Como saber se o labrador é puro? Pelagem, cores e mais!

Como saber se o labrador é puro? Pelagem, cores e mais!

Você quer aprender a identificar um labrador puro? Leia este artigo e descubra suas principais características, testes e certificações necessárias para a raça!


É possível saber possível se o labrador é puro?

Dois labradores deitados

O labrador é um cão de origem canadense que vem sendo popularizado no mundo todo. No Brasil, a raça conquista admiradores há anos, especialmente a partir da década de 1990, período em que entrou definitivamente para o ranking das dez raças mais procuradas no território nacional. Inclusive, devido ao crescimento exponencial dessa popularização, a tendência é de que o labrador chegue aos primeiros lugares!

Por ser tão requisitado, é fácil pensar que muitos dos exemplares disponíveis não sejam legítimos. De fato, especialistas calculam que apenas 15% dos labradores do Brasil são de raça pura. Diante dos dados, é natural que você questione se o filhote que pretende adquirir ou se o cão que você já tem realmente podem ser classificados como labradores legítimos.

Para sanar tal dúvida, existem alguns fatores a serem observados tanto nas características físicas, quanto na personalidade que podem te ajudar. Além disso, há testes de documentos específicos que comprovam a pureza de sua raça. Neste artigo você saberá, passo a passo, como identificar um labrador legítimo! Vamos lá?

Como saber se o labrador é puro pela observação.

Labrador legítimo preto deitado

Conforme mencionado, existe um determinado conjunto de características físicas que devem ser observadas antes da compra. Algumas delas podem ser observadas nos cães enquanto filhotes, outras só podem ser verificadas em animais adultos. Confira, a seguir, mais detalhes sobre a identificação de um labrador legítimo pela observação:

Tamanho do labrador filhote e adulto

O tamanho correto de um filhote de labrador é de cerca de 40 cm, enquanto seu peso deve chegar a 6 kg. Ele é um filhote grande, que chega a ser maior que alguns cães adultos de porte pequeno.

Já o labrador adulto mede, em média, 56 cm e pesa por volta de 30 kg. Caso você tenha acesso aos pais do filhote antes de comprá-lo, observe se os animais são fortes, com as costas e a barriga retas, conferindo um dorso roliço ao animal. Qualquer traço relacionado ao tamanho e ao peso que fuja dos padrões fornecidos deve causar desconfiança quanto à pureza da raça do labrador.

Cores

As cores de labrador aceitáveis que indicam que o cão é de raça pura são: preto, chocolate e caramelo, com poucas variações de tons.

Nos labradores pretos e chocolates, é aceitável a presença de uma mancha branca no centro do peito. Os cães de pelagem chocolate podem variar entre um tom avermelhado e o chocolate. Já os labradores caramelo podem apresentar uma pelagem que varia entre tons claros e caramelo escuro, quase mel. Labradores brancos não são considerados puros, exceto quando o cão é albino.

Pelagem

A pelagem do labrador puro é densa, constituída de pelos curtos, levemente áspera ao toque na parte de cima de seu corpo e macia na parte de baixo. São animais de pelo liso, sem nenhum sinal de ondulações ou franjas e que têm um subpelo resistente. Caso você se depare com um suposto labrador com pelos encaracolados ou ondulados, suspeite da pureza da raça.

No mais, labradores são exímios nadadores e um dos fatores relacionados a essa capacidade é justamente a pelagem, que apresenta um aspecto impermeável. Essa característica permite que estes animais nadem e se sequem com maior facilidade.

Cabeça e olhos do labrador

Labradores de sangue puro apresentam cabeça larga, mas não ao ponto de serem bochechudos. Estes animais também apresentam a cabeça angular com a probóscide (parte alongada do focinho) conectada à testa por uma leve inclinação. Entretanto, tais características não são fáceis de se observar em filhotes.

Quanto aos olhos, hoje em dia considera-se como labrador de sangue puro apenas animais que apresentam olhos castanhos, no caso dos labradores pretos, e castanhos, castanhos-claro e cor-de-avelã para labradores caramelos. Olhos verdes ou amarelos indicam mistura de raças.

Orelha e cauda

As orelhas de um labrador de sangue puro estão inseridas um pouco acima da área dos olhos, sendo que seu comprimento atinge a mandíbula quando o pet está em repouso. Pode-se verificar o tamanho correto cobrindo os olhos do animal com as orelhas, que devem atingir o canto interno.

