Cachorro pode comer feijão? Preto, cozido, com arroz e mais

Cachorro pode comer feijão? Preto, cozido, com arroz e mais

Você já se perguntou se os cães podem comer alimentos do nosso cotidiano, como o feijão? Tire todas as suas dúvidas a respeito do oferecimento dele ao pet!


Cachorro pode comer feijão? Será que faz mal?

Prato de feijão

Rico em proteínas, o feijão faz parte da cultura alimentar dos brasileiros. Por ser saboroso, saudável e comum para os humanos, é normal o surgimento de uma pergunta para quem tem cão em casa: meu cachorro pode comer feijão?

Sim! Seu bichinho pode consumir feijão, desde que cozinhado propriamente e na porção correta para ele. É um alimento que pode ser utilizado como refeição complementar dos cães e que traz diferentes tipos de benefício para a saúde deles. Assim, neste artigo te contaremos tudo o que você precisa saber sobre os feijões na alimentação do seu cachorro! Pronto para conhecer mais sobre tais leguminosas? Vamos lá!

Benefícios do cachorro comer feijão

cachorros com fome de feijão

Por ser um alimento muito nutritivo, o feijão age em diversas áreas do organismo dos cães, auxiliando o organismo a trabalhar melhor. Veja abaixo quais são os principais benefícios do feijão para a saúde do seu cachorro!

Feijão é bom para a digestão

O feijão (principalmente o feijão branco), quando cozido por mais tempo e dado pequenas porções para o cachorro, faz bem para digestão dele. Isso ocorre, porque ao se cozinhar bem o feijão, você ajuda a liberar o gás presente nele, facilitando a digestão dos carboidratos sem a reação dos gases no corpo.

O feijão atua na digestão através de um composto chamado faseolamina, que reduz a absorção de carboidratos. Assim, o animal não engorda e o sistema digestivo ganha um impulsionador.

Controla os níveis de açúcar no sangue

O feijão também é rico em antioxidantes e fibras que ajudam a combater o colesterol e a controlar o nível de açúcar no sangue. Esses componentes funcionam como um filtro sanguíneo, eliminando o que poderia diminuir o fluxo de sangue, como é o caso dos açúcares. Manter uma alimentação balanceada onde o feijão está presente é uma boa maneira de evitar problemas cardíacos futuros no seu bichinho.

Fortalece o sistema nervoso

Fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9, o feijão colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso, ajudando o cachorro a ter uma energia cerebral alta. Isso é bom para o animal se interessar por brincadeiras, descobrir coisas novas e estar sempre aprendendo comandos e truques. O consumo de vitaminas do grupo B é essencial para um sistema nervoso com um bom funcionamento, tanto dos humanos quanto dos cachorros.

Regula a acidez do organismo

O feijão controla a acidez até certo ponto. Ele é um bom regulador de pH no organismo, mas só se ingerido em quantidades pequenas. O recomendado é ele representar até 10% das calorias consumidas pelo animal.

Mais do que isso, a leguminosa pode se tornar ácida, tendo um processo inverso do esperado para a saúde do seu cachorro. Isso acontece porque mesmo contendo nutrientes que controlam o índice de acidez no corpo, ele também possui seu próprio nível de ácidos, sendo prejudicial em grandes porções.

Fortalece os ossos e a imunidade

Graças à taxa alta de potássio, o feijão tem um papel importante no fortalecimento dos ossos e dos músculos. O mineral, também responsável pelo controle do pH, ajuda na disposição dos cães, evitando fadigas e arritmias cardíacas, requisitos importantes para a saúde a longo prazo do animal.

Outro componente também presente no feijão é a vitamina C, importante aliada no sistema imunológico dos cachorros que fortalece as defesas do organismo, evitando que vírus e bactérias atinjam o bichinho. O feijão é um alimento cheio de componentes que auxiliam diversas áreas da saúde canina, se tornando um lanche poderoso para a saúde do cachorro.

Tipos de feijão que o cachorro pode comer

Vários tipos de feijão

O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu grande consumo de feijão, com os diversos tipos do grão presentes no cotidiano. Alguns são mais ácidos que outros, contendo níveis de carboidratos e ferros diferentes uns dos outros. Veja a seguir quais os tipos de feijão que seu cachorro pode comer!

