Animais de hábitos diurnos: saiba o que são e confira espécies!

Animais de hábitos diurnos: saiba o que são e confira espécies!

Você sabe quais são os animais que possuem hábitos diurnos? Reunimos neste artigo uma lista de animais de variadas espécies e contamos suas características!


O que são animais de hábitos diurnos?

Passarinho alimentando filhotes

Você já ouviu falar sobre animais de hábitos diurnos? Se a resposta for não, saiba que é algo muito simples. Animais de hábitos diurnos são animais que são ativos durante o dia. Ou seja, são animais que caçam, comem, e fazem suas atividades enquanto está claro.

O que determina isso são diversos fatores, desde a visão até o funcionamento do sistema nervoso. Eles também possuem certos tipos de “relógios” naturais em seus corpos, que ajudam a regular o organismo. Existem diversas espécies de animais que possuem esses hábitos diurnos, desde insetos até grandes mamíferos. Vamos ver exemplos?

Características dos animais de hábitos diurnos

Tartaruga em fundo branco

Mas afinal o que será que existe de tão diferente nesses animais que fazem eles preferirem o calor e a luz do sol? Isso é genético ou simples escolha? São questões interessantes e vamos mostrar as respostas para elas agora.

Evolução

Segundo estudos, o que difere animais de hábitos diurnos e noturnos, é a busca por sobrevivência e a evolução da espécie ao longo dos tempos. Muitos animais com hábitos diurnos não possuem essa característica apenas por motivos de necessidade ou escolha.

Alguns animais, como águias e certos felinos, possuem condições físicas para a caça e a realização de suas atividades durante a noite. Cada espécie pode ter se adaptado de acordo com as condições em que seus antepassados viviam.

Ciclo circadiano dos animais diurnos

Assim como nos humanos, o ciclo circadiano dos animais com hábitos diurnos funciona da mesma forma. O organismo deles é adaptado para completar seu ciclo de renovação celular, digestão e de descanso. Esse ciclo é controlado por um “relógio” natural, que a maioria dos animais de hábitos diurnos possuem.

Em algumas espécies, ele pode funcionar de forma diferente, podendo ser “burlado” em certas situações. Como citado acima sobre os elefantes, eles podem se adaptar a certas condições, mas devido a seu ciclo natural, não se sabe quais consequências podem aparecer no futuro.

Fatores ambientais

Como mencionado acima, ao longo dos últimos anos, com o aumento da atividade humana na natureza e o avanço para o meio ambiente, alguns animais têm mudado seus ciclos. Seja de forma natural ou não, isso acontece para que eles se adaptem ou fujam de possíveis ameaças.

A existência de predadores noturnos pode ser considerada o fator que mais interfere nos hábitos de certos animais. Muitos animais adotam o ciclo diurno ou noturno para fugir deles.

Mamíferos

Os mamíferos compõem uma grande parte dos animais que possuem hábitos diurnos. Nós humanos somos um exemplo de espécie que é mais ativa de dia do que de noite, por exemplo. Vamos descobrir mais sobre eles aqui.

Humanos

Homem acordando


Apesar de não nos considerarmos animais, nós somos uma espécie que pode ser considerada com hábitos diurnos. Isto é, somos ativos durante o dia. Desde pequenos somos ensinados a brincar, comer e fazer outras atividades durante o dia. E apesar de algumas pessoas acharem que isso é um costume apenas, não é.

Nosso organismo e nosso sistema nervoso estão adaptados para realizar atividades durante o dia. Apesar de não ser uma regra, nosso corpo está acostumado a isso. Tanto que, quando não respeitamos isso e tentamos mudar os hábitos, nosso corpo começa a responder negativamente.

Cães

Cachoro deitado com o relógio do lado

Assim como nós, nossos amigos de quatro patas têm hábitos diurnos. Eles costumam brincar mais, se alimentar e fazer outras atividades durante o período do dia, deixando a noite para descansar. Mas isso não necessariamente significa que eles possuem hábitos apenas diurnos.

O organismo dos cães é adaptado também para hábitos noturnos e, na maioria das vezes, eles adotam hábitos diurnos devido ao convívio com humanos. Ou seja, eles podem ser tanto diurnos quanto noturnos, mas por convivência, tendem a ser mais diurnos. Outro fator que os torna diurnos é o sono. Eles precisam dormir mais horas que os humanos.

