Cachorro pode comer uva natural ou passa? Confira a resposta

Cachorro pode comer uva natural ou passa? Confira a resposta

Você sabia que seu peludo não pode comer uva? Neste artigo você vai entender os motivos e o que fazer caso o seu cão coma esse alimento!


Meu cachorro pode comer uva?

cachorro filhote e uvas

A uva é uma fruta que faz parte da dieta alimentar dos seres humanos. Mas, a dúvida que fica entre os cuidadores de cães, é se podem oferecer para seus peludos essa fruta tão saborosa. Então, saiba que não, você não pode e nem deve oferecer uva para seu cachorro!

Esse alimento possui muitos benefícios para as pessoas, mas, para os cães, pode causar sérios problemas de saúde. Então, independente de ser a uva em sua forma natural ou passa (ressecada), não a dê para seu animal de estimação, afinal, tudo que você quer é o bem do seu peludo.

Entretanto, você pode oferecer várias outras frutas para seu cachorro, posto que há muitas outras que não farão mal a ele. Mas, antes de você começar a introduzir essas frutas na alimentação do seu pet, leia este artigo para descobrir mais sobre as consequências da uva. Confira!

Por que o cachorro não pode comer uva natural ou passa?

uvas

Se em algum momento você pensou em oferecer uva para seu cãozinho, não dê, pois, tanto a uva natural, quanto a uva-passa, pode fazer muito mal a ele. Entenda melhor sobre o assunto a seguir:

Uva-passa mantém os agentes tóxicos da fruta

Embora a uva seja muito nutritiva para os seres humanos, ela pode ser letal para seu animal de estimação. Não é de hoje que os cientistas estão fazendo pesquisas sobre as substâncias da uva, as pesquisas são realizadas desde 2001. Infelizmente ainda não foi descoberto qual a toxina que faz mal para os cães.

Tudo que se sabe até hoje após diversas pesquisas é que a uva é um alimento de difícil digestão para os cães. Ainda que você encontre em outros sites que pode dar para seu cão uma certa quantidade de uva por dia, não acredite. Independente da raça, sexo ou idade do seu cachorro, a toxina da uva pode ser fatal para seu pet.

Diminui o apetite

Tanto a uva natural quanto a uva-passa, que é apenas seca, quando ingerida pelo cachorro causará vários sintomas. Os sintomas após a ingestão podem variar desde o vômito até a falta de apetite, podendo em muitos casos aparecer em conjunto. Sendo assim, é muito importante ficar atento.

Um dos principais motivos que leva seu cão a não querer comer é devido ao vômito, diarreia e os rins que param de funcionar. Sentindo todos esses sintomas, seu cão ficará indisposto e com muita dor abdominal. Por isso, se você notar esses sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário.

Dar uva aumenta a sede

Como você viu no tópico anterior, após a ingestão da uva, um dos principais sintomas que seu cão pode apresentar é vômito e diarreia. Devido a esses sintomas, o cachorro ficará desidratado, fazendo com que ele sinta muita sede. Dessa forma, assim que perceber os sintomas, dê água para seu peludo.

O que fazer se o seu cachorro comeu uva

Socorrer um cão que comeu uva-passa não é fácil, logo a uva é absorvida muito rápido pelo corpo do animal, fazendo com que os sintomas apareçam logo nas primeiras duas horas. Infelizmente, não é sempre que induzir o vômito no cachorro será o suficiente. Porém, você pode tentar esse procedimento caso tenha visto seu pet comendo uva em um período de menos de 1 hora.

Caso esse primeiro socorro não seja possível, o que você precisa fazer é levá-lo imediatamente a um veterinário e explicar o que aconteceu. Somente esse profissional saberá o que fazer. Dependendo da gravidade do estado em que seu cachorro encontra-se, o veterinário poderá estar fazendo desde uma lavagem gástrica até uma fluidoterapia de suporte e o tratamento com medicamentos.

O que dar para o cachorro em vez de uva

cachorro com fom

O sistema digestivo dos cachorros difere do nosso, sendo um dos fatores que contribui para que a uva seja tóxica para eles. Mas não se preocupe, seu cãozinho pode usufruir, sim, do benefício de outras frutas. Confira!

Manga

As frutas são uma ótima opção como petisco. A manga é uma ótima fruta que irá beneficiar não somente a sua saúde, mas também a do seu cachorro. Essa fruta é rica em vitaminas, sendo elas, vitamina A, B6, C e a E. Além disso, a manga possui antioxidantes que podem proteger o cão de doenças e fortalecer seu sistema imunológico.