Feijão preto

O feijão preto é muito rico em fibras, ferro, cálcio e potássio, podendo ser consumido por cães. A leguminosa é um excelente auxiliador dos sistemas cardiovascular e sanguíneos, ajudando a prevenir doenças e a manter um bom funcionamento do organismo do animal.

O ideal é que seja servido bem cozinhado, sem temperos e como complemento das refeições do seu cachorro, tomando cuidado para não oferecer em grandes quantidades.

Feijão branco

O feijão branco é uma excelente fonte de magnésio, mineral essencial para a saúde do coração. Ele é ótimo também para o sistema digestivo do cachorro, combatendo a prisão de ventre e a absorção excessiva de carboidratos pelo organismo.

Uma boa indicação é oferecer o feijão branco para seu animal junto de outras leguminosas (como chuchu e cenoura), sempre como lanche e não como refeição principal.

Feijão carioca

Também rico em fibras, o feijão carioca apresenta grandes percentuais de cálcio e fósforo, sendo um aliado para a saúde dos ossos. Seus valores nutritivos são muito parecidos com os do feijão preto, por isso a indicação é a mesma: sempre cozinhar bem e servir em pequenas quantidades para que os benefícios para o seu cachorro não acabem se invertendo.

Quando colocados na balança, o feijão carioca mostra-se mais saudável por detalhes, então, se estiver na dúvida sobre qual dos dois é o melhor, pode escolher o carioca!

Feijão fradinho

Por ter menos carboidratos e gorduras, o feijão fradinho é o que o cachorro pode consumir em uma quantidade maior, mas sem exagerar. Ele atua combatendo o colesterol alto, a instabilidade da pressão arterial e a diabetes, sendo um ótimo auxiliador em dietas de emagrecimento caninas.

Pode estar presente na alimentação principal do cão, mas é melhor consultar um veterinário antes para saber a quantidade exata para o consumo específico do seu pet. Além de saudável, o feijão fradinho é muito saboroso! Cozinhado da forma correta, é um ótimo lanche para seu cachorro.

Como preparar feijão para cachorro

A forma de preparo do feijão para os cães é diferente para a dos humanos. Existem muitos temperos que consumimos que pode ser maléfico para seu animal, por isso é importante ficar atento à forma de preparar o feijão. Saiba mais neste tópico!

Feijão cozido

Tigela com feijão cozido

Para os feijões que precisam ser cozidos, é importante prestar atenção aos detalhes no preparo: deixe os grãos de molho por pelo menos 8 horas para a liberação dos gases presentes nele (evitando que os gases sejam liberados no organismo do animal) e lave muito bem; cozinhe por bastante tempo, sem a utilização de temperos, antes de servir ao seu cachorro.

Você pode oferecer a leguminosa acompanhada de outros alimentos como verduras e frutas, para que ele sinta todos os sabores e aguce seus sentidos. Uma boa ideia é amassar os caroços do feijão para que seu cachorro não se engasgue, principalmente para os que comem rápido demais.

Feijão verde

feijão verde

Como o feijão verde é um pouco mais duro, é aconselhável oferecê-lo sem amassá-lo. Mastigar o feijão ajuda na digestão e no fornecimento de um maior valor nutricional, com a maioria dos cães tendenciosos a mastigar mais o feijão verde em relação aos outros tipos.

O feijão verde se difere dos outros por ser um vegetal, não uma leguminosa. Ele necessita de menos tempo de cozido, mas os cuidados com a lavagem permanecem os mesmos. Esses tipos de grãos podem ser saborosos para o animal acompanhados de carnes que ele está acostumado a consumir.

A clássica combinação: feijão e arroz

feijão com arroz

O feijão com arroz, prato típico de nossa cultura, pode ser uma ótima opção para nossos cães também! Você pode misturar o arroz (não temperado!) ao feijão, cozido como mostrado nos tópicos anteriores, e oferecer ao seu cachorro como alimento. Apesar de ser rica em nutrientes e valores energéticos, essa combinação não pode substituir a rotina alimentar do seu bichinho!

