Pode dar manga para cachorro comer? Benefícios, cuidados e mais!

Pode dar manga para cachorro comer? Benefícios, cuidados e mais!

Você sabia que seu cachorro pode comer manga? Conheça os benefícios deste alimento e aprenda a introduzi-lo na dieta do seu cão da maneira certa!


Manga para cachorro faz mal?

mangas

A manga é uma fruta muito nutritiva que tanto os cuidadores quanto os cachorros amam! Mas, a dúvida que fica entre os tutores é se eles podem ou não oferecer para seus peludos essa fruta tão saborosa. Então, saiba que sim, você pode oferecer manga para seu cachorro!

Essa fruta possui muitos benefícios que vão complementar a alimentação do seu cão. A manga é muito rica em vitaminas e sais minerais e quando fornecida da maneira correta, é muito benéfica para o cachorro. E, claro, assim como todo alimento, você não pode exagerar na quantidade, pois pode fazer mal.

No entanto, antes de começar a introduzir a manga na dieta do seu cãozinho, você precisa saber mais sobre essa fruta e sobre os benefícios que ela tem para seu animal de estimação. Continue lendo para descobrir!

Benefícios da manga para cachorro

cachorro comendo manga

A manga é um alimento muito nutritivo e benéfico para o desenvolvimento do seu cãozinho. A seguir, você verá quais são os benefícios que a manga pode ter no organismo do seu cão. Confira!

Auxilia no aumento da imunidade

Cuidar da imunidade do seu cachorro é muito importante. Existem várias maneiras de você zelar pela saúde do seu pet, como vacinas, alimentação e atividades físicas. Porém, a alimentação é um dos fatores mais importantes para a imunidade do seu peludo.

A manga é uma fruta muito rica em vitaminas, logo, é uma ótima opção de alimento para introduzir na dieta do seu cão. Essa fruta possui as vitaminas A e C, e betacaroteno, nutrientes que auxiliam na imunidade do cachorro e que impedem a degeneração das células.

Melhora o trânsito intestinal

Assim como os humanos, os cachorros também podem ter problemas intestinais. Os cães filhotes e idosos são os mais suscetíveis a ter algum problema intestinal, já que seu organismo é mais frágil e necessita de mais fibras e água. Nessa linha de pensamento, a manga é uma ótima aliada, pois é muito rica em fibras.

As fibras da manga vão ajudar na prevenção da constipação, diarreia e aumentará o número de bactérias boas no intestino do cão. Um bom funcionamento do trânsito intestinal influenciará na sua imunidade também.

Reduz o colesterol no sangue

Os cachorros também podem ter problemas de colesterol alto, embora seja raro. Essa gordura é essencial para as membranas celulares dos animais, e só é problemática quando se acumula nas artérias. Para que isso não aconteça com seu peludo, ofereça manga para ele.

A manga possui fibras dietéticas, as quais podem ser solúveis ou insolúveis em água, dependendo da categoria. A fibra dietética solúvel em água tem o efeito de reduzir o colesterol no sangue e aumentar a imunidade do cão. Já a fibra dietética insolúvel previne o câncer colorretal.

Manga tem ação antioxidante

A vitamina E possui funções antioxidantes. Atua contra o oxigênio ativo que causa problemas na membrana celular, ou seja, combate radicais livres. Além de ser considerada eficaz na prevenção de problemas de pele, câncer, distúrbios digestivos e até no envelhecimento do seu cão.

A fruta também tem vitamina C, que possui ação antioxidante devido aos compostos polifenólicos contidos na fruta, como mangiferina, quercetina, canferol e ácido cafeico. Assim, a manga ajuda a prevenir o infarto, derrame cerebral e diabetes em seu cachorro. Sendo assim, é uma fruta muito nutritiva, benéfica e rica em vitaminas.

Auxilia na renovação celular

Se o seu cão vive cansado ao se exercitar, ou se cansa até mesmo sem fazer nada, esse pode ser um sinal de que a saúde do peludo não está bem. Nesses casos, pode ser que as células do corpo do seu cachorro não estejam se renovando devidamente. Dessa forma, introduzir a manga na alimentação do cão é muito importante.

No mais, o potássio, presente na manga, é um mineral que irá auxiliar na renovação celular do cachorro. Ele tem a função de manter a pressão osmótica constante na célula, sempre em atividade. Também ajudará na recuperação da fadiga que seu cão sente, prevenindo a hipocalemia (baixa quantidade de potássio no sangue dos animais).

Ajuda a hidratar o corpo

Além de todos os benefícios citados acima, a manga também é uma boa opção para dar ao seu cão em dias quentes, já que possui 80% de água. Por isso, é uma das frutas mais adequadas para hidratar o corpo do seu cão durante o calor do verão.

Como dar manga para o cachorro comer

Antes de você introduzir essa fruta na alimentação do seu cão, você precisa saber que existem maneiras de preparar a manga para seu cão. A seguir, mostraremos como fazer. Continue lendo!

Petiscos de manga desidratada

manga desidratada para cachorro

Petiscos são muito usados pelos donos dos cães quando estão adestrando seus pets, sendo oferecidos como forma de recompensa. A manga, além de poder ser ingerida pelos cachorros em sua forma natural, pode também ser oferecida em forma de petiscos desidratados. E você pode dá-los para o seu cão sem preocupação, pois a fruta não perde os nutrientes.

O modo de preparo é simples. Você precisará descascar a manga e cortá-la em fatias grossas. Depois de cortadas, coloque as fatias em uma travessa e leve-a ao forno a uma temperatura de 80 °C, deixando-a lá por 30 minutos. E pronto, o petisco de manga desidratada para seu cão está pronto!

