filhote, procure acostumar os dois a conviverem juntos o quanto antes. A demora em apresentar um ao outro pode dificultar o processo de adaptação.

O mesmo vale para o caso de você já ter um gato e adotar um cachorro posteriormente; você precisará fazer o processo o mais rápido possível. Afinal, como você já sabe, pode demorar um certo tempo até eles se acostumarem a conviver no mesmo ambiente.

Prepare-se para eventuais brigas

Sim, é possível que eles briguem muito, principalmente no início de convivência. Por isso, esteja preparado e fique sempre atento. No início, essas brigas vão ser mais recorrentes devido ao fato de os pets ainda não estarem acostumados um com a companhia do outro. Então, evite deixá-los sozinhos, pois o cão pode acabar machucando o seu gato.

Como apresentar um cachorro a um gato

cachorro filhote cheirando gato

Cães e gatos são animais que possuem comportamentos diferentes, mas não é por causa disso que você deve deixá-los em locais diferentes. A seguir, você aprenderá o que precisa fazer para apresentar um cachorro a um gato. Vamos lá!

Escolha um ambiente tranquilo

A escolha do ambiente é a primeira coisa que você deve planejar ao pensar em aproximar seu cão do felino. Um ambiente tranquilo, sem interferência de crianças correndo, gritando ou até de mesmo pessoas caminhando pelo local vai ajudar nessa etapa. O local pode ser, inclusive, um cômodo da sua casa.

A escolha de um local tranquilo vai fazer com que o cachorro e o gato sintam-se confortáveis com a situação. Para que isso se torne mais possível, é legal retirar a caixa de areia do gato para que o cão não fique brincando. Além disso, espalhar caixas, brinquedos e obstáculos para o felino brincar e pular, caso se sinta estressado, é uma ótima alternativa.

Deixe o novo pet seguro

Agora que seu novo pet já tem um local seguro para se aproximar do outro, você precisa deixar os dois seguros, e mostrar que essa situação não é uma ameaça. Sua atenção, agora, deve estar voltada ao gato, posto que, como o cão geralmente é maior, o felino pode sentir medo. Para que isso não aconteça, peça para que outra pessoa te ajude no momento, cuidando do gato enquanto você cuida do cachorro.

Separe o espaço de cada um

Embora a sua intenção seja que seus dois animais de estimação convivam juntinhos, é importante que você saiba que cada um precisa ter seu espaço. Bem como, necessitam ter seus próprios objetos, já que são animais com tendências territoriais. Ao estabelecer um espaço para cada um, você precisa se atentar para alguns pontos.

Tanto as tigelas de ração quanto as de água têm que ficar separadas. Fazer isso vai evitar brigas durante o momento da refeição e também evitará que um coma a ração do outro. Além disso, até eles estarem totalmente acostumados um com a presença do outro, separar um local diferente para que cada um possa descansar é muito importante nesse processo.

Comece a apresentá-los pelo cheiro

É notório o quanto o olfato dos animais é mais aguçado do que o do ser humano. Em média, esses dois animais podem chegar a ter mais de 80 mil receptores em seu nariz, que captam os diferentes cheiros do ambiente.

Quando você iniciar o processo de aproximação deles, apresente um ao outro pelo cheiro. Pegue algum objeto do gato e outro do seu cachorro, de modo que os dois tenham seus cheiros bem intensos. Logo depois, você deve colocar o objeto do cão no ambiente do gato, fazendo o mesmo processo com o objeto do felino.

Evolua gradualmente o contato

Agora que você já apresentou seus dois animais de estimação brevemente através do cheiro, chegou o momento de ambos se verem. Porém, como eles ainda não ficaram no mesmo ambiente, será necessário colocar uma barreira entre eles; ou seja, uma grade que seja suficiente apenas para que ambos se vejam e sintam um o cheiro do outro, mas sem se tocarem.

Somente depois desse primeiro contato, quando eles já estiverem acostumados com essa situação, você poderá avançar nesse processo. Quando isso ocorrer, você pode tirar a barreira e, com o auxílio de outra pessoa, segurar o cão enquanto você cuida do gato. Por exemplo, coloque um pet cara a cara com o outro. Mas, caso eles se estranhem, regrida nesse procedimento e volte a tentar acostumá-los um com o cheiro do outro.

