Tipos de lagartos brasileiros: conheça os grandes e pequenos

Tipos de lagartos brasileiros: conheça os grandes e pequenos

Você sabia que existe uma grande variedade de lagartos brasileiros? Reunimos aqui várias espécies, pequenas e grandes. Confira aqui as características delas!


Você conhece os lagartos brasileiros?

Iguana em mata

Você sabia que atualmente existem no Brasil 276 espécies de lagartos brasileiros? O Brasil é considerado o terceiro país do mundo em diversidade de répteis. Embora o lagarto brasileiro não seja uma opção de animal de estimação, ele chama muita atenção devido às suas incríveis características.

Esses animais rastejantes estão presentes em todas as regiões do país e possuem características curiosas, sendo que alguns possuem hábitos diurnos, enquanto outros possuem hábitos noturnos. Além disso, o lagarto brasileiro pode ser encontrado em diversas cores, tamanhos e formas.

O lagarto é mesmo um animal muito fascinante! Por isso, se você quer conhecer mais sobre os principais lagartos brasileiros, confira a seguir uma sequência com várias espécies com as suas características físicas, comportamentais e fatos curiosos!

Tipos de lagartos brasileiros pequenos

Os lagartos são muito diversificados e existem espécies de vários tamanhos. Você quer conhecer mais sobre os tipos de lagartos brasileiros pequenos? Confira!

Lagartixa

Lagartixa em janela molhada

A lagartixa é um pequeno lagarto que mede até 10 cm, sem incluir a cauda. Uma curiosidade sobre a cauda é que ela é a parte mais longa do corpo do animal e pode esticar caso a lagartixa se sinta ameaçada. Esse lagarto pode ser encontrado nas cores verde escuro, verde claro e marrom e a sua pele é coberta por escamas minúsculas.

O animal também tem muita facilidade para subir em qualquer lugar devido a suas pequenas lâminas cobertas por pelos microscópicos em forma de ganchos. Com essa estrutura, a lagartixa consegue subir em muros, vidros de janelas e até mesmo andar pelo teto das casas.

Ela se alimenta de gafanhotos, mosquitos, aranhas, moscas, besouros, caracóis e vários vermes. Por isso, a lagartixa é muito bem-vinda em casas e plantações, uma vez que é muito útil no controle de pragas.

Tamaquaré

Lagarto Tamaquaré

O tamaquaré é um pequeno lagarto presente na maior parte no bioma amazônico, principalmente próximo a fontes de água. A espécie pode chegar até 16,2 cm de comprimento de corpo, sendo que contando com a cauda o animal pode chegar a mais de 30 cm de tamanho total.

Ele é um animal arborícola, ou seja, vive em árvores e tem atividade diurna. O tamaquaré se alimenta de pequenos invertebrados e minhocoçu, uma espécie de minhoca.

O lagarto possui cor marrom, a mesma cor de um galho. Devido a isso, ele é dificilmente visto na natureza pelos predadores. No entanto, caso a camuflagem não seja suficiente, ele mergulha na água para escapar do perigo. Devido a esse comportamento, o tamaquaré é um lagarto mergulhador.

Lagarto-rabo-de-abacaxi

O lagarto-rabo-de-abacaxi é uma espécie de hábito noturno e de corpo com escamas espinhosas. Ele é encontrado em áreas abertas do cerrado brasileiro, mas também pode ser encontrado na Amazônia. Ele possui um dorso amarelo escuro e pode chegar até 15 cm de comprimento.

A base da sua dieta tem besouros, aranhas, escorpiões, gafanhotos, centopeias, formigas e cupins. O lagarto-rabo-de-abacaxi ao sentir ameaçado infla o corpo, pressionando as paredes de seus esconderijos.

Lagarto-de-cauda-azul

Largarto da calda azul

O lagarto-de-cauda-azul é um lagarto presente em todos os estados do Brasil, com exceção da região Sul e alguns estados da região Norte, como Amazonas e Acre. É um lagarto pequeno medindo entre 4 a 15 cm de comprimento e possui corpo alongado e membros curtos.

