Personalidade do American Pit Bull Terrier: veja informações e dicas!

Personalidade do American Pit Bull Terrier: veja informações e dicas!

Conheça agora tudo sobre American Pit Bull Terrier. Veja sua personalidade, comportamento e outras características que fazem dele um cão tão especial.


A incrível personalidade do American Pit Bull Terrier

achorro American Pit Bull Terrier pretato saltando

Entender tudo sobre American Pit Bull Terrier, personalidade, comportamento dentre outras características, é saber também que esse tipo de cachorro, assim como qualquer outro, tem seus pontos positivos e negativos.

Por ser um cão que muitas pessoas têm medo, é importante conhecer detalhadamente tudo sobre o seu comportamento, de modo que ele possa ser uma boa companhia. Todos os aspectos de sua personalidade devem ser levados em conta para que sua criação seja feita com todos os cuidados.

A seguir, você vai ver detalhadamente os pontos positivos e negativos da personalidade desse cão, o que faz dele um excelente amigo, mas que também pode exigir alguma atenção mais específica. Confira!

Pontos positivos da personalidade do American Pit Bull Terrier

achorro American Pit Bull Terrier

Primeiro, vamos falar de detalhes positivos de sua personalidade e pontos positivos de seu comportamento. São os pontos que fazem dele um dos melhores cães para se criar em casa! Veja quais são os seus pontos mais favoráveis!

Leal ao tutor

O maior aspecto positivo do American Pit Bull Terrier e sua personalidade é o fato de ser um cão extremamente leal ao seu tutor. Isso significa que ele é muito obediente e protetor. Isso ajuda no treinamento e principalmente no controle de suas ações.

Um cão leal é o melhor tipo de condição para a criação. Dessa forma, você pode ter no American Pit Bull Terrier um amigo para qualquer momento e para te fazer companhia.

Afetuoso com crianças

Certamente você já ouviu falar que o Pit Bull odeia crianças. Isso depende muito da criação e do temperamento do cão. No que diz respeito a isso, o American Pit Bull Terrier mostra um afeto diferenciado, de maneira que você não sabe quem brinca com quem.

Porém é muito importante lembrar que nem todos os cachorros dessa raça podem lidar bem com crianças, tendo em vista que a criação faz a diferença. Sendo assim, se você quer que o seu cachorro seja afetuoso com crianças, proporcione isso para ele.

Amigável com estranhos

Outro fator importante que precisamos mencionar é a personalidade e forma de contato com outras pessoas com o American Pit Bull Terrier. Normalmente, esse é um outro ponto cercado de alguns mitos, como o fato de avançar ou ser agressivo com qualquer estranho.

A raça em si não é naturalmente agressiva, sendo bastante influenciável pela sua criação. É importante mencionar que qualquer raça cachorro dificilmente vai se tornar agressiva quando bem cuidada.

Gosta de brincadeiras

Outro ponto interessante do American Pit Bull Terrier e sua personalidade é o fato de ele amar brincadeiras de todos os tipos. Por isso, é recomendado que você sempre separe um período do seu dia para aproveitar com seu amigo.

Isso também mostra o quanto o American Pit Bull Terrier tem de energia, e é exatamente por isso que você deve ter um momento para que consiga gastar essa energia com atividades seguras e divertidas.

Não late muito

Uma das características mais fortes do American Pit Bull Terrier considerando a sua personalidade, é o fato de não ser um cão barulhento, ideal para quem quer ter um cachorro, mas também não quer uma raça barulhenta que late por qualquer coisa ou a qualquer momento.

Esse tipo de comportamento também favorece alguns pontos interessantes, como o fato de ser possível criá-lo em apartamentos que permitam cães e tenham algum espaço para que ele circule.

É uma raça inteligente

Por fim, um aspecto positivo do American Pit Bull Terrier com relação à sua personalidade é o fato de ser um cão extremamente inteligente, o que favorece o adestramento e treinamento. No entanto, isso não quer dizer que seja um tipo de atividade simples.

O fato é que esse cachorro tem condições de aprender os mais diversos truques, e que por isso, é um cachorro que vale a pena você criar. Sendo ele mais acessível para truques, você consegue, por exemplo, fazer com que ele se comporte melhor, por exemplo.

Pontos negativos da personalidade do American Pit Bull Terrier

achorro American Pit Bull Terrier

Apesar de existirem alguns pontos positivos do American Pit Bull Terrier sobre sua personalidade e comportamento, também existem alguns pontos que influenciam negativamente na criação dele. Vamos ver mais sobre esses pontos agora.

Pode se tornar um pouco teimoso

O fato da raça ter muita energia para brincar também pode fazer com que o American Pit Bull Terrier apresente uma personalidade teimosa. Isso é um grande agravante especialmente quando mais novo.

