Aranha d'água: características, espécies, alimentação e mais

Aranha d'água: características, espécies, alimentação e mais

Conheça a aranha d'água: a única aranha que vive debaixo d'água! Descubra suas características, hábitos, curiosidades e muito mais!


Conheça a curiosa aranha d'água!

Aranha d'água

A aranha d’água pode ser a aranha mais diferente que você vai ver na sua vida. O fato de ela ser uma aranha aquática já a torna muito especial. Você sabia que ela é a única aranha que consegue sobreviver debaixo da água? Ela pode ser um pouco diferente daquelas aranhas que encontramos nas nossas casas, mas também há muitas semelhanças entre elas.

E as perguntas que logo vêm à mente são: como ela consegue fazer isso? E será que ela nunca vem a superfície? Neste artigo, vamos responder todas essas perguntas para você! E mais, vamos falar das características dessas aranhas, de suas características visuais, de seu habitat, de sua distribuição, de seu comportamento e muito mais! Vamos conhecê-las? Boa leitura!

Ficha técnica da aranha d’água

Aranha d'água

Nesta primeira parte do artigo, é preciso apresentar as principais características da aranha d’água. Portanto, você saberá um pouco mais sobre ela, conhecendo muitas das suas características que fogem do padrão das aranhas comuns. Vamos conhecer mais sobre elas a seguir:

Nome

Muito diferente das aranhas que encontramos nas nossas casas no dia-a-dia, a aranha d’água é a única espécie de aranha que vive permanentemente debaixo da água, por isso, fato que justifica o seu nome. No mais, é importante ressaltar que o nome científico dessa espécie é Argyroneta aquatica, de modo que ela pertence à família Cybaeidae.

Características visuais da aranha d’água

As características da aranha d’água podem variar dependendo do lugar que ela estiver. Se ela estiver embaixo d’água, ela apresenta um aspecto prateado devido à presença da bolha de ar em torno do seu abdômen. Já fora da água, ela tem cefalotórax marrom e abdômen aveludado e escuro.

O abdômen dela é coberto de pelos, sendo que ela os usa para capturar uma bolha de ar ao redor de seu corpo. As aranhas d’água fazem isso porque seus órgãos respiratórios estão localizados em seu abdômen, portanto, a bolha serve como suprimento de oxigênio.

Dimorfismo sexual

Há grandes diferenças entre as aranhas d'água macho e fêmea. O macho pode medir de 7,8 mm a 18,7 mm de comprimento, enquanto as fêmeas variam de 7,8 mm a 13,1 mm. Acredita-se que o tamanho do corpo maior nos machos tenha se dado devido à tendência do macho para aumentar a mobilidade na caça e na procura de parceiras.

Acredita-se também que o corpo da fêmea é limitado pela necessidade de construir um ninho grande o suficiente para servir como abrigo de reprodução, câmara de cria e abrigo geral. Além disso, os machos têm quelíceras mais longas, um par mais longo de patas dianteiras e um corpo mais alongado que as fêmeas.

Habitat e distribuição da aranha d’água

A aranha d’água vive em lagos, lagoas e córregos lentos espalhados por toda a Europa e norte da Ásia. Geralmente, vive em lagos e lagoas eutróficos, bem como em pântanos e riachos lentos. A água costuma possuir o pH relativamente baixo e alta concentração de oxigênio dissolvido.

No mais, as aranhas d’água vão em busca de plantas aquáticas que sirvam como âncoras para seus “ninhos de bolhas”, bem como um local de fixação após mergulharem na água.

Alimentação da aranha aquática

De modo geral, a aranha d’água é um animal carnívoro, com uma dieta que pode variar conforme a localização dela, mas normalmente inclui pulgas d’água, isópodes aquáticos, larvas de inseto, camarão fada e até mesmo outras aranhas d’água.

Os machos costumam ser caçadores ativos, eles vão atrás de suas presas sem cerimônia, enquanto as fêmeas são predadoras de emboscada. Pelo fato de os machos serem maiores que as fêmeas, eles têm vantagem na hora da caçada.

Reprodução da aranha d’água

Para começar a reprodução, o macho inicia um ritual de saudação; é um jogo de pernas e carícias, então, a fêmea demonstra se está interessada em acasalar ou não. Se a fêmea estiver interessada, as duas aranhas se envolverão em um namoro e continuarão nadando. Entretanto, se ela não estiver interessada, a fêmea exibirá um comportamento agressivo e tentará perseguir o macho.

Após as aranhas se envolverem e nadarem juntas, começa a cópula. O macho transfere o esperma para a fêmea várias vezes durante a cópula. Quando termina a cópula, o macho permanece no ninho por alguns minutos, saindo enquanto a fêmea começa a construir uma bolsa de ovos, um processo que pode levar várias horas.

Comportamento e temperamento da aranha d’água

A aranha d’água constrói ninhos subaquáticos separados ou os chamados “sinos de mergulho”, nos quais cada aranha armazena o ar da superfície. Este sino de mergulho é usado para a digestão da presa, a troca de pele, a deposição de espermatozoides e óvulos, a cópula e também serve como câmara de incubação. O “sino de mergulho” é anexado numa planta aquática e se assemelha a um dedal curto e largo na estrutura.

