Você conhece os lagartos brasileiros?
Você sabia que atualmente existem no Brasil 276 espécies de lagartos brasileiros? O Brasil é considerado o terceiro país do mundo em diversidade de répteis. Embora o lagarto brasileiro não seja uma opção de animal de estimação, ele chama muita atenção devido às suas incríveis características.
Esses animais rastejantes estão presentes em todas as regiões do país e possuem características curiosas, sendo que alguns possuem hábitos diurnos, enquanto outros possuem hábitos noturnos. Além disso, o lagarto brasileiro pode ser encontrado em diversas cores, tamanhos e formas.
O lagarto é mesmo um animal muito fascinante! Por isso, se você quer conhecer mais sobre os principais lagartos brasileiros, confira a seguir uma sequência com várias espécies com as suas características físicas, comportamentais e fatos curiosos!
Tipos de lagartos brasileiros pequenos
Os lagartos são muito diversificados e existem espécies de vários tamanhos. Você quer conhecer mais sobre os tipos de lagartos brasileiros pequenos? Confira!
■Lagartixa
A lagartixa é um pequeno lagarto que mede até 10 cm, sem incluir a cauda. Uma curiosidade sobre a cauda é que ela é a parte mais longa do corpo do animal e pode esticar caso a lagartixa se sinta ameaçada. Esse lagarto pode ser encontrado nas cores verde escuro, verde claro e marrom e a sua pele é coberta por escamas minúsculas.
O animal também tem muita facilidade para subir em qualquer lugar devido a suas pequenas lâminas cobertas por pelos microscópicos em forma de ganchos. Com essa estrutura, a lagartixa consegue subir em muros, vidros de janelas e até mesmo andar pelo teto das casas.
Ela se alimenta de gafanhotos, mosquitos, aranhas, moscas, besouros, caracóis e vários vermes. Por isso, a lagartixa é muito bem-vinda em casas e plantações, uma vez que é muito útil no controle de pragas.
■Tamaquaré
O tamaquaré é um pequeno lagarto presente na maior parte no bioma amazônico, principalmente próximo a fontes de água. A espécie pode chegar até 16,2 cm de comprimento de corpo, sendo que contando com a cauda o animal pode chegar a mais de 30 cm de tamanho total.
Ele é um animal arborícola, ou seja, vive em árvores e tem atividade diurna. O tamaquaré se alimenta de pequenos invertebrados e minhocoçu, uma espécie de minhoca.
O lagarto possui cor marrom, a mesma cor de um galho. Devido a isso, ele é dificilmente visto na natureza pelos predadores. No entanto, caso a camuflagem não seja suficiente, ele mergulha na água para escapar do perigo. Devido a esse comportamento, o tamaquaré é um lagarto mergulhador.
■Lagarto-rabo-de-abacaxi
O lagarto-rabo-de-abacaxi é uma espécie de hábito noturno e de corpo com escamas espinhosas. Ele é encontrado em áreas abertas do cerrado brasileiro, mas também pode ser encontrado na Amazônia. Ele possui um dorso amarelo escuro e pode chegar até 15 cm de comprimento.
A base da sua dieta tem besouros, aranhas, escorpiões, gafanhotos, centopeias, formigas e cupins. O lagarto-rabo-de-abacaxi ao sentir ameaçado infla o corpo, pressionando as paredes de seus esconderijos.
■Lagarto-de-cauda-azul
O lagarto-de-cauda-azul é um lagarto presente em todos os estados do Brasil, com exceção da região Sul e alguns estados da região Norte, como Amazonas e Acre. É um lagarto pequeno medindo entre 4 a 15 cm de comprimento e possui corpo alongado e membros curtos.
A espécie se alimenta de pequenos invertebrados, grilos e cupins. Além disso, a sua cauda azul serve como proteção, uma vez que distrai os predadores das partes do corpo vitais, como a cabeça e o tronco.
■Bachia scaea
A bachia scaea é uma espécie muito curiosa! Isso porque o animal tem aparência de uma cobra, uma vez que tem um corpo alongado. É uma espécie rara presente na Amazônia brasileira e mede cerca de 7 cm de comprimento. A espécie pode ser encontra em folhas próximo a troncos de árvores caídos ou pedras no chão.
A sua dieta é composta de artrópodes, incluindo insetos e aranhas. Um fato curioso sobre a bachia scaea é que ela possui pálpebras inferiores com discos semitransparentes, permitindo que ela enxergue mesmo de olhos fechados.
■Anolis auratus
O lagarto Anolis auratus é uma espécie que pode medir até 5,4 cm e é encontrado em savanas, principalmente na parte inferior de troncos de arbustos e sobre gramíneas. A sua anatomia é composta por um corpo delgado, membros alongados e lamelas pouco desenvolvidas.
A espécie apresenta cor marrom amarelada com manchas em tom de creme. Ademais, o lagarto Anolis auratus se alimenta de cupins, formigas, grilos e gafanhotos.
■Anolis bombiceps
O lagarto Anolis bombiceps é uma espécie pequena de lagarto e mede até 7 cm de comprimento e o seu peso é cerca de 10,69 g. O seu corpo é coberto por escamas e ele possui um esqueleto mineralizado contendo apatita. O animal é marrom, muito parecido com a cor de troncos de árvores, o que facilita a sua camuflagem durante o perigo.
O animal está presente na Amazônia brasileira, possui reprodução sexual e pode correr para se mover em situações de perigo. A espécie se alimenta de pequenos invertebrados.
