Como tirar cheiro de xixi de cachorro: veja dicas e receitas!

Como tirar cheiro de xixi de cachorro: veja dicas e receitas!

Você não sabe mais o que fazer para eliminar o odor do xixi do seu cachorro? Leia este artigo e descubra as melhores dicas para tirar o cheiro!


Quer aprender a como tirar cheiro de xixi de cachorro?

cão ao lado de xixi

Os cachorros são animais muito graciosos, especialmente enquanto filhotes! Porém, uma das maiores preocupações dos cuidadores quando adotam um, é em relação ao cheiro do xixi, que provavelmente ficará espalhado por toda a casa. Os peludos podem, inclusive, urinar no sofá quando vão atrás de você à procura de carinho, fazer suas necessidades em tapetes podendo manchar seu piso.

Pensando nisso, este artigo foi escrito com o intuito de lhe ensinar e mostrar ser possível sim ter um cachorro em casa sem se preocupar com o cheiro e com manchas de xixi que aparecerem pelos cantos da sua residência! Tudo isso usando produtos de fácil acesso, como por exemplo, aromatizadores, repelentes naturais, limão, bicarbonato, vinagre e muito mais. Acompanhe a seguir!

Receitas para evitar ou tirar o cheiro de xixi de cachorro

A seguir, descubra como eliminar o odor de urina utilizando suco de limão com bicarbonato de sódio, vinagre branco com maisena, amônia, sal, aromatizadores, e repelentes caseiros. Confira como utilizar tais ingredientes da melhor forma para atingir o fim pretendido! Veja:

Suco de limão com bicarbonato de sódio

limão e bicarbonato para limpar xixi

Uma ótima solução para se livrar do fedor e da mancha da urina dos pets é a mistura de limão com bicarbonato de sódio. Esta é uma solução líquida natural que pode ser usada em ambientes externos também, já que não irá fazer mal para a saúde do seu cãozinho e não agredirá o meio ambiente.

Pegue um recipiente com um litro de água. Depois, pegue os dois limões, esprema-os e, logo em seguida, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato. Feito isso, misture tudo até que o bicarbonato se dissolva, então, é só limpar o xixi do cachorro com a mistura e o odor será eliminado.

Vinagre branco com maisena

vinagre branco com maisena

Quem tem cachorro em casa sabe muito bem o quanto eles alegram o ambiente, e sabe também que até os cães adestrados podem acabar fazendo suas necessidades fisiológicas em carpetes e em sofás. Mas, fique tranquilo, porque é normal isso acontecer, principalmente com filhotes ou cães idosos, já que eles acabam perdendo o controle da bexiga.

Sendo assim, uma ótima solução para tirar o odor e a mancha é passar uma mistura de vinagre branco com maisena. Para preparar essa mistura, você precisará de 150 ml de vinagre e 2 de colheres de maisena. Após misturar os ingredientes, você obterá uma pasta. Logo em seguida, é só passá-la sobre a superfície e deixar por 20 minutos. Depois desse tempo, limpe tudo com água.

A amônia também pode ajudar

mistura com amônia para remover xixi

A amônia é um ótimo produto para tirar o odor e desinfetar o local em que seu peludo fez xixi. Mas antes de aplicar este produto químico, saiba que os cães são animais muito sensíveis a cheiros fortes, por isso, antes de tudo, retire o seu peludo do local para não causar nenhuma alergia ao seu animal de estimação.

Para preparar esta solução pastosa, você vai precisar de 20 ml de amônia e de 300 ml de água. Após mistura, é só aplicar a solução sobre a urina do cachorro e esfregar com uma esponja. Deixe agir por 10 minutos e, em seguida, remova o excesso da mistura.

Utilize sal no local do xixi

sal

Uma dúvida muito comum que donos de cães têm, é se o sal realmente tira a mancha e o odor do xixi do cachorro de pisos. A verdade é que, sim, o sal ajuda a tirar o odor e a mancha do xixi do cachorro do chão, porém, isso só funciona se for feito nos primeiros 20 minutos.

A primeira coisa que você precisa fazer é secar o xixi. Depois, jogue água e uma colher de sal sobre a superfície, lembrando que essa quantidade de sal é para uma área de 80 centímetros quadrados. Esfregue a região com uma vassoura e deixe o sal agir por 20 minutos, logo em seguida, retire com água.

Use aromatizador caseiro

mistura para aromatizador caseiro

Usar aromatizadores caseiros é uma boa opção para passar após a limpeza da casa. Já que é uma mistura caseira natural que deixa um cheirinho agradável no ar e suaviza o odor por mais tempo não somente do xixi do cachorro, mas de outros cheiros ruins também. Você pode escolher o perfume que mais gosta e usá-lo sempre que quiser.

Para fazer o aromatizador caseiro, você precisará de 1 litro de água, 1/4 de um copo de álcool, 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio, 1/2 copo de vinagre, de preferência o branco, e 1 colher (sopa) do aromatizador de sua preferência, que pode ser encontrado em farmácias de manipulação. Em seguida, misture a solução em um borrifador e borrife no ambiente.

Use repelente caseiro para evitar xixi no local errado

repelente caseiro

Outra maneira de evitar que seu cachorro faça xixi dentro de casa, em carpetes e em sofás, bem como dentro do seu carro, é usar repelentes caseiros Assim como os gatos, os cães têm um olfato muito apurado, não gostando de cheiros fortes, então, ao espalhar o repelente pelo ambiente, você estará garantindo que seu cão faça suas necessidades fisiológicas em apenas um lugar.

Você irá precisar apenas de 1 litro de álcool, duas colheres de creme à base de cânfora e 100 ml de essência de citronela para fazer o repelente natural. Após misturar bem, é só colocar em um borrifador. Espalhe por sua casa, de preferência em lugares estratégicos.