Picolé de manga

picolé de manga para cachorro

A manga, por ser uma fruta muito rica em água, é oferecida aos cães em épocas quentes. Além de ser muito nutritiva, o seu cão pode comê-la congelada! A seguir, você aprenderá a preparar o picolé de manga, com o qual você e o seu animal de estimação poderão se refrescar.

Para preparar o picolé, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 1 xícara de manga congelada, 1/2 xícara de leite de coco sem açúcar, formas para picolé e palitos. Pegue a manga e o leite de coco, e bata-os no liquidificador; logo em seguida, despeje a mistura nas formas e leve-as ao congelador. Deixe-as pelo menos um dia refrigerando e, depois, está pronto!

Suco de manga para cães

suco de manga para cachorro

O suco de manga também é uma alternativa para os dias de muito calor, visto que, além de ser saborosa, possui bastante água em sua composição, mantendo seu cão hidratado. E fique tranquilo, porque todas as raças de cachorros podem beber o suco dessa fruta. Aprenda como preparar esse refresco para seu cachorro.

Para fazer o suco, você precisará de duas manga e meio litro de água. Corte a maga em pedaços pequenos e bata-os no liquidificador com água. Atenção: não adicione açúcar no suco, pois essa fruta já é muito doce. Após bater, coe o suco e sirva para seu cachorro.

Manga como acompanhamento

acompanhamento de manga para cachorro

Ao introduzir a manga na alimentação do seu cachorro, você deve estar ciente que essa fruta deve ser apenas um complemento. Em hipótese alguma alimente seu cão apenas com essa fruta, pois o pet precisa de outros nutrientes que a manga não tem. Sendo assim, você pode dar a manga para o seu amigão como um acompanhamento da ração. Ou seja, logo depois que ele comer a ração, dê como uma sobremesa a manga.

Cuidados ao dar manga para cachorro

cachorro com fome de manga

Como todo alimento, você precisa ter cuidado ao dar manga para seu cão, visto que, oferecendo-a da maneira errada, você pode prejudicar o animal. Logo abaixo, iremos aprender quais cuidados são necessários!

Cuidado com a quantidade

O primeiro cuidado a se ter é em relação à quantidade, já que a manga é uma fruta rica em açúcar. Se o cão ingerir abundantemente a manga, ele pode chegar a ter diabete. Além disso, cães que já têm a doença, sobrepeso ou obesidade não podem comer essa fruta.

Desse modo, a quantidade de manga que um cão saudável deve comer precisa ser conforme o seu peso e apenas uma vez na semana. Se o seu cachorro pesa até 4 kg (pequeno porte), ele pode comer até 10 g de manga; se pesa 10 kg (médio porte), 30 g é a quantidade ideal; e, se pesa 20 kg (grande porte), pode comer no máximo 45 g. Mas, caso seu cão pese mais de 20 kg, faça a seguinte conta: peso x 2,5 = gramas de ração indicadas.

Não pode dar manga com caroço

O caroço da manga é muito perigoso para o cachorro, pois ele pode se engasgar ao tentar comer a fruta. Dessa forma, jamais ofereça essa parte da manga para o seu cão. Caso você tenha um pé de manga no quintal, fique sempre atento para que ele não coma nenhuma manga quando cair.

Isso, porque o caroço da manga é tóxico para os cães, podendo matá-los. O caroço da manga possui uma substância chamada cianeto, que pode ser fatal. Após ter ingerido a substância, os primeiros sinais de envenenamento do cão surgem dentro de 15 min a 20 min, sendo imprescindível levá-lo ao pronto-socorro de pets nesse período.

Comer a casca pode fazer mal

Assim como o caroço da manga pode fazer mal ao cachorro, a casca também pode prejudicar seu animal de estimação. A casca dessa fruta é de difícil digestão para o cão, podendo causar mal-estar e até outros problemas de saúde. Caso o cachorro coma a casca, se engasgue ou tenha um mal-estar, leve imediatamente a um veterinário e fale o que o cão comeu.

Evite dar manga processada

Oferecer manga ou qualquer outro tipo de fruta em sua forma natural sempre será a melhor opção. Por isso, evite dar manga processada em forma de pudim ou gelo para cachorros, por mais que a embalagem diga que seja seguro.

A manga, em sua forma processada, possui açúcares, adoçantes artificiais e leite concentrado em grande quantidade. Essas substâncias podem causar obesidade no cão. Além disso, comer manga processada e fria pode dar diarreia, então, se você quiser oferecer a manga fria em dias quentes, o recomendável é manter a polpa da manga na geladeira ou uma pequena quantidade congelada. No mais, apenas evite esse tipo de processado para os cães.

Não há problemas em oferecer manga para seu cão!

cinco mangas

Vimos, neste artigo, o quanto a manga pode beneficiar a saúde dos cães. Ela pode fortalecer sua imunidade e seu o trânsito intestinal, hidratar o corpo e até mesmo prevenir doenças, como o câncer e o colesterol alto.

Você aprendeu, também, a como preparar essa fruta para seu amigão sem ela perder seus nutrientes, podendo ser em forma de picolé, suco, petisco ou como um acompanhamento da ração. Bem como, você aprendeu que a fruta deve ser dada para o cão conforme o seu peso, afinal, tudo em excesso faz mal.

Além disso, a polpa da manga ou o suco também podes ser ótimos refrescos para o seu amigo canino quando o tempo está quente. Agora que você já sabe como fornecer a manga para seu cachorro, compre essa fruta e veja se ele vai gostar dela!

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.