Galinhas: descubra origem, raças, criação, reprodução e mais

Galinhas: descubra origem, raças, criação, reprodução e mais

Será que você conhece tudo sobre as galinhas? Venha descobrir e entenda o quanto esse animal é importante para nós e para o ambiente.


Você conhece mesmo as galinhas?

Galinhas

As galinhas são aves domésticas (de criação) que não podem voar. Entretanto, possuem asas, é claro. São aves altamente utilizadas para o mercado alimentício, e possuem alto valor agregado em sua carne e em seus ovos.

Além disso, são animais calmos e graciosos, e podem ser ótimos companheiros. Muitas pessoas criam galinhas para serem parceiros e como ave doméstica. Elas também podem se dar bem com crianças e outros animais.

Sendo assim, vamos entender tudo sobre elas, as raças mais famosas, temperamento, estilo de vida, produção alimentícia e características importantes para as espécies, além de dicas caso você queira montar o seu galinheiro e investir nisso.

Características gerais das galinhas

Galinhas

Vamos entender a seguir a características físicas mais abrangentes sobre essa ave tão interessante, além de seu comportamento, reprodução e duração de vida.

Características visuais

As galinhas apresentam variações em sua aparência, de raça para raça, embora compartilhem alguns traços comuns. São eles uma estatura baixa, um corpo arredondado, penas densas e papadas de carne ao redor do rosto.

Elas medem em torno de 85 cm e pesam em média 5kg. Além disso, elas possuem uma moela bem desenvolvida (uma parte do estômago que contém pedras minúsculas) que tritura a comida. As suas penas podem variar em diversas colorações, dependendo da espécie, sendo mais comuns cores brandas, beges e marrons.

Tempo de vida de uma galinha

As galinhas selvagens, podem apresentar expectativa de vida maior do que as criadas para abate, chegando a atingir até 15 anos. Seus predadores incluem gambás, corujas, guaxinins, falcões, cobras e linces.

Já as galinhas domésticas podem viver cerca de uma década, embora as aves criadas para alimentação sejam frequentemente abatidas muito mais cedo ou apresentam doenças por ficarem em locais apertados e estressadas com a rotina.

Comportamento da ave

As galinhas são onívoras e apresentam uma dieta variada. Elas comem insetos, vermes, frutas, sementes, grãos, lesmas, caracóis e muitos outros alimentos. São aves calmas e vivem muito bem em bandos, com galos e até outros animais, como cachorros ou passarinhos.

Dessa forma, estudos diversos afirmam que as galinhas apresentam a capacidade de sentir empatia e são bem sensíveis ao ambiente externo. Além disso, são bem inteligentes e conseguem ser treinadas, se quiser, adaptando à determinadas rotinas e vontades.

Reprodução

A reprodução das galinhas é bem simples. Um galo frequentemente fica por perto, saltitando ao redor da galinha e cacarejando antes de montá-la. A transferência de espermatozoides acontece rapidamente.

Uma galinha não precisa acasalar todos os dias para botar ovos férteis. Ela armazena esperma em seu corpo e seus óvulos serão férteis por pelo menos algumas semanas e, às vezes, por muito mais tempo antes que ela precise do galo novamente.

Origem e história das galinhas

Galinhas andando

Você quer saber como surgiram as galinhas, não é? Venha entender tudo sobre essa ave tão consumida no Brasil, sua evolução com o passar do tempo, melhoramento genético e como é que surgiram as primeiras espécies.

Origem e primeiras espécies

As primeiras espécies de galinhas criadas de forma doméstica datam por volta de 2000 a.C. Alguns estudiosos apontam para múltiplas origens do animal, vindas do Sul e Sudeste da Ásia.

Depois de séculos de seleção e reprodução para vários extremos, as galinhas agora existem em muitas cores, tamanhos e formas.

A evolução curiosa da ave

As galinhas apresentaram grande evolução em relação às espécies ancestrais. Claro que a sua maioria pode se dar devido às mudanças climáticas, adaptabilidade, mudança em predadores e costumes da raça.

Mas a grande maioria se deu pelas mudanças genéticas, com ações antrópicas ou não, refletindo em seu instinto, criação, adequação à determinado espaço (grande ou em confinamento) e tamanho.