A espécie se alimenta de pequenos invertebrados, grilos e cupins. Além disso, a sua cauda azul serve como proteção, uma vez que distrai os predadores das partes do corpo vitais, como a cabeça e o tronco.

Bachia scaea

A bachia scaea é uma espécie muito curiosa! Isso porque o animal tem aparência de uma cobra, uma vez que tem um corpo alongado. É uma espécie rara presente na Amazônia brasileira e mede cerca de 7 cm de comprimento. A espécie pode ser encontra em folhas próximo a troncos de árvores caídos ou pedras no chão.

A sua dieta é composta de artrópodes, incluindo insetos e aranhas. Um fato curioso sobre a bachia scaea é que ela possui pálpebras inferiores com discos semitransparentes, permitindo que ela enxergue mesmo de olhos fechados.

Anolis auratus

O lagarto Anolis auratus é uma espécie que pode medir até 5,4 cm e é encontrado em savanas, principalmente na parte inferior de troncos de arbustos e sobre gramíneas. A sua anatomia é composta por um corpo delgado, membros alongados e lamelas pouco desenvolvidas.

A espécie apresenta cor marrom amarelada com manchas em tom de creme. Ademais, o lagarto Anolis auratus se alimenta de cupins, formigas, grilos e gafanhotos.

Anolis bombiceps

O lagarto Anolis bombiceps é uma espécie pequena de lagarto e mede até 7 cm de comprimento e o seu peso é cerca de 10,69 g. O seu corpo é coberto por escamas e ele possui um esqueleto mineralizado contendo apatita. O animal é marrom, muito parecido com a cor de troncos de árvores, o que facilita a sua camuflagem durante o perigo.

O animal está presente na Amazônia brasileira, possui reprodução sexual e pode correr para se mover em situações de perigo. A espécie se alimenta de pequenos invertebrados.

Cercosaura eigenmanni

Lagarto Cercosaura eigenmanni

O lagarto Cercosaura eigenmanni é popularmente conhecido como jacarezinho e é muitas vezes confundido com filhotes de jacaré. Ele pode ser encontrado na floresta Amazônica, em folhas e troncos secos caídos no chão. Além disso, é um lagarto de hábitos noturnos.

O lagarto tem coloração em tons de castanho nas costas com manchas creme no pescoço, branco no queixo, tons em creme na barriga, parte inferior da cauda em tons salmão e a ponta da língua é preta. Ele pode chegar a medir 4 cm de comprimento. Ademais, a dieta da espécie é composta por pequenos invertebrados.

Tipos de lagartos brasileiros grandes

No Brasil também tem uma grande variedade de lagartos grandes e com características curiosas. Por isso, se você ficou interessado em conhecer mais sobre essas espécies continue lendo esse artigo.

Camaleão

Camaleão

O camaleão é um lagarto grande que pode medir até 60 cm de comprimento. Ele possui uma língua enorme utilizada para capturar as suas presas. O lagarto se alimenta de joaninhas, gafanhotos, moscas, mariposas e besouros. Além disso, como são onívoros também podem ingerir folhas secas.

A espécie de hábitos diurnos está presente na Amazônia e normalmente, o camaleão é encontrado na maior parte do tempo em árvores. Eles são encontrados por baixo de folhas, no chão e em alguns arbustos.

A característica mais curiosa sobre o camaleão é que ele é um animal capaz de mudar rapidamente e de forma complexa de cor. Esse mecanismo permite que esse lagarto se camufle em seus ambientes, confundindo os seus predadores. A mudança de cor também é utilizada pelos machos para atrair a fêmea e afastar outros machos competidores.

