Aranha pequena vermelha: veja características e se ela é perigosa!

Aranha pequena vermelha: veja características e se ela é perigosa!

Já ouviu falar da aranha pequena vermelha? Este minúsculo aracnídeo vive nas frestas e buracos das casas! Conheça suas características e curiosidades!


Você já conhece a aranha pequena vermelha?

aranha pequena vermelha

Parecida com a Viúva Negra, a aranha pequena vermelha ficou popularmente conhecida por viver nas casas com os humanos e por ser a menor aranha do mundo. Como outros aracnídeos, a pequena vermelha ainda assusta muitas pessoas que, ao vê-las, já se certificam de matá-las.

Mas, afinal, a aranha pequena vermelha é perigosa para nós, humanos? Ela tem veneno? Para responder essas e outras perguntas, continue lendo e aprenda um pouco mais sobre esta pequena que vive entre nós, mas que é comumente confundida com outras do seu grupo. Suas características são muito interessantes e sua importância no meio ambiente é admirável. Conheça agora a aranha pequena vermelha! Vamos lá?

Ficha técnica da aranha pequena vermelha

aranha pequena vermelha

Para conhecer um pouco mais sobre a aranha pequena vermelha, é importante saber sua fica técnica com as principais características que a espécie possui. Descubra a seguir mais detalhes sobre esta aranha. Acompanhe:

Nome e origem

A aranha vermelha, em inglês Red House Spider, recebeu esse nome devido à sua coloração avermelhada bem característica. Apesar de ser encontrada em todos os lugares do mundo, a origem da Nesticodes rufipes é desconhecida. Estima-se que ela é originária da Austrália, mas não se sabe ao certo. Muitos estudiosos acreditam que ela acabou chegando a todos os lugares do mundo através do comércio realizado pelos humanos.

Além disso, essa pequena aranha também leva os nomes Aranha Vermelha Comum e Aranha Vermelha Doméstica. Esse último se deve ao gosto que esses aracnídeos têm em compartilhar a casa com os humanos, ainda que permaneçam bem escondidas.

Características visuais

Com incríveis 10 milímetros, a aranha pequena vermelha possui seu corpo dividido em duas partes: cefalotórax e abdômen. Tanto suas pernas como seu abdômen globular são vermelhos, enquanto o cefalotórax assume um tom mais amarronzado. É justamente essa parte que a faz ser confundida com a aranha marrom. A aranha pequena vermelha também possui boca e olhos, além das 48 articulações distribuídas em suas 8 patas. Apesar de minúsculo, é um aracnídeo com muitas peculiaridades.

Outra característica presente nessa aranha são os pelinhos que ela possui em todo o corpo. Esses pelos fazem com que a aranha forme, sobre sua superfície corporal, uma camada de ar que permite que ela flutue na água. Além disso, esses pequenos pelos também possibilitam que a aranha capte odores e sinta a presença da sua presa através da vibração.

Habitat e distribuição geográfica

As aranhas pequenas vermelhas vivem em regiões tropicais e subtropicais e, devido a isso, são encontradas em todo o Brasil. Essa espécie de aracnídeo também gosta de locais frios e escuros, por isso, é facilmente encontrada nas casas de todo o território nacional. Elas costumam ficar atrás do armário, em cantos de paredes e outros locais similares.

Essa espécie de aranha, que é a da mesma família que a famosa viúva negra, tem uma peculiaridade bem interessante: ela é considerada pantropical. Isso significa que a aranha pequena vermelha pode ser encontrada em qualquer lugar da região dos trópicos.

Alimentação

A alimentação dessa aranha é uma das coisas que a fazem ser tão importante para o equilíbrio do local em que vive. Sua dieta é baseada em insetos e formigas, portanto, elas são ótimas para eliminar, por exemplo, mosquitos e moscas da sua casa.

Além disso, a aranha vermelha também é predadora da perigosa aranha marrom, a qual é muito temida pelos humanos por ter uma picada necrosante. Logo, ter a aranha vermelha não faz apenas com que os insetos na sua casa diminuam, mas também pode eliminar a tão perigosa aranha marrom.

Outra curiosidade da alimentação dessa pequena aranha é a forma como ela ocorre. Seu estômago só recebe líquidos, devido a isso, ela transforma sua presa em uma "sopa". Essa transformação ocorre pelo líquido estomacal que elas expelem, dissolvendo o alimento até ele ser liquefeito.

Comportamento e reprodução

Algumas aranhas têm suas teias totalmente organizadas e regulares. No entanto, esse não é o caso da aranha pequena vermelha. Suas teias são famosas por parecerem verdadeiros emaranhados sem nenhuma regularidade, mas realizam o seu papel de capturar o alimento.

