Cachorro pode comer espinafre? Veja benefícios e cuidados

Cachorro pode comer espinafre? Veja benefícios e cuidados

Cachorro pode comer espinafre? Confira neste artigo informações sobre essa folha tão rica em nutrientes, mas que reserva alguns cuidados ao ser oferecida ao pet


Meu cachorro pode comer espinafre?

Mulher na cozinha preparando algo enquanto cachorro espera

Cachorro pode comer espinafre? Essa é uma dúvida que muitos tutores possuem. Por ser um alimento natural, ele pode fazer parte dos cuidados e principalmente da alimentação de seu pet. O espinafre é sim recomendado, já que ele possui propriedades naturais que trazem benefícios para a sua saúde de um modo geral.

Ainda assim, alguns cuidados também são indicados, de modo que você possa explorar os nutrientes de maneira segura sem expor o seu cachorro a riscos. Entender também quais riscos existem pela má administração do alimento é uma forma de obter uma segurança alimentar maior.

A seguir você verá todos os benefícios de oferecer espinafre para cachorro e também alguns cuidados para que essa alimentação esteja dentro do recomendado para o seu cão.

Propriedades e benefícios do espinafre para cachorro

Cachorro comendo

O espinafre é um alimento carregado de nutrientes. Para nós humanos as suas propriedades ajudam na imunidade, no controle de colesterol e outros benefícios. Considerando que cachorro pode comer espinafre, quais são os benefícios para eles? Veja a seguir!

Vitaminas C

Espinafre é uma fonte de vitamina C. Também para os cachorros é uma forma de fortalecer o sistema imunológico e também estimula a absorção de ferro, que é um nutriente importante e que vai ser também detalhado logo em seguida.

Além disso, a vitamina C ajuda a fortalecer os ossos e dentes, o que é fundamental para a saúde de seu cão, especialmente no momento de desenvolvimento e crescimento do cão, quando ele precisa de estabilidade e força nos ossos e dentes. Por este motivo, o cachorro pode comer espinafre e precisa da inserção desse alimento de maneira efetiva.

Vitaminas K e B12

Outro fato que garante que cachorro pode comer espinafre é o fato de o alimento conter vitaminas K e B12 que juntas trazem boa função de coagulação. Ela estimula e cuida da produção dos glóbulos vermelhos, o que, além disso, ajuda a controlar o metabolismo de gorduras e carboidratos.

Em outras palavras, a absorção desses nutrientes ajuda o seu cão a se manter saudável e ajuda até mesmo no cuidado do peso e saúde do ponto de vista cardiovascular. Do ponto de vista da saúde em longo prazo, é uma forma de evitar doenças graves como câncer, diabetes e outras que podem ocorrer com o tempo.

Ferro

O ferro, além de evitar quadros de anemia, também é muito importante para que se consiga ter alguns retornos, especialmente de acordo com a absorção de outros nutrientes, o que é facilitado com a ingestão de ferro. É um tipo de nutriente essencial para a oxigenação do corpo, dando mais energia e melhorando a qualidade de vida do cão.

Por isso o cachorro pode comer espinafre, a fim de que tendo acesso a esse nutriente, consiga obter os benefícios dos mesmos para a saúde. O mais recomendado, no entanto, é evitar excessos.

Potássio

Se tem uma coisa que ajuda a saber se cachorro pode comer espinafre é o fato de oferecer para o cão um componente essencial para a sua saúde: o potássio.

Esse nutriente é o responsável pela saúde muscular, o que ajuda a ter firmeza, evita lesões ou problemas mais graves, e até mesmo pode evitar problemas cardíacos. Inserir potássio na alimentação de seu cachorro é uma estratégia eficaz de conseguir dar conta desse processo.

Cobre

Poucas pessoas sabem, mas o cobre também é um nutriente acessado a partir do espinafre. Ele é muito bom para quase tudo na nossa saúde, e por isso é algo que deve ser muito bem observado. A ação múltipla em termos de benefício faz do espinafre um alimento completo.

Assim como alguns dos anteriores, o cobre ajuda na absorção do ferro, fortalece músculos, cuida da parte cardiorrespiratória, e mais que isso, também protege o cérebro, prevenindo a ação de demências ou doenças com a idade. Sendo assim o cachorro pode comer espinafre e deve ter essa inserção em sua alimentação diária.

Ácido fólico

Quando você entende que o cachorro pode comer espinafre a partir de ações já na sua saúde é uma coisa. Mas pensar na prevenção de futuros cachorrinhos é outra forma de ver o alimento.

O ácido fólico tem ação na saúde do cão, mas é algo que ajuda principalmente as fêmeas em gestação, de modo que tenham nutriente à disposição e evitem problemas decorrentes do processo. Assim, para quem quer aumentar a quantidade de amigos de quatro patas, espinafre é uma forma de cuidar desse momento.