O que fazer para acostumar cachorro e gato juntos

cachorro cheirando gato

Não espere que a adaptação do seu cão e gato seja rápida ou aconteça sozinha. A verdade é que você vai precisar interferir nesse processo. Veja a seguir mais dicas de como acostumar esses dois pets juntos.

Dê atenção aos dois igualmente

Dar a mesma atenção para o cachorro e para o gato ajuda nesse momento, já que, como conviverem no mesmo ambiente, pode ser que sintam ciúmes e iniciem uma briga. Como você aprendeu em tópicos anteriores, tanto os felinos como os cães são animais que marcam muito seu território, sendo isso uma barreira que em muitos casos dificulta o convívio de ambos. Mas o importante aqui é dar atenção igualmente.

Proporcione um lugar alto para o gato

Ao ter lugares separados para ficarem, é importante você adaptar esse local principalmente para o seu gato. Os felinos amam as alturas.

Para que ele se sinta totalmente seguro e confortável em ficar no mesmo ambiente que o cachorro, coloque obstáculos para que ele possa pular e ficar no alto. A maneira com que você pode adaptar sua casa para o gato é simples. Você pode aproveitar o que já tem, como uma estante velha, por exemplo.

Ofereça os brinquedos de cada um

Não importa se é um gato ou um cachorro, os brinquedos são muito importantes na vida dos animais de estimação. Esses brinquedos além de ajudarem na questão emocional, podem auxiliar no controle da ansiedade e energia gasta do seu melhor amigo, principalmente nos momentos em que eles estão se acostumando um com a presença do outro.

Supervisione as brincadeiras

As brincadeiras, embora não pareça, são muito importantes nesse momento em que gato e cachorro estão se acostumando um com a presença do outro. Enquanto estão brincando no mesmo ambiente, eles se mantêm distraídos e esquecem que o outro está ali. Porém, é necessário que você supervisione essas brincadeiras no início.

Pode ser que o seu cão estranhe o gato e o ataque. Além disso, pode ser que um dos dois não esteja a fim de brincar, sendo necessário que você retire um dos animais do local. Então, para que essas situações não ocorram, é preciso que você fique por perto.

Use reforço positivo

Certamente você já ouviu falar sobre reforço positivo. Mas aqui, ao contrário de ser usado em adestramento, esse método irá ajudar a fazer com que cão e gato fiquem próximos com tranquilidade. Este reforço positivo deve ser usado durante as brincadeiras.

Toda vez que seu animal de estimação chegar perto um do outro sem se estranhar, você pode usar o reforço positivo. Esse tipo de técnica funciona como uma recompensa para o seu cachorro e gato; ou seja, toda vez em que o pet faz algo certo, você pode dar um petisco, fazer um carinho ou elogiá-lo.

Adestramento é importante

Diferente do reforço positivo, que é algo mais simples e que funciona como uma recompensa pelo bom comportamento, o adestramento é mais complexo e completo. Logo, o adestramento irá ajudar o cão a obedecer comandos que impedirão comportamentos indesejados, principalmente em casos em que o cão não se adaptou as técnicas até agora apresentadas.

O adestramento do cão evitará que ele machuque o gato caso ele estranhe o felino, afinal, esses dois animais são muito territorialistas e podem acabar se desentendendo. Pode ser também que seja o gato que precise ser adestrado para poder conviver bem ao lado do cachorro.

Sim, seu cachorro pode conviver com seu gato sem brigas!

filhotes de cachorro e de gato amigos

Ao longo deste artigo, você aprendeu que é possível cachorro e gato conviverem juntos sem brigas. Sendo assim, para isso ser viável, você viu que não será da noite para o dia que verá seu cachorro brincando tranquilamente com seu gato de estimação. Além disso, entendeu que é preciso conhecer a raça do seu cachorro e que quanto antes acostumar os dois juntos, melhor.

Você compreendeu também como apresentar seu cão ao gato, o que precisa ser um processo gradual para que nenhum dos dois saia machucado. Desde a escolha do ambiente, separar um espaço para cada um, como também dar atenção para os dois na mesma proporção são métodos muito eficazes nesse processo de aproximação. Agora que você já leu este artigo, que tal partir para a ação e aproximar seus pets?!

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.