Mariposa é venenosa? Veja os riscos, cuidados e mais curiosidades!

Mariposa é venenosa? Veja os riscos, cuidados e mais curiosidades!

Descubra os perigos, as curiosidades e os benefícios de um dos insetos mais comuns no nosso dia a dia: As mariposas


Mariposa é venenosa? Veja isso e muito mais!

Mariposa pousada em folha verde

Com certeza você já teve que lidar com uma mariposa em algum momento da vida, certo? E, possivelmente, deve ter sentido medo, afinal, não sabia se o inseto oferecia algum perigo, se deveria matá-lo ou simplesmente ignorá-lo.

Apesar de ser muito comum em diversas regiões do Brasil, a mariposa é um inseto sobre o qual as pessoas têm pouco conhecimento, levando a diversas perguntas: Ela morde? É venenosa? Tem riscos? Quais são as espécies?

Nesse artigo você terá a resposta para essas e outras perguntas que todos um dia já fizemos sobre as mariposas, e com isso finalmente você saberá o que fazer quando tiver que lidar com uma delas.

A mariposa é venenosa?

Mariposa marrom de asas abertas

No geral, está certo quem pensa que as mariposas não são venenosas, porém, engana-se quem acredita que elas não oferecem perigo algum aos seres humanos. Vejamos a seguir os riscos e os cuidados em relação às mariposas!

Quais os riscos?

É importante mencionar que por mais que existam poucos casos relatados de problemas causados por mariposas, elas podem sim ser danosas.

As Mariposas costumam ser atraídas pelas luzes da nossa casa e pode acontecer do inseto liberar uma espécie de pó quase imperceptível, e esse pó, por sua vez, pode causar irritação ao fazer contato com a pele humana.

Cuidados necessários

Para prevenir o aparecimento de mariposas ou insetos do tipo, é indicado o uso de telas nas portas e janelas, impedindo que os insetos entrem em casa, porém, uma vez que eles já estejam presentes recomenda-se evitar o contato direto, preservando tanto a pele quanto os olhos, visto que o contato pode causar vermelhidão na pele e coceira.

Uma vez que os sintomas se apresentem o indicado é lavar a região com água fria e evitar qualquer tipo de remédio sem a recomendação médica. Caso haja reação alérgica mais grave deve-se considerar a opção de ir ao médico.

Mariposa Vampira

Existem diversas espécies de mariposas em nosso ecossistema e a vasta maioria delas não ataca, pica ou morde seres humanos, apenas são atraídas por luz. A mariposa vampira, porém, é exceção a regra e pode sim ser hostil contra outros animais, incluindo nós, humanos.

Por ser um inseto considerado hematófago (que se alimenta de sangue) as chamadas mariposas vampiras tentam ''chupar'' o sangue de seres vivos para que possam se alimentar.

Apesar desse risco, a mariposa vampira não é comumente encontrada no Brasil, sendo mais presente na Europa e parte da Ásia.

Lagartas de mariposas

Mesmo as mariposas podendo oferecer pouco risco á nossa saúde, as lagartas de mariposas podem sim causar danos. Mesmo sem ser venenosas como as taturanas, o contato da lagarta com a pele humana libera um tipo de pelo que ao ter contato com a pele humana podem causar irritação severa

Mariposa branca e mariposa negra (bruxa)

Mariposa branco e fundo desfocado

As mariposas negras (bruxas) não são diferentes das mariposas brancas apenas na cor. A superstição em torno das duas espécies também é bastante curiosa, sendo bastante difundida entre a população. Vejamos mais sobre!

Características visuais

A coloração da mariposa varia entre preto e marrom, podendo atingir tons claros. Se observada de um ângulo diferente é possível notar a presença de tons roxos, verdes e até rosas em suas asas, que podem medir cerca de 15 centímetros.

Normalmente a mariposa fêmea tende a ser maior, porém, o macho costuma ser mais colorido e com antenas maiores. Sua presença é mais comum na região da América do Sul, podendo aparecer também nos Estados Unidos e Canadá.

Mariposa branca e simbologia

Mariposa branca pousada em folhas secas

Apesar de as mariposas serem animais que tendem a causar medo em muitos de nós, existe uma espécie muito especial: A mariposa branca. Ao sonharmos ou presenciarmos uma mariposa branca acredita-se que é sinal de boa sorte, pois considera-se que o inseto tem boas energias e sua presença precede boas notícias.

Mariposa negra (bruxa) e as supertições

Mariposa negra pousada em folha verde.

