O que significa quando um cachorro te segue? Veja o motivo!

O que significa quando um cachorro te segue? Veja o motivo!

Seu cachorro te segue até quando você vai ao banheiro? Confira aqui os motivos e como você pode mudar esse comportamento do seu cãozinho!


Quando um cachorro te segue ele quer dizer algo!

cão correndo e seguindo o dono

Embora o ser humano adore animais de estimação como o cachorro, há momentos em que o pet “não larga do pé do dono”. Neste artigo, veremos que isso pode ocorrer por vários motivos.

A verdade é que quando seu cachorro apresenta esse comportamento de seguir você até quando vai ao banheiro, ele pode estar querendo dizer algo. Pensando nisso, neste artigo reunimos as principais causas que levam os cães a este tipo de atitude, e o que você pode fazer para tentar contornar essa situação.

Você também vai ver aqui que o fato de o cachorro seguir o tutor pode ser decorrente de alguns problemas, inclusive de saúde física ou mental.

O que significa quando seu cachorro te segue

cachorro seguindo o dono

Se você tem um cachorro e independente do cômodo da casa que você vá ele lhe segue, saiba que os motivos podem ser dos mais variados. Confira a seguir neste artigo os motivos mais comuns.

Quando um cachorro te segue na rua

Antes de você entender porque um cachorro te segue na rua, é preciso lembrar-se de que os cachorros viviam em alcateia antes de serem domesticados. Esses adoráveis cães um dia já foram lobos cinzentos. E os lobos vivem em bando que são guiados por um líder.

Logo, quando um cão lhe segue na rua significa que ele o viu como um líder ideal. Além disso, pode ser que esse cão esteja se sentindo sozinho, afinal, nas ruas ele não está com seu bando. Por isso, quando um cachorro o seguir, não se assuste.

Quando o dono vai ao banheiro

Outro comportamento muito comum dos cães é o ato de seguir o dono até o banheiro. Isso pode estar ocorrendo porque ele quer protegê-lo, ser protegido ou é um comportamento que adquiriu ainda quando filhote. Mas não se preocupe, porque é possível mudar essa situação.

Se quando você entra no banheiro, seu cachorro não late e não chora, significa que ele não possui uma dependência prejudicial em relação a você. Caso o contrário aconteça, quer dizer que ele está com problemas emocionais ou está apenas farejando algum odor do banheiro. Interagir com outros cães ou levá-lo a um adestrador pode mudar isso.

Hora de comer ou passear

Os cachorros são muito admirados por serem espertos e ótimos companheiros. São animais que aprendem com muita facilidade, sendo possível adestrá-los. Desse modo, os cuidados podem ensinar desde o local em que o peludo deve comer até onde fazer suas necessidades fisiológicas.

Em virtude da sua alta capacidade de aprender, o seu cãozinho pode se lembrar de suas rotinas diárias. Então, se você sempre alimenta ou sai para passear com o seu cachorro sempre no mesmo horário do dia, ele seguirá cada movimento seu por volta desses horários.

Tédio ou busca por companhia

Como você viu anteriormente, os cachorros são animais descendentes dos lobos, logo são acostumados a viver em bando. Porém, com o passar dos séculos, com a sua domesticação eles se tornaram animais dependentes. Isso fez com que seu comportamento mudasse, fazendo com que sintam tédio e queiram cada vez mais a companhia dos donos.

Para que seu cachorro não sinta tédio e fique sempre quieto em um canto, ofereça brinquedos para ele se distrair. Leve seu cachorro para passear em um local que ele possa ter contato com outros cães. Isso vai fazer com que ele se sinta melhor.

Medo ou não quer que o dono saia

É muito comum que seu cachorro senta medo ou não queira que você saia de perto dele em certos momentos. Mas fique atento, pois esse comportamento não é normal caso aconteça com frequência.

É possível que ele esteja com medo de certos barulhos, como fogos de artifício ou tempestades; e nessa hora podem agarrar-se aos donos até que se acalmem. Os cachorros veem os cuidadores como seus protetores e ficar perto do seu cão pode ajudar a acalmá-lo. Então, nesse momento, o cão não vai querer que você saia de perto dele.

Característica própria da raça

Existem raças que são mais apegadas aos donos do que outras. Além disso, como os cães são animais de fácil aprendizagem eles são muito curiosos. Esses aspectos fazem com que seu peludo o siga para todos os lados.

As raças Chihuahua, Border Collie e Labrador Retriever são as que mais seguem os donos, por terem sido criadas durante séculos para trabalhar com os humanos. Os cães são curiosos por natureza. Sendo assim, o seu cachorro pode segui-lo para descobrir o que você está fazendo ou o que está acontecendo a sua volta.