Para a sua saúde, ele necessita de componentes que só estão presentes em rações e em ou outros tipos de alimento. Se seu cão gosta de se alimentar com feijão com arroz, procure um veterinário para melhores informações de como mantê-los na rotina dele.

Cuidados ao dar feijão para cachorro

Cachorro esperando para ganhar feijão

Não é apenas no preparo do feijão que é importante estar atento. Todo o processo que envolve o grão necessita de uma atenção para que o cão receba um alimento saudável. Lavar bem o feijão e oferecê-lo ao animal em pequenas porções são cuidados que precisamos ter sempre. Saiba mais aqui!

É preciso dar feijão em pequenas quantidades

O feijão, mesmo rico em nutrientes bons para a saúde do animal, também apresenta muitos carboidratos e sódio, que podem fazer mal para a saúde dele. Por isso, é importante dar a leguminosa em pequenas quantidades, de acordo com o tamanho do cachorro e com as suas necessidades.

Se ingerido em excesso, o feijão pode causar mais mal do que bem: o pet pode ter problemas de digestão, já que o feijão é um alimento pesado, que provoca excesso de sódio no corpo, causando enjoos e até sobrepeso.

Deixe o feijão de molho e lave bem

O feijão apresenta diversos componentes em sua estrutura que podem virar reagentes durante o cozimento. Desde sua colheita até chegar em nossos lares, os feijões passam por diversos processos industriais para manter uma longa validade. Por causa desses fatores, precisamos lavá-los sempre e deixá-los de molho na água de 8 a 12 horas.


Ao ficar de molho, o feijão libera os gases que seriam liberados no organismo do animal, além de otimizar a absorção de nutrientes no organismo. Seguir essas etapas faz com que o animal diminua drasticamente o risco de infecção alimentar com um produto estragado e facilita sua digestão.

Não use temperos

Muitos dos temperos que utilizamos nas comidas podem fazer mal aos cachorros. Com o feijão não é diferente! Seus temperos podem elevar as calorias do alimento e virar veneno no organismo do animal. Por isso, o correto é não utilizar temperos na preparação do feijão para seu cachorro. O alimento deve ser cozido somente com água, além de não ser, em hipótese alguma, refogado.

O feijão contém muitos componentes que, se combinados com determinados componentes dos temperos, podem gerar uma reação prejudicial. Se quiser dar um sabor diferente ao feijão do seu cão, misture a outros alimentos que ele gosta!

Feijão enlatado pode fazer mal

O feijão enlatado passa por processos de industrialização diferentes dos feijões vendidos a granel, com os caroços mais naturais. Nesses processos para enlatar o feijão, os grãos passam por produtos químicos e componentes com o objetivo de fazer com que o alimento seja preservado e próprio para o consumo humano por muito mais tempo.

O problema é que esses componentes foram pensados para não fazer mal a humanos, o que não garante o mesmo sucesso no organismo canino. Por isso, assim como todos os alimentos ultraprocessados, não é recomendado dar feijão enlatado para o cachorro, já que se corre riscos em relação à saúde do animal.

Dê feijão acompanhado de outros alimentos para seu cachorro!

Feijão

Até aqui você já aprendeu o quão saudável e saboroso o feijão pode ser para seu cachorro, não é mesmo? Os diversos tipos de feijões, com diferentes níveis de nutrição e gostos, são ótimos complementos para a alimentação canina, principalmente quando são apenas isso: complementos.

Manter uma alimentação à base de feijão pode ser prejudicial por causa do alto nível de sódio presente no alimento, que em excesso pode trazer problemas. A melhor maneira de oferecer feijão para seu pet é quando ele é acompanhado de outros alimentos, como legumes e até mesmo da ração.

No mais, oferecê-lo em pequenas quantidades semanais é o meio mais saudável de fazer com que a leguminosa aja adequadamente no organismo do seu cão. Com certeza ele vai gostar mais ainda junto de outras comidas preferidas dele!

Autor deste artigo

Escritor e redator, apaixonado por animais, pela leitura e por contar histórias. Sou estudante de jornalismo na UFF, onde aprimoro minha prática e alimento minhas paixões profissionais. Escrevo por aqui como troca de conhecimento, inspirado no amor pela minha gatinha Gina.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.