Bulldog francês: doação ou compra? Veja qual é a melhor opção

Bulldog francês: doação ou compra? Veja qual é a melhor opção

Dúvidas sobre adoção de bulldog francês? Descubra o que é melhor, adotar ou comprar um cão dessa raça tão popular.


Bulldog francês: doação ou compra?

Bulldog francês deitado

É importante ter em mente que manter um bulldog francês não é barato. Estes cães são braquicefálicos, ou seja, possuem o focinho muito achatado. E por isso desenvolvem uma série de problemas respiratórios. Também é comum desenvolverem alergias e problemas renais e na coluna.

Além disso, estes animais também não fazem a troca de calor normalmente. Portanto é necessário ter cuidado com atividade física exagerada e o calor. Se você quer adotar um bulldog porque sonha em ter a raça, mas não tem dinheiro para comprar um filhote, é melhor repensar a sua intenção.

Entretanto, encontrar um bulldog francês para doação é totalmente possível. Mas será que é a melhor opção? Confira neste artigo mais informações sobre o bulldog francês, uma das raças mais populares no país, e saiba qual a melhor opção para você.

Adoção de um bulldog francês: como funciona?

Bulldog francês deitado sobre sua caminha

Para adotar um bulldog francês, é necessário entrar em contato com comunidades que fazem o trabalho de encontrar novos lares para pets abandonados ou que passaram por maus tratos. De modo geral, estes animais são entregues bem cuidados e a pessoa é informada se ele tiver alguma doença crônica.

Os centros de doação de bulldog francês

O Adopta Pet Br é uma comunidade que ajuda bulldogs, que passaram por maus tratos ou foram abandonados, a encontrar um novo lar. Também é possível encontrar pets da raça para adoção em comunidades do Facebook voltadas para a raça e em alguns casos em centros de adoção tradicionais que resgatam animais de estimação em situação de risco.

As etapas do processo

No geral, o processo de adoção consiste em preencher um questionário para esclarecer o quanto a pessoa está disposta a cuidar do pet e para o doador do cão conhecer os candidatos. Depois disso, acontece uma visita à família para analisar o local e também uma interação entre a família e o pet para ver se o pet gosta da sua possível nova "matilha".

O que pode ser exigido

O processo pode exigir comprovante de residência e que o candidato assine um termo de responsabilidade pelo pet. É importante ter paciência e seguir todas as etapas para que o cachorro encontre a família certa.

Também é normal que o Centro exija que o novo tutor mantenha contato e sempre dê notícias sobre o pet. Isso é necessário para que assim eles possam acompanhar a adaptação e saber se o cão está recebendo todos os cuidados necessários.

O que você precisa saber antes de adotar um bulldog francês

É importante entender que o perfil de cães para adoção não é o mesmo de cães comprados. Geralmente estes animais já passaram por algum trauma, como agressão ou abandono e podem ser desconfiados ou não se adaptarem com outros cães. Além disso, é quase impossível encontrar filhotes da raça para adoção.

Qual é o preço de um bulldog francês?

Bulldog francês preto deitado

A compra de um bulldog francês requer dinheiro e dedicação, pois não é um pet barato. Eles podem custar em torno de 5 mil reais ou muito mais. Saiba qual será o seu investimento para adquirir um cão dessa raça.

O valor do bulldog francês pode variar

É possível encontrar um filhote da raça por R$3 mil e esse é o valor mais acessível. Porém se você busca um filhote de um canil mais conhecido ou uma fêmea, então esse valor pode subir para até R$8 ou 10 mil, dependendo da linhagem do cão.

A importância de escolher um vendedor confiável

Escolher um bom canil é sempre a melhor opção quando se decide comprar um cão. Os melhores canis escolhem pais saudáveis, que não possam transmitir doenças hereditárias. Eles cuidam da cruza e da mãe desde a gravidez, fazendo com que os filhotes sejam mais saudáveis. Isso evita muitos problemas futuros.

Quero doar meu bulldog francês

Bulldog francês sorrindo

Se você já tem um bulldog francês e deseja entregá-lo para doação, fique tranquilo. Existem formas de fazer isso para que o pet consiga encontrar uma nova família que possa proporcionar a ele uma vida mais adequada às suas necessidades.

Principais motivos para a doação

Os motivos que levam alguém a tomar essa decisão são os mais diversos e o mais importante é sempre ter como prioridade o bem-estar do cachorro. Algumas pessoas perdem as condições financeiras que tinham quando adquiriram o cão e agora não podem mais garantir uma vida de qualidade para ele. Ou mesmo falta de tempo.

Outras entregam seu pet para adoção pelo fato do cão não ter se adaptado à nova casa ou a um novo integrante da família, como um bebê. Bulldogs possuem predisposição a diversas doenças e algumas pessoas descobrem que não conseguem lidar tão bem com essas necessidades.

Condições para a doação

Quem vai adotar o cão precisa saber tudo sobre ele para poder cuidar bem do pet. Omitir que o cão possui problemas comportamentais ou de saúde, por exemplo, aumentam as chances de que ele seja devolvido ou mesmo abandonado. Então a principal condição para doar um cão é ser totalmente sincero.

