Formigas-cortadeiras: características, métodos de controle e mais!

Formigas-cortadeiras: características, métodos de controle e mais!

As formigas-cortadeiras estão acabando com suas plantas? Conheça a seguir as características dessa formiga e aprenda a acabar com elas.


Você conhece as formigas-cortadeiras?

formiga-cortadeira em folha

As formigas-cortadeiras são muito conhecidas no Brasil, e algumas pessoas têm muitos problemas com elas. O que acontece é que elas destroem todas as plantas que encontram pela frente. E a dúvida que fica é a seguinte: o que fazer para combater os formigueiros? Fique tranquilo, pois existem várias maneiras de combatê-las.

Mas, antes de partir para a prática, você precisa entender mais como é o funcionamento dessa espécie de formiga. É preciso compreender como são suas características, bem como o seu ciclo de vida. Entender isso vai ajudar você a combater com mais eficácia o inseto.

Pensando nisso, escrevemos este artigo com o objetivo de lhe ensinar tudo sobre essas formigas. Tudo isso de um jeito fácil e rápido, usando desde métodos naturais até produtos químicos. Acompanhe a seguir!

Características da formiga-cortadeira

formiga-cortadeira

Muitas são as características que diferenciam as formigas-cortadeiras das demais. Desde sua origem, seu aspecto visual e até seu ciclo de vida! Veja abaixo as principais características desta formiga:

Origem e nome científico

Tendo, atualmente, cerca de 10 mil espécies de formigas-cortadeiras catalogadas, a sua origem é muito antiga. Acredita-se que essas formigas tenham surgido há cerca de 10 milhões de anos, quando a América do Sul e a África ainda estavam unidas. Os primeiros registros fósseis desse inseto foram encontrados em depósitos sedimentares da Formação Santana, na fronteira do Ceará e Pernambuco.

No Brasil, é possível encontrar dois gêneros dessas formigas: a Atta Spp e a Acromyrmex Spp, sendo que a Atta é conhecida popularmente como saúva, e a Acromyrmex, como quenquém. Essas duas espécies são muito comuns também em outros lugares na América do Sul e Central.

Características visuais

As duas espécies de formigas-cortadeiras têm características visuais próprias. As formigas Atta, conhecidas como saúvas, têm 3 pares de espinhos no dorso do tórax. Esse tamanho pode variar entre 12 e 15 milímetros de comprimento em cada formiga do gênero.

Já as formigas do gênero Acromyrmex chegam a medir de 8 a 10 milímetros de comprimento, e seus espinhos de 4 a 5 milímetros. Com exceção das características já mencionadas, as formigas apresentam os mesmos aspectos físicos. Têm uma coloração marrom, possuem três pares de pernas, um par de olhos, um par de antenas e um par de mandíbulas.

Habitat natural e distribuição geográfica

As formigas-cortadeiras são insetos que vivem muito bem em áreas de matas, em áreas abertas e em lavouras. No geral, esses habitats têm em comum regiões que possuem muita folhagem para essas formigas cortarem. Desse modo, as formigas-cortadeiras conseguem habitar praticamente todos os ambientes, com exceção dos polos terrestres.

Tanto as saúvas quanto as quenquéns podem ser encontradas por todo o território brasileiro. Além de viverem na região da América do Sul e Central, elas também habitam a América do Norte, no México e em partes do sul dos Estados Unidos. Mas, a verdade é que elas são mais fáceis de serem vistas no Brasil.

Comportamentos e alimentação

As formigas são insetos que vivem em colônias, sempre dividindo as tarefas entre elas. São muito conhecidas também por apresentarem o comportamento de andarem sempre em trilhas enquanto carregam as folhas cortadas. Além disso, costumam cavar grandes buracos em locais úmidos para construírem seus formigueiros.

Sua alimentação não é variada como se imagina. As formigas, em geral, alimentam-se apenas de fungos. Fungos esses que elas mesmas cultivam em seus buracos através das folhas que colhem.

