Gatinhos cavando em seu jardim podem gerar incômodos!
Os gatos de rua são conhecidos por serem intrusivos, entrarem nos jardins e fazerem muita bagunça, desde cavar em volta das plantas até defecar perto delas, destruindo tudo que você construiu. Porém, na hora de espantar esse animal do jardim, as pessoas sempre ficam em dúvida quanto ao que fazer, como afastá-los sem machucá-los e qual a maneira mais eficaz de fazer isso
A boa notícia é que existem várias maneiras de manter os felinos longe do seu jardim sem machucá-los. Por isso, continue lendo este artigo, porque nele você aprenderá como afastar os gatos com diversos odores que eles não gostam. Por exemplo, aqui você descobrirá quais cheiros de frutas eles odeiam e como fazer repelentes naturais a partir delas, tudo isso de um jeito super fácil e sem danificar suas plantas. Vamos lá?
Quer saber como espantar e manter gatos longe do seu jardim?
A seguir você irá aprender quatro maneiras para manter os gatos bem longe do seu jardim, desde métodos de borrifar até quais materiais não prejudicarão o felino nem as plantas de seu jardim. Confira!
■Borrife um pouco de água no gato
Os gatos podem até amar andar pelo seu jardim, mas a verdade é que os peludos odeiam água, por isso, se você ainda não pensou nessa alternativa, não perca tempo. Borrifar água neles é uma ótima opção para afastá-los e, para isso, você precisará apenas de uma pistola d'água infantil. Mas antes de borrifá-los, certifique-se que a pistola tem baixa potência.
Verificando isso, é hora de colocar o felino para correr do seu jardim. Então, borrife apenas por perto do gato e nunca diretamente nele, pois você pode machucá-lo. Além disso, você pode usar os sistemas de irrigação do seu jardim para mantê-los afastados, só se lembre de usar com moderação em épocas de escassez.
■Utilize sinos de vento espalhados pelo jardim
Gatos se assustam com muita facilidade, sendo assim, espalhar sinos de vento é uma ótima alternativa para mantê-los longe do seu jardim. Experimente colocar sinos sensíveis aos movimentos nas árvores ou nos locais em que eles mais gostam de ficar no seu jardim.
No mais, caso não queira comprar um sino de vento, você pode colocar pedras dentro de uma lata, posicionando-a em locais estratégicos, para ela chacoalhar quando o gatinho se aproximar. Também existem aparelhos tecnológicos que são ativados por movimento, como os de ultrassom.
■Faça cercados em volta das plantas
Os gatos são conhecidos também por conseguirem pular muito alto, mas, devido a isso, as pessoas esquecem que podem fazer cercados em volta das plantas. Essas cercas uma ótima alternativa para impedir que os felinos destruam o seu jardim.
Por mais que os gatos pulem muros, uma barreira alta já é o suficiente para impedi-los de destruir suas plantas. É recomendado fazer uma cerca de arame com pelo menos 1,80 m de altura, sendo o suficiente para impedi-los de transitar pelo seu jardim.
■Mantenha o jardim sempre limpo e livre de odores
Os gatos são animais que se acostumam muito fácil a ficar no mesmo local devido aos odores que exalam do seu próprio corpo, que permanecem no lugar facilmente através de sua urina, por exemplo. Por isso, observe no seu jardim quando o pet chegar: verifique qual é o lugar favorito do felino no seu jardim. Após identificar, lave bem a área com água e sabão para remover qualquer odor que esteja no local.
No mais, certifique-se que as lixeiras estão seguras, sem sujeiras, e também limpe qualquer resíduo de comida atraente que esteja espalhado pelo seu quintal. Verifique se nenhum brinquedo está jogado em volta das plantas e jogue fora as fezes do gato, que possivelmente estão sendo usadas para demarcar território.
Como espantar e manter os gatos longe do seu jardim pelo cheiro
Enquanto alguns cheiros são agradáveis para o olfato humano, pode ser que eles sejam insuportáveis para os gatos! Sendo assim, uma boa maneira de afastar os gatos do seu jardim é disseminá-los pelo local. Aprenda a seguir como usá-los!