Procure centros de referência em doação

Para doar um cachorro o ideal é entregá-lo em centros de referência em doação na sua cidade. Procure na internet projetos que recebam cães para adoção e encontrem um novo lar. Não tenha medo de ser julgado, pois você está fazendo o melhor para ele. Por ser um cão de uma raça muito popular, geralmente aparecem muitos candidatos dispostos adotá-lo.

Preparando o cão para a adoção

Para doar o cão ele deve estar com medicações contra vermes e carrapatos em dia. Além disseo o ideal é fazer um check up antes. Principalmente se o peludo já é adulto ou idoso. Assim você garante que ele está bem tratado e aumenta as chances dele conseguir um novo tutor.

Outra recomendação é castrar o cão. Dessa forma você evita que ele seja levado para reproduzir em fábricas ilegais de filhotes. Ou que aconteça uma gestação indesejada e os filhotes também tenham dificuldade de encontrar uma família. A castração também aumenta a expectativa de vida dos cães.

O que saber antes de adotar ou comprar um bulldog francês?

Bulldog francês deitado

Como foi mencionado anteriormente, bulldogs são cães que precisam de cuidados especiais. Esse é um dos pontos mais importantes, pois é preciso muita dedicação e investimento para manter este pet saudável, feliz e vivendo com qualidade. Saiba mais!

O que eles mais gostam de fazer?

Eles são cães que amam brincar, especialmente de lutinha, e correr, pois têm bastante energia. Eles gostam de destruir brinquedos e de roer. Então é muito importante ter brinquedos para que eles possam se divertir no dia a dia e não fiquem entediados.

Qual é o temperamento do bulldog francês?

Eles possuem personalidade forte e podem não se dar bem com qualquer pessoa ou cão. Não são do tipo dependentes do tutor, mas costumam desenvolver fortes laços com os membros da família. É um cachorro teimoso, embora sejam muito inteligentes e aprendam comandos facilmente. Eles costumam ser insistentes quando querem algo.

Cachorro de apartamento

Se você curte ficar em casa, então o bulldog francês é um cão adequado para o seu perfil. Embora eles gostem de brincar, o corpo deles não suporta atividades exageradas. Então não são cães para passear em dias muito quentes, nem para te acompanhar em longas corridas ou trilhas.

Passeios de 30 minutos em horários mais frescos são suficientes. Mas ainda assim são cães agitados que precisam brincar bastante para gastar essa energia. Se você puder levá-lo a um parque com frequência ou deixá-lo em uma creche, isso será ótimo para ele.

Socialização extra

São cães que precisam de socialização extra com outros animais e pessoas. Esse cão foi criado para brigar com touros, por isso eles amam brincadeiras mais pesadas como lutinha e cabo de guerra. Eles podem estranhar animais, portanto, a dica é tentar socializar ao máximo os cães dessa raça.

São bons com crianças

Cada cachorro é diferente e as suas experiências influenciam no seu comportamento. Mas em geral os bulldogs são muito bons com crianças. Eles gostam dos pequenos e gostam de brincar com elas e de protegê-los. Mas sempre tenha cuidado nessa interação, pois eles podem ser um pouco brutos nas brincadeiras.

Muita atenção à saúde

Se o tutor de um cão tem diversas preocupações, o tutor de um bulldog francês tem o triplo. A saúde deles é realmente muito frágil. Então se você quer ter um, é importante que tenha uma casa fresca e ventilada, e que esteja sempre atento à saúde do pet. Leve a consultas de rotina com veterinário de confiança e de preferência tenha suporte para emergências 24h.

Avalie as opções com calma

Bulldog francês sorrindo

Antes de tomar a sua decisão, avalie com calma todas as opções e os tópicos acima. Adotar ou comprar são decisões importantes e você deve pensar muito mais na qualidade de vida que vai poder proporcionar ao cão do que no seu desejo de ter um pet da raça. A melhor escolha vai ser a que se encaixar melhor no seu perfil.

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Artigos relacionados


Dachshund arlequim: origem, características, preço e mais!

Dachshund arlequim: origem, características, preço e mais!

Popularmente conhecido como "salsichinha", o Dachshund arlequim é uma raça encantadora. Se quer saber tudo sobre ele, entre e confira!


Qual o preço do Schnauzer (mini, gigante e  standard)?

Qual o preço do Schnauzer (mini, gigante e standard)?

Quer saber o preço deste adorável cãozinho? O Schnauzer é um cachorro companheiro e guardião para a família! Veja aqui, tudo sobre o preço e custos da raça!


Criação de codorna: Guia completo para iniciar e ter lucro

Criação de codorna: Guia completo para iniciar e ter lucro

Saiba tudo que um criador precisa conhecer para poder ter uma avicultura de criação de codorna de sucesso.


Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça tudo sobre essa raça conhecida como caçadora de leões, da alta performance combinado à sua personalidade dócil, cuidados e custos necessários.


Samoieda filhote: preço, personalidade, cuidados e mais!

Samoieda filhote: preço, personalidade, cuidados e mais!

Você conhece Samoieda? Se deseja saber sobre essa raça, reunimos nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre esse cachorro.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.