Outra característica do comportamento dessa pequena aranha é a sua “timidez”. Apesar de coexistir com os humanos nas casas, as aranhas gostam de ficar escondidas, em locais escuros, de preferência. Logo, se alguém for incomodá-la mexendo em sua teia, por exemplo, ela não hesitará em picar, portanto, não mexa com ela!

As aranhas pequenas vermelhas se reproduzem durante todo o ano e, na maioria das vezes, no período da noite. Os machos possuem uma estrutura cheia de espermatozoides, os pedipalpos. Ela é inserida na abertura reprodutiva da fêmea, formando um saco tesselado cheio de ovos. Esse saco será mantido perto da teia da mãe até finalmente os filhotes nascerem.

Principais predadores

Por viverem principalmente nas casas, é lá que se encontram seus principais predadores. A lagartixa é uma delas. Comuns nas paredes de muitas casas, as lagartixas se alimentam de insetos, formigas e aranhas, inclusive a pequena vermelha.

Além dela, rãs e sapos também podem ser predadores. Eles podem não estar muito presentes na área urbana, mas em casas mais afastadas e em locais rurais, eles são bem comuns. Por último, também há o homem, que não se alimenta, mas que elimina muitas aranhas vermelhas.

Curiosidades da aranha pequena vermelha

aranha pequena vermelha comendo presa

Além da sua grande importância para o meio ambiente, a aranha pequena vermelha tem mais algumas curiosidades que a tornam ainda mais interessantes. Confira a seguir algumas delas e descubra os porquês de este aracnídeo ser tão fascinante!

A sua picada é venenosa?

Apesar de muitos pensarem que a aranha pequena vermelha é perigosa aos humanos, seu veneno é totalmente inofensivo. Uma picada dessa aranha pode ser dolorosa e deve causar, possivelmente, um inchaço ou vermelhidão. No entanto, ela não passa disso.

Como a maioria das aranhas, seu veneno é usado para sua caça e, consequentemente, alimentação. Ou seja, ela só é perigosa para suas presas. No mais, como sua picada provoca desconforto nos humanos, o ideal é evitar o bicho. Para isso, não mexa em sua teia com as mãos, pois elas certamente vão atacar. Busque utilizar vassouras ou qualquer outro utensílio que te proteja e que, ao mesmo tempo, consiga destruir a teia.

A cor do sangue da aranha pequena vermelha

Apesar de não ser da realeza, a aranha pequena vermelha tem o sangue azul! Isso mesmo. Assim como outros insetos e aracnídeos, sua coloração distinta de sangue vem de uma proteína: a hemocianina. Você já ouviu falar dela?

Semelhante à hemoglobina, que torna o nosso sangue vermelho, a hemocianina é capaz de tornar o das aranhas, azul. Isso se deve à base da proteína, que é constituída de cobre ao invés de ferro. Inclusive, essa é mais uma das incríveis peculiaridades da aranha pequena vermelha.

Como evitar a sua presença

Apesar de serem úteis, as aranhas vermelhas podem se tornar um verdadeiro incômodo, principalmente para aqueles que têm medo de aracnídeos. Caso você queira se livrar dessas aranhas, há algumas dicas.

O primeiro passo é eliminar as teias existentes, fazendo uma bela faxina na casa. No entanto, apenas isso não será suficiente. Também será necessário eliminar sua fonte de alimento, como formigas e mosquitos. Dessa forma, você conseguirá evitar a presença das aranhas pequenas vermelhas em sua casa.

Se, mesmo assim, a aranha permanecer, você deverá pedir ajuda profissional, como de uma dedetizadora. Dessa forma, serão eliminadas não só as aranhas, como outros insetos que a fazem estar presente naquele ambiente.

Aranha pequena vermelha: inofensiva e interessante!

aranha pequena vermelha

Assustando a muitos ao seu redor, as aranhas pequenas vermelhas são verdadeiras intrusas úteis nas nossas residências. Apesar de não serem convidadas, elas se acomodam e se escondem em locais que nós não conseguimos ver.

Entretanto, apesar de ser indesejável para muitos, essa aranha é muito útil para a contenção de outros insetos que podem nos gerar muito mal. Além disso, por mais que sua picada seja bastante dolorida, ela não acarreta nenhum problema futuro, no máximo, um leve inchaço.

Se você não se incomoda com pequenas aranhas na sua casa, a pequena vermelha será de grande ajuda. No entanto, se você não as quer, nós também demos ótimas dicas para se livrar dela. Gostando ou não, essas aranhas não nos fazem nenhum mal, só gostam de dividir as casas conosco!

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.