Cambacica: guia completo com características, canto e mais

Cambacica: guia completo com características, canto e mais

Já ouviu falar na cambacica, a pequena ave que adora se alimentar do néctar das flores? Se você ama pássaros interessantes, conheça mais sobre ela aqui!


Conheça o pássaro cambacica

ave cambacica

A cambacica é um pequeno pássaro de coloração amarelada, muito parecido com o bem-te-vi. Além de ser muito brigão e inquieto, quando está com fome, tem a curiosa “mania” de virar de cabeça para baixo nos galhos das árvores, tentando alcançar as flores das quais extrai o néctar, uma de suas principais fontes de alimento.

Ela costuma ser uma ave solitária, mas também é encontrada em pares, de modo que vibra suas asas e fica toda empinada quando deseja afugentar um predador ou um rival. Neste artigo você irá conhecer um pouco mais desse pássaro, que é um hábil construtor de ninhos e um voraz consumidor de frutas, principalmente a banana, daí a origem de seu nome em inglês: "bananaquit". Boa leitura!

Ficha técnica da cambacica

ave cambacica

A seguir, serão apresentadas algumas informações a respeito da morfologia e das características físicas dessa ave. Além disso, abaixo você conhecerá dados técnicos sobre a origem e sobre a área de ocorrência da ave que ajudarão o leitor a identificar e a classificar com maior precisão esse pássaro, que é muito parecido com alguns outros encontrados na natureza.

Nome

A cambacica é um pássaro pertencente à família Thraupidae que tem o nome científico Coereba flaveola, que é uma mescla de origens indígena tupi-guarani e latina, significando “pássaro amarelinho”.

Dependendo da região do Brasil onde se encontra, pode ser chamada também de chupa-caju (CE); sebito e guriatã-de-coqueiro (PE); tietê, chupa-mel, til, sibite e mariquita (RN); chiquita (RJ); saí e tem-tem-coroado (PA); chupa-lima e vaga-súbito (PB); caga-sebo, cabeça-de-vaca (interior de SP); e sebinho (MG).

Características visuais da cambacica

Possui, em média, entre 10,5 cm e 11,5 cm, pesando aproximadamente de 8 g a 10 g. A região peitoral e o uropígio (onde ficam as penas da cauda) são amareladas. As asas, a cauda e o dorso são marrom-escuras, sendo as rêmiges (penas maiores das asas) primárias levemente esbranquiçadas e bordeadas.

O ventre e o crisso (região abdominal) têm coloração amarelo-limão e, eventualmente, são esbranquiçados. A face e a coroa são negras e a garganta acinzentada. Já o bico é negro, pontiagudo e curvado, com a base rosada. A cambacica é um pássaro com plumagem flavística, ou seja, com ausência parcial de melanina.

Origem e distribuição da cambacica

Originalmente nativa da região Neotropical (do México Central ao sul do Brasil), a cambacica tem grande ocorrência em toda a América do Sul, principalmente na faixa leste, ocupando, ainda, boa parte das ilhas caribenhas e o sul do México.

O pássaro, cujo nome em inglês é "bananaquit", pode ser avistado em florestas tropicais densas, em campos abertos e em regiões cobertas e úmidas. Ademais, raramente pode ser observado em áreas desérticas e nas florestas montanhosas altas, já que tem preferência por altitudes baixas.

Comportamento da cambacica

cambacica ave

Interessado em descobrir mais a respeito da cambacica? Confira, então, quais são seus hábitos, como é sua reprodução, e entenda como ela constrói seu ninho e cria seus filhotes! Acompanhe:

Hábitos da cambacica

Um dos hábitos mais interessantes desse animal está relacionado ao seu canto, que além de forte é monótono, prolongado, vigoroso, melodicamente simples e emitido a qualquer momento do dia ou semana. Normalmente, os machos cantam mais do que as fêmeas.

A cambacica costuma tomar banho diversas vezes ao dia, já que o contato com o néctar pegajoso de algumas plantas lhe causa desconforto. Quando quer amedrontar um rival ou predador, começa a vibrar suas asas e estica o corpo para se colocar em uma posição bem ereta. É uma ave solitária, porém, que também pode viver em pares.

Reprodução da cambacica

A cambacica é uma espécie que não apresenta dimorfismo sexual (diferenças físicas entre as fêmeas e os machos que não envolvem os seus órgãos sexuais). Ela se reproduz praticamente durante o ano todo, gerando ninhos novos em cada postura, que produz normalmente entre 2 e 3 ovos branco-amarelados com algumas pintas marrom-avermelhadas. Somente a fêmea realiza a incubação.

Construção do ninho e criação do filhote

A cambacica tem, por padrão, a construção de ninhos esféricos, que podem ser feitos de duas maneiras e conforme a sua finalidade: para reprodução ou pernoite. Sua elaboração pode levar de duas a quatro horas e, para tal, a Coereba flaveola pode usar materiais industrializados, como cordão, plástico, papel, ou ainda fibras vegetais, penas, grama, folhas ou teias de aranha.

