Gambá: conheça espécies, alimentação, curiosidades e mais

Gambá: conheça espécies, alimentação, curiosidades e mais

Você conhece o gambá? Saiba tudo sobre as características, espécies, curiosidades, além de aprender como agir de maneira correta ao encontrá-lo pelo caminho.


Já viu um gambá de perto?

Gambá dentro de tronco de árvore.

Os gambás são animais facilmente encontrados no Brasil. É um animal bastante conhecido, mas pouco respeitado. Devido a sua aparência e comportamento, os gambás, por muitas vezes, são confundidos com ratos. É importante que você conheça melhor esse animal, antes de tomar alguma providência desagradável.

Tem sua origem na América do Sul, mas hoje em dia, já está em todo o continente americano. Descubra aqui mais informações sobre esse animal. Entre elas, suas características, comportamento, qual é a importância dele para a natureza e muito mais. Com maior conhecimento você saberá como agir, caso encontre esse animal pelo caminho. Boa leitura!

Características gerais do gambá

Filhote de gambá em meio a flores

Conheça mais sobre esse marsupial. Saiba quais nomes ele recebe, seu tamanho e peso. Descubra como ele se reproduz, onde ele gosta de viver, como é seu visual e quais as atitudes que caracterizam seu comportamento.

Nome

O gambá (Didelphis marsupialis) é um marsupial pertencente à família Didelphidae. Com origem na língua tupi-guarani, “gambá” significa “seio oco”, fazendo referência à bolsa no ventre das fêmeas, chamado marsúpio. Esse animal é conhecido por outros nomes de acordo com a região brasileira onde se encontra.

Na Bahia ele é conhecido por sariguê, serigueia ou saruê. Na Amazônia por mucura e timbu na Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. No Agreste pernambucano, Alagoas e Ceará é chamado de cassaco e no Mato Grosso seu nome é micurê. Já em São Paulo e Minas Gerais encontramos nomes como taibu, ticaca e tacaca.

Tamanho e peso do animal

O gambá pode ser comparado ao porte físico de um gato tradicional. Seu peso médio fica em torno dos 4 quilos e pode atingir 50 centímetros de comprimento. Isso tudo sem levar em conta o tamanho da cauda. Ela pode medir o mesmo comprimento do corpo do animal, que por sua vez pode chegar a 1 metro de comprimento no total.

Características visuais

O gambá possui focinho pontudo, com o nariz na cor rosa. Os olhos são pretos e brilhantes. Em contraste do focinho longo e pontudo, o pescoço é grosso e seus membros são curtos. A cor de seu pelo pode variar muito de acordo com a espécie, mas uma coloração acinzentada ou preta na pelagem rala de seu corpo é a mais tradicional.

Sua cauda é preênsil, grossa e de formato cilíndrico. A cauda possui pelos apenas na sua base, o restante, é coberto por pequenas escamas até a ponta.

Distribuição e habitat

O gambá no continente americano pode ser encontrado desde o norte da Argentina até o Canadá. Já no Brasil, Paraguai, Guianas e Venezuela são facilmente encontrados em florestas, campos e centros urbanos.

Fazem suas casas em troncos ocos de árvores ou em tocas encontradas em tocos próximos às raízes. Nos centros urbanos costuma ser encontrados em porões, sótãos e em garagens com muito material entulhado.

Comportamento

Os gambás são animais nômades vivendo em vários lugares diferentes, apresentando comportamento territorial e agressivo. Vez ou outra as fêmeas podem andar em pequenos grupos, mas os quase sempre brigam quando se encontram. Apesar de seu comportamento agressivo e aparência feroz, os gambás são animais medrosos e fogem quando sentem perigo.

Mas na maioria das vezes, quando estão ameaçados, se fingem de mortos. Deitados de lado e com músculos flácidos, ficam imóveis até a presa desistir e ir embora. Os gambás se alimentam de frutos, ovos e filhotes de pássaros. E por isso, é comum ter um gambá atacando um galinheiro para se alimentar do sangue das galinhas.

Reprodução do gambá

O gambá possui hábitos solitários, sendo acompanhados apenas na época de reprodução. Ele se reproduz até três vezes ao ano. A gestação da fêmea dura de 12 a 13 dias e os filhotes nascem em forma de embrião e terminam seu desenvolvimento dentro do marsúpio (bolsa localizada no ventre da fêmea).

Um filhote em forma de embrião mede 1 cm e pesa cerca de 2 g. A fêmea pode produzir de 10 a 20 filhotes por ninhada e permanecem dentro do marsúpio por mais 70 dias. A bolsa da fêmea é forrada de pelos, com o objetivo de treinar os filhotes a andar agarrados às costas da mãe por mais oito ou nove semanas.

Espécies de gambá encontradas no Brasil e no mundo

O gambá é um animal tipicamente sul-americano. Descubra quais as espécies de gambás são encontradas no Brasil e suas maiores características. Saiba diferenciar uma espécie da outra e como ele foi parar nos Estados Unidos e Europa.

Gambá-comum

O Gambá-comum (Didelphis marsupialis) foi o primeiro marsupial a ser conhecido na Europa apenas no ano de 1500. Sua alimentação é formada, preferencialmente, por ovos e filhotes de pássaros e frutos silvestres, mas, na verdade, comem o que estiver ao alcance. Tem corpo com pelos longos, pescoço grosso e curto, focinho alongado e pontiagudo e seus membros são curtos, parecendo um rato gigante.

Tem hábitos noturnos e sobem em árvores com muita facilidade, usando sua cauda preênsil. Quando é perseguido se finge de morto e não expele odor fétido como acontece com o skunk, espécie encontrada nos Estados Unidos, Canadá e México.