Já a cauda do labrador é conhecida por apresentar o mesmo formato de cauda das lontras, pois possui a base grossa e a ponta fina, com pelos curtos e sem franjas. Seu comprimento não deve ultrapassar o calcanhar do animal.

Patas de um labrador puro

Labradores puros possuem pernas mais longas que as de um dachshund e mais curtas que as de um husky. Suas patas são arredondadas e compactas, de modo que apresentam dígitos arqueados, além de almofadas plantares bem desenvolvidas.

Também é importante observar a existência de uma membrana entre os dedos. Esta membrana é mais uma característica que auxilia o labrador de sangue puro a nadar, facilitando dua locomoção embaixo d'água. Labradores não legítimos normalmente não possuem essa característica e nem a mesma habilidade.

Disposição de um labrador puro

Um aspecto marcante nos labradores legítimos é o seu comportamento. Estes animais apresentam grande disposição e acompanham seus tutores em qualquer tipo de atividade. Além de serem animais dóceis, que latem pouco, são obedientes e amigáveis.

Já os animais de sangue misturado podem apresentar algumas alterações comportamentais, como pouca disposição para acompanhar o tutor, latido exagerado, desobediência, comportamento agressivo e até uma tendência à destruição de objetos. Claro que educar o labrador é crucial para ele ser educado, mas labradores legítimos têm maior predisposição genética a evitar tais comportamentos, o que é um ponto a ser observado.

Mais formas para saber se o labrador é puro

Filhote de labrador legítimo

Embora existam uma série de características físicas e comportamentais para ajudar a identificar um animal de sangue puro, a simples observação não serve para garantir que seu labrador não possui mistura de raças. Para ter certeza, utilize os métodos a seguir.

Pedigree da raça

A primeira forma de atestar se o animal que você pretende comprar é de raça pura ou misturada é exigindo o Pedigree do animal. No documento oficial consta a linhagem do animal, o que serve para atestar sua pureza. Animais sem Pedigree provavelmente são frutos de misturas.

No entanto, este documento pode ser falsificado: embora sejam raros os relatos, um criador mal-intencionado pode utilizar tal artifício para cobrar um valor elevado pelo animal que está oferecendo. Por isso, fique atento quanto ao registro do certificado na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

Teste de DNA

Caso desconfie da procedência do animal e dos documentos oferecidos pelo criador, você também pode recorrer ao teste de DNA. No procedimento, recolhe-se uma amostra de saliva do exemplar que se quer atestar a legitimidade com um cotonete, que é esfregado na parte interna de sua boca.

Após recolher o material, ele deve ser enviado para um laboratório para que alguns testes sejam aplicados e para que o código genético seja devidamente analisado, não deixando possibilidade de dúvidas sobre a procedência do animal.

Os pais também são uma pista

Outra forma de verificar a procedência de um labrador é pedindo para conhecer seus pais. Como muitas das características descritas acima só podem ser observadas em filhotes com mais de quatro meses, muitas vezes, conhecer os pais pode ajudá-lo a identificar melhor a origem do cão.

Além disso, você pode exigir a apresentação do Pedigree dos progenitores, além de aplicar o teste de DNA também nos pais. Todas essas medidas podem conferir maior segurança na hora de adquirir um animal da raça.

Está a procura de um labrador puro?

Labrador legítimo caramelo deitado

Agora você já sabe quais características devem ser observadas nos filhotes e nos labradores adultos, bem como quais testes e certificações podem ser exigidos do criador para você garantir que realmente está comprando um animal legítimo.

No mais, lembre-se: labradores são animais grandes mesmo que ainda sejam filhotes. Sua pelagem deve possuir uma das três cores características da raça: preto, marrom ou caramelo. Seu pelo é curto, áspero e sem ondulações.

Reconhecer a legitimidade pelas cores dos olhos também é fácil de observar, de modo que eles devem ser sempre amarronzados. Já o rabo deve ser como o de uma lontra. Características de bons nadadores, como pelos impermeável e membranas entre os dedos, também são bons sinais.

Tudo isso, acompanhado de um temperamento dócil e de muita disposição, constitui um animal com grandes chances de ser legítimo! No entanto, caso ainda haja dúvidas, busque o certificado de Pedigree ou faça um exame de DNA.

Autor deste artigo

Professora de Português e Inglês, Revisora, Tradutora, Artista Plástica e Redatora web. De todas as minhas funções, a que mais toma tempo é separar as brigas entre Bartolomeu e Tereza.

Palavras-chave relacionadas


Características Dicas Filhotes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.