Alimentação da cambacica

cambacica se alimentando

Basicamente, a alimentação da cambacica é composta de frutas e néctar, mas ela também costuma visitar comedouros de frutas de gaiolas e gosta da água açucarada colocada em garrafas destinadas a atrair beija-flores. Agora, saiba um pouco mais sobre os hábitos alimentares desta ave, que são bem peculiares:

Cambacica se alimenta de néctar

As cambacicas são pássaros bem ativos e que brigam muito entre si, realizando movimentos acrobáticos na busca por fontes de alimento, que incluem o néctar. Ele é extraído das flores de maneira invasiva, razão pela qual são frequentemente confundidos com beija-flores.

Quando deseja chegar até seu alimento, seja em que altura for, o pássaro agarra-se à coroa das flores perfurando-lhes o cálice com seu bico pontiagudo e encurvado, atingindo, então, a fonte do néctar.

Cambacica come pequenos artrópodes

Sim, a Coereba flaveola também se alimenta de pequenos artrópodes, os quais ela busca na lama acumulada nas margens dos rios e matas por onde circula. Alguns dos insetos preferidos da ave são: cigarras, formigas, borboletas, lacraias, além de alguns aracnídeos, como pequenas aranhas.

Frutas também compõem a alimentação da cambacica

A pequena cambacica tem um hábito deveras curioso: quando sente fome e precisa se alimentar, ela fica de cabeça para baixo nos galhos tentando alcançar as flores. As cambacicas apreciam muito as frutas, entre elas laranja, mamão, jabuticaba, melancia e, principalmente, banana, daí a origem de seu nome em inglês: bananaquit.

Curiosidades sobre a cambacica

cambacica ave

A cambacica é um animal selvagem que se diferencia da maioria das aves por construir dois tipos de ninho. Além disso, ela é bem parecida com o bem-te-vi, possui algumas subespécies e dificilmente é criada em cativeiro. Descubra, a seguir, todas essas curiosidades a fundo:

A cambacica constrói dois tipos de ninho

Hábil “engenheira”, a cambacica constrói ninhos em formato esférico de dois tipos, de acordo com a finalidade. Um é erguido pelo macho e pela fêmea com fins reprodutivos, tendo bordas altas e bem acabadas, com acesso limitado pela parte de cima, vedação na entrada, paredes grossas e compactas.

O outro tipo tem um formato mais achatado, com menor dimensão, é mais frouxo em sua consistência e possui uma entrada baixa e larga, a fim de ser funcional para o descanso e para a pernoite do animal e de seus filhotes.

A cambacica é uma espécie de sósia do bem-te-vi

Juntamente com uma outra ave, o suiriri (Tyrannus melancholicus), a cambacica é um pássaro considerado sósia do bem-te-vi, já que todos têm características morfológicas similares. Entretanto, além da maneira diferente de construir o seu ninho, a cambacica é cerca de 15 cm menor. Outrossim, enquanto a cambacica não passa de 10 g, o bem-te-vi pode atingir até 68 g.

Existem algumas subespécies reconhecidas de cambacica

Já estão catalogadas cerca de 41 subespécies da Coereba flaveola, sendo cinco delas encontradas no Brasil e em áreas específicas de outros países próximos. São elas: a Coereba flaveola alleni (nativa da Bolívia); a Coereba flaveola chloropyga (nativa do Peru, Bolívia, Paraguai e do nordeste da Argentina); a Coereba flaveola intermedia (nativa da Colômbia, Peru e Venezuela); a Coereba flaveola minima (nativa da Colômbia, Venezuela e Guianas); e a Coereba flaveola roraimae (nativa da Venezuela e Guiana).

É muito difícil criar cambacica em cativeiro

Um dos grandes problemas de criar essa ave em cativeiro é a dificuldade de se reproduzir no ambiente doméstico os mesmos hábitos alimentares que ela tem na natureza. Apesar de sua variada dieta de frutas, fáceis de se encontrar e comprar, a cambacica se alimenta ainda de tenébrio (besouro conhecido como larva da farinha)!

Ela também pode consumir moscas de frutas, que são alimentos facilmente perecíveis e que estragam muito rapidamente, representando, assim, um dos obstáculos para a criação dessa espécie em cativeiro.

Cambacica: uma ave que desperta paixões!

cambacica ave

Neste artigo, procuramos trazer para você novidades interessantes e um pouco mais de conhecimento e informações sobre esse curioso e simpático pássaro. Não é à toa que a Coereba flaveola é considerada ave símbolo nacional de Porto Rico e que aparece também nos selos postais de diversos países do Caribe e da América do Sul!

Sendo assim, foi possível identificar a sua preferência alimentar pelo néctar das flores, suas habilidades como construtora de ninhos, a grande semelhança física com o bem-te-vi e as estratégias utilizadas para afugentar um predador. Além disso, você descobriu que há inúmeras subespécies existentes de cambacica já identificadas pela ciência! As cambacicas são incríveis!

Autor deste artigo

Sou jornalista, guia de turismo e cientista ambiental, com mestrado em ecoturismo e conservação. Além disso, sou observador e fotógrafo amador de pássaros, apaixonado pelo mar e pela natureza.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.