As aranhas d’água são geralmente encontradas em locais temperados e costumam hibernar durante o inverno. Durante esse período, elas constroem sinos mais novos e mais resistentes. Os sinos são eventualmente selados completamente, fornecendo oxigênio à aranha em hibernação, de novembro a dezembro.

Tipos e espécies de aranha d´água

As aranhas d’água podem se dividir em três sub-espécies: aranhas pescadoras, aranhas de pernas longas e aranhas lobo. Venha conferir, nesta parte do artigo, um pouco mais sobre cada uma delas e entender em que ponto uma se diferencia da outra. Acompanhe:

Aranhas pescadoras

As aranhas pescadoras são as mais comuns e também as mais hábeis em caminhar agilmente sobre a água usando sua tensão superficial, portanto, recebem tal nome característico. Elas vivem em água parada ou com pouca correnteza, em meio à vegetação da margem. Estas aranhas utilizam a tensão superficial da água para andar agilmente sobre a sua superfície. É como se elas patinassem sobre a água, lembrando um barco a remo.

Essa espécie alimenta-se de invertebrados que vivem ou caem na superfície da água, mas eventualmente ela pode mergulhar para caçar presas aquáticas e, inclusive, peixes muito maiores que elas.

Aranhas de pernas longas

Aranhas de pernas longas

As aranhas d'água mostram preferência por habitats de água corrente, sendo comuns em margens de rios e próximo a cachoeiras. Elas costumam repousar nas paredes verticais rochosas das margens, ou em fendas rochosas, com a extremidade das primeiras pernas em contato com o filme d’água.

Elas também possuem habilidade de caminhar sobre a água, mas muita limitada, em contrapartida, quando mergulham permanecem submersas por até cerca de 20 minutos. Essa espécie é uma das poucas aranhas que não usa a seda que produz, não construindo teias ou ninhos.

Aranhas lobo

Aranhas lobo

As aranhas lobo são aranhas robustas e ágeis, e não constroem teias, caçando diretamente as suas presas. Elas possuem uma picada dolorosa, mas sem importância médica. Esse tipo de aranha pode ser predominantemente terrestre, mas algumas são adaptadas a um "estilo de vida anfíbio", como é o caso das aranhas d’água.

Elas têm a capacidade de caminhar sobre a água ou de submergir, levando consigo uma reserva de ar nos pelos hidrofóbicos. Elas constroem teias irregulares em meio a vegetação ribeirinha, com uma toca central onde se abrigam.

Curiosidades da aranha d’água

Aranha d'água

Agora que já sabemos bastante a respeito da vida da aranha d’água, além de suas diferentes espécies, vamos falar um pouco sobre temas bem relevantes sobre elas. A seguir você conhecerá curiosidades a respeito do seu comportamento, como quanto à sua respiração e ao seu papel no ecossistema. Confira:

A aranha d’água respira embaixo da água

As aranhas d’água criam bolhas que se enchem de ar para respirarem debaixo d’água. Essas bolhas se comportam como guelras, extraindo oxigênio dissolvido da água e dispersando dióxido de carbono. Para preencher essa “teia bolha” de ar atmosférico, as aranhas usam pelos finos em seu abdômen para transportá-las até a superfície da água.

A troca de gás é semelhante à realizada pelas brânquias dos animais que respiram debaixo d’água. Conforme a aranha consome o oxigênio da bolha, reduz a concentração de oxigênio no seu interior. O gás fica abaixo do nível de oxigênio dissolvido na água, e quando isso acontece, pode ser conduzido para dentro da bolha.

Aranha d’água tem papéis importantes no ecossistema

As aranhas têm um papel muito importante no ecossistema, em razão das suas ações predatórias. Elas se tornam importante para o equilíbrio dos habitats como pântano, lagoas e lagos em que vivem, uma vez que limitam a população de insetos aquáticos.

Essas ações predatórias são especialmente importantes em águas de baixo pH e baixa dissolução de oxigênio, onde outros predadores desses insetos, como peixes, não conseguem viver.

A classificação da aranha d’água divide opiniões

A classificação da aranha d’água ainda gera discussão entre os pesquisadores. Originalmente, a espécie foi colocada como pertencente à família das aranhas formadoras de teia de funil (Agelenidae).

Ocorre que, mais tarde, essas aranhas foram separadas em sua própria família monotípica, a Argyronetidae. Hoje em dia, a Argyroneta aquática (aranha d’água) está localizada dentro de Cybaeidae, uma família de aranhas de lagoa. Essa classificação foi possível graças a estudos recentes de comparações de fósseis.

Aranha d'água é uma aranha fascinante!

aranha dágua

Por fim, concluímos que a vida da aranha d’água pode ser bem diferente da vida das outras aranhas terrestres, pelo fato de ela precisar da sua bolha de oxigênio para permanecer debaixo d’água. Vimos, também, como ela é importante para o ecossistema, sendo de grande ajuda a sua existência nos habitats de lagos e lagoas pelo mundo.

Agora que chegamos ao fim do artigo, você deve ter tirado várias de suas dúvidas sobre essa espécie tão fascinante de aranha e aprendido um pouco mais sobre o mundo dos aracnídeos. Se você gostou do tema, compartilhe com seus amigos e familiares, posto que eles podem se interessar por esses aracnídeos e aprender um pouco mais sobre o universo das aranhas.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.