Melhoramento genético

Com o passar dos anos, visto que a galinha é um dos animais mais consumidos não somente no Brasil, mas no mundo todo, muitos estudos de melhoramento genético surgiram para fins comerciais.

As galinhas são estudadas para melhorar o DNA, com o objetivo de se obter mais ganho de produção com ovos, menor perda de penas e maior expectativa de vida.

Além disso, vale ressaltar que a evolução natural das galinhas não está relacionada ao melhoramento genético. Ele foi, e ainda é, realizado pelo homem, unificando as necessidades do mercado e aumentando a produção.

Veja algumas raças de galinhas grandes

Existem diversos tamanhos de galinhas. A seguir, vamos identificar quais são as maiores delas encontradas no mercado e quais são seus comportamentos, ações e maiores detalhes que estão envolvidas.

Índio Gigante

Galinha Índio Gigante

O Índio Gigante é a maior espécie criada no Brasil. Ela deve ter no mínimo 90 cm e peso em torno de 4,5 kg (para galo) e para galinha em torno de 3 kg. Além dessas características mais próprias e visíveis, existem características como sua plumagem e bico, que devem ser observadas de acordo com a norma oficial.

Ela surgiu pelo cruzamento de galos caipiras e outras raças de galinhas. Com o tempo os criadores foram escolhendo os maiores exemplares até chegar aos animais atuais.

Atualmente a raça possui um padrão definido e uma associação nacional de criadores. As aves são resultado de um melhoramento genético realizado pelo cruzamento de diferentes raças.

Gigante Negra de Jersey

Galinha Gigante Negra de Jersey

A Gigante Negra de Jersey é uma galinha propriamente preta e muito grande. A altura do macho é geralmente entre 70 cm, com a fêmea tendo 55 cm. A ave tem um corpo moderado a longo que é largo e profundo - dando a impressão de uma ave quadrada. O dorso é muito largo e achatado, e uma cauda relativamente curta para o tamanho dela.

É uma ave robusta. No sol, possuem um brilho verde em suas penas, o que é absolutamente deslumbrante. A Gigante Negra de Jersey é uma ave dócil e suave em geral, até mesmo os galos. Eles são conhecidos como animais amigáveis, e várias pessoas os criam como animais de estimação, em vez de serem aves de abate.

Eles são bons com crianças em geral, embora seu tamanho grande possa intimidar algumas crianças menores, já que são muito altos.

Galinha Sussex

Galinha Sussex

As galinhas Sussex, sendo maiores do que suas outras raças híbridas, são classificadas como uma raça de duplo propósito, o que significa que elas são criadas para abate e consumo de carne e para a produção de ovos. São basicamente brancas, com um colar preto e penas da cauda pretas também.

Essa é uma raça alerta e calma, que se adapta a qualquer ambiente e é bastante manso e amigável. Eles se sentem confortáveis tanto em áreas abertas ou confinadas quanto na presença de humanos, embora se acasalem e se reproduzam melhor em espaços maiores.

Australorp

Galinha Australorp

A Australorp, embora aparenta ser inicialmente tímida, é conhecido por ser uma galinha de raça grande, e extremamente amigável. As penas se dão em coloração preta e têm um brilho verde-escaravelho à luz do sol.

Possuem certa elegância, e são um pouco "majestosa" no andar. Elas irão tolerar bem o confinamento, mas como a maioria das raças maiores e mais pesadas, irão desfrutar da vida livre e procurar por insetos e pedaços de comida no quintal, pois elas realmente gostam de ser ativas.

Dessa forma, exercício estimula a liberdade de ação e é bom para elas, uma vez que podem ser ligeiramente propensos à obesidade se mantidos apenas em confinamento.

Galinha Marans

Galinha Marans

As galinhas Marans são originadas da França e possuem peso em torno de 3 kg, variando um pouco a mais para os galos. Geralmente são galinhas dóceis e amigáveis. Elas não intimidam outras aves, mas também não toleram ser bicadas por elas. Apesar disso, são extremamente fáceis de manusear e irão segui-lo em busca de guloseimas.