Ciclo de vida e reprodução

Esse inseto, em seu ciclo de vida, passa pela metamorfose completa. As formigas-cortadeiras atravessam os estágios de ovo, larva, pupa até chegar em sua fase adulta. Entretanto, o que determina se a larva fêmea se tornará rainha ou operária é quantidade e qualidade do alimento que elas receberão nesta fase.

A reprodução ocorre da seguinte forma: os machos recebem a função de reprodução. Eles ficam no ninho apenas até o voo nupcial, quando encontram uma fêmea reprodutiva. Após esse momento, eles morrem, mesmo que não tenham copulado com nenhuma rainha.

Impactos e importância ecológica

As formigas-cortadeiras causam um grande impacto negativo nas lavouras. Devido a sua característica principal ser cortar folhas, elas conseguem destruir plantações e mudas ainda em crescimento em poucos dias. Esse inseto, mesmo pequeno, pode atacar folhas de árvores de grande porte, como eucaliptos, causando grandes perdas e danos econômicos para os agricultores.

Sendo assim, essas formigas são responsáveis por contribuir com a reciclagem de nutrientes e com a aeração das camadas superficiais do solo da terra. Algumas espécies mantêm associações simbióticas com plantas, protegendo-as contra a ação de herbívoros, fungos e outros tipos de insetos.

Organização social das formigas-cortadeiras

formigas-cortadeiras carregando folhas

Até agora, você viu que as formigas são seres muito sociais. A seguir, você vai entender mais detalhadamente como funcionam os formigueiros das formigas-cortadeiras. Confira!

Funcionamento dos formigueiros de formiga-cortadeira

A profundidade e o tamanho do interior do formigueiro podem variar conforme a espécie do inseto. O monte de terra solta que vemos na superfície vem das escavações, que chegam ali através dos olheiros de limpezas.

Conforme os pesquisadores, é possível saber o tamanho do ninho e quanto tempo existe. O formato pode mostrar também qual é a espécie de formiga que mora nele e a situação da terra. Se a terra está solta ou firme, significa que o ninho pode estar ativo, paralisado ou morto.

Formiga Saúva

O formigueiro das saúvas é comandado por uma rainha, uma Tanajura que foi fecundada ainda em voo. Após fecundada, ela pousa no solo, perde as asas, escava a primeira panela e, assim, cria um novo formigueiro. O seu papel é o mais importante da colônia, já que somente ela põe os ovos dos quais nascem todas as outras formigas, ou seja, ela é a mãe de todo o formigueiro.

Dessa forma, ela consegue controlar o número de soldados, de cortadeiras e de jardineiras. Além disso, ela comanda toda a organização das atividades da colônia através da liberação de diferentes hormônios.

Formiga Quenquém

Em comparação com o formigueiro das saúvas, a sua colônia é bem menor e menos populosa. Dependendo da espécie das quenquem, todas as operárias podem ser iguais na mesma colônia. Os reprodutores, ou seja, as formigas machos, também são bem menores que as saúvas.

Os ninhos das quenquéns são pequenos e geralmente apresentam uma única panela, cuja terra solta aparece no solo. Algumas espécies fazem o ninho na superfície da terra e cobrem com palha, fragmentos e resíduos de vegetais, enquanto outras fazem o ninho subterrâneo.

Formigas soldadas, cortadeiras e jardineiras

Além da rainha e do macho reprodutor, as formigas são divididas em soldadas, cortadeiras e jardineiras, sendo que cada uma possui sua função. As formigas soldadas são responsáveis por defenderem o formigueiro quando perturbadas. As soldadas também são conhecidas como “cabeçudas”, devido ao tamanho grande de sua cabeça.

Já as cortadeiras são mais numerosas. São responsáveis por cortar, carregar, limpar, abrir caminhos, escavar e ajudar na defesa da colônia. E as jardineiras, sendo as menores dentre as operárias, têm a função principal de cultivar as folhas trazidas pelas cortadeiras. Elas têm este nome porque trabalham nos “jardins de fungos”.

Como se livrar da formiga-cortadeira

formiga-cortadeira em flor

Existem várias medidas para manter o controle das formigas-cortadeiras, independente da espécie. Veja a seguir algumas dicas de como se livrar delas!