Bem como, é rica em água, o que fará com que seu peludo fique sempre bem hidratado. Na hora de oferecer esse alimento tenha alguns cuidados. Não esqueça de remover o caroço, pois é tóxico para o seu cão além de causar engasgos.

Banana

Banana é a fruta mais popularmente conhecida pelos brasileiros. Muito ricas em potássio e carboidratos, é uma fruta que pode ser oferecida como recompensa ou misturada com outros alimentos na dieta do cão. Sendo uma fruta que possui vitaminas C e B6, além de minerais e antioxidantes.

Devido ser uma fruta rica em vitaminas, é perfeita para fortalecer o sistema imunológico do seu animal de estimação. Em quantidades moderadas, o consumo dessa fruta irá melhorar a saúde do pelo e da pele do seu cachorro. O ideal é que seu cão coma apenas uma vez na semana uma banana, para não prejudicá-lo.

Maçã

Cachorro também pode comer maçã. Em geral, é uma das melhores frutas para você introduzir na alimentação do seu cão. Sendo uma fruta fácil de digerir, a maçã contém as seguintes vitaminas: A, C, B, E e K, além de minerais que fortalecem a imunidade.

Na hora de oferecer esse alimento, tenha muito cuidado com as sementes, retire todas. Essas sementes são muito nocivas para os pets devido possui a substância cianeto, que é altamente tóxico para os cachorros. Seu cãozinho pode comer uma maçã pequena de duas a três vezes na semana.

Melancia

A melancia é uma fruta ideal para introduzir na alimentação do seu pet em épocas quentes, já que contém muita água e auxilia na hidratação. É uma fruta muito rica em vitaminas A e C, além de ter potássio, magnésio e betacaroteno. Sendo assim, muito indicada para cães que estão acima do peso, já que não é uma fruta calórica.

No entanto, ao dar a melancia para o cão retire a casca e todas as sementes, para que seu cachorro não tenha problemas intestinais. O recomendado é que o cão coma apenas de 3 a 5 pedaços de melancia por semana quando adulto. Porém, se é a primeira vez que seu cachorro provará essa fruta, ofereça apenas um pedaço pequeno e observe-o durante as 12 horas depois da ingestão, para ver se esta fruta não causará gases ou diarreia.

Goiaba

A goiaba pode ser oferecida ao seu cão, porém, o que dificulta que esse alimento seja oferecido aos cachorros é que possui uma grande quantidade de sementes, as quais são difíceis de serem retiradas. Mas caso você queira oferecer ao seu pet, retire a casca e todas as sementes para que o cão não fique mal. É uma fruta que possui desde ferro, vitaminas A, B e C até fibras que auxiliam no intestino, podendo comer apenas uma goiaba por semana.

Kiwi

Quando oferecido de forma correta, o kiwi tem muitos benefícios para seu cachorro. Sendo rico em vitamina C, além de minerais, como cálcio, ácido fólico e fibras, ele ajuda no funcionamento do intestino do cão. Na hora de oferecer essa fruta para seu pet, tenha o cuidado de descascar e retirar as sementes, pois são tóxicas. O ideal é que seu cachorro coma apenas um kiwi por dia quando adulto, caso seja filhote, não ofereça.

Morango

Os morangos são ricos em vitamina C, antioxidantes, ferro, magnésio, potássio e ácido fólico. Sendo nutrientes que fortalecem naturalmente o sistema imunológico do cachorro. Possuindo um alto teor de água, também permite que seu animal de estimação fique hidratado. Quando for oferecer ao cão, corte o morango em pedaços e remova apenas as folhas. Quando for oferecer ao cão, dê gelado, como se fosse um picolé, eles adoram.

Não ofereça uva para seu cachorro

uvas

Como você pode aprender ao longo deste artigo, oferecer uva pode fazer mal ao seu cachorro. Independente de está em sua forma natural ou não, fique atento. Além disso, você viu que em muitos casos a uva não causa apenas vômito, diarreia ou um mal-estar, mas também problemas de insuficiência renal, levando o cachorro a óbito. Bem como, você entendeu o que se deve fazer caso seu cão ingira essa fruta.

Ademais, você descobriu que pode substituir por outras frutas. Uma das melhores opções de frutas para introduzir na alimentação do seu animal de estimação pode ser a manga, banana, maçã, melancia, goiaba, kiwi ou morango. Sendo todas frutas ricas em vitaminas e minerais que fortalecem a imunidade. Agora que você já sabe tudo isso, está preparado para comprar as frutas certas para seu cachorro.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.