No entanto, elas não são excessivamente fofinhas, então não espere que se tornem galinhas de colo. Você só não deve deixá-las sem supervisão perto de crianças pequenas, especialmente na época de reprodução. Além disso, as Marans são famosas por seus ovos. Elas colocam um ovo de cor marrom profundo (quase chocolate).

Conheça as raças de galinhas médias

Vamos entender um pouco mais sobre as galinhas médias. Muitas delas são bastante famosas em regiões brasileiras, como o Nordeste e apresentam alto valor comercial, tanto para venda de ovos quanto para a sua carne, que são saborosas.

Galinha Canela-preta

Galinha canela-preta

A galinha Canela-preta é uma ave bastante predominante da região do Nordeste e se adapta muito bem a climas como da caatinga. É bem comum no Piauí e com o passar do tempo, foi apresentando uma variabilidade genética muito importante para o seu valor comercial de hoje.

Seus ovos não são nada tradicionais, apresentando cores azuis, esverdeadas e até amarelas. Apresentam idade reprodutiva a partir dos 7 ou 8 meses e são consideradas iguarias nessas regiões.

Galinha Araucana

Galinha Araucana

A galinha Araucana é bastante famosa por botar ovos azuis. Ela também possui características físicas únicas, como alguns tufos de penas perto da região do pescoço. Por um lado, ela tem uma postura ereta e se assemelha a algumas espécies de aves selvagens.

Suas costas se inclinam em direção à sua metade inferior, dando-lhe a postura pela qual ela é conhecida.

Alguns estudiosos dizem que são as galinhas mais amigáveis que existem, enquanto outros juram que são volúveis e nervosos. Entretanto, isso vai depender da criação e das companhias dadas às suas galinhas.

Castelhana negra

Galinha Castelhana Negra

A Castelhana negra, assim como as outras galinhas de penas escuras, tem plumagem inteiramente preta, com brilho esverdeado-metálico. Isso fornece grande graciosidade à ela. Elas botam muitos ovos brancos, cerca de 220 - 225 ovos por ano, com peso de 60 g cada, e possuem alto valor de mercado.

A Castelhana negra é uma espécie originária da Espanha e uma das linhagens de aves mais antigas da Europa. Seu peso fica em torno de 2,5 kg e existem diversos admiradores da ave pelo Brasil.

Ayam Cemani

Galinha Ayam Cemani

A galinha Ayam Cemani é uma galinha inteiramente preta, literalmente. Desde as patas, pernas, penas, asas, olhos e pele. Suas penas são bem brilhantes, com tons de fundo até levemente azuis escuros no sol. São consideradas aves raras, e algumas pessoas gostam de tê-las como amuleto da sorte e símbolo de riqueza.

São aves simpáticas e tranquilas, além de apresentarem constante inteligência. Também são gentis e dóceis - incluindo os galos.

Entretanto, a raça Ayam Cemani tem sido descrita como volúvel, mas a maioria das pessoas que os têm ou criam dizem que não, pois isso depende um pouco da criação. Dessa forma, são aves fáceis de manusear e de baixa manutenção.

Veja as raças de galinhas pequenas e anãs

Você já deve ter ouvido falar sobre galinhas pequenas, não é? Vamos conhecer tudo sobre elas, o seu tamanho, comportamento, quais são suas características marcantes e por que elas são altamente usadas no Brasil.

Alemã imperial anã

Galinha alemã imperial anã

Por mais que seu nome apresente origem alemã, essa galinha não veio da Alemanha, e sim da Ásia. Ela passou por diversos cruzamentos com o passar do tempo até chegar nessa espécie atual. A galinha alemã imperial anã, apresenta seu peso por volta de 1 - 2 kg.

Suas penas variam em tons brancos e são bem coladas ao corpo. Apresentam comportamento calmo, mas em épocas reprodutivas os galos podem ficar mais agressivos, protegendo a galinha.

Galinha Andaluza anã

Galinha andaluza anã

As galinhas andaluzas anãs são oriundas da Espanha. Também chamados de andaluzes azuis, elas geralmente têm plumagem azul-ardósia, mas dependendo da genética, elas também podem ser esbranquiçadas ou até mesmo pretas. Como outras raças mediterrâneas, eles têm lóbulos de orelha brancos.