Macaco

Macaco em selva

Assim como os humanos, os macacos também possuem hábitos diurnos, e fazem suas atividades durante o dia. Um diferencial dos humanos é a migração constante na qual algumas espécies vivem. Diferente de nós, algumas espécies de macacos aproveitam o dia também para migrar.

Isso pode variar de acordo com a espécie, mas majoritariamente, os macacos se locomovem, se alimentam e até mesmo acasalam no período do dia. Assim como nós, eles usam o período da noite para descansar e repousar após longas jornadas durante o dia.

Esquilo

Esquilo em árvore

Os esquilos também são animais com hábitos diurnos. Eles passam a maior parte do seu dia procurando alimento. Como são animais agitados e que vivem pulando e escalando árvores, eles têm uma necessidade maior de alimentação.

Durante sua época de acasalamento, que acontece principalmente entre a primavera e o verão, eles são ainda mais ativos. Nesse período, eles passam boa parte do tempo procurando uma fêmea. Durante o inverno, como eles não hibernam, aumentam suas horas de sono.

Elefante

Elefante em savana

Dentre os mamíferos de hábitos diurnos, os elefantes sem dúvida são os que mais possuem hábitos semelhantes aos humanos. Assim como as crianças, os filhotes, principalmente, adoram brincar na água durante o dia. Eles também usam o período diurno para se locomover.

Um fato interessante observado por uma recente pesquisa, mostra que alguns elefantes estão se adaptando e adquirindo hábitos noturnos para fugir de caçadores. Apesar de essa mudança poder prejudicá-los no futuro, isso garante que eles consigam fazer suas atividades sem ter que se preocupar.

Répteis e anfíbios


Será que existe uma classe de animais que tem hábitos diurnos mais do que as outras? Será que os répteis e os anfíbios fazem parte dela? Se ficou curioso, confira com a gente se eles fazem ou não parte dessa lista.

Camaleão

Assim como os demais animais dessa lista, os camaleões também possuem hábitos diurnos, mas não apenas por costume. No caso deles, o que determina os hábitos é a sua defesa. Por serem animais lentos, camaleões são presas fáceis para a maioria de seus predadores.

Por isso eles possuem o mecanismo de camuflagem, que funciona graças ao sol. Como ficam a maior parte do tempo nas árvores, eles se camuflam de forma fácil entre as folhas graças às suas escamas. Eles não são caçadores ativos, mas se alimentam durante o dia, principalmente de insetos.

Tartaruga

Tartaruga nadando em fundo de mar

Apesar de serem mais ativas durante o dia e serem consideradas animais de hábitos diurnos, as tartarugas possuem alguns hábitos noturnos. Como por exemplo, as tartarugas marinhas, que colocam seus ovos na areia durante a noite. Isso acontece para que a tartaruga evite predadores, predominantemente diurnos.

Brachycephalus bufonoides

Sapo pingo-de-ouro

Conhecido como sapo pingo-de-ouro, esse anfíbio também possui hábitos diurnos. Um fato curioso é que essa espécie é nativa do Brasil e diferente de outros sapos, esse não costuma pular. Na maioria do tempo ele caminha no meio de folhas ou em plantas como bromélias. Eles geralmente são mais vistos pela manhã, tomando sol e, geralmente, em grupos.

Pouco se sabe sobre sua alimentação, mas geralmente se alimentam de pequenos artrópodes, ácaros e até mesmo larvas de insetos.

Dragão-barbudo

Assim como os camaleões, essa espécie de lagarto também costuma realizar suas atividades durante o dia. Como são animais onívoros, eles têm uma alimentação bem variada e não necessariamente ficam o dia inteiro atrás de comida. Para eles, encontrar alimento é bem fácil.

O maior fator que faz com que essa espécie tenha principalmente hábitos diurnos é a necessidade constante de calor. Ele controla sua temperatura a partir do ambiente. É preciso encontrar lugares com a temperatura ideal para eles. Por isso, durante a noite, será praticamente impossível que eles mantenham essa temperatura, devido a região em que eles vivem.

Aves

Diversas aves também fazem parte do grupo de animais que possuem hábitos noturnos. Vamos ver agora quais são elas, e diversas outras características sobre as espécies.

Galinha

Galinha

Você já deve ter escutado a famosa frase: “dormir com as galinhas” ou “acordar com as galinhas”. Se sim, saiba que isso tem a ver com os hábitos diurnos dessas aves. Por terem esses hábitos, elas se empoleiram e se preparam para dormir assim que o sol se põe. Tudo que precisam fazer, elas fazem durante o dia.

