Aranha venenosa! Conheça as mais perigosas e as inofensivas

Aranha venenosa! Conheça as mais perigosas e as inofensivas

Você já foi picado por uma aranha venenosa? Quer conhecer as espécies mais perigosas do mundo? Reunimos várias delas aqui. Saiba tudo a respeito nesse artigo!


Já encontrou uma aranha venenosa ou foi picado?

Aranha andando pelo chão de casa

As aranhas são, sem dúvida, um dos seres menos amados no reino animal. Sua aparência, com um corpo repleto de ágeis perninhas, seus movimentos erráticos e a possibilidade de uma picada venenosa fazem com que boa parte das pessoas temam um encontro inesperado com um aracnídeo.

Existem mais de 35 mil espécies de aranha no mundo e cerca de 15 mil espécies no Brasil. Grande parte dessas aranhas possui veneno, ainda que nem todas elas sejam capazes de inocular um humano com ele. Você já encontrou uma aranha venenosa ou foi picado? Conheça nesse artigo as aranhas mais venenosas do mundo e algumas espécies que, apesar de assustadoras, não são venenosas ou perigosas.

Aranhas mais venenosas do mundo

As picadas de aranha, na maioria das vezes, não são letais. Entretanto, há algumas espécies pelo mundo que podem ser extremamente perigosas para o ser humano. Confira quais são as aranhas mais venenosas do mundo!

Aranha armadeira (aranha da bananeira)

Aranha armadeira

A aranha armadeira, ou aranha da bananeira, apresenta patas grandes, que chegam a 15cm de comprimento, e seu corpo pode chegar a quase 5cm. Ela costuma se esconder nos cachos de banana, é muito veloz e extremamente venenosa.

A picada da aranha armadeira pode causar queimação severa, sudorese, tremedeira, aumento ou diminuição da pressão sanguínea, náusea, hipotermia, visão borrada, vertigem e convulsões. Há, ainda, um curioso e incômodo efeito que pode se manifestar em homens que sejam picados por ela: o priapismo. As ereções que essas aranhas causam podem durar várias horas e ocasionar em impotência sexual.

Aranha-violinista

Essa aranha é pequena, é encontrada na América do Norte e recebeu esse nome por apresentar um desenho semelhante a um violino em seu cefalotórax. Apesar de venenosa, ela é pouco agressiva e raramente ataca pessoas. A picada da aranha-violinista pode demorar algumas horas para fazer efeito.

A princípio, se formará uma mancha violeta na área afetada, que evoluirá para um inchaço com a presença de bolhas. Se não tratada dentro de 24 horas, a pessoa deverá ser hospitalizada, pois a área picada poderá necrosar e a pessoa poderá ter febre, náuseas, dor muscular, fadiga, insuficiência cardíaca, edema pulmonar e perda de consciência.

Aranha reclusa chilena

A aranha reclusa chilena pertence ao Gênero Loxosceles, mesmo Gênero da aranha-violinista. Ela é encontrada na América do Sul, na Finlândia e na Austrália e é pouco agressiva.

Essas aranhas geralmente tecem suas teias em galpões, garagens, armários e outros locais que sejam secos e protegidos. Sua picada é extremamente peçonhenta, podendo causar necrose, falência dos rins e, em alguns casos, a morte. Como o veneno é mais ativo em altas temperaturas, é indicada a aplicação de uma bolsa de gelo sobre a picada, além de aloe vera para ajudar a aliviar a dor.

Aranha redback

A aranha redback (Latrodectus hasseltii) é uma aranha encontrada na Austrália. Assim como as outras 30 aranhas do gênero Latrodectus, ela é popularmente conhecida como viúva-negra. As fêmeas dessa espécie possuem uma listra vermelha longitudinal em seu tórax, medem cerca de um centímetro (os machos adultos chegam a quatro milímetros) e praticam o canibalismo sexual durante a reprodução.

As picadas dessa aranha ocorrem principalmente no verão e podem causar dor severa, suor, fraqueza muscular, náusea e vômito. Desde que um soro antiaracnídico foi desenvolvido para seu veneno, não foram mais relatadas mortes por sua picada na Austrália.

Aranha-do-saco-amarelo

A aranha-do-saco-amarelo é uma aranha encontrada nas Américas. Apesar de não ser letal, seu veneno é extremamente doloroso, podendo causar a necrose do tecido por ele atingido. Essa aranha é bastante territorialista e costuma viver em jardins e até dentro de casas, o que faz dela agressiva quando incomodada por um humano, ainda que acidentalmente.

Em 2020, essas aranhas foram responsáveis por um curioso recall de veículos. Como a gasolina as atraía a se alojar nos tanques, elas produziam teias e bloqueavam a passagem de gasolina para o motor, acumulando uma pressão que podia causar vazamentos e até incêndios.