Sua forma de corpo é leve e possui grandes pentes pontiagudos, o que as tornam adequadas para climas mais quentes. As andaluzas são muito ativas, então pense duas vezes se você mantiver suas aves em um galinheiro sozinhas.

Elas não se dão bem em confinamento e gostam de viver em um ambiente ao ar livre. Essas galinhas botam cerca de 165 ovos brancos por ano.

Peloco

Galinha peloco

As galinhas Peloco também são oriundas da Bahia. É uma ave muito rústica, podendo ser criada solta com pouca atenção. Tais animais apresentam certa variação fenotípica, mas foram selecionados e reproduzidos por terem grande conformação física e melhoramento genético. Sua carne é escurecida e com baixo teor de gordura.

As raças estrangeiras, na maioria das vezes, não conseguem se adaptar bem à região Nordeste e suas peculiaridades de clima e bioma. A galinha Peloco, por já estar adaptada à região, torna-se, novamente, uma alternativa viável para a formação de famílias e pequenos produtores rurais e devido ao seu baixíssimo custo de manutenção.

Galinha Faverolles anã

Galinha faverolles anã

As galinhas Faverolles anãs são originárias da França. É uma ave com abundância de penas, dando proteção à ela no inverno. Esta ave, tem uma curiosidade, ela possui cinco dedos, provavelmente de um gene descendente causado por um cruzamento entre alguma outra raça e o Dorking em algum lugar ao longo da sua linhagem.

Assim, a Faverolle anã tem um único pente e lóbulos vermelhos. A plumagem é fofa e o macho é mais colorido do que a galinha. Entretanto, ela se apresenta com cores mais escuras nos pelos e penas da cauda. Há uma leve penugem nas pernas e pés. A cor da sua pele é branca.

Galinha Sebright

Galinha Sebright

A galinha Sebright é uma das mais antigas raças de galinha anã da Inglaterra. Elas possuem aparência e costumes do galo, o que significa que não existe uma versão padrão da raça. Elas são pequenas até para o macho, pois os galos não chegam a pesar 1 kg.


As Sebrights são consideradas uma raça ornamental. Eles não botam muitos ovos, mas têm plumagem lindamente entrelaçada em prata ou ouro (dourado-amarelado). Dessa forma, são galinhas muito adoradas e são bons animais de estimação porque são ativos e facilmente domesticados.

Como ocorre a criação de galinhas domésticas?

Galinhas

Ter galinhas requer algumas tarefas que você precisa cuidar regularmente. Essas tarefas manterão suas galinhas felizes, saudáveis e seguras. Venha conhecer sobre a criação e os cuidados essenciais para garantir que você está dando aos seus animais tudo o que eles precisam.

Tipos de criação de galinhas

Primeiro, verifique as leis locais da cidade para garantir que criar galinhas seja permitido em sua vizinhança ou se houver um limite para o número de galinhas que você pode manter de uma só vez. Basicamente, existem três tipos de criação de aves, intensivo, semi-intensivo e extensivo.

Neste último, as galinhas são criadas soltas, sem impedimentos e cuidados, somente para subsistência familiar. A criação intensiva abrange maiores cuidados, galinheiros, separação de espécies, rações balanceadas e escolhidas ao abate.

Já o semi-intensivo é uma mescla dos dois muitas vezes ficando soltas, mas tendo cuidados necessários. Este método tem apresentado ótimos resultados!

Estrutura para criação

A estrutura do seu galinheiro não precisa de muitos detalhes, basta fornecer qualidade de vida, alimentação e higiene. Gaiolas pré-fabricadas geralmente não são tão duradouras quanto uma gaiola que você mesmo construirá com madeira.

Construa um cercadinho e uma casinha para que elas durmam e fiquem protegidas de predadores, frio e chuva.

Utilize bastante folhagens, e faça a sua casinha em torno de uns 20 cm acima do solo, para que a umidade não estrague a serragem. Dependendo da quantidade de galinhas, use espaços maiores e solte-as de vez em quando para conhecer o ambiente.

Alimentação das galinhas

Forneça alimentação adequada à elas, diariamente. Construa um breve comedouro suspenso, adicionando a ração para galinhas conforme necessário ou outros alimentos, como sementes, larvas, minhocas, o que achar interessante.

