Lince doméstico: características, tipos e curiosidades sobre a espécie!

Lince doméstico: características, tipos e curiosidades sobre a espécie!

O lince doméstico é extremamente raro. Conheça este animal e descubra as curiosidades e os detalhes interessantes que só ele tem!


Conheça o exótico lince doméstico!

lince doméstico

Você já ouviu falar do lince doméstico? Se você está pensando que se trata de um lince selvagem que foi domesticado, entenda que não é bem exatamente isso! O lince doméstico é uma raça felina de gatos híbridos e, inclusive, é bem raro; é um desses animais que praticamente não se vê por aí.

Aqui, neste artigo, você vai aprender sobre sua origem e suas características gerais, tanto de aspectos físicos, quanto de sua personalidade, além de algumas curiosidades que você só encontra nesta espécie. Vamos descobrir mais a respeito desse animal interessante que pouca gente conhece. Acompanhe o que vem a seguir e fique por dentro de tudo sobre o lince doméstico!

Características gerais do lince doméstico

lince doméstico

Está curioso para conhecer esse animal? Então acompanhe o que vem a seguir para saber quais características ele tem e que são marcantes nessa espécie tão rara e tão pouco conhecida. Vamos lá?

Nome e origem

O lince doméstico é um animal híbrido. Essa espécie foi criada na Carolina do Norte, Estados Unidos, nos anos 80, e é o resultado de um cruzamento feito por Joe Childers entre o “lynx rufus”, conhecido como lince-vermelho, lince-pardo e lince-do-canadá, e o “felis silvestris catus”, o famoso gato doméstico, daí o nome lince doméstico.

Mas mesmo tendo “lince” em seu nome, ele é um animal totalmente domesticado. Além disso, ele é reconhecido pelo Registro Felino Raro e Exótico como parte da raça de felinos.

Características físicas

O aspecto físico desse animal é marcado pela estrutura óssea forte, pela musculatura desenvolvida e pelo corpo robusto e retangular. Ele possui dorso ligeiramente curvo; mandíbulas curtas e fortes; orelhas com pelos e penachos nas extremidades, pontiagudas e com base larga; olhos em forma de amêndoa e cauda flexível, com cerca de 10 cm de comprimento.

A pelagem do lince doméstico pode ser curta ou semilonga e é mais comprida nas coxas e no abdômen. Ela pode ter cor parda, mais cinzenta, azulada, mais escura ou mais ruiva. Suas manchas são escuras e distribuídas de forma desigual pelo corpo.

Tamanho e peso

O lince doméstico é considerado um felino de tamanho médio. Ele é maior do que um gato doméstico e menor do que um felino de grande porte, como uma onça, por exemplo.

Os machos chegam até os 12 kg e são maiores e mais pesados que as fêmeas, que pesam de 5 kg a 8 kg. Para se ter uma ideia sobre o peso desse animal, basta comparar o peso dele com o de um gato doméstico adulto, que é de 2 kg a 4 kg.

Hábitos e expectativa de vida

Esse felino vive de 13 a 15 anos, ou seja, tem a mesma expectativa de vida de um gato doméstico. Ele é um animal que precisa de espaço e que gosta de brincar o dia todo e de passar o tempo com seu dono. Ele é brincalhão, muito ativo e gosta de perseguir e de passar o tempo ao ar livre. Assim como os cães, o lince doméstico tem ciência da presença de seu dono em casa.

Distribuição geográfica e alimentação

A dieta alimentar do lince doméstico não requer necessidades especiais: ele é um animal carnívoro, portanto, a carne é a fonte principal de sua alimentação. Outra característica alimentar desse animal é que ele não bebe muita água, como os gatos. Então, não tem muito segredo para alimentar um lince doméstico.

Já a sua distribuição geográfica é marcada pela concentração dessa espécie nos Estados Unidos, seu país de origem, mais do que em qualquer outro lugar do mundo. E graças à sua raridade, fica mais difícil ainda achar um desses por aí.