Se a mariposa branca é vista como sinal de boa sorte, não podemos dizer o mesmo da mariposa negra, que é popularmente conhecida como mariposa bruxa, devido ao fato de se ter criado uma mitologia ao seu redor pelo seu aspecto sombrio em virtude de suas asas pretas.

Acredita-se que a presença de uma mariposa negra em casa indica que alguém da família irá falecer e que para quebrar essa chamada ''maldição'' é necessário matar a mariposa sem entrar em contato com ela.

Curiosidades sobre as mariposas

Mariposa camuflada em tronco

Apesar de ser um inseto incômodo e invasivo para algumas pessoas, a mariposa é um animal com muitas curiosidades fascinantes. Você provavelmente já sabia que mariposas são atraídas por luz elétrica, mas sabia que também são atraídas por cerveja? Confira!

Mariposas são mestres em camuflagem

Devido a sua coloração extremamente variada as mariposas conseguem se camuflar muito bem na natureza, com o intuito de evitarem ser abatidas e poderem sobreviver o suficiente para reproduzir. Elas podem se camuflar nas folhas das árvores e até na pele de outros animais.

Mariposas não têm nariz, mas tem olfato

Enquanto algumas espécies de mariposas não possuem bocas, podemos dizer que nenhuma delas possui nariz, apesar disso, seu olfato é extraordinário. Ao invés de narinas as mariposas usam as antenas para sentir cheiros, e podem chegar a farejar cerca de 8 quilômetros ou mais.

Mariposas sem boca?

A maioria das espécies de mariposa não precisam comer, visto que seu ciclo de vida é pequeno, elas apenas reproduzem e colocam ovos, portanto é comum em algumas espécies a ausência da boca. Essas espécies conseguem sobreviver um período de tempo apenas com a energia que possuem em seu corpo na fase adulta.

Mariposas são viciadas em luz?

Devido a serem vistas normalmente em direção a luzes artificiais as pessoas tendem a acreditar que as mariposas são atraídas, porém, na verdade isso acontece porque os insetos normalmente se guiam pela luz da lua, e estando ela distante, eles acabam confundindo-a com as luzes artificiais, o que prejudica seu senso de locomoção.

Mariposas na literatura

A mariposa negra está presente no famoso romance ''O silêncio dos inocentes'', sendo essa colocada na boca das vítimas do serial killer retratado na obra. Ela também pode ser notada no romance ''Memórias póstumas de Brás Cubas, onde Machado de Assis diz que a mariposa negra é a encarnação de bruxas.

Apreciadoras de cerveja

É comum que, como outros insetos, as mariposas sejam atraídas por açúcar, porém, por algum motivo, elas parecem ser ainda mais atraídas pela cerveja. Uma ''receita caseira'' para atrair mariposas é misturar cerveja, açúcar mascavo e banana, em seguida expor essa mistura ao ar livre e aguardar até elas chegarem.

A importância da mariposa

Mariposa parada de asas abertas

As mariposas são peças importantes na dieta de diversos animais da natureza, além de ajudar a controlar a população de plantas invasoras e ajudar na polinização das plantas.

Então, agora que você aprendeu tudo isso, se você se deparar com uma mariposa, pense bem, não há um grande mal que ela pode te fazer, mas existe uma grande ajuda que ela pode fazer á todos nós, e, quem sabe, se for uma mariposa branca você pode até ser agraciado com um pouco de sorte, não é?

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Nomes de vacas: leiteiras e holandesas

Nomes de vacas: leiteiras e holandesas

A vaca pode ser um animal de estimação? Confira os nomes mais comuns e criativos das vacas brancas, leiteiras e holandesas


Lagartixa é perigosa ou transmite algum tipo de doença?

Lagartixa é perigosa ou transmite algum tipo de doença?

Comum dentro de casa, a lagartixa não é venenosa e muito menos perigosa. Inclusive, ter lagartixas em casa pode ser bom para você! Saiba tudo neste artigo!


Nomes para calopsita: encontre aqui os mais criativos!

Nomes para calopsita: encontre aqui os mais criativos!

Qual é o melhor nome para sua calopsita? não sabe? É macho ou fêmea? Qual é a sua cor? Confira neste artigo nomes incríveis!


Camaleão: preço e outros custos de criação

Camaleão: preço e outros custos de criação

Conheça o incrível e cativante camaleão e avalie a possibilidade de tê-lo como animal de estimação!


Mariposa dentro de casa: Mau presságio ou boa sorte? Descubra!

Mariposa dentro de casa: Mau presságio ou boa sorte? Descubra!

O que pode significar uma mariposa dentro de casa? São mesmo seres perigosos, que anunciam más notícias? Confira agora.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.