Geralmente elas comem em torno de 100 g por dia, mas se achar necessário aumente um pouco essa medida se a sua galinha estiver muito ativa ou consulte um profissional.

Higiene e segurança

Certifique-se de que suas galinhas sempre tenham uma fonte limpa de água doce. As galinhas não gostam de beber água suja e podem desidratar se não tiverem uma fonte limpa para beber, mesmo que por pouco tempo. Por isso, use sabão e água para limpezas regulares e enxágue bem antes de encher novamente.

Além disso, você pode usar alvejante à base de cloro conforme necessário para higienizar o recipiente de água e de comida. Uma ou duas vezes por ano, remova tudo da gaiola e lave todas as superfícies com 1 parte de alvejante para 10 partes de água, isso ajuda a não contrair doenças e manter a segurança e a saúde das suas galinhas em dia.

Manejo de carne e ovos

O manejo da carne e ovos vai depender do tipo de criação que você escolhe submeter as suas galinhas e o quão ganancioso você está para ter resultados. Algumas pessoas deixam as galinhas se reproduzirem por períodos normais e vendem os ovos para o mercado.

Outras, optam por bater metas de produção, com métodos mais rigorosos, datas estipuladas e se for vantajoso, levam a galinha ao abate até mesmo antes da hora. Avalie o melhor método para você, sem que a ave sofra.

Mais curiosidades sobre as galinhas

Galinha

Por fim, vamos descobrir algumas curiosidades envolvendo as galinhas, que com certeza você não deve saber! Dentre eles, está a explicação dos seus genes serem parecidos com o nosso e porque elas são consideradas tão inteligentes!

A incrível inteligência das galinhas

É comum que as pessoas vejam as galinhas como animais pouco inteligentes, sem as características psicológicas complexas de animais "superiores", como macacos.

No entanto, as galinhas possuem o poder de te entender, raciocinar e até te manipular quando estão acostumadas às suas atitudes. Elas têm um forte domínio de tarefas numéricas desde quando são pintinhos, mesmo que tenham experiência limitada.

Vivemos no "planeta das galinhas”

Comparando a quantidade dessas aves em épocas antepassadas, hoje temos cerca de 65 bilhões de galinhas no mundo. Claro que a população aumentou com o tempo e o conhecimento também, influenciando na criação, mas esse número é tão alto, que é considerado por estudiosos como a era das galinhas.

Isso se dá basicamente ao mercado alimentício, que está muito em alta pelos baixos custos de granjas e manutenção desses animais. Alguns pesquisadores até brincam, que no futuro, quando cientistas analisarem rochas da época, não vão encontrar latas e vidros, e sim ossos de galinha.

Seus genes são semelhantes aos nossos

Apesar das galinhas serem completamente diferente de nós fisicamente, muitos estudiosos afirmam grande semelhança genética. Cerca de 60% dos genes da galinha são bem parecidos com genes humanos.

No entanto, as diferenças entre os genes humanos e de galinha não eram uniformes. Os das galinha,s envolvidos na estrutura e função básicas da célula, mostraram mais similaridade de sequência com os genes humanos do que aqueles implicados na reprodução, resposta imunológica e adaptação ao meio ambiente em diversos estudos.

Entendeu como as galinhas são importantes?

Pessoa com galinhas

Quando pensamos em galinha, logo remetemos ao nosso alimento, que é uma das bases da nutrição humana. Entretanto, não podemos esquecer do quanto as galinhas são animais inteligentes, graciosos e muito companheiros.

Conseguem viver em bandos sem grandes problemas, e apresentam alto valor comercial no Brasil. Muitas delas apresentam penas lindas em tons fortes e marcantes, e características únicas das raças.

Caso você queira criar galinhas, se atente ao ambiente e espaço disponível, além de dispor de água fresca e limpa e alimentação adequada. Foque na higiene do galinheiro para evitar proliferação de doenças e ofereça espaço e conforto. Mesmo que o animal seja para abate, é de grande importância manter uma qualidade de vida legal para o animal, pois além de resultar em uma carne de maior qualidade, os animais viverão felizes e vão se reproduzir com mais facilidade!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.