■Cercosaura eigenmanni
O lagarto Cercosaura eigenmanni é popularmente conhecido como jacarezinho e é muitas vezes confundido com filhotes de jacaré. Ele pode ser encontrado na floresta Amazônica, em folhas e troncos secos caídos no chão. Além disso, é um lagarto de hábitos noturnos.
O lagarto tem coloração em tons de castanho nas costas com manchas creme no pescoço, branco no queixo, tons em creme na barriga, parte inferior da cauda em tons salmão e a ponta da língua é preta. Ele pode chegar a medir 4 cm de comprimento. Ademais, a dieta da espécie é composta por pequenos invertebrados.
Tipos de lagartos brasileiros grandes
No Brasil também tem uma grande variedade de lagartos grandes e com características curiosas. Por isso, se você ficou interessado em conhecer mais sobre essas espécies continue lendo esse artigo.
■Camaleão
O camaleão é um lagarto grande que pode medir até 60 cm de comprimento. Ele possui uma língua enorme utilizada para capturar as suas presas. O lagarto se alimenta de joaninhas, gafanhotos, moscas, mariposas e besouros. Além disso, como são onívoros também podem ingerir folhas secas.
A espécie de hábitos diurnos está presente na Amazônia e normalmente, o camaleão é encontrado na maior parte do tempo em árvores. Eles são encontrados por baixo de folhas, no chão e em alguns arbustos.
A característica mais curiosa sobre o camaleão é que ele é um animal capaz de mudar rapidamente e de forma complexa de cor. Esse mecanismo permite que esse lagarto se camufle em seus ambientes, confundindo os seus predadores. A mudança de cor também é utilizada pelos machos para atrair a fêmea e afastar outros machos competidores.
■Calango-verde
O calango verde é uma espécie de lagarto que ocorre em quase todo território brasileiro. O animal mede cerca de 30 cm de comprimento e possui um corpo fino e cauda comprida. O dorso do lagarto tem cor verde brilhante e ele possui um cabeça em tons de café e uma cauda escura.
A dieta do calango verde, que é encontrada no Sul do Brasil, é composta por alimentos de origem animal e vegetal. Ele se alimenta de invertebrados, como mariposas, aranhas e escorpiões, e algumas frutas.
Ademais, o animal possui hábitos diurnos e tem o hábito de se camuflar na vegetação para fugir dos seus predadores que são algumas serpentes, lagarto teiú e algumas espécies de gaviões.
■Iguana verde
A iguana verde, também conhecida como iguana, é um lagarto grande. É um animal que pode chegar a um metro e 80 centímetros de comprimento de corpo. Já a cauda pode chegar a ter dois terços de seu comprimento. A espécie pesa aproximadamente seis quilos.
Ela pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil, como na Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica do Nordeste e Cerrado. A iguana possui nos primeiros anos de vida corpo verde claro e na idade adulta adquire corpo marrom-acinzentado, apresentando listras escuras verticais.
Outra característica específica da espécie é que ela possui uma crista, semelhante a espinhos, que inicia no dorso e vai até a cauda. Além disso, a iguana verde é um animal herbívoro e sua alimentação é normalmente composta por restos de animais mortos e fezes de membros da mesma espécie. Ela também se alimenta de folhas e frutos.
■Lagarto teiú
O lagarto teiú é um animal muito grande e pode atingir até 2 metros de comprimento. Ele ocorre em todo o Brasil, exceto na floresta Amazônica. Em seu habitat natural é muito agressivo e voraz. Mas, o teiú que nasceu em cativeiro é muito dócil.
A cabeça desse lagarto grande é comprida e pontiaguda e ele tem mandíbulas muito fortes com pequenos dentes pontiagudos capazes de esmagar dedos humanos. Além disso, ele possui uma cauda longa e arredondada e o seu corpo tem escamas negras com manchas e faixas brancas. Já o papo e o rosto são brancos com manchas negras.
A espécie é onívora e sua dieta inclui pequenos pássaros, mamíferos, répteis, insetos, anfíbios, vermes, crustáceos e vegetais como frutas suculentas, flores e folhas.
■Enyalioides laticeps
O lagarto Enyalioides laticeps é uma espécie de iguana nativa da bacia amazônica, sendo encontrado nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia. Ele pode medir até 42 cm de comprimento e possui coloração em tons de marrom, verde, alaranjado e branco. Essa espécie se alimenta de uma variedade típica de insetos da floresta Amazônica, como baratas, lagartas e formigas. Mas também se alimenta de moluscos e minhocas.
■Enyalioides palpebralis
O lagarto Enyalioides palpebralis é uma espécie da região sudoeste da Amazônia, nos estados do Acre e Amazonas. O animal vive em árvores e tem hábitos diurnos. Ele pode ser encontrado próximo à água na parte inferior de troncos e caules.
É um lagarto muito grande e pode chegar até 2 metros de comprimento. A espécie tem hábitos diurnos e é onívora, ou seja, a sua dieta é composta por vegetação e animais (animais invertebrados).
A grande diversidade de lagartos brasileiros
Como você viu neste artigo, existe uma grande variedade de lagartos em todo o território brasileiro. É possível encontrar lagartos de 4 cm de comprimento até 2 metros. Cada espécie tem as suas características específicas de anatomia, alimentação e comportamento.
É importante dizer que a maior parte dos lagartos brasileiros não podem ser adquiridos como um animal de estimação, mas a iguana verde, por exemplo, pode ser criada em domicílio a partir de uma autorização emitida pelo IBAMA. Para isso, é necessário estudar as características do animal e as suas necessidades para garantir a sua qualidade de vida.