Armadilhas para a formiga cortadeira

O controle de cultura ocorre através da utilização de armadilhas. Essas armadilhas são feitas com o cultivo do gergelim, capim braquiarão, mamona ou batata-doce em volta das plantações. Essas plantas podem apresentar efeitos tóxicos ou repelir as formigas-cortadeiras.

Além disso, o ato de arar o solo é considerada um método de controle cultural, já que a terra é remexida e impede que as formigas andem pelo espaço.

Se livrando de sauveiros jovens

O controle mecânico, como o nome remete, é feito manualmente. Este método é mais recomendado para os sauveiros jovens que tenham até 4 meses. Neles, a rainha ainda está a poucos centímetros da superfície.

Sendo assim, o que se deve fazer é a escavação e eliminação da rainha. Outra forma muito eficaz é a utilização de gel adesivo ao redor do tronco ou anéis com água.

Uso de substancias químicas no controle da formiga

Estes métodos costumam ser os mais eficazes para combater as formigas-cortadeiras. O controle químico é feito por meio de produtos químicos comprados em mercados agrícolas ou lojas especializadas.

Os tipos são variados, existem venenos granulados, líquidos e até em pó, com uma grande variedade de marcas e princípios ativos, cada um tendo aplicação especifica para cada caso.

Venenos para controle da formiga-cortadeira

formiga-cortadeira

Como você viu nos tópicos acima, existem dois métodos naturais de controlar as formigas-cortadeiras. Logo mais, você verá quais são as maneiras de combatê-las através de produtos químicos.

Iscas granuladas

Esse método deve ser usado depois da colheita das safras, logo, as formigas não terão folhas para cortar. Sendo assim, ao jogar essas iscas granuladas, elas levam-nas para dentro de seus formigueiros e, em até 48 horas, todas elas estarão contaminadas. O que acontece é que as iscas contêm um princípio ativo de clorpirifós, sulfluramida e fipronil, entre outros, sendo tóxicas para as formigas-cortadeiras. Para cada 1 metro quadrado de terra, aplique 10 g da isca.

Pó seco

Esse tipo de formicida é indicado para as formigas que constroem seus ninhos mais rasos, como são as quenquéns. Geralmente é usado sendo pulverizado sobre o formigueiro, matando a formiga por contato. Mas há quem use o pó seco misturando com agua, para maior eficiência na penetração do produto na terra.

Para aplicar, você deve misturar 10 g de pó para cada 1 litro de água, e depois borrifar sobre o formigueiro. Aplique apenas com clima seco e sem umidade do solo.

Líquido Nebulizado

O uso desse tipo de inseticida nebulizado é muito antigo e eficaz em locais que têm muitas formigas fora do formigueiro. Sua ação é imediata, logo, paralisa o formigueiro na hora. Para aplicar o líquido nebulizado, usa-se uma máquina motorizada, onde é colocado o óleo mineral ou diesel, que será transformado em fumaça.

Vale lembrar que não existe uma quantidade exata a ser feita, o importante é aplicar no formigueiro até elas ficarem paralisadas.

O fim das formigas-cortadeiras no seu ambiente!

formiga-cortadeira em folha

Vimos neste artigo que existem duas espécies de formigas-cortadeiras em específico no Brasil, a Atta e a Acromyrmex. Vimos também que elas existem há milhões de anos, e que, maioria, seu aspecto visual é semelhante umas às outras. Porém, existe uma exceção à aparência, a formiga Rainha é a maior de todas.

Você aprendeu também a como é a organização social nos formigueiros. Bem como, que essa organização pode variar das colônias das formigas saúva para a quenquéns, e também em sua quantidade de soldados. Mas lembre-se, por mais que elas pareçam ofensivas, elas ajudam no ecossistema do nosso planeta.

Além disso, você entendeu que é possível fazer o controle dessas formigas-cortadeiras não somente através de métodos naturais, como também com produtos químicos. Agora você está preparado para combater essas formigas.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.