Calango-verde

Calango-verde em areia

O calango verde é uma espécie de lagarto que ocorre em quase todo território brasileiro. O animal mede cerca de 30 cm de comprimento e possui um corpo fino e cauda comprida. O dorso do lagarto tem cor verde brilhante e ele possui um cabeça em tons de café e uma cauda escura.

A dieta do calango verde, que é encontrada no Sul do Brasil, é composta por alimentos de origem animal e vegetal. Ele se alimenta de invertebrados, como mariposas, aranhas e escorpiões, e algumas frutas.

Ademais, o animal possui hábitos diurnos e tem o hábito de se camuflar na vegetação para fugir dos seus predadores que são algumas serpentes, lagarto teiú e algumas espécies de gaviões.

Iguana verde

Iguana verde

A iguana verde, também conhecida como iguana, é um lagarto grande. É um animal que pode chegar a um metro e 80 centímetros de comprimento de corpo. Já a cauda pode chegar a ter dois terços de seu comprimento. A espécie pesa aproximadamente seis quilos.

Ela pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil, como na Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica do Nordeste e Cerrado. A iguana possui nos primeiros anos de vida corpo verde claro e na idade adulta adquire corpo marrom-acinzentado, apresentando listras escuras verticais.

Outra característica específica da espécie é que ela possui uma crista, semelhante a espinhos, que inicia no dorso e vai até a cauda. Além disso, a iguana verde é um animal herbívoro e sua alimentação é normalmente composta por restos de animais mortos e fezes de membros da mesma espécie. Ela também se alimenta de folhas e frutos.

Lagarto teiú

Lagarto teiú

O lagarto teiú é um animal muito grande e pode atingir até 2 metros de comprimento. Ele ocorre em todo o Brasil, exceto na floresta Amazônica. Em seu habitat natural é muito agressivo e voraz. Mas, o teiú que nasceu em cativeiro é muito dócil.

A cabeça desse lagarto grande é comprida e pontiaguda e ele tem mandíbulas muito fortes com pequenos dentes pontiagudos capazes de esmagar dedos humanos. Além disso, ele possui uma cauda longa e arredondada e o seu corpo tem escamas negras com manchas e faixas brancas. Já o papo e o rosto são brancos com manchas negras.

A espécie é onívora e sua dieta inclui pequenos pássaros, mamíferos, répteis, insetos, anfíbios, vermes, crustáceos e vegetais como frutas suculentas, flores e folhas.

Enyalioides laticeps

lagarto Enyalioides laticeps

O lagarto Enyalioides laticeps é uma espécie de iguana nativa da bacia amazônica, sendo encontrado nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia. Ele pode medir até 42 cm de comprimento e possui coloração em tons de marrom, verde, alaranjado e branco. Essa espécie se alimenta de uma variedade típica de insetos da floresta Amazônica, como baratas, lagartas e formigas. Mas também se alimenta de moluscos e minhocas.

Enyalioides palpebralis

O lagarto Enyalioides palpebralis é uma espécie da região sudoeste da Amazônia, nos estados do Acre e Amazonas. O animal vive em árvores e tem hábitos diurnos. Ele pode ser encontrado próximo à água na parte inferior de troncos e caules.

É um lagarto muito grande e pode chegar até 2 metros de comprimento. A espécie tem hábitos diurnos e é onívora, ou seja, a sua dieta é composta por vegetação e animais (animais invertebrados).

A grande diversidade de lagartos brasileiros

Lagarto em grama verde

Como você viu neste artigo, existe uma grande variedade de lagartos em todo o território brasileiro. É possível encontrar lagartos de 4 cm de comprimento até 2 metros. Cada espécie tem as suas características específicas de anatomia, alimentação e comportamento.

É importante dizer que a maior parte dos lagartos brasileiros não podem ser adquiridos como um animal de estimação, mas a iguana verde, por exemplo, pode ser criada em domicílio a partir de uma autorização emitida pelo IBAMA. Para isso, é necessário estudar as características do animal e as suas necessidades para garantir a sua qualidade de vida.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


tipos características nacionais

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.