Estado de saúde físico ou mental

Seu cachorro pode estar te seguindo por ansiedade de separação. Essa ansiedade pode causar problemas de saúde físico e mental. Caso não seja tratada essa ansiedade, seu cão pode desenvolver insegurança e desconfiança, interferindo na personalidade canina.

Mesmo que seu cão seja domesticado, é possível que ele comece a defecar e fazer xixi pela casa se sofrer com esses problemas. Em alguns casos raros, seu cachorro pode desenvolver até um quadro de depressão. Os sintomas são muito semelhantes aos das pessoas: os cães se tornam retraídos, inativos e seus hábitos alimentares e de sono mudam, e não fazem mais as coisas que antes gostavam.

O que fazer quando seu cachorro te segue

Dois cães correndo na praia com uma mulher

Se você não sabe o que fazer quando seu cachorro te segue por toda casa, vamos te ajudar! A boa notícia é que existem vários métodos que podem ser aplicados para que seu cachorro pare de lhe seguir. Mas fique tranquilo, porque são métodos simples. Aprenda a seguir.

Estabeleça palavras de comando

Agora que você já sabe o motivo que faz com que seu cão fique te seguindo por toda parte da casa, você precisa estabelecer palavras de comando. E o que são essas palavras de comando? São palavras que você irá falar para seu cão, ordenando que ele pare de seguir.

Palavras como: "fique onde está", "não me siga" e "parado", são comandos que repetidos com frequência seu amigo de quatro patas aprenderá a respeitar. Mas caso o tempo passe e o seu cão não obedecer a essas ordens, leve-o a um adestrador. Somente um profissional poderá ajudá-lo.

Defina uma rotina

Você viu ao longo deste artigo que os cachorros aprendem com muita facilidade, decorando assim a sua rotina canina muito rápido. Desse modo, para que seu cachorro pare de lhe seguir, estabeleça uma rotina de alimentação e passeios.

E caso ainda não tenha essa rotina estabelecida, lembre-se de que no início é importante não falhar com os horários. Estabelecer horários para que seu cão passeie não vai ajudar apenas com que ele pare de te seguir, mas também vai ajudar na sua saúde física. Logo, assim como os humanos, os cachorros precisam também de horários para comer, bem como para passear. Isso fará com que ele se sinta mais seguro e menos entediado.

Aproveite a companhia

Mesmo que o cão siga seu dono apenas em alguns momentos, isso pode chegar a incomodá-lo, mas tenha paciência e aceite a companhia do peludo. Aproveitar mais do seu cachorro vai ser benéfico tanto para você como para ele, logo, os dois ficarão menos estressados e solitários.

Lembre-se sempre de que o cachorro é um animal social. Nunca deixe de brincar com ele mesmo que esteja cansado, pois ele pode sentir falta da rotina a qual já está acostumado. É muito importante que o cachorro se sinta socializado e feliz.

Diminua a dependência do cão

Se mesmo tentando todos esses meios citados acima, você não obtiver nenhum resultado após um mês, o que pode estar acontecendo é que seu cachorro está carente. Certamente ele precisa da companhia de outro cachorro e não da sua. Então, para resolver esse problema, você pode adotar um cão em um abrigo, dando assim um companheiro para seu peludo e um lar para o outro.

Faça exercícios com seu cachorro

Fazer exercício ao lado de um cachorro ajuda o condicionamento físico tanto do dono como do pet, além de que, vai ajudar o cão a ficar menos dependente do cuidador. Logo, seguir o dono não será sua atividade principal do dia. Você pode fazer caminhadas, corridas, natação e até mesmo adestrar o seu peludo, o importante é que ele tenha uma ocupação.

Só não se esqueça de que o cachorro tem seu próprio ritmo de atividade física. Faça os exercícios apenas pela parte da manhã, pois evita que o cão se canse mais rápido. E se for sair ao ar livre, sempre leve sacolinhas para recolher as fezes.

É possível fazer o seu cão parar de lhe seguir

Cão dormindo no colo do dono

Vimos ao longo deste artigo o que significa quando um cachorro começa a seguir o dono pela casa ou até mesmo quando segue um desconhecido na rua. Você aprendeu que isso pode acontecer devido o cão estar com medo de barulhos, de ser abandonado ou até mesmo de tédio.

Você também aprendeu ao ler este texto que existem soluções para esse tipo de comportamento canino. Você pode estabelecer palavras de ordem, adestrar seu cão, definir uma rotina para ele ou levá-lo para fazer exercícios. Agora que você já sabe tudo sobre o comportamento do seu amigo, está preparado para mudar essa situação.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.