Por isso, é preciso ter bastante paciência até que o cão entenda quais são os limites. Para isso, você pode utilizar de técnicas para adestrar e educar o seu cão. Vale lembrar que nesse processo não é preciso e nem recomendada a utilização de violência.

Não gosta muito de ficar sozinho

Por ser um cachorro com energia de sobra, ele também não gosta de ficar só por muito tempo, de modo que você precisa saber como controlar esse comportamento que pode ser imprevisível.

É importante deixar um tempo para que você fique no ambiente e não deixe o American Pit Bull Terrier só. Caso precise sair para trabalhar, tenha um espaço para que ele possa aguardar. Áreas abertas são as mais recomendadas. Caso você chegue e tudo esteja de pernas para o ar, não repreenda o cão. Faz parte de sua natureza e personalidade.

Pode não ser simpático com outros cães

Apesar de ser um cão aberto para estranhos e até mesmo para crianças, ele não é tão amigável assim com outros cães.

Treinamento e costume podem ajudar, considerando que desde pequeno ele convive com as outras raças, mas ainda assim não é algo que se pode ter controle. O American Pit Bull Terrier tem um instinto muito grande de defesa de território, e por isso pode ser agressivo com outros animais.

É um pouco desajeitado

Já pensou em um cachorro grande e cheio de energia e disposição? Pois é! Essa é uma mistura que faz do American Pit Bull Terrier apresentar uma personalidade um pouco desajeitada, e muitas vezes pode ser um problema, especialmente na fase de crescimento ainda.

Esse comportamento passa com o tempo, conforme ele vai se tornando adulto. Até lá, é bom evitar a circulação dele por áreas muito pequenas. Caso aconteça, esteja sempre pronto para dar um jeito em algo que quebrou depois de sua passagem por lá.

Como amenizar a personalidade forte do American Pit Bull Terrier

Dois cachorros american pit bull terrier com praia ao fundo

É bem verdade que o American Pit Bull Terrier tem uma personalidade bem curiosa, e geralmente é preciso lidar muito bem com todo esse aspecto negativo, que pode ser controlado. Veja a seguir como amenizar os impactos da personalidade do American Pit Bull Terrier!

Inicie o adestramento cedo

Um cão inteligente como o American Pit Bull Terrier pode ser treinado em qualquer fase do desenvolvimento, mas quanto mais cedo você começar, melhores serão os resultados.

Por isso, nos momentos em que você puder se dedicar exclusivamente ao treinamento e adestramento, faça com atenção e cuidado. Tudo o que for ensinado a ele nesse período é o que vai definir parte do seu comportamento quando estiver maior.

Estabeleça uma rotina de exercícios

A personalidade muito ativa do American Pit Bull Terrier faz com que seja necessária uma rotina de exercícios.

Além de gastar o excesso de energia que possui, também é um momento muito interessante de cuidado da saúde, principalmente levando em conta aspectos do dia a dia e que são recomendações de especialistas para o cuidado com o seu cachorro.

Faça passeios com seu cão

Passear com o cão é sempre uma dica importante, e ajuda o seu amigo a desestressar, criar alguma rotina e até mesmo gastar um pouco mais de energia. Isso pode fazer muito bem para o American Pit Bull Terrier e sua personalidade.

Retirá-lo de locais fechados ajuda a controlar um pouco a sua inquietação, e por isso, é necessário pensar de que jeito você pode organizar um tipo de horário específico para que isso faça parte também do costume do cão. Dessa maneira, ele consegue controlar um pouco mais sua energia destrutiva.

Cuide da saúde

Não é porque o American Pit Bull Terrier tem personalidade ativa e contente, que não precisa de acompanhamento especializado. Infelizmente, muitas pessoas deixam de lado os cuidados preventivos, procurando um veterinário somente quando a situação já está instalada.

Por isso, uma recomendação de cuidados com o seu American Pit Bull Terrier é buscar sempre acompanhamento especializado a fim de prevenir doenças e problemas de saúde que podem ocorrer.

É importante entender a personalidade do American Pit Bull Terrier

Cachorro de raça american pit bull terrier com dono segurando suas patas

O American Pit Bull Terrier e sua personalidade não são simples, e muitas vezes a convivência pode ser complexa. No entanto, é possível encontrar equilíbrio, já que seus comportamentos positivos também chamam a atenção, e os negativos podem ser controlados.

Como todo o tipo de cachorro, não existe treinamento que não resolva, mas para isso é preciso começar cedo, para que ele entenda os limites e você também possa se adaptar ao estilo dele, que algumas vezes pode até ser desajeitado.

Ainda assim, é um cão companheiro e tanto, e sua lealdade e carinho chamam a atenção. Sendo assim, evite ter comportamentos agressivos, pois isso pode acabar influenciando o animal negativamente. O que mais importa é saber conviver com a personalidade deste animal tão intenso, leal e amigo.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.