■ Espalhe plantas com cheiros fortes
Você aprendeu nos tópicos anteriores que os gatos gostam de ter um local específico para ficar em seu jardim. Agora que você observou e já sabe onde o peludo gosta de passar o tempo, chegou a hora de colocá-lo para fora do seu jardim usando cheiros fortes. Por possuírem cerca de 80 milhões de receptores, os gatos captam odores com facilidade.
Assim sendo, plante plantas da família das mentas em meio ao seu jardim, sendo elas: lavanda, poejo, eucalipto, manjericão, gerânio, Plectranthus caninus e arruda. Depois de plantar, observe que os gatos irão fugir assim que se aproximarem dessas plantas, porque, embora elas pareçam agradáveis para nosso olfato, são bem fedorentas para o sistema olfativo deles.
■Espalhe cascas de frutas cítricas pelo jardim
Como você pôde ver anteriormente, os gatos não gostam do cheiro de algumas plantas, e consequentemente, não se agradam de cheiros cítricos. Sendo assim, os cheiros que mais os gatos recusam são os de laranjas, limas e limões. Assim, tudo que você precisa fazer é jogar as cascas diretamente no solo do seu jardim.
Isso é uma alternativa acessível, já que você poderá aproveitar a casca das frutas que ingeriu e espalhar os pedaços pelos lugares em que o gato mais fica. Aproveite também para esfregar as cascas nos vasos, cantos, janelas e paredes do seu quintal. Em contrapartida, o aroma terá que ser renovado aproximadamente a cada 3 dias, já que é um método natural.
■Borrife vinagre em seu jardim
Outro cheiro desagradável para os gatos que você pode usar para ajudar a afastá-los do seu jardim é do vinagre branco, sim, o mesmo que você usa para preparar saladas! O modo de preparo para tal fim é muito simples. Tudo que você precisa fazer é misturar 300 ml de vinagre em um litro de água. Logo depois, coloque a mistura em um borrifador.
Assim que tudo estiver pronto, pegue o borrifador e borrife a solução nos locais em que mais o felino fica. Então, passe o suficiente para que o odor do vinagre fique impregnado no local, e não precisa se preocupar, essa mistura não vai matar suas plantas e tampouco deixá-las com um aspecto feio.
■Utilize repelentes comerciais para gatos
E, para finalizar as alternativas de repelentes para espantar os gatos do seu jardim, saiba que existem no mercado repelentes próprios para gatos, nos quais é usado o odor do predador dos felinos. Esse tipo de repelente vem em líquido ou em formato granulado e você pode usar os dois em simultâneo, se quiser que seu jardim fique super protegido dos gatos.
A boa notícia é que esse tipo de repelente não prejudica as plantas, logo, não é tóxico. Vale lembrar também que a Sociedade Real de Prevenção contra Crueldade aos Animais (RSPCA) avisa que, se você decidir usar esse repelente, precisa certificar-se de que ele seja um produto legalizado. Além disso, lembre-se de usá-lo de acordo com o manual do fabricante.
Outras dicas de como manter o gato longe do seu jardim
Como você já pôde perceber, existem várias maneiras de manter os gatos bem longe do seu jardim. A seguir, você aprenderá que um cão ou até mesmo o uso de pinhas podem afastar os felinos.
■Colecione pinhas e galhos ao redor das plantas
Sim, espalhar pinhas e galhos ao redor das suas plantas pode ajudar a afastar os gatos. Isso é possível porque os felinos gostam de caminhar sobre superfícies macias e soltas. Sendo assim, quanto menos o solo do seu jardim parecer-se com uma caixa de areia, melhor será para você.
Caso você não tenha pinhas, que são pontiagudas, pode usar também os galhos das suas próprias plantas, transformando eles em estacas de madeira. A ideia aqui é colocá-los fincados no chão em intervalo menores possíveis, de modo que o gato tenha dificuldade de se locomover pelo seu jardim, desistindo de ficar nele.