Gambá-de-orelha-branca

O gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) é uma espécie encontrada em países como Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai. Gosta de viver em vários habitas diferentes, podendo viver tanto na terra como no alto das árvores. O gambá de orelha branca possui um tamanho de pequeno à médio porte.

Quando adulto pode pesar de 1,5 a 2 kg. Sua pelagem possui cor preta-acinzentada no corpo, preta na cauda e branca na ponta das orelhas e no rosto. Possui manchas pretas ao redor dos olhos e uma listra preta no alto da cabeça.

Gambá-de-orelha-preta

O gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) é muito visto durante a primavera. Essa é a época e que as mamães são facilmente atacadas por cães ou atropeladas, deixando os filhotes órfãos. Algumas pessoas confundem os gambás com ratos.

Como seus primos, os gambás de orelha-preta possuem hábitos noturnos. A coloração do corpo e cauda do gambá-de-orelha-preta é muito parecida com o gambá-de-orelha-branca. A diferença, o próprio nome já diz. Já sua estrutura corpórea é idêntica ao gambá-de-orelha-branca que vimos anteriormente.

Gambá-amazônico

O gambá-amazônico (Didelphis imperfecta) é uma espécie solitária. Também possuem hábitos noturnos e gostam de viver em árvores. Se alimentam principalmente de frutos e insetos. Tem características visuais parecidas com o gambá-de-orelha-branca, sua pelagem dorsal é grisalha e a face é toda branca, com uma faixa mediana de cor negra no rosto.

A orelha do gambá-amazônico possui mais coloração na cor preta, com apenas poucos detalhes em branco. São encontrados ao norte de Roraima no Brasil se estendendo ao norte pelo Suriname, Guianas e Venezuela.

Gambá-da-virgínia

O gambá-da-virgínia (Didelphis virginiana) é um mamífero marsupial da família Didelphidae. É a única espécie da América do Norte e vive ao norte do Rio Grande. Seu porte físico é do tamanho de um gato. É um caçador oportunista, possuindo habitats variados ao longo da América do Norte, de leste a oeste do continente.

Foi introduzido nessa região através do estado da Califórnia e hoje se estende até o Canadá. É visto facilmente em localidades diversas atacando caixotes de lixo nas ruas e são facilmente vítimas de atropelamento por carro.

Curiosidades sobre o gambá

Pequeno gambá agarrado à troco de árvore

Descubra aqui como o gambá se defende e como é formada sua bolsa. Saiba também o que é marsúpio e qual é a sua importância para a natureza, além de ver como se desenvolve um projeto para a proteção dos gambás.

A bolsa do gambá

Tanto os gambás, como os cangurus, diabos da tasmânia e colas são animais que possuem o marsúpio, que nada mais é do que uma bolsa externa localizada no ventre da fêmea. Por isso esses animais são chamados de marsupiais.

O termo “marsupial” é originário do latim e significa “pequena bolsa”. Essa bolsa é formada de pele e forrada de pelo. Algumas espécies de marsupiais não possuem o marsúpio bem desenvolvidos, se formando apenas no período reprodutivo.

A famosa defesa do gambá: o mau cheiro

Na verdade, apenas duas espécies de gambás que encontramos no Brasil emitem odores fétidos, o gambá-de-orelha-branca e o gambá-de-orelha-preta. As demais não produzem esse odor. O animal utiliza um líquido produzido em suas glândulas axilares para afugentar seus predadores. Esse líquido possui um cheiro muito forte e fétido que possibilita que ele escape.

Importância do gambá para o meio ambiente

Os gambás têm grande importância para a natureza. Eles agem como controladores da população de cobras, escorpiões, répteis, aracnídeos e ratos existentes em nosso meio. Os pequenos animais e os insetos são parte importante de sua dieta, dessa forma evitam uma maior infestação dessas pragas em regiões urbanas.

Como sua alimentação inclui frutos silvestres, atuam como grandes disseminadores das sementes desses frutos. Por isso quando se encontrarem com uma gambá, apenas afugente-o.

Estado de conservação do animal

Os gambás são animais onívoros e oportunistas e se adaptam facilmente em ambiente urbano. De hábitos noturnos e evasivos, não são vistos com frequência. Mas devido à sua mobilidade lenta, os gambás são vítimas fáceis dos atropelamentos automotivos, além de presas fáceis para os cães e da ignorância de seres humanos.

No Brasil existe uma ação chamada “Projeto Marsupiais” que desenvolve um maior conhecimento da espécie. O objetivo do projeto é conscientizar os humanos de que os gambás são importantes para a natureza. O projeto visa, também, a reabilitação de animais feridos, para que voltem em plenas condições para sua vida natural.

Esse projeto está em desenvolvimento no Estado do Espírito Santo. O Projeto Marsupiais tem o intuito de formar voluntários que fiquem capacitados a realizar os cuidados e a reabilitação dos animais.

O gambá é um marsupial curioso!

Uma gambá com seus filhotes em campo florido

Aqui você pôde conferir todas as informações sobre os gambás. Vimos que são nativos da América do Sul e foi expandindo seu habitat até chegar ao Canadá e Europa. Esses marsupiais possuem uma bolsa onde os filhotes terminam seu desenvolvimento após uma gestação rápida. Além disso, você pôde conferir que as fêmeas carregam os filhotes na bolsa por 70 dias até terem a capacidade de se agarrarem as costas da mãe.

Agora você que já sabe o gambá é um animal de hábitos muito interessantes e que apesar de parecer perigoso é apesar um animal indefeso que se finge de morto para fugir do perigo. Com esses conhecimentos e sabendo da importância desse animal para a natureza, se tiver oportunidade de encontrar um, preserve-o.

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.