Comportamento e reprodução da espécie

O lince doméstico é um animal que tem um comportamento afetuoso, sociável e amigável com o ser humano. Ele se dá bem com cães e outros animais, embora tenha a tendência de ser dominante em relação a outros linces domésticos e aos gatos.

Quanto à sua reprodução, uma curiosidade interessante é que ele perde sua “aparência” selvagem a partir da quarta geração de um “pai selvagem”, assim como acontece com as outras raças de gatos híbridos.

Curiosidades sobre o lince doméstico

lince doméstico

A partir daqui, você vai descobrir onde a criação desse animal é legal, se existe um desses aqui no Brasil, quanto custa um e o quanto ele é inteligente. Confira o que vem a seguir para saber tudo isso!

Onde a criação do lince doméstico é permitida?

Os Estados Unidos são o país que tem praticamente toda a quantidade de linces domésticos existentes, então é algo lógico falar sobre as leis que dizem respeito a essa espécie naquele país.

Lá o lince doméstico se encaixa nas leis americanas sobre criação de animais híbridos, mas tem um detalhe: cada estado tem as suas regras. E, algumas cidades e condados também têm as suas próprias. Então, o interessado precisa antes consultar as leis locais de onde ele pretende criar o lince doméstico para saber se ele vai poder fazer isso com autorização da lei.

Lince doméstico no Brasil

Não há registro de lince doméstico no Brasil, até porque o lince encontrado na natureza é um animal que habita o Hemisfério norte e não é presente em terras brasileiras.

O lince-pardo, ou lince-vermelho, é endêmico da América do Norte, mais precisamente do norte do México até o sul do Canadá, com forte presença nos Estados Unidos. O lince-ibérico é endêmico da península Ibérica, enquanto o lince-euro-asiático, das florestas europeias até a Sibéria. Como o lince doméstico é raro inclusive em seu país de origem, e o lince encontrado na natureza não habita no Brasil, é impossível haver um exemplar desses por aqui.

Qual o preço de um lince doméstico?

Entre 8.000 e 10.000 dólares você pode ter um lince doméstico. Como você pode ver, é um animal valioso, isso porque ele é raro, pois se trata de um gato híbrido e exótico.

O preço do lince doméstico pode variar de acordo com suas características. Os mais caros são os que têm aparência mais próxima ao lince-do-canadá, os que não têm cauda muito curta ou muito longa, os que têm olhos azuis e os machos, sendo maiores e mais pesados que as fêmeas. Já a pelagem com manchas brancas ou com uma cor muito ruiva desvaloriza o animal.

Os linces são extremamente inteligentes

Verdade. Esse animal é mesmo muito inteligente. E, por meio de suas ações, ele demonstra, aos seus donos, o seu afeto e o quanto ele é amoroso. Gosta da afeição humana e se apega bem rápido ao seu dono, além de ser carinhoso com os demais membros da família e de não gostar de ficar longe deles por muito tempo.

Apesar de ser um animal que gosta da proximidade com seu dono, ele é tímido na presença de estranhos. E graças ao seu temperamento dócil, ele é fácil de ser treinado e é bom para ser um animal de estimação.

Lince doméstico: um animal único!

lince doméstico

Se fosse para definir o lince doméstico em poucas palavras, elas seriam: inteligente, sociável, ativo, raro e caro. Inteligente, porque suas ações e a sua facilidade de ser treinado demonstram isso; sociável, porque se apega fácil ao dono; ativo, porque precisa de espaço e porque brinca bastante; raro, porque não se vê muitos por aí; e caro, porque ele é valioso.

Além disso, ele pode ser definido como híbrido, pois tem o sangue selvagem do lince, que é encontrado na natureza, e o do gato doméstico, um excelente animal de estimação, o que faz com que ele seja ainda mais interessante. Agora que você conhece o lince doméstico, você pode afirmar: ele é, sim, um animal que reúne em si muitos adjetivos. Isso é inegável.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.