Aranha-rato-de-cabeça-vermelha

A aranha-rato-de-cabeça-vermelha recebe esse nome por cavar tocas para se proteger de predadores (vespas, centopeias e escorpiões) e guardar seus ovos e filhotes e por, obviamente, ter a cabeça avermelhada.

Elas apresentam de 1 a 3cm de comprimento e possuem diferença de coloração entre as fêmeas e os machos: as fêmeas são totalmente pretas e os machos são de cor acastanhada ou preto-azulada, com mandíbulas tingidas de vermelho brilhante.

Essas aranhas se alimentam principalmente de insetos, mas também podem ingerir pequenos animais, dependendo da oportunidade. A sua picada pode ser dolorosa para um humano, mas dificilmente trará consequências graves, não requerendo uso de antiveneno.

Viúva-negra

A aranha viúva-negra recebe esse nome por a fêmea devorar o macho após a cópula. Essas aranhas vivem principalmente em teias, mas também podem se esconder em buracos no solo, troncos podres e etc. As picadas da aranha viúva-negra em humanos não são comuns, ocorrendo geralmente quando essas aranhas são pressionadas contra o corpo por acidente.

Após a picada, o local ficará dolorido, podendo evoluir para uma sensação de queimação em até uma hora.
Podem também ocorrer tremores, contrações espasmódicas dos membros, sudorese, ansiedade, insônia, cefaleia, eritema de face e pescoço, dor no tórax, taquicardia e hipertensão.

Viúva-vermelha

A viúva vermelha (Latrodectus bishopi) é uma aranha que vive em áreas costeiras das Américas. Ela é facilmente distinguível das demais aranhas do Gênero Latrodectus em função de uma mancha vermelha que carrega no abdômen. As fêmeas dessa espécie são bem maiores do que os machos, atingindo cerca de 1cm, o que pode equivaler a até quatro vezes o tamanho das aranhas do sexo masculino.

Esta aranha costuma viver dentro de casas, mas não ataca humanos a menos que seja atingida. O seu veneno não traz risco de morte, podendo causar reações em pessoas alérgicas, como dor, inchaço e vermelhidão.

Viúva-marrom

A viúva-marrom (Latrodectus geometricus) é uma aranha originária da África do Sul, mas que pode ser encontrada também no Brasil. Ela pode ser identificada através de uma mancha amarelada nas costas em formato de ampulheta. A suas fêmeas são bem maiores que os machos: enquanto elas chegam a quase 4cm, contando as patas, os machos não ultrapassam 2cm.

Essas aranhas costumam viver em áreas isoladas ou com pouco movimento, como em troncos velhos, vasos de plantas, etc. Essa aranha irá evitar o contato com pessoas, só atacando quando se sente acuada. Sua picada não costuma trazer consequências mais graves para humanos.

Falsa viúva-negra

A falsa viúva-negra (Steatoda nobilis) recebe esse nome por ser muito parecida e confundida com a viúva-negra original. Ela é uma aranha muito comum na Irlanda e no Reino Unido, aparecendo geralmente durante o verão desses países. Essa aranha não costuma atacar humanos e a sua picada é menos venenosa do que a da viúva-negra original, mas ainda assim pode causar dor intensa, inchaço e vermelhidão.

A pessoa picada também pode sentir febre, calafrios, sudorese, mal-estar e cólicas. Caso picado, é muito importante capturar a aranha e levá-la junto ao hospital, para identificação correta da espécie e tratamento adequado.

Aranha katipo

A katipo é a única espécie de aranha venenosa a viver na Nova Zelândia. Por questões como a destruição de seu habitat natural, as aranhas katipo tem desaparecido aos poucos.

Nenhuma morte por picada dessa aranha foi registrada nos últimos 100 anos. Entretanto, sua picada não é muito agradável, causando dores extremas, rigidez muscular, vômito e sudorese.

Um caso curioso envolvendo essa aranha ocorreu em 2010, quando um turista canadense resolveu dormir pelado em uma praia neozelandesa. Ele acabou recebendo uma picada em seu órgão sexual e ficando por 16 dias internado em um hospital, em função de uma inflamação no miocárdio.

Aranha da areia - Sicarius terrosus

Essas aranhas são marrons, possuem pernas longas e, como seu nome diz, tem o hábito de se esconder na areia. Elas podem ser encontradas em áreas abertas e ensolaradas no Brasil e em outros países da América do Sul.

O veneno das aranhas Sicarius é muito parecido com o veneno das aranhas Loxosceles. Segundo estudo do Butantã, o veneno dessas duas aranhas contém uma mesma enzima, que é responsável pela destruição dos tecidos afetados. Por viverem em áreas desérticas e afastadas de centros urbanos, essas aranhas não costumam atacar pessoas.

Aranha-teia-de-funil

A aranha-teia-de-funil é assim conhecida justamente por tecer teias em formato de funil. Ela usa esse funil como uma emboscada, aguardando no fundo dessa estrutura que algum animal resolva visitá-la.