O que fazer para tirar cheiro de xixi de cachorro

cão perto de produtos de limpeza

Nos tópicos anteriores deste artigo, você aprendeu a fazer receitas caseiras para tirar o odor do xixi dos cães de lugares, em geral. Agora, você verá como eliminar o cheiro de superfícies ásperas. Confira!

Como tirar cheiro de xixi de cachorro do piso

Tirar o odor do xixi de cachorros de pisos não é uma tarefa fácil, ainda mais quando é uma superfície de concreto. Por isso, um composto químico muito usado para essa limpeza é o peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada. Esse composto químico tem propriedades que oxidam a urina do cão.

Misture, em uma garrafa, 50 ml de água oxigenada com 1 litro de água corrente. Após secar a urina, caso ela seja recente, jogue a mistura no local e deixe agir por 30 minutos. Depois desse tempo, você pode retirar a mistura com água.

Como tirar cheiro de xixi de cachorro de tapete e sofá

Quem tem um peludo em casa, sabe o quanto é difícil mantê-lo longe do sofá e dos tapetes. Nesse caso, a solução é usar uma mistura caseira para tirar o odor do xixi sem danificar o material do objeto. Aprenda a fazer a mistura:

Em 1 litro de água, misture 1/4 copo de álcool líquido, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1/2 copo de vinagre branco e 1 colher de amaciante de roupa para perfumar o ambiente. Logo depois, borrife a mistura sobre a superfície e deixe-a agir por 20 minutos, em seguida, retire o excesso com um pano.

Como tirar cheiro de xixi do quintal

O cheiro do do xixi do cachorro não afeta apenas ambientes fechados, mas também pode afetar locais abertos. O quintal, por exemplo, é um local em que o cachorro passa muito tempo e faz suas necessidades, o que faz com que fique com um cheiro de xixi muito forte. Por isso, é muito importante saber como eliminar tal odor do quintal.

Para eliminar o mau cheiro ou eventuais manchas do chão do quintal, você pode usar 300 g de branqueador químico em um litro de água ou em três limões espremidos com água, de modo que o limão ajuda como repelente. Além disso, para limpar o gramado, você pode polvilhar a cal sobre o odor e, logo em seguida, lavar com água.

Motivos do cachorro fazer xixi em locais impróprios

dono brigando com cheiro de xixi de cão

O motivo pelo qual o seu cachorro pode estar fazendo xixi em locais impróprios pode ser algo que você nem sequer imaginava. Por exemplo, o pet pode estar querendo marcar seu território ou até mesmo chamar sua atenção. Entenda mais a seguir.

Falta de adestramento

Por mais fofos que sejam os cães, encontrar xixi pela casa não é nada agradável, por isso, ensinar seu peludo a urinar no local certo é uma ótima opção. Primeiramente, você deve escolher um local em sua casa ou quintal para essa finalidade, de preferência que seja longe de onde o pet se alimenta. No mais, o local escolhido deve ficar longe de sua casinha.

Sempre que seu cachorro comer, observe se ele irá fazer xixi, pois assim, você conseguirá ensinar ele a associar as necessidades àquele local. E não se esqueça, sempre que seu pet urinar no local certo, celebre oferecendo um petisco, um carinho ou elogiando-o. Essas ações vão fazer com que o seu cachorro associe mais rápido que ali é o local certo.

Cachorro querendo marcar território

Se você tentou adestrar seu cãozinho, reforçando diariamente o local em que ele deveria fazer xixi e, mesmo assim, ele reluta, o problema pode ser outro, ele está tentando marcar seu território. E para você conseguir mudar essa situação, você precisa entender o motivo desse comportamento.

Os cachorros têm um olfato muito bom, isso pode fazer com que descubram que no ambiente em que estão há a presença de uma cadela no cio, então, para marcar seu território, fazem xixi em objetos, mostrando assim, que ele é dominante daquele lugar. Além disso, seu bichinho pode estar passando por uma fase de estresse ou querendo chamar sua atenção para receber mais carinho. Fique atento!

Problema de saúde do cachorro

Assim como os humanos, os cães também podem ter problemas urinários, sendo esse um dos fatores que contribui para que seu peludo não consiga segurar e ir fazer xixi no lugar certo. A infecção ou a incontinência urinária são doenças que atingem o cachorro, em maioria, na fase de idoso. Por isso, leve seu pet ao veterinário, ele poderá lhe ajudar.

Ansiedade ou ciúmes do dono

Sim, seu cachorro pode está fazendo xixi no local errado por ansiedade ou por ciúmes de você. Observe se não houve mudanças no ambiente ou na dinâmica da sua casa, como a chegada de alguém na família ou de outro animal de estimação. Essas mudanças podem fazer com que o seu peludo se sinta inseguro e queira chamar sua atenção.

Finalmente você está livre do odor do xixi do cachorro!

cão no tapete higiênico

Ao longo deste artigo, você viu que com passos bem simples é possível tirar manchas e cheiro deixado pelo xixi do seu cãozinho no sofá, tapetes, quintal e piso, eliminado assim, de qualquer canto da sua casa. E melhor, tudo isso sem prejudicar a saúde do seu cão, afinal, como você aprendeu, eles são muito sensíveis a cheiros fortes.

Agora que você já sabe que os cachorros têm um olfato muito apurado, você pode usar os inseticidas naturais que aprendeu neste artigo. Além disso, aprendeu a fazer aromatizadores para tirar o odor do xixi do ambiente, e maneiras de usar o sal, vinagre e bicarbonato, por exemplo, para tirar manchas, sendo todas receitas fáceis.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Palavras-chave relacionadas


Dicas Filhotes Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.