■Deixe um cão alerta em seu jardim
Se você ainda não tem um cachorro, agora é uma ótima oportunidade para adotar um. Essa rivalidade que existe entre cães e gatos pode ajudar você a espantar os gatos, já que basta que eles fiquem um perto do outro para que a briga comece. A presença de um cachorro de guarda pode, inclusive, impedir que felinos de rua ou até mesmo o gato do vizinho fiquem andando no seu jardim, logo, o latido assusta eles.
■Evite que presas do gato se acomodem em seu jardim
Você já sabe o quanto é importante manter o seu jardim limpo para evitar que os gatos fiquem nele, além disso, existe outro benefício, você estará afastando ratos também. Os gatos são animais carnívoros, principalmente quando não têm um lar, os quais comumente caçam ratos e hamsters. Sendo assim, manter esses roedores longe do seu jardim e evitar que eles se proliferem no local vai evitar que você tenha mais um invasor para bagunçar suas plantas.
■Instale cercas elétricas seguras para animais
Ao contrário do que os leigos imaginam, as cercas elétricas não matam os felinos e tampouco prejudicam sua saúde, quando usadas corretamente. O que as cercas elétricas fazem é dar um pequeno choque no animal quando ele tenta cruzar o seu muro, sendo muito eficientes quando não se quer colocar barreiras, como pinhas e galhos espalhados pelo jardim, já que elas tiram a beleza da paisagem.
A instalação da cerca funciona colocando um fio elétrico alguns centímetros abaixo do solo ao redor do jardim. Quando ativado, o fio produzirá uma onda elétrica assim que o gato cruzar o seu quintal. Com o tempo, o felino aprenderá que, se ultrapassar aquele limite, ele levará um choque.
O que não fazer na hora de espantar o gato
Assim como você aprendeu o que deve fazer para afastar os gatos do seu jardim, é preciso entender também o que não fazer. Há maneiras que precisam ser evitadas, pois, podem machucar os gatos e prejudicar a saúde deles. Confira a seguir:
■O pó do café pode ser tóxico se ingerido pelo gato
Embora os gatos não gostem de cheiros fortes, o café não deve ser utilizado em forma de pó ou grãos para afastar os gatos, logo eles podem ingerir e morrer. O pó do café é uma substância muito tóxica para os felinos, mas se mesmo assim você quiser usar o café, o que se recomenda fazer é misturar a essência em um litro de água, e assim como nos dedetizadores naturais, borrifar pelo jardim.
■Bolas de naftalinas podem ser fatais para o gato
Assim como o café, a naftalina também possui um odor forte para os gatos e é um produto muito comum. No entanto, em hipótese alguma, deve ser usada para afastar os felinos do seu jardim, porque, assim como o café, ela também é tóxica. Ao ingerir esse produto, o gato pode ter reações desde vômito até dificuldade para respirar, podendo levá-lo à morte.
■Não cometa atos de crueldade contra o animal
Se, mesmo depois de ter aplicado todos os métodos citados neste artigo, o gato intruso não for embora do seu jardim, não machuque ele. Em situações como essa, o ideal a se fazer é procurar uma ONG que possa recolher o felino. Assim, ele não destruirá seu jardim.
Vale lembrar que, no Brasil, cometer atos de crueldade contra qualquer espécie de animal é considerado crime ambiental segundo o art. 32 da Lei n.º 9.605, com pena de detenção de até três meses.
Pronto, seu jardim está livre de gatos!
Como você viu neste artigo, existem várias formas de espantar gatos do seu jardim. Você descobriu que pode estar usando desde equipamentos simples, como sinos e pedaços de madeira, até repelentes naturais, como cascas de frutas cítricas e vinagre branco. Além disso, é possível fazer cercas em volta das suas plantas para que eles não destruam o que você construiu.
No mais, aqui você aprendeu que criar um cão pode ser uma maneira muito eficaz de espantar os gatos. Você entendeu, também, que existem modos que não devem ser usados de maneira alguma, pois podem afetar a saúde dos gatos ou até mesmo matá-los, como é o caso do uso da naftalina. Agora que você já sabe tudo sobre como afastar os gatos do seu quintal, você já está preparado para ter um lindo jardim sem eles!
Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.