Essas aranhas são bastante temidas na Austrália, em função de várias mortes registradas nos últimos 100 anos. Assim como as aranhas-armadeiras, elas ficam sobre suas patas traseiras quando se sentem ameaçadas.

A picada da aranha-teia-de-funil é tão poderosa que por vezes é difícil arrancar o animal do corpo da pessoa picada. Seu veneno afeta o sistema nervoso e, se não administrado o soro, a morte pode ocorrer em até duas horas

Aranhas que parecem venenosas, mas não são!

Nem todas as aranhas são perigosas e possuem veneno em sua picada. Algumas, apesar da aparência assustadora, podem ser bastante amigáveis e conviver sem maiores problemas próximo a seres humanos. Descubra a seguir algumas dessas aranhas!

Aranha caranguejeira

A aranha caranguejeira, também conhecida como tarântula, é uma aranha grande, peluda e assustadora, podendo chegar a 30cm de comprimento. Entretanto, apesar de ser a maior aranha do planeta, a sua picada não é letal a humanos, fazendo com algumas pessoas cheguem a adquiri-las como pets!

A picada da caranguejeira pode causar dor, coceira, inchaço, vermelhidão e ardência. Essas aranhas possuem, também, cerdas urticantes e as liberam esfregando as patas traseiras no abdômen quando se sentem ameaçadas.

No Brasil, podemos encontrar as duas maiores aranhas dessa espécie: a caranguejeira-rosa-salmão-brasileira, que vive no Nordeste, e a aranha-golias-comedora-de-pássaros, na Amazônia.

Aranha de jardim

A aranha de jardim é pertencente à família Lycosidae. Ela vive cerca de dois anos e meio e se alimenta de insetos, como o grilo, a mosca, o tenébrio e outros. A picada dessas aranhas pode causar dor discreta no local atingido, ocorrendo, também, vermelhidão e inchaço leves em alguns casos. Não é necessário um tratamento específico para a picada.

Durante muitos anos, essas aranhas foram injustamente acusadas de causar acidentes graves com humanos. Acabou se descobrindo que as verdadeiras responsáveis pelas picadas venenosas eram as aranhas-marrom.

Aranha-saltadora

Aranha-saltadora, ou papa-moscas, é uma terminologia aplicada a mais de cinco mil espécies de aranha. Essas aranhas são conhecidas por não fazerem teia, saltando sobre suas presas.

A visão dessas aranhas é a mais desenvolvida de todos os artrópodes, sendo elas as únicas que podem enxergar faixas de cores. Elas possuem um veneno letal para suas presas, mas que não oferece aos humanos um risco maior que uma irritação na pele.

Por serem aranhas de hábitos diurnos, as saltadoras precisaram desenvolver técnicas para escapar de seus predadores. Além dos saltos ágeis, elas possuem a habilidade de camuflagem e do mimetismo.

Aranha-de-prata

A aranha-de-prata pode ser encontrada em ambientes quentes e áridos das Américas. Ela também é conhecida como “aranha x”, pois costuma a formar a letra com suas patas quando em sua teia.

Ela não é uma aranha agressiva e seu veneno não causa danos aos humanos. As fêmeas dessa espécie costumam ser bem maiores que os machos, facilitando que elas os envolvam em seda após a cópula e os coma. Seu tempo de vida é curto, cerca de dois anos e meio. Ela pode ser facilmente encontrada em jardins, com sua teia próxima ao solo, facilitando a captura de insetos saltadores.

Maria-bola

A maria-bola não é uma aranha agressiva e seu veneno não é perigoso para humanos. Ela também é conhecida como aranha-de-petrópolis, pois, em 2007, aranhas dessa espécie tomaram contada cidade.

Essa invasão pode ser explicada por não haver predadores naturais para essa aranha na cidade, por ela ter o clima ideal para a proliferação dos insetos de que a maria-bola se alimenta e por causa da taxa de reprodução dessas aranhas ser alta.

Vale lembrar que as aranhas cumprem importante papel no controle ecológico: se há excesso delas, é porque há excesso de alimento. Se não houvesse aranhas para combater os insetos, seríamos vítimas de infestações.

Aranha venenosa: perigosa, mas evitável

Pequena aranha em teia

Vimos nesse artigo que as aranhas podem ser extremamente venenosas e perigosas para os seres humanos, mas que nem todas irão causar prejuízos à sua saúde caso você venha a ser picado. Descobrimos, também, que muitas aranhas venenosas, como as viúvas, só irão picar se forem pressionadas por acidente dentro de um sapato ou de uma roupa, por exemplo.

Agora que você conhece as peculiaridades de várias espécies de aranhas venenosas e inofensivas, já é capaz de identificar algumas delas que venham a habitar os espaços que você frequenta e saber se está ou não se colocando em uma possível situação de risco!

Autor deste artigo

Jornalista, carioca, apaixonado por animais, mas com uma queda especial pelos doguinhos.

Palavras-chave relacionadas


artrópodes características tipos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.