Não só pela sua biologia, mas também para evitarem ataques. Pois a noite é o horário em que mais predadores estão rodeando galinheiros e os lugares onde elas vivem. Assim como alguns outros animais citados, elas não têm esses hábitos por costume, e sim por fatores biológicos naturais.

Abutre

Abutre

Assim como outras espécies de rapina e aves, os abutres possuem hábitos diurnos. Eles se alimentam de carniças, ou seja, carcaças de animais mortos. Podem passar a maior parte do dia procurando por essas carcaças ou comendo o que encontram. Seus hábitos diurnos se devem principalmente pela facilidade que o horário traz para encontrar seu alimento.

Eles dependem dos ventos e das correntes de ar quente para conseguir planar. O fato de conseguirem planar por até horas é o que permite que consigam encontrar as carcaças para se alimentar, já que são animais considerados sedentários e não caçam.

Periquitos e papagaios

Periquito em mão humana

Usando o período do dia para buscar alimento e alimentar sua cria quando estão na natureza, tanto papagaios quanto periquitos levam os mesmos costumes quando criados em cativeiro. Estando em gaiolas, não há mais a necessidade de se preocupar com a alimentação. Porém, estarão bem ativos nesse período, já que possuem hábitos diurnos. Durante a noite, é importante que tenham um bom sono.

No caso dos papagaios, nem todos possuem hábitos noturnos. Algumas espécies dormem durante o dia e ficam ativos durante a noite. O papagaio comum, que é o que está mais presente nas casas, é um dos que possuem hábitos diurnos. Ele usa o dia para se divertir e comer, descansado durante a noite.

Falcão

Falcão voando

Diferente das águias, que vivem em montanhas e penhascos, os falcões vivem nas florestas densas, podendo fazer seus ninhos dentro de buracos ocos em árvores. Eles caçam a maior parte do dia, sempre à procura de outras aves e pequenos mamíferos.

Apesar de possuírem hábitos diurnos, eles possuem visão adaptada também para a caça noturna, assim como seus parentes.

Insetos

Muitos desses insetos de hábitos diurnos nos incomodam bastante, mas outros são tão lindos que deixam o nosso dia mais colorido e feliz. Vamos conferir algumas espécies de insetos diurnos.

Borboleta

Borboleta em folha verde

As borboletas também possuem hábitos diurnos, passando a maior parte de seus dias em busca de flores e outras plantas para se alimentarem. A alimentação delas é baseada em néctar, algumas folhas e até mesmo partes de frutas em decomposição. Uma considerável parte dos insetos, como as mariposas, que são suas “primas”, possuem hábitos noturnos. Isso se dá tanto para caça quanto para migração.

Besouros tigre

Assim como as borboletas, esses besouros possuem hábitos diurnos. Eles se alimentam de outras espécies de besouros, podendo ser grandes ou pequenos, dependendo da espécie e do tamanho da mandíbula. Eles também são muito rápidos.

Além disso, eles possuem cores vibrantes, diferente de outras espécies que são, em sua maioria, pretas. Eles vivem geralmente andando pelo solo, podendo se camuflar com suas cores semelhantes. Isso ajuda eles a escaparem de predadores como aranhas.

Moscas

Mosca pousada

Muito comum dentro de casas, as moscas também são insetos de hábitos diurnos. Elas passam a maior parte de seus dias procurando comida e como se alimentam de praticamente todo tipo de alimento que veem pela frente, seja bom ou não, essa tarefa não é tão difícil para elas.

Elas geralmente dormem durante a noite, seja em paredes, teto, ou até mesmo no chão. Dentre seus predadores mais conhecidos, estão as aranhas, algumas aves, lagartos, sapos e até mesmo morcegos. Além de caçarem durante o dia, elas podem usar o período para se deslocar e pôr os ovos.

Os animais diurnos são muito interessantes!

Galo cantando ao amanhecer

Como pudemos ver, muitos animais possuem hábitos diurnos, assim como nós. Às vezes, não nos damos conta de quantos desses animais passam por nós no nosso dia a dia. Nem ao menos notamos que todo um outro universo, às vezes em miniatura, está presente no nosso mundo.

Neste artigo você viu que não somos os únicos que adoram aquela soneca no fim do dia. Você também pôde observar que conhece alguns desses animais, e que já viu um ou outro durante o dia. Talvez até conheça algum outro animal com hábitos diurnos que não foi citado aqui nessa lista.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.