Beta-caroteno

O beta-caroteno é um tipo de nutriente que ajuda o corpo a combater toda e qualquer doença oportunista. Muitas vezes, mesmo com a imunidade em alta, o cachorro pode ser acometido de uma doença repentina.

Com o beta-caroteno é mais fácil para se livrar disso, já que ele além de fortalecer a imunidade, também deixa o corpo em alerta. Qualquer sinal de invasão de corpos estranhos, a reação é imediata. Por isso o cachorro pode comer espinafre e deve ter esse alimento incluído no seu dia a dia.

Cuidados ao dar espinafre para cachorro

Lavando folhas de espinafre

Cachorro pode comer espinafre e isso é fato. No entanto, tomar alguns cuidados é muito importante, e também pode evitar outros problemas mais graves, o que decorre do modo como é preparado, geralmente.

Saiba preparar o espinafre

Nem todos os cachorros comem folhas de espinafre sozinhas, e preparar com algum prato pode ser uma forma de inserir o alimento dentro da dieta.

Porém também a preparação acaba sendo nociva. Opte pela inclusão da folha misturada às carnes, por exemplo, para que o cão possa se alimentar adequadamente. Assim você consegue não somente inserir o alimento no dia a dia, mas também pode fazer uma variação interessante nos pratos.

Muito espinafre pode fazer mal

Outro erro comum é que pelo fato de o cachorro pode comer espinafre, as pessoas passam a exagerar na quantidade. Nenhum alimento é recomendado em excesso, já que ele pode trazer riscos de intoxicação.

Apesar de ele ser rico em vitaminas, as mesmas, quando ingeridas em excesso, podem fazer com que o corpo entenda como uma intoxicação. Por isso, é muito importante entender que uma alimentação equilibrada deve levar em conta outros alimentos e um cardápio mais variado.

Não use temperos

A utilização de tempero é algo que nós utilizamos para dar sabor ao alimento, ou mesmo combinar ações de benefício para o corpo. Porém, os cães possuem um paladar diferenciado, e dificilmente a combinação de temperos pode ser apreciada pelo cão. Muitas vezes o alimento cru tende a ser mais saboroso, inclusive.

Outro fator para que não utilize temperos é que muitos deles são tóxicos para o cachorro, como a cebola por exemplo. Sendo assim o cachorro pode comer espinafre, mas sem nenhum tipo de adição de temperos ou outros condimentos que possam trazer riscos em longo prazo.

Evite dar espinafre cru

O cachorro pode comer espinafre, mas a folha crua não é uma opção nesses casos. Normalmente o cachorro não possui estrutura para mastigar e engolir folhas adequadamente, e a tentativa pode trazer alguns riscos.

Por outro lado, a preparação do espinafre cozido faz com que a folha perca muito de seus nutrientes. Nessa situação, o recomendado é cozinhar a folha a vapor, para que ela mantenha as propriedades e possa ser ingerida pelo cão, sem riscos de não haver digestão.

Cuidado com espinafre estragado

O espinafre é uma fonte riquíssima de alimentação, mas desde que ele seja muito bem escolhido. Espinafre estragado pode trazer algumas consequências, como o fato de favorecer intoxicação alimentar.

Saiba escolher corretamente a folha e cuidado na limpeza antes da preparação, procedimento mais que necessário para remover agrotóxicos em excesso.

Observar a qualidade das folhas e também utilizar a quantidade correta dentro da dieta é o que faz do espinafre um dos alimentos mais importantes para a saúde do cão, e para entender o motivo de o cachorro pode comer espinafre, basta entender os benefícios que a folha em bom estado pode proporcionar.

Espinafre: uma fonte de saúde para seu cachorro

Folhas de espinafre em pano de cozinha

Vimos neste artigo que cachorro pode comer espinafre e deve ter essa inclusão no cardápio, mas que esse é um processo que deve levar em conta algumas informações. Saber quais são os benefícios é algo importante, entendendo quais vitaminas são ingeridas e até mesmo quais nutrientes são acessados com a ingestão do espinafre, de preferência cozido no vapor.

Não utilizar temperos ou condimentos e também não cozinhar a folha é uma forma de explorar o máximo de benefícios e nutrientes alcançados, e principalmente evitar que seu cachorro tenha complicações. Crie pratos que levem também a inserção de espinafre e procure também estratégias para balancear a alimentação, evitando excessos.

Assim, o espinafre vai entregar todos os benefícios e nutrientes de maneira segura e eficiente, evitando problemas futuros. Agora sim, você está pronto para variar a alimentação do seu cachorro de forma saudável e segura.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Palavras-chave relacionadas


alimentação dicas cuidados

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.